As pérolas sempre fascinavam as pessoas com a beleza da madrepérola brilhante e o mistério de sua aparência entre as dobras do marisco.
Com pérolas (uma forma obsoleta da palavra), eles compararam a beleza da terra - "dentes como pérolas", ou a nitidez do pensamento - "a pérola da fala, a pérola da inteligência".
Não surpreendentemente, uma das variedades de uvas de mesa, em confirmação do seu valor, foi chamada de "pérolas" ou "pérola".
O valor das uvas Pérola
- Curto período de maturação dos frutos (100 dias a partir do início da vegetação).
- Crescimento da colheita devido a escovas de maturação em enteados.
- Muscat sabor de pequenas bagas doces cor ligeiramente esbranquiçada.
- Resistência à seca e tolerância à geada (quando abrigada).
- Excelente capacidade de reprodução do estoque.
- Uso versátil de frutas.
O sabor de moscatel também é apreciado por Pleven Muscat, Aladdin e Valery Voevoda.
Como uma variedade do grupo da Europa Ocidental "Pérolas" se espalhou no sudeste do Velho Mundo e nas antigas áreas de uva da Rússia czarista e soviética - Moldávia, Transcarpácia, região de Odessa.
Daí a interminável série sinônima de nomes que a entrincheiraram em diferentes territórios:
- em Transcarpathia - "Pearl of the Cub" ("Colar do pastor"), "Pearl of Chabanka";
- na Moldávia - "Pérola de Chaba", "Pérola de Xab", "Muscat Ksaba";
- na Bulgária - "Pearl de Xaba", "Pearl de Saba";
- na Romênia - "Pearl de Chaba", "Tamayoza Chaba";
- na Hungria (a pátria da variedade) - "Muscat Perl Chaba", "Chaba Gengi", "Chaba dendye", "Seyants Stark".
Às vezes os nomes usuais para fins comerciais são substituídos por outros mais impressionantes, insinuando o elitismo da origem da variedade. Atualmente, um banco de computadores de nomes de uvas (20.000 variedades) foi criado para identificar com precisão a variedade.
História da criação
Variedade de mesa de alta qualidade de muscat branco apareceu no início do século 20 no território famoso pela viticultura e vinificação na Hungria. Nas proximidades de uma pequena cidade no sudeste, que manteve no título uma lembrança do domínio otomano, Bekeschaba.
Cantina é também Karmakod, Ataman Pavliuk e Delight Bely.
Acredita-se que o nome da variedade de uva - "Chaba" foi formado a partir do final do topónimo, enquanto a brancura das bagas levou a associação com uma mãe de pérola - "Pearl Chaba".
Transformado durante sua viagem à Rússia (desde 1909), o nome se enraizou no caminho russo - como "Pearl Saba" ou uvas "Pérolas brancas".
Sob ele, a variedade veio em 1950 para o Registro do Estado e foi recomendada para cultivo no norte do Cáucaso, no Baixo Volga, até Saratov. Agora, os parentes do hóspede europeu estão dominando os jardins da Sibéria, porque eles têm a qualidade nas condições climáticas do nosso país - resistência ao congelamento (até - 25-30 ° C).
Pais estabelecidos de "Pearl":
"Muscat húngaro" - a variedade East-Mediterranean de uva universal, testada com anos, com alto teor de açúcar e sabor de moscatel (qualidade hereditária), o que a tornou popular na terra natal para a produção de vinhos de sobremesa.
"Muscat Ottonel" (presumivelmente) - uvas da coleção varietal francesa de propósito universal, que em maior medida mostrou uma relação genética em Zhemchug. Embora seja certo e desconhecido as sementes que o criador húngaro semeou durante a criação da "Pérola".
Descrição da variedade
- Um arbusto é uma força de crescimento fraca ou média (com brotos semi-crescentes), com uma vinha bem madura e bastante dura. É considerada uma cultura murada, cultivada em um tronco ou por um tipo de ventilador.
Não aceita sobrecarga. Frutos amadurecem na primeira semana de agosto, a intensidade de brotos de frutificação - 85%, média de rendimento, depende das características do mato, o que torna efetiva seleção dos melhores clones, com irrigação - 100 c / ha.
A colheita deixada no mato após o envelhecimento, perde suas qualidades de consumo, requer pulverização constante, pois é propensa a infecção por bactérias pútridas. Prefere franco-cinza escuro e chernozem,
resistente ao gelo. - Folha - verde claro. Com uma estrutura fracamente lobulada e uma borda entalhada, não mais do que um tamanho médio, com uma superfície enrugada de malha e um lado leve da parte inferior.
- Flores - pequenas, coletadas em um pincel, bissexuais.
- Cachos de densidade média, por vezes soltos, cónicos com penteados curtos, tamanho pequeno, pesando até 500 gr.
- Bagas - pequenas (não mais que 2gr), de cor verde clara, com brancura pronunciada da pele; ao amadurecer, adquirem uma tonalidade dourada ou rosada.
O acúmulo de açúcar - 20%, ácido-7g / l (vitamina C), a pele é muito fina com um revestimento fraco de pruína, é facilmente separado da polpa. A carne é incolor, as sementes (1-2) são pequenas. O sabor é suave, equilibrado, acompanhado de um sabor muscaty; na escala de degustação - 7,6 pontos.
O sabor equilibrado também pode orgulhar-se de Svetlana, Strashensky e Liana.
Desvantagens óbvias inerentes a esta variedade:
- As características das bagas afectam a baixa transportabilidade da fruta, em caso de colheita intempestiva, a perda total das qualidades do consumidor é real.
