Depois de adquirir um terreno, um morador de verão começa a resolver os problemas mais importantes: você precisa começar com algo para se estabelecer. O mais importante é fornecer água. De fato, desde que a vida nasceu na água, sem ela toda a vida não pode existir por um longo tempo. É possível trazer água de algum lugar, mas apenas para necessidades pessoais. O problema de rega não pode ser resolvido por este método. É bom se houver água pelo menos perto do local. Organizará qualquer reservatório, mesmo um pequeno: um rio ou pelo menos um riacho. Uma opção ideal é uma primavera, mas raramente tem sorte. Resta adquirir uma bomba. A propósito, a princípio, uma bomba de água caseira é adequada. Seu uso aliviará a gravidade do problema.
Opção 1 - American River Pump
Esse modelo de bomba, para o qual a operação não precisa de eletricidade, pode ser usado por artesãos que têm a sorte de comprar um local na margem de um riacho pequeno, mas com muita tempestade.
Para criar uma bomba, você precisará de:
- um barril com um diâmetro de 52 cm, um comprimento de 85 cm e um peso de cerca de 17 kg;
- mangueira enrolada em um barril com um diâmetro de 12 mm;
- mangueira de saída (alimentação) de 16 mm de diâmetro;
Existem restrições para o ambiente de mergulho: a profundidade de trabalho do riacho não deve ser inferior a 30 cm, a velocidade de movimento da água (corrente) - 1,5 m / s Essa bomba fornece a elevação da água a uma altura não superior a 25 metros na vertical.
Detalhes do uso desta bomba podem ser vistos no vídeo.
Opção # 2 - uma bomba de onda improvisada
A operação desta bomba também aproveita o rio localizado próximo ao local. Em um reservatório sem corrente, é improvável que essa bomba seja eficaz. Para fazer isso, você precisará de:
- tubo canelado tipo "acordeão";
- suporte;
- 2 buchas com válvulas;
- log.
O tubo pode ser feito de plástico ou latão. Dependendo do material do "acordeão", você precisa ajustar o peso do log. Um tronco pesando mais de 60 kg corresponderá a um tubo de latão e uma carga menos pesada será aplicada a um tubo de plástico. Como regra, o peso dos logs é selecionado de maneira prática.
Ambas as extremidades do tubo são fechadas com buchas com válvulas. Por um lado, o tubo está preso ao suporte, por outro - a um tronco colocado na água. A operação do dispositivo depende diretamente do movimento da água no rio. São seus movimentos oscilatórios que devem fazer o acordeão agir. O efeito esperado a uma velocidade do vento de 2 m / se com uma pressão aumentada de até 4 atmosferas pode ser de cerca de 25 mil litros de água por dia.
Como você sabe, a bomba é apresentada de forma simplificada. Pode ser aprimorado se você excluir o torque indesejado para o log. Para isso, consertamos no plano horizontal, instalando uma rolha anular no elevador com a ajuda de um parafuso. Agora a bomba vai durar mais tempo. Outra opção de aprimoramento: pontas soldadas nas extremidades dos tubos. Eles podem simplesmente ser parafusados.
Atenção especial deve ser dada à preparação preliminar do registro. Não esqueça que será colocado na água. Preparamos uma mistura de óleo natural de secagem e querosene na proporção de um para um. Impregnamos o próprio tronco com uma mistura 3-4 vezes e cortamos e terminamos, como o mais higroscópico, seis vezes. A mistura pode começar a solidificar durante a operação. Quando aquecido em banho-maria, ele retornará fluidez sem perda de outras propriedades.
Opção 3 - forno de diferença de pressão
Os artesãos, cuja idéia foi incorporada nesse milagre da engenharia, chamaram sua ideia de "bomba de forno". Eles, é claro, sabem melhor, mas na fase inicial do trabalho, essa bomba parece um samovar. No entanto, ele realmente não aquece a água, mas cria uma diferença de pressão, devido à qual seu trabalho é realizado.
Para tal bomba é necessário:
- Barril de aço de 200 litros;
- Primus ou maçarico
- tubo de derivação com torneira;
- bocal de malha para uma mangueira;
- mangueira de borracha;
- broca.
O bico com uma torneira deve ser cortado no fundo do barril. Feche o barril com um bujão. Neste plugue, um orifício é pré-perfurado e uma mangueira de borracha é inserida nele. O bico de malha é necessário para fechar a segunda extremidade da mangueira antes de ser abaixada no tanque.
Cerca de dois litros de água são despejados no barril. Um elemento de aquecimento (primus ou maçarico) é colocado sob o cano. Você pode simplesmente fazer um fogo embaixo. O ar no barril esquenta e sai através de uma mangueira para a lagoa. Isso será notado pelo gorgolejo. O fogo é extinto, o barril começa a esfriar e, devido à baixa pressão interna, a água do reservatório é bombeada para dentro dele.
