Como usar o substrato de coco: benefícios do uso de vegetais e plantas de interior

Pin
Send
Share
Send

Todos estão acostumados a usar primer para mudas, plantas ornamentais e plantas de interior. Mas até hoje, jardineiros e apenas amantes descobriram uma alternativa valiosa para o solo - fibra de coco. Tem vantagens e propriedades únicas, o que dá uma vantagem sobre outros biomateriais. A partir dele, um substrato de coco é feito em briquetes, que contêm as fibras trituradas dessa planta.

  • Substrato e comprimidos para plantas: descrição e composição
  • Como as fibras de coco afetam o desenvolvimento das plantas?
  • Aplicação no jardim, horta e floricultura interior
    • Para mudas na estufa
    • Para legumes no campo aberto
    • Para culturas ornamentais
    • Para plantas de interior
  • Vantagens de usar a substância

Substrato e comprimidos para plantas: descrição e composição

O substrato de coco consiste em 70% de fibra de coco e 30% de aparas de coco. O processo de preparação do produto pronto para uso leva cerca de um ano e meio. Para começar, a casca é esmagada, depois fermentada, seca e pressionada sob pressão. Existem vários tipos de produtos acabados: sob a forma de comprimidos, briquetes, tapetes.

  • Substrato de coco em briquetes parece um tijolo e quando embebido em água por várias horas dá cerca de 7-8 litros de solo pronto para uso.
  • Os comprimidos são feitos de diferentes diâmetros e colocados em uma malha fina para evitar o derramamento do produto.
  • Substrato é produzido sob a forma de esteiras, que quando preenchidas com água aumentam de tamanho para 12 cm.

Como o substrato tem uma reação neutra, ele pode ser misturado ao solo, o que não prejudica sua acidez. Uma das propriedades positivas deste produto é que ele não é um bolo. Contém bastante ar, isso permite que raízes jovens de plantas se desenvolvam rapidamente. Mudas jovens crescem melhor e se desenvolvem no substrato do coco, mas uma vez que elas ganhem força, será melhor plantá-las no solo onde houver mais minerais úteis para o desenvolvimento.

Voce sabe A estrutura dos comprimidos tem uma porosidade. Eles sãosão saturados de ar, absorvem bem a humidade, não formam uma crosta na superfície e, ao contrário dos substratos de turfa, não precipitam.

Como as fibras de coco afetam o desenvolvimento das plantas?

O solo de coco tem um efeito benéfico no desenvolvimento das plantas. Aqui é o seu principais vantagens:

  • Coco-solo mantém a acidez ideal do solo (pH 5,0-6,5), o que contribui para o crescimento e desenvolvimento de quaisquer plantas, mesmo as mais caprichosas.
  • Fornece boas condições para o cultivo de mudas de alta qualidade com raízes saudáveis.
  • Dá acesso a líquidos com substâncias benéficas no sistema radicular e também cria uma excelente troca de ar.
  • O substrato é conveniente e fácil de usar. Ao contrário dos substratos de turfa, os cocos não desidratam quando encharcados e não formam uma crosta.
  • Se for necessário transplantar, basta replantar a muda junto com o recipiente, sem removê-lo do substrato. Isso garante que o sistema radicular não será danificado e a planta sobreviverá a 100%.
Importante! A capacidade de ar da fibra de coco é 15% maior que a do solo, enquanto proporções ótimas de oxigênio e umidade são criadas e, portanto, as mudas se desenvolvem mais rapidamente.

Aplicação no jardim, horta e floricultura interior

Como mencionado acima, o substrato é uma ferramenta universal tanto na horticultura, na criação de caminhões e na floricultura interna. Vamos analisar cada grupo em mais detalhes. Como um substrato de coco para o cultivo de mudas, como usado para plantas de interior e como usá-lo para mudas no jardim.

Para mudas na estufa

Existem várias opções para quem sonha com uma estufa ou já a possui.

1. Mini-estufas. Tablets de coco para mudas já são vendidos na forma de mini-estufas acabadas, Eles são projetados de tal forma que cada recipiente é fornecido com um regime ideal de umidade e ventilação. Essas estufas não ocupam muito espaço e são muito fáceis de operar.

Para usá-los, você precisa encher a bandeja com a água que vem no kit, esperar que os comprimidos inchem e plantar os cortes ou sementes, depois fechá-los com uma tampa. Desta forma, é ideal para preparar mudas de legumes e flores. Você pode usar este vidro número ilimitado de vezes. 2. Estufas. Se você é detentor de uma estufa muito maior, o uso de fibra de coco para mudas facilitará muito o seu trabalho. O substrato pode ser misturado com o solo para melhores resultados. Este método de cultivo permite fertilizar plantas com fertilizantes minerais.

Na Holanda avançada, um boom biológico começou há muito tempo. Ele também nos alcançou. O cultivo de todos os nossos produtos alimentícios favoritos, como pepinos, tomates, pimentões, berinjelas em fazendas de estufa, vem ocorrendo há muito tempo em vários substratos.

Para melhorar as propriedades das misturas de terra usadas em estufas, basta adicionar o solo de coco e ele irá melhorar a capacidade de dispersão, a permeabilidade, umidade (retém a umidade mesmo quando completamente seco). Isso permitirá que você economize água e corte a rega. Para estufas, o uso ideal de uma mistura de fibra de coco com terra, ou use esteiras de coco contendo uma mistura de 50% de cocotor e 50% de chips de coco.