- O tempo úmido leva a rachaduras de bagas e o vazamento de suco.
- Casca fina faz bagas um tratamento acessível para pardais.
- O baixo crescimento de arbustos não é adequado para suportes altos e jardinagem de arbustos.
Fotos
Foto das uvas "Pearl Sabo":
Assista a um pequeno vídeo do tipo "Pearl Sabo":
Formas híbridas
Como na natureza das pérolas, as uvas com este nome são branco, rosa e preto. Todas estas são novas formas híbridas derivadas para melhorar as características parentais.
- Pérolas Rosa De Uvas.
Esta espécie é o resultado da seleção de especialistas do Instituto de Pesquisa da Academia de Ciências Agrárias de Michurinsk. É a forma híbrida de maturação precoce do "Saba Pearl" que se espalhou pelo país.
A principal vantagem do novo aço híbrido: aumentou a resistência do inverno a -30 ° C e reduziu a vulnerabilidade a doenças fúngicas, versatilidade de destino.
Características: caracterizada pela força média de crescimento e maturação precoce dos frutos (120 dias). Eficiência de brotos de frutificação - 85%. Carga ideal - 45 olhos, cor rosa de frutos silvestres e serviu de desculpa para a escolha do nome existente da variedade.
O sabor original e a qualidade da casca fazem das uvas as representativas padrão do grupo de variedades de mesa, teor de açúcares até 26%, acidez - até 9 g / l. O rendimento em média é de 100 kg / ha, o rendimento aumenta com cada ano de vida vegetal, atingindo um máximo para o 5º ano. O peso do cacho chega a 0,5 kg, os rebentos jovens amadurecem bem para frutificação.Híbrido invernante pode ser diretamente em treliças, experimentando uma queda de temperatura de -40 ° C.
Transportabilidade de frutas é melhorada. A resistência às principais doenças das uvas é instilada. Usado para consumo fresco, sucos e vinhos leves.
- A pérola da criméia - variedade de mesa branca da seleção da Criméia (Magarach). Com "Pearl of Saba" não tem relacionamento. Sortimento reabastecido em 1957.
As diferenças são vistas sob a forma de uma folha grande (profundamente dissecada), no tamanho das bagas atingindo um peso de 5gr., A cor da pele e polpa - verde claro. A eficiência da frutificação é de 78%, o rendimento é alto (até 150 t / ha).
A forma da escova é cónica, o peso das escovas é de até 300 gramas, uma carga aceitável na bucha é de 30 olhos. Refere-se aos tipos abrigados de uvas, tem baixa resistência a doenças.
- Pérola negra de uvas. Esta variedade é uma seleção técnica de VNIIVI deles. Potapenko Pais: um híbrido de variedades Amursky e Augusta, um híbrido de Levokumsky e "Centauro Magarachsky". Registrado no Registro do Estado em 2005.
Características: forte crescimento do mato, é formado em dois ombros com a altura do tronco em 1 metro. O enraizamento das estacas é alto.
Maturidade precoce e média, rendimento até 130 c / ha. A carga ideal no arbusto é de 17 olhos, um grupo denso é complementado com asas. As bagas carnudas são ligeiramente ovais, azul-escuras, com carne incolor, pertencendo a variedades de muscat se manifesta em um aroma persistente.
O acúmulo de açúcar é alto (até 24%), ácidos - 7gr / l, a avaliação das qualidades de sabor do vinho de mesa na escala de degustação é de 7,6, os selos de sobremesa são 9,0. Danos de mofo - 2 pontos, inverno hardiness -26оС.
Entre as variedades utilizadas para a produção de vinho também são conhecidos Saperavi, Riesling e Montepulciano.
Proteção contra ácaros
Quando afligida com um ácaro, a planta perde a funcionalidade das folhas como um mecanismo para a fotossíntese. Os parasitas sugam o suco dos brotos e envenenam o veneno da saliva.
A estrutura da planta é deformada, sai enrolada e cai. As pragas são as plantas da casa principal - ervas daninhas, de onde se mudam para os vinhedos, e clima quente e seco.
Para as uvas são igualmente perigosas:
- um carrapato vermelho, cuja teia é menos densa, e um ataque vermelho de colônias de insetos aparece nos nós da videira;
- arachnoid ordinário - tem uma colocação de ovos de laranja;
- Hornbeam aracnóide - as fêmeas organizam uma invernada à direita na casca do mato.
Medidas de controle:
- Atração de inimigos naturais de carrapatos: besouros-insetos, insetos de flores.
- Vinhedo de moagem para remover ervas daninhas.
- Tratamento de arbustos antes do começo da vegetação e 2 semanas depois - nitrofeno, cormoron, fosalon, etc. com a alternância de fungicidas para evitar o vício persistente em carrapatos.
- Poda e queima de áreas fortemente infectadas da casca.
Danos à vinha podem causar 30 espécies de ácaros. Comum a eles é uma grande postura de ovos na casca perto dos nós. Portanto, os arbustos devem ser inspecionados regularmente para identificar parasitas.
Também recomendamos a familiaridade com os sinais e características da prevenção de doenças comuns da uva, como antracnose, clorose, bacteriose, mofo e oídio, câncer bacteriano. Detalhes sobre eles você pode ler nos materiais separados do site.
Todas as variedades de uvas com a inclusão em nome da palavra "pérola" vão definitivamente reabastecer seu tesouro de plantas no jardim, não importa a escala.