Juntamente com o período de floração, um ponto importante é o cuidado subsequente das plantas. Nesse caso, é necessário não apenas fornecer condições favoráveis, mas também decidir o que fazer com as flechas e hastes. Isto é especialmente verdade para as orquídeas, que são consideradas uma das flores mais mimadas. Vale a pena descobrir como cuidar da orquídea depois que ela floresceu.
Período de floração das orquídeas
O tempo de floração é específico para cada variedade. Criar condições favoráveis permitirá que a orquídea cresça e floresça por mais tempo. O que fazer com uma orquídea depois de florescer em casa?
Flor de orquídea
Os cultivadores de flores experientes sabem que a floração repetida pode ocorrer apenas se várias condições forem atendidas. A primeira (e mais importante) - a perna deve estar saudável. A idade das plantas também é importante. A floração precoce pode destruir plantas muito jovens, o que cria um risco de a flor não se recuperar. É fácil distinguir entre um adulto e uma planta jovem: uma orquídea adulta deve ter pelo menos 5 ramos, 7-8, pois é considerada um indicador padrão.
Informação importante! Leva menos tempo para processar orquídeas crescendo estritamente verticalmente do que para orquídeas que crescem com a formação de arbustos.
Outro fator que garante o florescimento repetido é a disponibilidade de iluminação regular. Reduzir a rega e baixar a temperatura por vários dias pode estimular o aparecimento de novas flores. Quando os botões crescem, é necessária uma rega adequada. A pulverização é recomendada durante a estação de aquecimento. O uso excessivo de aditivos nitrogenados afeta adversamente o desenvolvimento da planta.
O que deve ser feito com o pedúnculo
Não corte a flecha na qual as flores estavam localizadas. Com o tempo, novos brotos podem se formar no pedúnculo e um broto de flor jovem pode aparecer de um caule encurtado. Se necessário, o pedúnculo é encurtado para uma altura de 1 cm acima do último embrião adormecido. Isso leva à formação de novas setas laterais. A floração no ramo lateral geralmente não é tão pronunciada em comparação com apenas um ramo desbotado.
Poda do caule
Existem três maneiras de tratar as hastes das flores:
- Poda. As inflorescências verdes de phalaenopsis formam novas flores. A paciência é importante nesta fase, pois elas podem se formar dentro de 1-3 meses após a queda da flor anterior. Alguns jardineiros preferem cortar as setas do pedicelo. Na primavera, uma série de flechas de poda irritantes é realizada. Para fazer isso, a planta é incisada 2-2,5 cm acima do broto do sono. Phalaenopsis tem uma estação ideal de reprodução - verão.
- Recomenda-se remover setas escuras secas. Faça isso somente depois que as flores estiverem completamente secas. Das hastes murchas da inflorescência, os nutrientes acumulados durante a floração entram na planta. Eles são necessários para maior recuperação e crescimento. Os botões de flores secas são aparados a uma altura de cerca de 2 cm da base. Em alguns meses, em condições ideais, as orquídeas formarão novas inflorescências. Os botões do sono podem formar novos brotos.
- A poda prematura de orquídeas atrasa o período de recuperação e a phalaenopsis floresce em pelo menos seis meses. Se a secagem não se estender mais ao longo da flor, vale a pena cortar a flecha com as flores no tecido vivo. Os botões do sono podem florescer posteriormente. Podar flechas de flores acima dos botões a uma altura de 1,5 a 2 cm permitirá propagar eficientemente a phalaenopsis.
Informações adicionais! Não há necessidade urgente de cortar os pedicelos verdes imediatamente após a floração.
Seta da orquídea: aparar ou não
Após a floração, as orquídeas podem cortar o pedúnculo. A condição é obrigatória para as variedades de orquídeas Cumbria, Cymbidium e Oncidium. Mais rins não garantem um resultado positivo. Orquídea floresceu o que fazer com a flecha? Em miltonia, recomenda-se limpar os pedicelos "antecipadamente" no início de sua definhação direta. Não é preciso esperar até as flores caírem completamente.
A diferença entre exclusão parcial e total
A poda de uma planta doméstica é necessária apenas quando a flecha está seca. Se ainda houver inflorescências vivas que não floresceram, é melhor não tocá-las e esperar o aparecimento de novas flores. É importante lembrar que a planta acumula nutrientes nos pseudobulbos. Em geral, plantas com caules desbotados parecem feias.
A remoção do pedicelo é fácil. Depois que a orquídea desbota, é cortada com uma faca, tesoura ou poda. As ferramentas devem ser desinfetadas primeiro. Recomenda-se deixar as gemas com cerca de 1 cm e processar fatias com carvão picado ou outros meios. Orquídea floresceu o que fazer a seguir? Alguns especialistas oferecem "selar" áreas com cera de abelha natural.
É importante saber! A maioria das orquídeas é caracterizada por hastes ocas. Ao regar após remover os pedicelos, é importante ter cuidado, pois se a água entrar no caule, pode levar à deterioração e desbotamento das orquídeas murchas.
