Floração de suave, bonito chamar cativa. As flores desta planta são extraordinariamente belas e requintadas. Apesar do cuidado com a calla não exigir muito esforço, existem muitas doenças que podem levar à ausência de floração ou morte da planta. A partir deste artigo você vai descobrir por que tais problemas surgem e quais são as medidas para combater as doenças calla.
- Doenças callas causadas por condições impróprias de detenção
- Calla não floresce
- Fragilidade dos pecíolos foliares
- Hastes fortemente estendidas
- Callas doenças infecciosas, métodos de combatê-los
- Antracnose
- Oídio
- Podridão cinzenta
- Podridão radicular
- Podridão bacteriana
- Como lidar com pragas de pragas
- Ácaro aranha
- Tripes
- Pulgões
Doenças callas causadas por condições impróprias de detenção
Calla - planta despretensiosa, no entanto, como qualquer ser vivo, requer cuidados adequados. Sob as condições erradas de manutenção, uma beleza africana não pode florescer, adquirir uma aparência mórbida e opaca com folhas torcidas ou, em geral, um abismo. Os erros corrigidos oportunamente no cuidado da flor ajudarão certamente, e você pode apreciar sua beleza.
Calla não floresce
A ausência de callas em flor é uma das consequências mais comuns e perturbadoras do cuidado inadequado da planta. As razões pelas quais não há um calla de flores podem ser algumas:
- rega insuficiente;
- fechar panela;
- ausência de período de descanso;
- adubo impróprio ou falta dele.
A planta precisa de muito espaço. Um potinho estreito fará com que o animal não floresça. A altura do recipiente deve ser tal que a raiz não ocupe mais da metade, e o diâmetro deve ser ligeiramente maior que a coroa das folhas. Quando as crianças aparecem, elas devem ser retiradas.
Kalle precisa de um período de descanso. Geralmente este é o período de inverno. Neste momento, as folhas começam a secar. Um vaso com uma planta precisa ser movido para um lugar fresco e, ocasionalmente, regado para que a flor não seque.Este período é necessário para o sistema radicular ganhar força. Se a flor não combina com tal feriado, ela não florescerá. No início da primavera, o calla pode ser colocado no parapeito da janela novamente e rega regular pode ser retomada.
Fragilidade dos pecíolos foliares
O amarelecimento das folhas e a fragilidade dos pecíolos das folhas geralmente ocorrem devido a cuidados inadequados. O atraso dos pecíolos é causado pela falta de nutrientes no solo. Com falta de nitrogênio e potássio, as folhas ficam pálidas e caem.
O problema também pode ocorrer devido a um regime inadequado de irrigação: quantidade excessiva ou falta de umidade. Os caules das folhas serão frágeis e, nesses casos, quando a planta é colocada sob os raios diretos do sol.
Hastes fortemente estendidas
Calla geralmente não gosta da abundância de luz. No entanto, se for insuficiente, as hastes da planta serão fortemente esticadas e se tornarão quebradiças. Isso também acontece em uma temperatura muito alta na sala onde a flor cresce.
A planta deve ser determinada em um local um pouco sombreado, para que não haja escassez de luz solar. Especialmente evitar a exposição direta ao sol para a flor. Não é recomendado colocar o calla no peitoril da janela, localizado perto da bateria. Isso levará ao superaquecimento da flor, hastes fortemente alongadas e quebradiças.
Callas doenças infecciosas, métodos de combatê-los
Como resultado de cuidados inadequados ou de material de plantio de má qualidade, o solo de calla pobre é exposto a doenças infecciosas. Eles rapidamente se fazem sentir: a cor da planta escurece, as folhas da torção de calla ou ficam amarelas, secam, as hastes se tornam frágeis. Para evitar a morte da planta, é necessário calcular a causa dessa condição e tomar as medidas necessárias no tempo.
Antracnose
A antracnose é uma doença de calla fúngica. Tal enfermidade entre essas belezas é bastante comum.
A antracnose calla tem as seguintes manifestações:
- nas folhas aparecem dentes manchas marrons;
- ao longo do tempo, as manchas tornam-se maiores em tamanho, uma borda vermelha aparece em suas bordas e no centro do molde branco;
- as folhas racham e murcham;
- as hastes ficam mais fracas;
- as flores murcham e se enroscam.
- alta temperatura do ar;
- umidade excessiva do ar e do solo.
