Hoya é uma videira sempre-verde, freqüentemente chamada de hera de cera. Pertence à família Kutrov.
As principais espécies vegetais crescem no sudeste da Ásia, na China e na Índia. Várias variedades de hoya podem ser encontradas nas ilhas entre o Pacífico e o Oceano Índico.
Descrição do produto
Hoya está entre as flores das epífitas, portanto, durante o crescimento, precisa de grandes arbustos ou árvores para sustentar.
A Hera de cera tem flores brancas ou rosa brilhantes em forma de estrelas, seu diâmetro é de cerca de 15 mm e o número na inflorescência é de 15 a 20 peças.
As folhas são de cor verde escura, torcidas na forma de cachos e localizadas firmemente no processo descendente. Em comprimento, eles atingem 5 centímetros, em largura - 7-10 centímetros. A folhagem é suculenta, densa e carnuda; foi esse recurso que levou ao fato de a hera de cera ter sido classificada como um grupo de suculentas.
Espécies
Existem cerca de 300 variedades de hoya, mas apenas algumas delas podem ser cultivadas em ambientes fechados.
Ver | Descrição do produto |
Kaudata | Habita o território da Tailândia e Malásia. A flor foi descoberta pela primeira vez em 1883. Tem folhas ovóides densas, uma base em forma de coração. Manchas de cores diferentes estão presentes - de rosa a verde escuro. A parte inferior é avermelhada, a parte superior tem um toque prateado. As flores são pequenas, inodoras, a cor é branca e vermelha. |
Respingo de prata | As estacas das folhas são densas, contêm um cotão denso, que sofre desbaste à medida que a flor cresce. Os botões são brancos e vermelhos. Folhas de um tom avermelhado. |
David Cumming | Um tipo raro de hera de cera. Difere dos outros em flores rosa salmão com um centro amarelo brilhante. À noite, emite um agradável aroma de caramelo. Folhagem lanceolada, veias dificilmente distinguíveis. |
Calistophyll | As folhas são largas, têm veias verde-escuras. As flores são amarelas leitosas; de 18 a 20 estão presentes no guarda-chuva. Produz um odor desagradável durante a floração. |
Imperialis | A maior variedade de hera de cera. O habitat é a península de Malaca. As flores têm uma cor vermelha escura, o centro é branco. Durante o crepúsculo, emite um aroma agradável. |
Locky | Planta endêmica do Vietnã. Com um atendimento de qualidade, é capaz de agradar ao longo do ano com flores de cor pérola-pérola. O aroma de hera lembra chocolate e amplifica à noite. |
Lacunose (côncava) | As folhas são verde-escuras, na forma de losango, as bordas são dobradas, de modo que se obtém um oco, que deu o nome da variedade. As flores são coletadas em inflorescências de 15 a 20 peças, branco aveludado com uma coroa amarela no meio. |
Shepherdie | Flores de uma cor rosa pálido com corolas rebaixadas. A folhagem é longa e estreita, tem a forma de um barco, no centro do qual é uma veia verde brilhante. |
Karnosa (carnuda) | Liana, atingindo um comprimento de 6 metros. As folhas são pequenas, ovais, mas densas, com um revestimento ceroso. São verde escuro com traços prateados. As flores são perfumadas, rosa e brancas. |
Linda (Bella) | Os brotos de Bella constantemente caem, e o próprio arbusto se ramifica fortemente, de modo que a planta é conhecida como ampola. As folhas são pequenas, têm uma forma ovóide-lanceolada, de cor verde. Os botões são brancos, 7-9 inflorescências de guarda-chuva estão presentes. |
Cultivo interno de Hoya
Cuidar em casa desta flor não causa dificuldades, porque a liana nem precisa de transplantes anuais. Como regra, a cada dois ou três anos é suficiente para mudar o pote.
Seleção de vasos, solo, transplante
Hoya é adequado para o cultivo pelo método ampel, portanto, ao escolher um recipiente para a hera de cera, vale a pena dar preferência a um cache-pot.
O solo para a planta pode ser de dois tipos:
- turfa, areia de rio, húmus e solo úmido são misturados, tudo é tomado em proporções iguais;
- solo argiloso-argiloso, terra de estufa e húmus são combinados, razão: duas partes de barro e uma parte de outros componentes.
