Para a produção de água, existem cerca de uma dúzia de tipos de equipamentos especiais. Uma dessas unidades necessárias na economia é uma bomba de motor para regar o jardim. É uma estação móvel equipada com uma bomba de água, indispensável em áreas suburbanas para organizar um sistema de irrigação ou criar um canal de água privado. Essa técnica é usada não apenas para bombear água de poços e furos para fins de uso posterior como irrigação e necessidades domésticas, mas também para a limpeza de líquidos e até a limpeza de fossas de esgoto.
Unidades autônomas podem facilitar significativamente o gerenciamento de áreas suburbanas não eletrificadas. A bomba do motor é bastante simples de usar: é fácil de manusear com qualquer proprietário que possua habilidades básicas no trabalho com equipamentos e tenha uma idéia do funcionamento do motor de combustão interna.
A bomba do motor é fácil de transportar e não requer condições especiais de armazenamento. É fácil de transportar pelo local, por conveniência, desmontando as mangueiras de sucção e descarga.
O princípio do sistema é que, sob a influência do movimento do impulsor, há um efeito centrífugo, que lança água na carcaça da bomba no "caracol", formando e direcionando um fluxo de água para o bico. Como resultado da descarga que ocorre perto da rotação do eixo, a válvula se abre e o fluido entra no bico. A água é retirada e fornecida à bomba através de mangueiras conectadas ao bico.
O que procurar ao escolher uma unidade específica?
Os requisitos para a própria bomba de irrigação podem ser: //diz-cafe.com/tech/motopompa-dlya-poliva-ogoroda.html
Recurso 1 - Desempenho
O desempenho indica a quantidade de fluido que uma bomba pode bombear por minuto. É este parâmetro que determina a adequação do uso da unidade para condições específicas.
Para as necessidades domésticas de uma pequena área suburbana ou para a organização da irrigação do jardim com uma bomba a motor, é suficiente um agregado com uma produtividade de 130-150 l / min. Planejando fornecer suprimento de água em casa, você precisará de uma unidade mais potente, cujo desempenho varia na faixa de 500-1000 l / min.
Se a bomba do motor for projetada para drenar as áreas inundadas, em combate a incêndio e outras situações de emergência, é melhor interromper a escolha em unidades com alta capacidade de 1000-1200 l / min.
Requisitos menos rigorosos devem ser observados ao selecionar sistemas de bombeamento para fontes e lagoas: //diz-cafe.com/voda/nasos-dlya-fontana-i-vodopada.html
Recurso 2 - Tipo de mecanismo
Dependendo do tipo de motor, as bombas de motor são:
- Gasolina;
- Diesel;
- Gás.
A potência das unidades em um motor a gasolina pode atingir até 1600 l / min, o que as torna eficazes para bombear água limpa e líquidos contaminados. As bombas a motor a gasolina são mais populares entre os proprietários de áreas suburbanas. A popularidade de sua aplicação é explicada pela facilidade de operação, alto desempenho e custo relativamente baixo das unidades. A única desvantagem desses tipos de modelos pode ser considerada apenas um alto consumo de combustível.
Quando comparado aos análogos da gasolina, a vida útil das unidades a diesel é uma ordem de magnitude superior e pode chegar a 6000 horas. Eles são capazes de fornecer operação ininterrupta a longo prazo com um consumo de combustível bastante baixo. É verdade que, diferentemente dos modelos a gasolina, eles são bastante barulhentos em operação. Embora inicialmente o custo das bombas de motores diesel seja bastante alto, ele compensa rapidamente devido ao baixo preço do diesel durante a operação.
A menor distribuição na gestão do campo recebeu bombas de motores a gás. A razão para isso é o alto preço de compra e a necessidade de manter condições especiais durante a operação.
Devido ao fato de que o gás, diferentemente da gasolina e do diesel, não forma cinzas e resíduos durante a combustão, a superfície de trabalho da unidade gasta menos e a vida útil do motor é significativamente prolongada.
À venda, você encontra dois modelos que trabalham exclusivamente com gás engarrafado, além de mais unidades universais que também podem ser conectadas à rede elétrica.
Recurso # 3 - Cabeça máxima
Um parâmetro como a pressão da água na saída da bomba do motor determina a distância em que a unidade é capaz de transmitir a água injetada. O valor desse parâmetro dificilmente pode ser superestimado nesses casos em que é necessário trabalhar em condições de diferença de altura, para as quais é necessário elevar a água bombeada.
Essa característica é levada em consideração ao selecionar estruturas para piscinas: //diz-cafe.com/voda/kak-vybrat-nasos-dlya-bassejna.html
Variedade de opções de bombas de motores, considerando a operação
Dependendo das condições de uso, as bombas do motor são divididas em duas subespécies.
Opção 1 - unidades para água limpa
Essas unidades são projetadas para encher recipientes, bombear água da piscina e regar o jardim. Eles são equipados com filtros capazes de reter partículas sólidas acima de 6 mm, para que após a filtração a água fique relativamente limpa. Em média, o desempenho de tais bombas de motor com motores a dois tempos para regar o jardim é de 6 a 7 metros cúbicos / hora.
Estações móveis de bombeamento para água limpa cabem facilmente em uma mochila: são leves e pequenas.
Opção 2 - bombas de motor para água altamente poluída
Tais bombas de motor são projetadas para bombear áreas inundadas, bem como limpar o conteúdo de poços e fossas sépticas. Eles são capazes de bombear líquidos na composição em que uma concentração suficientemente alta de cal, argila, areia, silte, cascalho ou cascalho pode estar presente. Esses modelos são equipados com filtros que passam livremente partículas sólidas com um diâmetro de 6-30 mm.
A principal vantagem desses modelos é o alto desempenho e a excelente largura de banda. Tais bombas de motor podem ser operadas por um longo período de tempo e com alta intensidade.
Vídeos de conselhos de especialistas
Para escolher a melhor opção entre a variedade de modelos de bombas de motor, é necessário determinar claramente para que fins será usado. Mas, em qualquer caso, a unidade com um motor a gasolina, projetado para bombear água suja, pode lidar facilmente com água limpa.
Mais sobre como escolher essas bombas: //diz-cafe.com/tech/dachnyj-nasos-dlya-otkachki-vody.html
No entanto, durante a operação, ele demonstrará maior consumo de combustível que o mesmo modelo, mas com um motor diesel. Também deve-se ter em mente que quanto mais próxima a bomba do motor estiver do ponto de entrada de água, menor será a carga nela.