Polinização de tomates em casa é um processo muito importante. Depende disso, quanto você receberá a colheita. É especialmente importante prestar atenção a este procedimento se você cultivar tomates em uma estufa.
- Um pouco de teoria
- Por que polinizar?
- Tempo
- Pré-requisitos
- Métodos Básicos
- Polinização natural
- Ventilação de Estufas
- Nós atraímos polinizadores de insetos
- Polinização artificial
- Sacudindo
- Nós usamos um fã
- Aplicar escovas
- Escova de dentes para o resgate
Um pouco de teoria
A resposta para a pergunta "quem poliniza as plantas?" muito simples: os próprios tomates produzem pólen e polinizam flores vizinhas. Em condições normais, eles são polinizados por vento e insetos. Em estufas, isso é feito arejando e, claro, à mão. Neste caso, você mesmo carrega o pólen de uma planta para outra.
Por que polinizar?
Polinização de tomates em uma estufa é um processo em que depende o quanto a fruta vai amadurecer. Isso afeta diretamente a colheita futura. Faça este procedimento se as plantas não podem se polinizar, por exemplo, na estação fria, quando não há insetos e você não pode abrir as janelas para arejar.
Tempo
Ao escolher o horário para a polinização, preste atenção ao tempo, porque em um dia chuvoso ou úmido o processo será muito pior. Realizar polinização no período em que houver sol, preferencialmente a cada 3-4 dias. Despeje a terra imediatamente depois disso e, após 2,5-3,5 horas, abra as janelas e portas para a circulação de ar.
Pré-requisitos
A fim de polinizar qualitativamente as plantas na estufa, é necessário monitorar a temperatura do ar e o índice de umidade. A propósito, isso é uma vantagem para as estufas - fora da estufa, você não consegue manter a temperatura e a umidade ideais. Não permita que a temperatura caia abaixo de 13-16 ° C. Ao mesmo tempo, as propriedades do pólen se deterioram. O pólen não se dispersa quando o índice de umidade é maior que 65-75%. Mas também o ar seco também tem um efeito ruim no pólen.
Métodos Básicos
Existem duas maneiras de polinizar tomates em uma estufa:
- natural;
- artificial.
Polinização natural
Vamos falar sobre como ventilar adequadamente a estufa com tomates e atrair insetos, que serão polinizados por tomates.
Ventilação de Estufas
Para ventilar a estufa com tomate é necessário que o pólen caia nas flores e polinize-as devido ao movimento do ar. Para isso, é necessário criar circulação de ar na sala. Abra as portas e janelas e lembre-se de que, para criar um bom fluxo de ar, você precisa saber como posicionar corretamente as janelas e portas. O piercing deve ser muito. Eles devem ser colocados no telhado e paredes laterais para que o ar penetre rapidamente na sala.
Nós atraímos polinizadores de insetos
O próximo passo é atrair insetos, sem os quais você não pode polinizar os tomates. Para fazer isso, você só precisa plantar entre as fileiras de plantas de tomate que são o mel e atrair as abelhas.Além disso, uma excelente isca servirá como plantas de interior, como manjericão e calêndula.
Polinização artificial
Se você decidir cultivar tomates em uma época em que não há como ventilar a sala e não houver insetos, por exemplo, no inverno e no outono, então você tem que realizar este procedimento manualmente. A polinização artificial de tomates não é um processo tão complicado como parece à primeira vista.
Sacudindo
Para que o pólen caia, você pode tentar agitar as plantas. Se os legumes estão amarrados, você pode facilmente tocar em cordas. Sim, vai demorar mais do que apenas arejar, em que o pólen é transportado pelo movimento do ar, mas este é um processo muito importante e deve ser feito.
Nós usamos um fã
Para polinizar tomates em casa, use um ventilador convencional. Para fazer isso, basta ligá-lo e passar entre as plantas. Este método substitui perfeitamente a aeração com a polinização natural, no entanto, leva um pouco mais de tempo para isso.
Aplicar escovas
Outro método de polinização é um pincel. Simplesmente cole-o no pólen e depois toque em cada pilão de flores. Este método é um bom substituto para atrair insetos.
Escova de dentes para o resgate
Se de repente você não tiver uma escova em casa - não fique triste. Você pode usar uma escova de dentes (isto é, todos) para polinização. O princípio de sua operação é exatamente o mesmo que o do pincel.
Como você pode ver, a polinização de tomates não é um processo complicado, e todos podem cumpri-lo. O principal é fazer tudo certo, com cuidado com as plantas, e então elas lhe trarão uma boa colheita. Boa sorte!