Possuir uma área suburbana é uma ótima oportunidade para realizar todos os seus sonhos e planos para uma área confortável, aconchegante e funcional, um território de liberdade e bom gosto pessoal. Para fazer seu próprio mundo natural atender aos seus desejos e metas, faça o design do site: pense na localização dos principais objetos arquitetônicos, delineie os limites das áreas de recreação e trabalho, elabore um layout de comunicação e decoração do país - e tente realizar seus planos em um dos estilos populares de design de paisagem.
Exploração preliminar da área
A primeira coisa a fazer é examinar cuidadosamente todo o site. Por que isso é necessário? Conhecer as características do terreno ajudará a realizar adequadamente as obras, é vantajoso projetar áreas de trabalho - um jardim e uma horta, para delinear locais de descanso, levando em consideração nuances como a localização do sol e a direção principal do vento. Mesmo a determinação dos pontos cardeais ajudará você a selecionar com precisão as plantas para os canteiros de jardim ou de flores - áreas sombreadas que adoram sol ou, inversamente, que adoram.
Portanto, para compilar um projeto significativo, completo e útil, você deve executar as seguintes etapas:
- Analise o solo. Se possível, faça uma análise profissional do solo para determinar o nível ácido-base e o tipo de solo. Assim, você pode escolher plantas decorativas e cultivadas adequadas para esse tipo de solo.
- Crie um diagrama de topografia indicando planícies e elevações para colocar corretamente os objetos principais no site e delinear os limites das zonas.
- Examine a dinâmica da luz e do vento para destacar as zonas de sotavento e os locais abertos para correntes de ar, áreas iluminadas e sombreadas.
- É imperativo estudar os territórios adjacentes e a presença de edifícios localizados em terrenos vizinhos. Isso ajudará a evitar mal-entendidos em sua própria construção, pois há uma lista de regras que regem a distância de edifícios residenciais, corpos d'água, etc.
Você pode aprender mais sobre os requisitos para a distância entre a cerca e os edifícios a partir do material: //diz-cafe.com/plan/rasstoyanie-ot-zabora-do-postrojki.html
Não se esqueça dos números exatos. Para fazer isso, pegue uma roleta comum, meça o perímetro do site e todos os objetos naturais nele contidos, sem exceção. Marque cada coisinha, incluindo arbustos que crescem separadamente, pequenas cavidades e riachos.
A presença de um reservatório natural abre enormes oportunidades para o projeto. Um pequeno lago coberto de vegetação pode ser transformado em um lago lindamente decorado com peixes, uma fonte e luzes, e uma ponte pode ser lançada sobre um riacho que atravessa o território.
Após examinar a área e analisar o ambiente, é necessário elaborar um diagrama de planta de todo o site e tentar dividir o território em zonas funcionais.
Croqui com elementos de zoneamento.
A aparência do projeto da horta pode ser diferente: um álbum com desenhos e tabelas de cálculo, enormes folhas de papel com opções de planejamento, um caderno comum em uma caixa com diagramas e uma lista de futuros edifícios. Essa é a sua própria criatividade e, mais importante, não nos meandros do design, mas no conteúdo e na utilidade das informações.
O zoneamento é necessário para aumentar a funcionalidade das instalações e, portanto, o conforto de todos os que vivem no país. Existem várias opções para dividir em segmentos, mas é mais fácil dividir o site em 4 zonas principais:
- residencial - uma casa com um pátio, uma varanda, um terraço ou uma cozinha de verão;
- utilidade - edifícios adicionais, garagem, adega;
- jardim - plantio de árvores de fruto, estufas, camas;
- para relaxar - pátio, piscina, playground, quadra de tênis, gramado para jogos, canteiros de flores, churrasqueira, móveis de jardim.
Às vezes, especialmente com déficit de espaço livre, são obtidas opções combinadas lacônicas, mas bastante funcionais.
Se a família tiver filhos pequenos, você também encontrará material útil sobre zoneamento seguro: //diz-cafe.com/plan/obustrojstvo-dachnogo-uchastka.html
O esboço final deve ser um plano de todo o site como um todo, idealmente - usando escala, símbolos e explicações (explicação, lista de objetos importantes).
Você também pode usar um software especial e, em seguida, seu projeto pode ser considerado em forma tridimensional:
O zoneamento dependerá necessariamente da forma do seu site: //diz-cafe.com/plan/planirovka-dachnogo-uchastka.html
Planejamento de pequenas formas e plantações arquitetônicas
Não considere erroneamente que apenas a localização da casa, banheiro e garagem é de grande importância, e o restante pode ser colocado livremente no território restante. Então você corre o risco de, em vez de um canto aconchegante, obter o caos e uma pilha de canteiros de flores, canteiros e edifícios desnecessários. A localização de cada um, mesmo o menor objeto, deve ser apropriada e útil.
Separadamente, deve-se dizer sobre os caminhos que conectam áreas residenciais, utilitárias e de trabalho. Dependendo do tipo de solo e clima, eles podem ser arenosos, concreto, pedra ou decorativos, mas, em qualquer caso, são funcionais e convenientes. Digamos, em uma região com chuvas frequentes, você não deve construir passarelas de madeira escorregadias e, no denso e pitoresco jardim, traçar caminhos largos e retos.
Certifique-se de determinar a localização de pequenas formas arquitetônicas - gazebos, pátios, pontes, churrasqueiras - e pense em como melhor decorar a área circundante, pois um local para relaxar deve criar uma atmosfera de paz e conforto.