Você precisa transplantar a planta de acordo com este plano:
- Uma camada de argila expandida e seixos com espessura de 40 a 50 mm é derramada no fundo da panela. A mistura é coberta com um substrato fresco, preenchido com aproximadamente ¼ do volume da panela.
- Se necessário, instale o suporte. Ao mesmo tempo, recomenda-se recusar as varas de bambu, pois elas quebram devido à gravidade da planta.
- Hoya é regada e após 30-40 minutos é retirado da panela. Isso deve ser feito com o maior cuidado possível, para não prejudicar o coma terrestre.
- Ivy se move para um novo vaso de flores, um substrato é adicionado nas bordas.
Nas primeiras semanas após o transplante, a planta deve ser regada moderadamente e protegida da luz solar direta.
Rega
Apesar de o hoya ser classificado como uma grande planta tropical, ele absolutamente não suporta excesso de umidade:
- A maioria dos tipos de hera de cera requer rega moderada.
- Se a variedade de hoya tiver folhas densas, entre as regas, a camada superior do solo deverá secar de 20 a 30 mm.
- Variedades de hoya com folhas duras, mas finas, precisam ser mantidas constantemente em uma massa úmida.
Top vestir
Com o crescimento ativo e a floração, a planta exige cobertura duas vezes por mês. Mas você não deve exagerar, a hera tolera uma deficiência de componentes úteis melhor do que o excesso.
Recomenda-se dar preferência aos fertilizantes minerais, eles devem ser diluídos um pouco mais do que o indicado nas instruções, para proteger a hera de possíveis queimaduras.
Recorte, suporte
A maioria das variedades de hoya cresce rapidamente. Inicialmente, as hastes são elásticas, mas se tornam quebradiças à medida que crescem e são fáceis de danificar. Portanto, após o plantio no solo, a planta precisa de apoio. Arcos de trepadeiras ou treliças de bambu podem servir de suporte. Você pode usar o tipo externo: malha, grade de madeira na parede, uma corda esticada nas proximidades.
O principal a lembrar é que é estritamente proibido cortar “tocos” formados em vez de flores caídas. É nesses tocos no próximo período de floração que os botões se formarão.
A hera de cera do tipo Bush é beliscada anualmente, removendo dois ou três botões de vértice em todos os brotos. A primeira vez que o procedimento é realizado após a formação da quarta folha.
Períodos diferentes: floração - paz
Hera de cera começa a florescer no verão.
Para estimular o processo de floração, em maio e setembro são necessárias várias horas para mergulhar a flor na água, previamente aquecida a trinta graus.
Depois disso, o substrato é cuidadosamente seco. Se você estiver banhando toda a planta, o tempo do procedimento deverá ser reduzido para meia hora.
Na estação fria, a planta deve ter a oportunidade de "descansar". Um período inativo é indicado por uma desaceleração no crescimento de cipós. Como regra, isso é observado com uma redução no horário de verão.
No inverno, na área de armazenamento da planta, é necessário reduzir a temperatura, reduzir a quantidade de rega e abandonar temporariamente os fertilizantes.
A deficiência de umidade durante a estação fria contribui para o florescimento mais abundante do hoya.
Reprodução
Propagação da planta, possivelmente das seguintes maneiras:
- estacas;
- por sementes;
- estratificação.
O método de criação mais popular é aquele em que as estacas são usadas. Para conseguir propagar a flor, você precisa seguir as instruções passo a passo:
- Na primavera, estacas (dez centímetros de comprimento) são cortadas das copas das brotações formadas no ano passado. Cada caule deve conter de 3 a 4 entrenós.
- Uma seção do caule é tratada com zircão, Epin ou qualquer outro fito-hormônio.
- O vaso de plantio é preenchido com uma mistura de areia e turfa e depois umedecido.
- As estacas são afundadas no solo e, em seguida, cuidadosamente compactadas para que não haja vazios.
- As mudas são cobertas com um saco, lata ou filme.
- A planta é colocada em um local quente e brilhante, a temperatura deve ser + 18- + 24 graus.
- O material de plantio é regularmente umedecido e ventilado.
