Psychopsis da orquídea - borboletas crescentes

Pin
Send
Share
Send

Psychopsis é uma planta epifítica da família Orchidaceae. Até recentemente, essas orquídeas pertenciam ao gênero Ontsidium, mas hoje são destacadas como um grupo independente. A psicopsia atinge flores surpreendentemente graciosas que voam sobre a folhagem como mariposas. A planta é distribuída nas florestas tropicais da América Latina e nas ilhas adjacentes a ela. Em nosso país, você pode comprar psicopsia em grandes lojas de flores. Nos cultivadores de flores, a planta ainda é rara. Os sortudos donos desta orquídea geralmente se apaixonam pela psicopsia da foto e fazem todos os esforços para obtê-la.

Descrição da planta

A psicopsia da orquídea é uma planta epifítica perene. Possui raízes longas e levemente encaracoladas, sobre as quais se localiza um bulbo em forma de pêra com 3 a 4 cm de comprimento, as raízes são pintadas de branco e a pele do bulbo tem uma cor lisa verde-escura. Em algumas variedades, as lâmpadas estão ligeiramente enrugadas.

A partir da base do bulbo, 2 folhas oblongas ou largas lanceoladas florescem. Folhas densas e lisas têm uma borda lateral lisa e uma extremidade pontiaguda. O comprimento das folhas é de 15 a 20 cm e a largura de 5 a 9. As folhas têm uma superfície verde escura coberta com pequenas manchas e manchas mais claras.








O período de floração cai em dezembro-fevereiro. Um pedúnculo de até 120 cm de comprimento floresce a partir da base do pseudobulbo.Ele contém uma, menos freqüentemente duas, flores com até 8 cm de diâmetro. Surpreendentemente, o pedúnculo não seca depois que as flores murcham. Pode persistir por muitos anos, liberando gradualmente novos brotos.

Um botão fechado se assemelha a uma pupa de borboleta, que gradualmente se arrasta para fora de seu abrigo. As pétalas são amarelo-laranja com muitas manchas laranja e terracota. Acima estão três sépalas muito longas e estreitas. As sépalas laterais têm uma forma mais arredondada ou em forma de lágrima e são adjacentes a um lábio largo em forma de leque. Na parte central do lábio acastanhado, há uma mancha amarela brilhante. Cada flor vive 1-2 semanas.

Variedades conhecidas

O gênero da psicopsia é bastante modesto. Contém apenas 5 espécies e várias variedades híbridas. Os mais populares entre os cultivadores de flores são as seguintes variedades.

Traça de psicopsia ou borboleta. Em um pseudobulbo com 3-4 cm de altura, rugas rasas são visíveis. Duas folhas verdes escuras com um padrão de mármore florescem em sua base. Um caule de 120 cm de comprimento leva um botão. Pétalas e estípulas são coloridas em laranja e cobertas com manchas marrons. Na parte central do lábio, há uma grande mancha amarela brilhante. As flores desta espécie se distinguem por tamanhos maiores e cores ricas.

Mariposa ou borboleta de Psychopsis

Psychopsis krameriana. A planta possui bulbos planos e ovais, com 3 a 5 cm de altura, e um par de folhas largas lanceoladas, densamente cobertas com manchas avermelhadas, brota da base do bulbo. O comprimento da placa da folha é de 15 a 20 cm e a largura de 5 a 7 cm. Em um pedúnculo liso, com até 60 cm de comprimento, uma única flor com um diâmetro de 6 a 8 cm de diâmetro, as pétalas são pintadas de amarelo e cobertas com manchas marrom-avermelhadas.

Psychopsis krameriana

Psychopsis limminghei. A planta é de tamanho compacto. Uma lâmpada achatada não tem mais de 2 cm de diâmetro e um par de folhas ovais verde-escuras é coberto por pequenos pontos escuros. O comprimento da folha é de 3 a 5 cm e a largura é de 2 a 3 cm Uma flor desabrocha em um pedúnculo com cerca de 10 cm de comprimento. Seu diâmetro é de 4 cm e na cor das pétalas há tons de amarelo, vermelho e marrom. Um lábio mais leve e arredondado é quase impecável.