Se as setas da fatia tiverem botões, elas poderão ser usadas como material de plantio, que se propaga nas estacas.
Corte parcial
A contração parcial da seta é uma das soluções possíveis. O método é mais adequado para a phalaenopsis. O estudo das hastes revelará a presença de "botões para dormir" nas plantas, a partir das quais "bebês" e inflorescências laterais aparecem. Nesse caso, cultivadores de flores experientes cortam o caule depois que ele fica seco, mas não completamente, mas a uma certa distância dos brotos. O resultado da floração são novas folhas e raízes aéreas.
Circuncisão parcial
Interessante! Um microclima seco e frio aumentará a probabilidade de formação de barras, enquanto um microclima úmido e quente facilitará a reprodução.
Se a orquídea murcha de phalaenopsis secar, seu caule começará a ficar amarelo. Nesse caso, ele é removido para os rebentos mais baixos.
O que fazer com o caule
Para entender o que fazer com uma orquídea depois de florescer em casa, é importante entender como lidar com o caule. Existe um algoritmo passo a passo de ações:
- Apare a folha na linha média até o fundo.
- Remova com cuidado as duas metades da haste com as mãos.
- Não regue a orquídea por vários dias. A ferida deve estar seca para evitar a destruição da flor.
Folhas secas e amareladas também são removidas. Se eles são verdes, mas secos, vale a pena esperar, talvez a elasticidade retorne a eles. Se eles ainda começarem a ficar amarelos, é importante esperar até que estejam completamente secos e depois cortá-los. Sob as folhas remotas, você encontra tudo: desde raízes aéreas jovens até novas flechas que começaram a se formar. Qual algoritmo de transplante é decidido pelo produtor em relação às condições locais.
Como transplantar uma orquídea após a floração?
Os proprietários de orquídeas tentam não se envolver em transplantes. Isso geralmente é feito a cada dois a três anos. O fato é que o processo é acompanhado de estresse para a planta: o estol de flores inibe o crescimento de rizomas. A data do transplante depende da variedade de orquídeas. Um transplante é feito apenas na primavera.
Transplante de orquídea
Quando novos brotos aparecem, "chinelos", oncídios e cattleya se movem para um vaso separado (não espere até que eles comecem a enraizar-se). Um sinal para um transplante de phalaenopsis é uma nova ponta perto da raiz. Se a orquídea estiver podre, a flor precisa de salvação. Os motivos para um transplante de emergência podem ser:
- podridão radicular;
- o aparecimento de pragas;
- substratos degradados (solo);
- rizomas não cabem na panela.
Você deveria saber! A água dura (alto teor de ferro e outras impurezas pesadas) acelera o processo de salinização e decomposição do solo, o que afeta negativamente como a orquídea desaparece.
Dormência após a floração
Orquídea está descansando na estação fria. O cuidado da planta durante esse período tem características próprias. O problema da rega é resolvido através da redução do número de procedimentos. A base deve secar. O período de descanso padrão entre a irrigação não é superior a uma semana e meia. A água é removida. Para orquídeas no lado frio, existe o risco de baixa temperatura nas raízes, portanto o dispositivo de drenagem deve ser alto.
As flores devem ser mantidas secas, caso contrário, existe o risco de bactérias e fungos. Para isolamento térmico, você pode colocar uma folha de espuma sob um vaso de flores ou colocar a planta em um recipiente com fundo alto. É necessário identificar oportunamente doenças e pragas, aplicar meios eficazes de combatê-las. Ação preventiva também é necessária.
Características do cuidado em repouso
A maioria das variedades híbridas de interior não são pulverizadas no inverno. A umidade estagnada pode causar decomposição. Por outro lado, o ar excessivamente seco (até 40% de umidade) cria as condições para o aparecimento de pragas. Para evitar esse desastre, um umidificador deve ser ligado regularmente. No futuro, isso ajudará a entender como cuidar de uma orquídea após a floração.
A temperatura de +15 ℃ à noite a +23 ℃ à tarde é considerada confortável. Uma diferença de 5-6 ℃ afeta a taxa de floração. O regime de temperatura é regulado abrindo a janela à noite.
A aeração é extremamente útil, mas você não pode deixar flores no rascunho (risco de hipotermia). As orquídeas amam a luz. A altura do equipamento de iluminação (geralmente fluorescente) é 20 cm acima da flor. Acima de 30 cm não é recomendado. O principal é não colocar um holofote muito forte (60 W é suficiente).
Informações adicionais! Sob pouca luz, as folhas se esticam e se tornam opacas.
No inverno, a fertilização com fertilizantes é realizada não mais que uma vez por mês ou até menos. Em temperaturas ambientes mais baixas, as flores “digerem” os nutrientes pior e fertilizam por mais tempo, o que pode impedir que elas desabrochem.
Cuidar de orquídeas durante a dormência e após a floração tem características. Conhecendo as regras para o cultivo de variedades individuais, mesmo um florista inexperiente lidará com êxito com essa tarefa.