Dicas de poda de cereja para iniciantes

Pin
Send
Share
Send

Todo jardineiro sabe que a poda oportuna e de alta qualidade de cerejas fornece frutos e saúde abundantes. Mas essa planta, em comparação com a macieira e outras árvores frutíferas, precisa de muito mais atenção, pois é termofílica e não tolera nem o menor geada.

Precisa aparar

O corte é necessário para fornecer:

  • formação adequada da coroa;
  • controle de crescimento;
  • rejuvenescimento;
  • remoção de galhos secos;
  • melhoria de rendimento;
  • prevenção de doenças;
  • proteção contra insetos.

Para realizar a poda correta, é necessário levar em consideração o momento da floração e frutificação, bem como observar a diferença entre os ramos geradores (floração) e vegetativos (crescimento), o surgimento de brotos jovens advém deste último. Além disso, vale a pena prestar atenção ao tipo de planta, uma vez que a poda de cerejas de árvores e arbustos é realizada de maneira diferente.

Seleção de temporada

A cereja é cortada na primavera apenas se não houver risco de geada durante a noite. O horário mais adequado é considerado o início de março.

No outono, a poda da árvore frutífera é realizada somente após o final do período de frutificação. Em diferentes regiões, o momento da cessação da vegetação varia. Além disso, o tempo deve estar ensolarado e claro. O final da estação de crescimento está relacionado à temperatura; no sul, a planta dá frutos por muito mais tempo do que no norte.

No verão, a poda não é realizada, com exceção dos casos em que a planta é afetada pela doença.

Características da poda de molas

A poda de primavera é considerada a principal para a formação da planta. Como a cerejeira é termofílica, os galhos são encurtados imediatamente após o inchaço dos brotos. Para poda de qualidade na primavera, é necessário executar o procedimento passo a passo:

  • As ferramentas estão sendo preparadas: tesouras de podar, tesouras.
  • Ramos que podem engrossar a coroa são removidos. E os que crescem são cortados sob a base, deixando galhos paralelos ao chão.
  • O tronco é libertado de galhos doentes e velhos - eles retiram todos os nutrientes e sucos da planta, sem nenhum benefício.
  • Se os brotos têm menos de 30 cm de comprimento, eles não se movem, apenas os galhos que interferem no desenvolvimento dos outros são removidos. Em seguida, você precisa aparar o tronco, sua altura acima da estrutura deve ser de cerca de vinte centímetros.

O procedimento é realizado antes do início da estação de crescimento, caso contrário, a planta ficará doente e se recuperará por um longo tempo.

Muito mais tempo é dedicado à poda de cerejas do tipo feltro. No primeiro ano, a planta é encurtada em meio metro, no segundo ano, aproximadamente 25% dos ramos laterais são removidos. Este tipo de cereja possui uma coroa densa e não produz frutos; portanto, é necessário deixar os galhos esqueléticos e encurtá-los em apenas 10 centímetros; os brotos restantes são cortados na base.

Características da poda de verão

Durante a estação de crescimento, todos os danos aos brotos curam por um longo tempo; portanto, no verão, a poda da cerejeira é necessária apenas se houver doenças.

Ocasionalmente, é permitido cortar levemente os brotos interferentes, mas sua remoção pode ser feita apenas se houver sinais da doença. Os ramos afetados são imediatamente cortados e queimados, a fim de evitar a transição da doença para os saudáveis.

Características da poda de outono

Podar uma cerejeira no outono permite que ela se prepare para o inverno mais rapidamente. O tempo está relacionado às condições climáticas da região. No sul, os galhos são removidos até novembro e no norte (Sibéria) - até o final de setembro.

Ao mesmo tempo, os jardineiros iniciantes devem saber que a poda do outono não deve ser realizada em árvores jovens, pois isso provoca seu enfraquecimento. Como resultado, as cerejas não são capazes de inverno.

Esquema de poda de árvores no outono:

  • Todos os ramos que interferem no desenvolvimento de outros brotos são removidos. Os ramos esqueléticos são deixados (primeira ordem, afastando-se do tronco da árvore), responsáveis ​​pela formação da coroa.
  • Brotos fracos permanecem intactos, pois é recomendável removê-los na primavera.
  • O disparo vertical muito poderoso é reduzido para o tamanho do lado.

Todas as seções das seções são lubrificadas com uma substância resinosa, para um aperto mais rápido. Durante a poda de uma planta no outono, você não deve perder o momento em que o movimento do suco é mais lento e o frio ainda não chegou. Se os brotos podados forem congelados e os galhos secarem, a árvore poderá ficar doente.

Como podar?

As características da poda variam de acordo com a idade e o formato da cereja.

Diferenças de idade

O princípio básico para o cultivo de plantas recentemente plantadas é a criação da coroa correta. As mudas praticamente não são afetadas por doenças, a poda para destruir os galhos afetados pela doença não é relevante.

Durante o plantio da cereja, os galhos são cortados imediatamente, deixando apenas 5-6 dos mais fortes. É preferível que os galhos esquerdos olhem em direções opostas - isso contribui para a formação de uma coroa que se espalha.

Galhos com cerca de 2 metros de comprimento são removidos das mudas aos 2 anos de idade. Eles podem ser encurtados em um terço e depois cortar os brotos, inclinados para o chão. Nas árvores de oitenta centímetros de altura, os galhos são encurtados até os brotos. É recomendável usar uma ferramenta com uma lâmina afiada.

Durante a frutificação da planta, ocorre o esgotamento e o envelhecimento mais rápido da cereja, fazendo com que os galhos sejam cultivados. Devido à constante reabilitação, a árvore deixa de se esgotar.

Ao podar árvores velhas, a principal tarefa é remover galhos doentes e secos que impedem a formação de brotos jovens. São ações obrigatórias que impedirão a ocorrência de doenças e a morte de cerejas. Se as árvores apresentarem um forte dobramento e esticamento dos galhos, elas também deverão ser removidas.

Diferenças de forma

Ao podar uma planta de árvore, os galhos localizados abaixo de 70 centímetros acima do solo são removidos. Corte em ângulo, livrando-se do entrelaçado. A coroa recebe uma forma de vaso. Novos brotos são encurtados ligeiramente para obter galhos jovens e galhos laterais. A altura dessa árvore deve ser de pelo menos 3,5 metros.

Se a planta é um arbusto, deve ser cuidadosamente diluída. Os galhos localizados abaixo da coroa em relação ao tronco são de pelo menos 40 graus, para que no futuro não haja falhas. Aparar galhos que tendem a competir com o tronco principal ajudará a criar um esqueleto poderoso.

Tratar uma cerejeira é uma tarefa difícil. Mas, se você executar corretamente a poda de primavera e outono da planta, poderá evitar o desenvolvimento de várias doenças e, consequentemente, ele não precisará de tratamento.

Graças à poda, você pode melhorar a árvore, limpar a copa, aumentar a produtividade e prevenir a infecção por várias pragas.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: 448 PODA DE UMA CEREJEIRA DO RIO GRANDE EM VASO- SP SP (Pode 2024).