Cyclamen(Ciclâmen) refere-se a plantas herbáceas tuberosasque, em condições adversas, hibernam. Os cultivadores inexperientes percebem que a folha murcha como morte e jogam fora uma planta "adormecida".
Origem. Na natureza cresce nas regiões sul da Europa, no Mediterrâneo e na Ásia Menor. Prefere áreas do sopé e regiões com clima ameno, onde as temperaturas do inverno não caem abaixo de 10 graus. Pertence à família das prímulas (lat. Primulaceae), à subfamília mirsinovye (lat. Myrsinaceae).
Size. A altura do ciclâmen não excede 30 cm, plantas jovens de 10 cm. O tamanho das folhas, flores e volume do mato depende da idade e variedade.
Expectativa de vida e crescimento. O bulbo de ciclâmen pertence à vida longa e cresce até 30 anos. Quanto mais antiga a planta, mais magnífica é a coroa, mas o tamanho das flores se torna menor e seu número é maior.
Com o início do inverno, a planta se torna um presente popular. É na estação fria que ele encanta os jardineiros com sua floração exuberante. Folhas e flores incomuns desta planta deliciam os amantes de floração de homens bonitos.
Taxa média de crescimento. | |
Floresce de novembro a março. | |
A planta é adequada para um florista experiente. | |
Planta perene. |
Sinais e superstições
Do lado esotérico, o ciclâmen tem um bom efeito nas relações familiares. Desentendimentos na família entre gerações desaparecerão e a paz e a compreensão reinarão na casa.
- Efeito benéfico na pessoa que cuida do ciclâmen. Ele permite que você se livre de mudanças bruscas de humor e normalize o sono.
- Ao organizar a planta no quarto, o casal reforça seus laços e pode ter um bebê.
- A aura da planta protege da influência de pessoas más e de sua inveja.
- Para as pessoas que vivem em uma casa onde há ciclâmen, a sorte e a inspiração vêm gradualmente, almejando novas conquistas e auto-desenvolvimento.
- Para pessoas que sofrem de transtornos mentais, estresse, desânimo e ansiedade, a planta proporciona calma e um bom sono.
Características do atendimento domiciliar
Temperatura | No inverno, eles são mantidos a uma temperatura de 12 a 16 ° C e no verão até 24 ° C. |
Humidade do ar | Em casa, você precisa pulverizar e manter alta umidade (até 50%). |
Iluminação | Luz difusa brilhante. O local ideal são as janelas ocidentais e orientais. |
Rega | Moderado, até 3 vezes por semana através de um palete. Não é permitido um excesso de humidade e secagem do solo. Em repouso, a rega é reduzida para 1 vez por semana. |
Solo | A planta requer um solo levemente ácido com um pH de 5,5-6,5. Um substrato pronto para senpolia é adequado. Com produção independente, areia, chernozem e turfa são misturados em partes iguais. No fundo da panela estava a drenagem. |
Fertilizantes e fertilizantes | Durante a estação de crescimento, a cobertura é aplicada a cada 2 semanas antes do início da floração. Para isso, use fertilizantes universais ou para plantas com baixo teor de nitrogênio, sem cloro. |
Transplante | Com o início do crescimento das folhas, eles são transplantados para uma baixa capacidade com solo nutriente. O tubérculo é cavado ao meio. |
Propagação do ciclâmen | A planta é propagada dividindo o tubérculo, bem como por sementes. Com a ajuda de flores, você pode cruzar várias variedades, obtendo uma planta única. Quando cultivada a partir de sementes, ela floresce no segundo ano de vida. |
Funcionalidades | Diferentes condições são necessárias durante os períodos de dormência, floração e vegetação. Remoção de flores e folhas desbotadas estritamente com torção do caule do tubérculo, sem resíduos. O tubérculo apodrece quando a água está parada ou molhando de cima. |
Cuidar do ciclâmen em casa (em detalhes)
Em casa, o ciclâmen precisa de condições especiais próximas da natural. Criar essas condições no apartamento é a principal dificuldade em criar e manter essas plantas bonitas.