Tapetes são facilmente colocados nas prateleiras, eles são cobertos com um filme especial de duas camadas, protegendo o biogrond do superaquecimento. Isso permite que você use esteiras em ambas as estufas e no campo aberto.

Importante! Uma mistura de cocotorfa e chips de coco não requer descontaminação quando usada pela primeira vez, e só precisa ser desinfectado, se necessário. O substrato é adequado por 3-5 anos e é uma opção econômica.
Se o substrato de coco for devidamente desinfetado, ele pode ser usado não apenas para mudas, mas também para o crescimento de frangos. Ele também é usado para germinação temporária de tubérculos e bulbos (por exemplo, plantas de jardim e de interior).

Use efetivamente o substrato de coco em hidroponia.Não obstrui o sistema de fornecimento de solução, não acumula metais pesados, tem aeração e mantém sempre a sua acidez neutra.

Voce sabe O substrato úmido não utilizado não pode ser mantido fechado em um recipiente ou saco, caso contrário ele ficará amargo. Primeiro, seque (idealmente é feito sob luz solar direta), então é só empacotar. Para uso repetido, basta umedecer novamente o solo.

Para legumes no campo aberto

O substrato também é usado para o cultivo de hortaliças em solo aberto. Vamos falar sobre aparas de coco, seus benefícios e danos no jardim.

Para o plantio, os sulcos são feitos no solo, onde as sementes são colocadas e toda a fibra de coco é polvilhada. A partir disso, as sementes crescem rapidamente, aquecem bem e têm umidade suficiente. Além disso, nenhuma crosta aparece acima do solo, o que permite que as mudas respirem. Tal substrato seria ideal para adicionar ao solo pesado de argila.

Graças à fibra de coco, a muda cresce algumas semanas mais rapidamente do que quando plantada em solo comum. Isso torna possível obter mudas mais saudáveis ​​e robustas e, portanto, uma cultura.Praticamente sem chips de coco. Mas se aplicado em solo contaminado, espalhará doenças para todas as plantas e estragará a colheita.

Importante! A utilização de coco-solo ocorre em campos e pomares. É um produto ecologicamente correto, basta apenas arar o campo ou desenterrar o jardim, e o substrato usado ainda o servirá em vez de fertilizante.

Para culturas ornamentais

Coco-solo também é adequado para o cultivo de culturas ornamentais (arbustos e flores perenes), é ideal como um solos do solo. Talvez o seu uso como cobertura. Neste biomaterial não existem organismos nocivos, permite esquecer a luta pela limpeza do solo e todo o tipo de doenças. Substrato de coco - biologicamente ativo, que contribui para a colonização da microflora útil e proteção de suas culturas decorativas de microorganismos patogênicos.

Para plantas de interior

As plantas de interior são muito macias, especialmente com tubérculos. Para obter um solo leve e útil para o seu crescimento e desenvolvimento, é suficiente simplesmente misturar o substrato com o coco-solo. Neste caso, sua concentração deve ser 1/3 do volume principal do solo.

Para as plantas domésticas, outros substratos também são usados: turfa, húmus, perlita, vermiculita.
A fibra de coco ajudará suas plantas de casa a fortalecer rapidamente o sistema radicular se a flor for transplantada. Se a flor for jovem, logo ganhará força e logo florescerá. O substrato será útil no cultivo de orquídeas, gerbera, pelargonium real, saturar plantas com umidade e ar, e também proteger contra microorganismos e doenças prejudiciais.

Vantagens de usar a substância

As vantagens de usar o coco-solo são óbvias:

  • É um produto 100% orgânico.
  • Absorve e retém a umidade, dando ao líquido 8 vezes sua massa.
  • Os minerais que se dissolvem na água são retidos firmemente dentro do substrato e gradualmente hidratam o sistema radicular, o que permite que você não encha a planta e, portanto, não a estrague. Também não há compactação do solo.
  • Devido à frouxidão, o oxigênio é retido.
  • Não rastreie, mantenha seu volume.
  • Como o topo do substrato de coco permanece seco, impede o desenvolvimento de uma infecção fúngica.
  • Ausência de ervas daninhas e doenças.
  • Tem uma acidez neutra (pH 5,0-6,5), ideal para a maioria das plantas.
  • Contém potássio e fósforo em sua composição, que é necessária para plantas jovens e plantas.
  • Coco-solo tem excelentes propriedades de condutividade térmica.
  • Econômico à medida que se decompõe lentamente, pode ser usado até 5 anos.
  • Facilmente reciclado e reciclado.
Substrato de coco - um produto ecologicamente correto, é usado como jardineiro profissional e apenas como amadores. A julgar pelas suas características, é econômico e de baixo custo (é adequado para uso por até 5 anos, sem perder suas propriedades). Promove o rápido crescimento e desenvolvimento de muitas plantas, o que torna um material universal. Possui propriedades antibacterianas e não permite o desenvolvimento de ervas daninhas. Facilmente reciclável.

Assista ao vídeo: Dicas de misturas e substratos para plantio #26

Pin
Send
Share
Send