A abelha há muito tempo serve ao homem como fonte de produtos úteis: mel, cera, própolis, etc. Além disso, seu papel como polinizador de plantas naturais é ótimo. Um dos principais eventos na vida de uma família de abelhas é a sua fervilhar Por isso, é importante entender as características desse processo e também saber como evitar a enxameação de abelhas.
- Abelhas rugindo como um fenômeno natural
- Sintomas
- Causas da enxameação
- Pululando por superpopulação
- Enxame reprodutivo
- Outras razões
- Como determinar o tempo de enxame?
- Como evitar enxamear?
- Cortando a asa do útero
- Feche a treliça
- Pegue a ninhada
- Em alguns lugares, reorganize as colméias
- Jogador de xadrez
- Conclusão
Abelhas rugindo como um fenômeno natural
Sob certas condições, a família das abelhas é dividida, com uma de suas partes saindo da colméia. Esse processo de reprodução natural da família é chamado de enxame. Parece o seguinte: em um dia claro, quente e sem fôlego, um fluxo real de insetos das colmeias, que formam uma nuvem bastante densa. A massa do enxame tem uma média de 1,5 kg, mas enxames de cinco quilos também podem se formar. Além disso, o enxame em forma de um cacho está pendurado em arbustos ou árvores e permanece nessa forma, aguardando relatórios de busca de novas habitações.Com resultados positivos de reconhecimento, o enxame move-se para a habitação encontrada.
Sintomas
Há uma série de sinais que apontam para o início iminente de família swarming:
- o útero não é mais alimentado;
- útero reduz drasticamente a produção de ovos, enquanto diminui em tamanho e ganha a habilidade de voar;
- grupos de insetos coletados nas paredes da colmeia, e quase não voam para o néctar;
- a construção de favos de mel cessa;
- há um grande número de crias de drones;
- insetos mordem as folhas;
- o zumbido de insetos se intensifica.
Causas da enxameação
No processo de enxame apicultura si normalmente é uma indicação do bem-estar família de abelha e pode ser causada por diversas razões. Mas às vezes acontece que as abelhas voam por causa de condições de vida extremamente desfavoráveis. Além disso, o processo de enxameação pode ser iniciado pelos próprios apicultores. Vamos ver porque as abelhas enxameiam.
Pululando por superpopulação
A superpopulação é o motivo mais comum para o início do processo. Neste caso, a família ampliada não tem espaço suficiente para armazenar o néctar, útero nenhum lugar para colocar seus ovos, e, além disso, muitos insetos se reúnem em torno do útero e no ninho torna-se um pouco lotado.
Enxame reprodutivo
Acredita-se este tipo de enxame de abelhas ocorre porque as abelhas excedente enfermeira servindo apenas útero. Os enfermeiros restantes começam a construir células-enxame-rainha. Quando essas células da rainha são seladas, a velha rainha no enxame deixa a colméia.
Outras razões
Além do acima exposto, há outras razões que forçam as abelhas enxame família. Assim, entre os apicultores é amplamente acreditavam que a família que vive em colmeias localizadas no sol, enxame com mais frequência do que as famílias de urticária sombreadas.Isto é devido ao superaquecimento das colmeias. Além disso, comece a enxame abelhas pode por causa do entupimento.
Há também um chamado enxame forçado, que indica uma família de abelhas pobres. Neste caso, a família deixa a colméia não para se reproduzir, mas na tentativa de sobreviver. Neste caso, não há insetos deixados na colmeia. Essa migração ocorre em tempo não-pilha - ou no início da primavera, ou no outono, quando o suborno é ou não está mais presente.
Às vezes os próprios apicultores iniciam o enxame de abelhas para colonizar novas colméias. A vantagem do processo artificial sobre o natural é que o apicultor obtém a família necessária para ele no momento apropriado, sob condições ótimas e nas quantidades certas. O processo é chamado de várias maneiras: uma flor no útero, a formação de camadas, a divisão da família.
Como determinar o tempo de enxame?
Normalmente, as abelhas pululam no mês de maio ou início de junho, quando o tempo está estável. No entanto, não é incomum que os enxames se formem em julho e agosto. Os sintomas da enxameação estão listados acima, mas o uso do quadro de controle ajudará a determinar com mais precisão quando as abelhas começam a enxamear.Em uma parte da moldura existe uma banda de favos de mel, o outro está vazio. O quadro é verificado periodicamente.
Se as abelhas reconstruírem o favo de mel, a enxameação não é esperada. Se a célula não é reconstruída, mas eles colocaram as células rainha (esse recurso é opcional) - A família de abelhas estão se preparando para enxame apicultor e ter tempo para impedi-lo.