Temperatura
Sob condições naturais, o ciclâmen “acorda” com o início da estação fria. Temperatura favorável para o início do crescimento - 10-15⁰С. Um lugar ideal para uma flor seria uma janela fria, um jardim de inverno ou uma varanda aquecida. A temperatura durante a floração não deve subir acima de 20 ° C. Caso contrário, a planta deixará cair todos os brotos e folhas, hibernando. Flutuações acentuadas de temperatura e correntes de ar são fatais para o tubérculo, apodrecem e são afetadas por fungos.
No início da primavera, o ciclâmen pode ser colocado na varanda ou no exterior (desde que a temperatura do ar não caia abaixo de 10 ° C e não ultrapasse 24 ° C).
Baixas temperaturas levam à morte do tubérculo.
Humidade do ar
A planta requer alta umidade. Pulverize diariamente as folhas, sem colocar água no tubérculo. Com o início dos botões e da floração, a pulverização é interrompida. A entrada de água sobre eles leva à deterioração.
Pulverizado apenas com água macia à temperatura ambiente. A água dura forma uma crosta de placa mineral, que interfere na fotossíntese.
Aumentar a umidade do ambiente ajudará os pratos com bolas de hidrogel, que gradualmente liberarão a umidade no ar. Musgo paletizado também resolverá esse problema.
Se houver uma bateria, cubra-a com um pano úmido. Isso protegerá a flor do calor e hidratará bem o ar.
Iluminação
O ciclâmen doméstico precisa de 10 horas de luz brilhante sem raios diretos. Se os raios atingirem a janela com a flor, ela deverá estar sombreada. Por exemplo, coloque um arbusto de outra planta entre a janela e o ciclâmen ou cubra-o com uma tela de materiais improvisados. As janelas ocidentais e orientais são ideais para a colocação de plantas. A janela sul pode ser adaptada ao seu conteúdo, protegida do sol e mantendo uma temperatura favorável.
Com a falta de luz, as folhas e as flores ficam pálidas, esticam, o crescimento pára.
Durante o período inativo, a panela com o tubérculo “adormecido” é removida para um local fresco e com uma sombra densa. Por exemplo, para a janela norte.
Rega
A rega é realizada somente através da panela, pois a umidade no tubérculo leva a suas doenças. Uma hora após a rega, a água restante da panela é drenada.
A água sedimentada à temperatura ambiente é adequada para irrigação. Em clima quente, o solo superficial normalmente não pode ser saturado com umidade, então jardineiros experientes recorrem a uma rega cuidadosa ao longo da borda da panela.
As folhas amareladas geralmente sinalizam inundações. Na maioria das vezes, isso é percebido pelo contrário e leva à morte da flor.
Quando mantido em uma sala fresca, regado uma vez por semana. Quando a temperatura do ar está acima de 17 ° C, a secura do solo é monitorada pela estimativa do peso do vaso.
Em clima quente, regue até três vezes por semana.
Floração
O ciclâmen que floresce em casa ocorre após um período de dormência. Estimula a floração, baixando a temperatura para 15 ° C.
A planta, sujeita às condições de tratamento, floresce profusamente do meio do outono ao início da primavera. Com o aumento da temperatura, um período de descanso começa.
Período de descanso
Após floração abundante, a planta precisa de cuidados e paz adequados. O sinal de prontidão da flor é o amarelecimento das folhas e a ausência de novos brotos. As estacas das partes murchas são removidas sem resíduos. Se não forem removidos, mas cortados, os restos das estacas apodrecerão com o tubérculo.
A rega é gradualmente reduzida. O período de descanso dura de três a cinco meses. Seu início é estimulado pela febre.
Solo
A flor do cíclame precisa de água e solo respirável. Misturas especiais para ciclâmen e violeta são adequadas. Para melhorar a friabilidade, adicione areia calcificada no rio.