Para encher um barril, em média, você precisa de pelo menos uma hora. Isso está sujeito ao diâmetro do furo na mangueira de 14 mm e a uma distância de 6 metros do local onde você deve elevar a água.
Opção # 4 - grade preta para o tempo ensolarado
Para este produto, serão necessários dispositivos especiais. Onde, por exemplo, você obterá uma grade preta com tubos ocos contendo propano-butano liquefeito? No entanto, se essa parte do problema for resolvida, o restante não causará muita dificuldade. Portanto, existe uma grade e ela é conectada a um bulbo de borracha (balão), que é colocado em uma lata. Existem duas válvulas na tampa desta lata. Uma válvula deixa o ar entrar no tanque e, através do outro, com uma pressão de 1 atm, entra no duto.
O sistema funciona assim. Em um dia ensolarado, despejamos a grelha com água fria. O propano-butano esfria e a pressão do vapor de gás diminui. O balão de borracha é comprimido e o ar é aspirado para a lata. Depois que o sol seca a grelha, os vapores explodem a pêra novamente e o ar sob pressão começa a fluir através da válvula diretamente para o tubo. O bujão de ar se torna um tipo de pistão que leva a água através do chuveiro para a grade, após o que o ciclo se repete.
Obviamente, não estamos interessados no processo de derramar a grelha, mas na água que se acumula sob ela. Especialistas dizem que a bomba funciona perfeitamente mesmo no inverno. Somente desta vez, o ar gelado é usado como refrigerador e a água extraída do solo aquece a grade.
Opção 5 - soprador de uma garrafa de plástico
Se a água estiver em um barril ou outro recipiente, o uso de uma mangueira de irrigação nesse caso é problemático. De fato, nem tudo é tão complicado. Você pode literalmente usar materiais improvisados para projetar uma bomba caseira para bombear água, que funcionará com o princípio de compensar o nível de líquido nos vasos comunicantes.
A injeção de água ocorre como resultado de vários movimentos de translação. A válvula, localizada sob a tampa, não permite que a água retorne ao barril, o que a força a vazar com um aumento no volume. Frívola, à primeira vista, a construção é uma ajuda sólida no trabalho de chalé de verão.
Para uma bomba manual, você deve:
- uma garrafa de plástico, na qual deve haver uma membrana de vedação em plástico;
- mangueira adequada para o comprimento;
- tubo padrão, cujo diâmetro corresponde ao tamanho do gargalo da garrafa.
Como exatamente é possível montar uma bomba desse tipo e como ela funcionará, veja o vídeo, onde tudo é explicado em detalhes.
Opção # 6 - peça de uma máquina de lavar
O hábito de comprar coisas novas quando existem colegas antigos é muito ruinoso. Concordo que a velha máquina de lavar não é mais capaz de competir com os novos modelos, mas sua bomba ainda pode atendê-lo bem. Por exemplo, ele pode ser usado para bombear água de um poço de drenagem.
Para o motor dessa bomba, é necessária uma rede de 220V. Mas é melhor usar um transformador de isolamento com isolamento confiável dos enrolamentos de entrada e saída para sua energia. Não se esqueça do aterramento de qualidade do núcleo ou da caixa de metal do próprio transformador. Medimos a potência do transformador e do motor.
Usamos um tipo de bomba centrífuga, por isso colocamos uma válvula na ponta de uma mangueira abaixada na água e enchemos o sistema com água. A válvula de retenção, desmontada, é mostrada na foto, também pode ser removida da máquina de lavar. E a cortiça azul moída ficou perfeita, de modo que o excesso de furo também foi fechado. Certamente em suas ações haverá algo semelhante.
A bomba caseira resultante funciona muito bem, bombeando água a uma profundidade de cerca de 2 metros a uma velocidade decente. É importante desligá-lo a tempo, para que o ar não entre no sistema e não precise ser enchido com água novamente.
Opção 7 - Arquimedes e África
Todo mundo se lembra da história sobre o parafuso inventado por Arquimedes. Com sua ajuda, a água era fornecida mesmo na antiga Siracusa, que não conhecia eletricidade. Um caso de uso muito inteligente para o parafuso de Arquimedes foi inventado na África. A bomba de carrossel serve como entretenimento para crianças locais e como uma construção totalmente funcional, fornecendo água a um pequeno assentamento. Se você tem filhos e eles têm amigos que gostam de andar de carrossel, leve essa experiência para o seu próprio arsenal.
Como você pode ver, existem muitas oportunidades para o abastecimento de água. E a eletricidade nesse assunto pode não participar de forma alguma. Acabou que mesmo um estudante pode fazer algumas bombas de água com as próprias mãos. É importante que exista um desejo, uma cabeça brilhante e mãos hábeis. E nós lhe daremos idéias.