- remova as folhas danificadas da planta e do solo;
- reduzir a rega;
- afaste a planta das baterias;
- tratamento com fungicidas ("Fundazol", "Fitosporin-M").
Oídio
Oídio se desenvolve devido à derrota dos fungos calla. Com essa doença, aparece uma placa branca nas folhas da planta, que aumenta muito rapidamente nos volumes e depois de um tempo cobre todas as folhas da flor.Externamente, o ataque é semelhante aos grãos de farinha, que cobrem a superfície da calla abundantemente. Com o tempo, as partes afetadas ficam pretas e desaparecem.
Métodos de luta:
- remoção de folhas danificadas (se não muitas);
- tratamento com fungicidas;
- rega moderada.
Podridão cinzenta
Podridão cinzenta de callas é causada pelo fungo botrinus ciner. Ao contrário da antracnose, a podridão cinzenta pode afetar todas as partes da planta: folhas, caules, flores. As folhas doentes são cobertas com uma flor cinza e nas flores há manchas verde-acinzentadas. Com o tempo, a parte floral adquire uma tonalidade marrom e é coberta com um véu cinza.
Causas da doença:
- alta umidade do ar;
- rega excessiva;
- plantio em solo contaminado;
- material de plantio contaminado.
- remova todas as folhas infectadas;
- irrigação saturada moderada;
- tratar a planta e o solo com fungicidas ("Rovral", "Fundazol").
Podridão radicular
Podridão de raízes de callas é provocada pelo fungo do gênero Fitator. Sinais de calla:
- folhas e flores secam;
- a planta está enfraquecendo rapidamente;
- no solo você pode ver o mofo cinzento;
- as raízes estão cobertas de podridão.
- alta temperatura do ar;
- alta umidade do ar;
- rega excessiva;
- fertilizante excessivo;
Métodos de luta:
- transplante em solo seco e em primeiro lugar a regar muito moderadamente;
- transferir a planta para uma sala fresca e bem ventilada;
- reexaminar a prática da alimentação;
- para tratar com fungicidas ("Ridomir", "Profit-Gold").
Podridão bacteriana
O decaimento bacteriano do calla é causado por bactérias do gênero Erwinia. Com a doença, a raiz da planta e a base das folhas escurecem e acabam apodrecendo. A superfície das folhas fica amarela. A planta não encolhe, mas apodrece.
Causas da doença:
- alta temperatura e umidade;
- rega excessiva;
- adubação excessiva com nitrogênio.
Como lidar com pragas de pragas
Como acontece com qualquer planta viva, as pragas podem atacar as callas. Eles sugam para fora da planta todas as substâncias úteis, envenenam com seus produtos de atividade vital, como resultado - a planta está morrendo. Medidas oportunas tomadas para combater o flagelo salvará sua beleza.
Ácaro aranha
Os carrapatos se alimentam da camada superior das folhas da planta. Com a derrota do ácaro-da-aranha, as suas folhas ficam cinzentas, entre elas pode ver-se uma fina teia de aranha. Na parte inferior das folhas pequenas manchas pretas são formadas. Os botões na maioria das vezes não florescem, secam e desaparecem.
As causas do aparecimento de um ácaro aranha:
- ar muito seco;
- alta temperatura;
- rega insuficiente.
- umidificação do ar;
- colocando em um lugar mais frio;
- Limpando folhas com uma solução de sabão ou "Neuron", "Fufan".
Tripes
Eles se alimentam do suco da planta. Quando as callas são afetadas por essa praga, as folhas ficam pálidas e secas, elas se torcem e manchas brancas também podem aparecer nelas. Para se livrar das pragas, você precisa umedecer o ar, cortar as folhas afetadas e tratar a planta com inseticidas.
Pulgões
Os pulgões são pequenos insetos (preto, verde, branco ou cinza) que se alimentam de suco de plantas. Eles envenenam a calla com produtos de atividade vital. As pragas geralmente estão localizadas nas partes inferiores das folhas. Sinais claros do ataque dos pulgões são o amarelamento da folhagem, o rápido murchar das flores. Os botões existentes não se dissolvem, mas encolhem. Com o tempo, o topo das folhas é coberto com uma camada pegajosa.
Métodos de luta:
- interromper temporariamente a fertilização com nitrogênio;
- tratar a planta com óleo de potássio (20 gramas por litro de água morna fervida) ou preparações especiais (Decis, Aktara).