Para preparar o substrato de forma independente, você precisa misturar o húmus da floresta com turfa e areia em proporções iguais.
Para uma instalação de tubérculos, é necessária uma boa vazão de água; portanto, 1/4 da panela é preenchida com drenagem. Use pedras, argila expandida ou areia grossa.
Fertilizantes e fertilizantes
Durante o período de crescimento ativo e despertar, o ciclâmen precisa de nutrição adicional. Como fertilizante, produtos líquidos sem cloro e com baixo teor de nitrogênio são adequados. O nitrogênio provoca um crescimento abundante de vegetação, as flores serão pequenas e pequenas.
Os fertilizantes são aplicados antes da floração uma vez a cada duas semanas. Depois de amarrar os botões, a cobertura é interrompida.
Transplante
O ciclâmen é transplantado a cada dois anos com o início do crescimento. Quando as primeiras folhas aparecem, elas a puxam para fora da panela e sacudem um pouco o substrato antigo. Ao redor do tubérculo, o pedaço de terra não é tocado.
O pote de ciclâmen deve cumprir duas regras:
- ser curto e não largo;
- a distância do tubérculo até a borda da panela é de cerca de 3 cm.
Em recipientes grandes e altos, a flor não será capaz de receber umidade suficiente e em recipientes pequenos demais não haverá espaço suficiente para o desenvolvimento do sistema radicular.
No fundo da panela estava a drenagem e uma camada de substrato preparado. Um tubérculo com um caroço velho é colocado no centro, as bordas são cobertas com terra, pressionando levemente. O tubérculo deve permanecer 1/2 acima do substrato.
Após o transplante, a planta não fertiliza por um mês.
Uma grande vantagem da planta é sua convivência amigável no mesmo vaso com sua própria espécie. A uma distância de 4 cm um do outro, os ciclâmenes formam um belo conjunto de botões multicoloridos em um recipiente.
Reprodução
Em casa, a reprodução do ciclâmen é uma atividade que não causa dificuldades, mesmo para os iniciantes.
Existem quatro maneiras de propagar uma flor: sementes, divisão de tubérculos, crianças, rosetas.
Reprodução infantil
O tubérculo materno produz bebês de tempos em tempos. Pequenos nódulos são plantados em um recipiente separado, observando as condições de plantio, rega, temperatura e horário de verão. Os fertilizantes são aplicados após uma semana.
Propagação de tubérculos
A divisão de tubérculos é realizada estritamente em repouso. Para evitar que as flores desbotem, grandes ciclâmenes são cortados em duas metades, recebendo duas plantas adultas. O tubérculo é seco e depois cortado com uma faca de escritório, deixando vários brotos em cada metade. O local de corte é tratado com carvão e seco, e depois plantado em vasos preparados.
Reprodução por rosetas
Após um período de floração, grandes rosetas são plantadas em um recipiente com solo úmido. A temperatura na qual a saída sobrevive bem não excede 17 ° C.
Doenças e Pragas
Devido ao "mau humor" da planta, seu conteúdo é frequentemente acompanhado por problemas associados ao não cumprimento das condições de tratamento.
- O ciclâmen tem folhas amareladas. As folhas ficam amarelas durante o processo natural de deixar cair a vegetação antes do período adormecido. Se as folhas começarem a ficar amarelas de maneira desigual, isso pode ser a causa da luz solar direta. A podridão do tubérculo também é acompanhada de amarelecimento das folhas. Nesse caso, o amarelo começa com as estacas. De qualquer forma, com o amarelecimento das folhas, é necessário examinar a superfície do tubérculo. Se o tubérculo apodrecer, a parte afetada é cortada e polvilhada com carvão. A água dura leva à morte da folha, enquanto o caule permanece normal.
- Folhas caem. Esse fenômeno ocorre em dois casos: deterioração dos tubérculos e transição para o estágio do sono. Você precisa inspecionar e sentir o tubérculo em busca de suavidade e lacrimejamento.