Considere plantar árvores, flores, arranjar columbárias, escorregadores alpinos ou jardins ornamentais. Os excessos podem arruinar toda a imagem e composições solitárias raras parecem tristes, portanto, mantenha um meio termo.
Se você deseja cultivar legumes e frutas no site, é importante planejar o jardim corretamente: //diz-cafe.com/plan/planirovka-ogoroda-i-plodovogo-sada.html
Os três estilos de design paisagístico mais populares
Existem muitos estilos clássicos e exóticos diferentes de paisagismo. Nem todo mundo se enraizou na província russa. Por exemplo, a complexidade de construir pagodes ou pontes japonesas incomuns na água cria a complexidade de organizar o território em um dos estilos orientais. Considere as áreas tradicionais adequadas para decorar casas de veraneio em todos os lugares.
País - a simplicidade da vida rural
A atmosfera de um local rural de estilo rústico incorpora tudo o que nos é privado na agitação da cidade: ar limpo e transparente, silêncio vibrante, materiais naturais, paz e conforto natural especial e incomparável. O estilo rural é adequado para todos que vêm ao país para relaxar ou se envolver na agricultura - cultivando árvores, vegetais ou flores no jardim. Obviamente, todos os edifícios e composições decorativas localizadas no local devem corresponder às realidades da vida da aldeia.
Se você conhece bem o forjamento ou a talha em madeira, pode criar muitas decorações magníficas para sua casa ou jardim, específicas do estilo rústico. Trata-se de um poço de madeira para a água, e um mirante decorado com rendas a céu aberto, composições surpreendentes de madeira e pedra e decoração em ferro forjado da casa, portão e cerca. No processo de projetar um enredo pessoal, pense exatamente em qual habilidade sua manifestação será e em qual decoração é melhor escolher para o design de edifícios, caminhos, canteiros de flores.
Estilo paisagístico - a beleza natural da natureza
A direção oposta ao estilo estrito e regular é chamada paisagem. A naturalidade vem em primeiro lugar - densos matagais verdes, canteiros de flores heterogêneos espalhados de forma descuidada, lagoas selvagens cobertas de junco, areia sinuosa e caminhos de pedra. Parece que a mão humana não participou da criação de uma bela paisagem, e a própria natureza criou todas as composições decorativas. Nada artificial e simétrico.
O estilo paisagístico é econômico e descomplicado, portanto é adequado a todos. Suponha que, para a construção de caminhos, não seja necessário granito ou mármore natural, as trilhas de paralelepípedos e areia que se enrolam entre as árvores parecem mais naturais. Não há necessidade de cuidar da topiaria ou do rocarius por horas, regando as plantas em tempo hábil e garantindo que os canteiros não cresçam além dos limites especificados. No entanto, os princípios básicos do plantio de flores não perdem sua força: por exemplo, flores de sotaque exuberante são plantadas no meio, plantas de borda são colocadas nas bordas.
Moderno - funcionalidade e ordem
O estilo Art Nouveau encarnava os sonhos de todos os cansados e exaustos pelo trabalho das pessoas da cidade. Você chega na casa de campo - e aqui você tem até canteiros de flores, uma quadra de tênis entre eles e um canto aconchegante para tomar chá. As principais características desta direção:
- ordem e organização;
- a presença de formas geométricas;
- simetria;
- "artificialidade" criada intencionalmente;
- uma grande variedade de materiais de construção.
No jardim Art Nouveau, você não encontrará matagais impenetráveis - cada planta tem seu próprio lugar, todas as árvores estão dispostas em fileiras uniformes.
Os verdes, é claro, estão presentes, mas são mais prováveis jardins ornamentais com coníferas do que canteiros de peônias ou rosas exuberantes. O Art Nouveau não tolera variegação; portanto, uma cor deve estar presente no design dos canteiros de flores e, mais frequentemente, todos esses tons de verde. Ao começar a elaborar um design para uma cabana de verão, verifique se não há ervas e espalhadas - todos os canteiros estão dispostos em uma fileira ou ao redor do perímetro, e cada canteiro corresponde a um tipo de planta, por exemplo, íris ou begônia.
Também será um material útil no design de canteiros de flores e monocotiledôneas: //diz-cafe.com/ozelenenie/dizajn-klumb-i-cvetnikov.html
Dicas de residentes profissionais de verão
Então, você decidiu o estilo e os materiais de construção, delineou o local da construção da casa, banhos, gazebos, conectou mentalmente tudo isso com belos caminhos e até decidiu que é melhor - uma piscina ou um lago. Resta ouvir os conselhos de residentes experientes no verão e evitar possíveis inúmeros erros.
Pense na paleta de cores do lote como um todo e na gama de tons de composições individuais de flores: a monotonia é calmante, mas é igualmente desanimadora; portanto, planeje alguns detalhes brilhantes e acentuados.
Usar vitrais para passarelas ajudará a adicionar cor ao seu jardim. Leia mais sobre isso: //diz-cafe.com/dekor/steklyannye-dorozhki.html
Ao plantar árvores ou arbustos de suas espécies favoritas, pergunte o que elas se tornarão em 10 a 15 anos. Talvez a exuberante coroa do pinheiro de cedro bloqueie a luz do sol e um poderoso sistema radicular destrua o sistema ou caminho de abastecimento de água.
Árvores frutíferas, canteiros de flores e até um pequeno lago artificial requerem manutenção regular; portanto, ao criar edifícios e plantar culturas, pense se você terá tempo suficiente no futuro para manter o local em ordem.
Como você pode ver, ao elaborar o design do projeto, é importante levar em consideração todas as pequenas coisas - somente assim você terá um bom descanso e prazer com o trabalho realizado.