Como evitar enxamear?
Swarming, se não for controlada pelo apicultor, percebida de forma negativa, porque você só pode perder as abelhas. Além disso, o processo pode não estar limitado a um enxame. Acontece que as colónias enxame continuamente, com cada sucessiva enxame é mais fraca do que a primeira. Naturalmente, neste caso, produtos de abelhas não devem ser esperados. Portanto, as abelhas que pululam muitas vezes tentam evitar tanto fenômeno prejudicial, e uma série de métodos para que os apicultores.
Cortando a asa do útero
Este método é bastante antigo e testado e comprovado. Para evitar a migração indesejável de abelhas, alguns apicultores hamstrung o útero. Além disso, cortar a asa permite determinar a idade do útero. Por exemplo, no ano ímpar, a asa esquerda é cortada e, no ímpar, a direita. A asa é podada com uma tesoura, cerca de um terço é removido. Tratado assim o útero é incapaz de voar, o enxame já formado retorna à colmeia.
Feche a treliça
Se o invólucro é dividido em uma colmeia, é possível fazer os quadros de cria excepto com abelha rainha, mover a parte superior do corpo e separá-lo das barras de separação do corpo principal, em que a família de abelha. Neste caso, o chassi do corpo principal também deve ser fechado com uma grade. Depois disso, a parte superior das células colmeia complementar e inferior - frame com favo de mel. Assim, os insetos estão ocupados construindo novos favos de mel, enquanto constantemente em contato com o útero.Em algumas semanas, quando o estado de enxame da família se extinguir sozinho, treliça deve ser removida.
Pegue a ninhada
Outra das maneiras confiáveis de combater o enxame de abelhas - uso de colmeias multicascos. Se houver tal colméia, a ninhada selada deve ser transferida para a parte superior do corpo e deixar o útero e a cria aberta no lugar, no térreo. O espaço livre é preenchido com favo de mel e mel. Este método evitará a superlotação da família. A colmeia cria um espaço livre, o útero - para a oviposição e as abelhas para coletar o néctar. Depois que a parte superior do corpo estiver cheia de mel, os apicultores experientes recomendam colocar a loja nela.
Em alguns lugares, reorganize as colméias
Neste caso, a colmeia com o enxame você precisa se mover para uma distância e neste lugar para pôr outro, preliminar tendo-o terminado com 6-8 armações, é obrigatório com uma cera em lados. Dois quadros com sushi de cor clara devem ser preenchidos com xarope doce. Um quadro com ovos de abelha, se possível da família mais promissora, deve ser instalado no meio da colmeia.
Faça isso necessário antes do período de enxameação das abelhas. No topo desta nova colmeia, você precisa instalar um quadro de compensado com um diafragma. Deve ser feito sob a forma de uma folha - exatamente da mesma forma que o canal superior da colméia levada para fora, de modo a não desorientar as abelhas. Além disso, neste quadro é necessário pôr uma colmeia velha, e logo todas as abelhas voadores passarão da velha casa ao novo e encherão as novas células de fístula de rainha. A família será dividida, mas o estado de carne das abelhas será extinto.
A união reversa da família é realizada em julho, durante o período da coleta principal do mel e da postura ativa dos ovos pelo útero. Para isto, preferivelmente na noite quieta, a família da colmeia superior é borrifada com água açucarada, infundida em folhas de hortelã, depois da qual a estrutura superior (colmeia com diafragma) é removida. Então as abelhas da colmeia inferior espalham o mesmo xarope. Em seguida, coloque o jornal na armação, depois de fazer alguns furos com uma agulha, e coloque a colmeia antiga em uma nova, mas sem o diafragma. Após estas manipulações na colmeia inferior, a calha superior deve ser aberta. De manhã, as duas famílias se unirão em uma e, no meio da horticultura, uma família completa de abelhas.
Jogador de xadrez
Este método foi desenvolvido pelo especialista canadense Walter Wright. O problema da enxameação é resolvido da seguinte forma: acima do ninho antes da enxameação das abelhas, é necessário estabelecer (de uma maneira mista, através de uma) os quadros com mel lacrado e os quadros com os favos de mel construídos. Esse método é bom porque não perturba o ninho de abelha. Esta operação desorienta os insetos, convencendo-os de que a hora da enxameação ainda não chegou.
Conclusão
Embora o enxame de abelhas seja um processo natural de reprodução, pode levar à perda de abelhas e à redução da coleta de mel. Portanto, é importante que o apicultor seja capaz de controlá-lo e, se necessário, tomar medidas para evitar isso.