- Após o aparecimento das primeiras folhas, as estacas são transplantadas em pequenos vasos ou vasos.
Para reprodução usando camadas, as seguintes ações são executadas:
- Em vários brotos na área entre os pontos de crescimento, a lâmina, faça uma pequena incisão anular.
- A fatia é envolvida com musgo esfagno, que é pré-umedecido em uma solução de um estimulador biológico. A parte superior da fatia é coberta com papel alumínio ou filme.
- Após a formação das raízes, a ponta dessa parte é cortada e a flor passa para uma nova plantadora.
Para a germinação das sementes, são realizadas as seguintes manipulações:
- As sementes mais fortes são selecionadas e secas por 2-3 meses.
- As sementes são plantadas em uma mistura de solo universal e musgo esfagno picado (os componentes são tomados na proporção de 1: 1).
- Condições semelhantes são criadas quanto à germinação de estacas.
- Após cerca de uma semana, as mudas devem se formar. A partir deste momento, você precisa monitorar o teor de umidade do substrato, que deve estar levemente úmido.
- Depois que as mudas formam de três a quatro folhas, elas são transplantadas.
Erros e sua correção
Ao cuidar da hera, certos erros podem ser cometidos e precisam ser corrigidos imediatamente.
Erros comuns | Razão | Recursos de correção |
A formação de manchas amarelas na folhagem. | Exposição à luz solar direta, queimaduras. | Na primavera e no verão, a planta deve ser colocada em sombra parcial. |
Folhagem caindo. | Umidade excessiva do solo, pode ser combinada com baixa temperatura do ar. | Em conformidade com o regime de rega, é necessário dar tempo ao solo para secar. Quanto menor a temperatura ambiente, menor a umidade que a planta precisará. |
Branqueamento da folhagem, retardando o crescimento das hastes. | Falta de componentes úteis. | É necessário aumentar a quantidade de fertilização ou transplante da planta em solo mais nutritivo. |
Enrugando e matando folhagem. | Rega regular com água fria. | A planta precisa ser regada com água a uma temperatura ligeiramente acima da temperatura ambiente. |
Bordas e extremidades das folhas secas. | Altas temperaturas e ar seco. | Umidificação do ar e pulverização de água da planta (a exceção é o período de floração). Na estação fria, a planta precisa ser removida dos aparelhos de aquecimento. |
Doenças, pragas e medidas de controle
Existem várias doenças e pragas que mais afetam a hera de cera.
Doenças e pragas | Manifestações | Medidas de controle |
Oídio | Revestimento branco na folhagem. Murcha e amarelecimento das folhas. | - todos os brotos e folhas afetados pela doença são cortados; - Substituição do solo superficial; - Nos estágios iniciais da doença, a planta é colocada em uma solução de carbonato de sódio; - Nos casos graves da doença, são utilizados fungicidas - Skor, Topaz. |
Podridão da raiz. | As bases dos brotos escurecem. O cheiro de podridão é formado, uma fina camada de mofo se forma no solo. | - Cortar todos os brotos infectados, locais de cortes polvilhados com carvão ativado; - As raízes da planta por duas a três horas são colocadas em uma solução de qualquer um dos fungicidas. |
Shield. | Tubérculos marrons sólidos se formam na folhagem. Os tecidos circundantes ficam vermelho-amarelos. | - Cascas de pragas são manchadas com querosene; - As folhas são limpas com uma solução à base de sabão e álcool; - A flor é lavada com água morna e processada por Metaphos. |
Pulgões. | Pequenos insetos verde-amarelos se agarram ao topo das plantas. | - Brotos fortemente danificados são cortados; - A flor é pulverizada várias vezes ao dia com solução de cebola ou alho. |
Ocasionalmente, uma planta pode ser afetada por um ácaro.
Sinais
Há uma superstição de que a hera de cera pode trazer infortúnio para a casa; portanto, nem todos os jardineiros decidem cultivar essa planta, apesar de toda a sua beleza.
Na Rússia, há outra crença. Acredita-se que um hoya possa sobreviver a um homem em casa, e uma planta derruba pretendentes de uma jovem solteira.
Pessoas ricas também não são recomendadas para cultivar a planta, pois pressagia perdas.