- Podridão da raiz. O motivo é o alagamento do solo. O ciclâmen é transplantado para uma nova terra, limpando completamente a antiga.
- Crescendo lentamente. O crescimento lento do ciclâmen é observado com iluminação insuficiente e falta de nutrientes no solo.
- Não floresce. Se as folhas de ciclâmen estiverem em ordem, mas não houver flores, um vaso muito grande foi escolhido para transplante. O uso de fertilizantes nitrogenados também leva à inibição da floração e à formação de um grande número de folhas.
- As folhas estão secas. Secar folhas, mantendo um turgor comum, fala de ar muito seco e quente. É necessário aumentar a umidade, remover da fonte de calor e evitar a luz direta do sol.
- Pontos de luz aparecem nas folhas. Pontos de luz aparecem devido a queimaduras dos raios solares, com danos ao sistema radicular e ao tubérculo.
- As folhas estão enroladas. Esta é uma resposta da planta ao estresse. A causa pode ser ar sujo. O cíclame não tolera fumaça, escapamento de carros, fumaça de tabaco. Solo ácido também é muito estressante para a planta. O teor de argila no solo é inaceitável. O estresse ocorre com a alimentação ativa durante o período em que a flor tenta ir para o estágio de repouso.
Pragas
Depois de comprar uma nova planta, é necessário mantê-la por cerca de duas semanas em isolamento. A praga pode não aparecer imediatamente.
- Shield. Placa pegajosa e manchas marrons são uma conseqüência do estabelecimento de insetos escamados.
- Mealybug. Estes são pequenos insetos cinzentos que afetam os seios das folhas.
- Ácaro. É fácil reconhecer pela web nas folhas. A planta é afetada por este inseto no ar seco e quente.
- Cyclamen carrapato. Com danos, flores e folhas crescem subdesenvolvidas e tortas. Às vezes os botões não abrem e caem. A planta infectada é descartada.
- Pulgões. Ela bebe suco de folhas e pedúnculos, interferindo na nutrição normal. Partes da planta não crescem bem. Os pulgões formam aglomerados e são fáceis de detectar em estacas.
Tipos de ciclâmen em casa com fotos e nomes
Existem dois tipos de ciclâmen doméstico: persa e europeu. Eles variam em cuidados e ciclo de vida.
Ciclâmen persa
Seu segundo nome é violeta alpina. Tem um grande tubérculo achatado. Folhas de verde-acinzentado a verde-escuro com padrão azulado. As variedades têm cores diferentes: branco, vermelho, rosa e todos os tons de roxo. O tamanho das flores depende da variedade. As variedades de flores pequenas têm um aroma delicado e são mais adequadas às condições de moradia.
Variedades populares:
- Cardeal. Tem grandes flores brilhantes de cor escarlate. O crescimento do mato atinge 30 cm.
- Kaori. Variedade anã com flores pequenas com um cheiro agradável. O estigma do botão tem uma cor contrastante.
- Rex. O tamanho médio de flores e arbustos. As folhas são decoradas com um padrão prateado.
- Decoração. Botões de cores bonitas. Há flores de salmão, roxas e rosa. Folhas com padrões de mármore.
Ciclâmen europeu
Uma característica distintiva dessa espécie é seu ciclo de vida. Não tem período adormecido e sai o ano todo. Tem flores e folhas menores que a variedade persa.
As cores mais frequentes das flores são tons de rosa e roxo. Mais adequado para o cultivo em casa. Ele se sente confortável em temperaturas de até 20 ° C e baixa umidade.
Agora lendo:
- Limoeiro - cultivo, cuidados domiciliares, espécies fotográficas
- Koleria - atendimento domiciliar, espécies fotográficas e variedades
- Cissus - atendimento domiciliar, espécies fotográficas
- Alocasia em casa. Cultivo e cuidado
- Stefanotis - atendimento domiciliar, foto. É possível ficar em casa