Psychopsis limminghei

Psychopsis sanderae. A planta é diferente, pois 2-3 brotos florescem simultaneamente no pedúnculo. A parte central da flor é amarela e desprovida de manchas, agrupadas ao longo das bordas das pétalas e sépalas.

Psychopsis sanderae

Psychopsis Alba. A variedade é distinguida por uma cor mais delicada das pétalas. Não há fragmentos escuros e contrastantes. A parte central da flor é pintada em amarelo ou areia, e manchas alaranjadas estão localizadas mais perto das bordas.

Psychopsis Alba

Crescimento e transplante

A psicopsia se propaga vegetativamente. Com o tempo, as crianças aparecem ao lado do pseudobulbo principal. Quando houver pelo menos seis deles na cortina, é possível fazer a separação. É importante secar completamente o solo e libertar as raízes. Com uma lâmina afiada, corte a haste para que, em cada divisão, haja 2-3 lâmpadas. Isso aumentará as chances de sobrevivência da planta.

O local de corte é esmagado abundantemente com carvão moído e plantado em uma nova panela. Outros 6-8 dias você não pode molhar a cortina, caso contrário, o corte poderá apodrecer. A aterrissagem é feita em pequenos vasos de plástico com grandes orifícios de drenagem. Não é necessário escolher um recipiente transparente. Alguns jardineiros plantam psicopsia em blocos, e eles absolutamente não sofrem com isso. O plantio do solo deve conter os seguintes componentes:

  • casca de pinheiro;
  • turfa;
  • musgo esfagno;
  • carvão.

O transplante de plantas é realizado à medida que o rizoma cresce. Ao transplantar, é importante substituir completamente o substrato para evitar a acidificação e a deterioração do solo. É importante garantir que as raízes não brotem nos orifícios de drenagem. Sem umidade, eles secam rapidamente.

Regras de cuidados

Em casa, é fácil cuidar da psicopsia. Muitos a consideram uma planta interna despretensiosa. Normalmente cresce em locais sombreados, com luz difusa e sob o sol forte. No entanto, a planta pode sofrer com a luz do sol do meio-dia no parapeito da janela. É necessário criar uma sombra ou expor a planta ao ar fresco.

A maior dificuldade para os proprietários pode ser a conformidade com o regime de temperatura. É importante suportar mudanças diárias. Durante o dia, mantêm a orquídea a + 18 ... + 25 ° C, e à noite baixam a temperatura para + 14 ... + 21 ° C. Ao mesmo tempo, temperaturas mais altas contribuem para a floração abundante. O próprio processo de floração requer muita vitalidade; portanto, somente adultos e plantas mais fortes podem florescer continuamente.

Psychopsis é uma orquídea tolerante à seca. Entre a rega, o substrato deve ter tempo para secar completamente. A água para irrigação deve ser macia e quente (+ 30 ... + 40 ° C). A umidade não é particularmente significativa. Recomenda-se limpar periodicamente as folhas do pó. Pulverizar psicose é indesejável. Se gotas de água se acumulam nas axilas das folhas ou no bulbo, é possível o desenvolvimento de doenças fúngicas. Para aumentar a umidade, é melhor usar bandejas com seixos molhados.

De abril a outubro, o fertilizante é adicionado à água de irrigação todos os meses. É necessário usar composições especiais para orquídeas. Enquanto folhas e pedúnculos se desenvolvem, é dada preferência a preparações com uma grande quantidade de nitrogênio. Antes da floração, eles mudam para complexos com fósforo.

A psicopsia é resistente a doenças, mas com rega excessiva, sinais de deterioração podem aparecer no bulbo e nas folhas. No estágio inicial, você pode secar o solo e tratar a planta com medicamentos antifúngicos. Em casos avançados, é raro salvar uma orquídea.

Às vezes, as folhas suculentas são atacadas por insetos, cochonilhas ou ácaros. Se forem encontrados parasitas, é melhor tratar imediatamente a planta com inseticidas (Aktara, Karbofos).

Pin
Send
Share
Send