Uvas Bazhen: descrição da variedade e recomendações de cuidados

Pin
Send
Share
Send

Até recentemente, as uvas eram consideradas exclusivamente bagas do sul. Mas agora, os criadores criaram variedades e híbridos resistentes ao frio que criam raízes e produzem frutos não apenas na Rússia central, mas também nos Urais, na Sibéria e no Extremo Oriente. Além disso, em termos de sabor e produtividade, eles podem muito bem competir com as variedades comuns de uvas do sul. Bazhena é um híbrido relativamente novo que já conseguiu ganhar popularidade entre produtores amadores.

Como são as uvas Bazhena

A forma híbrida das uvas Bazhen é a conquista do criador amador ucraniano com mais de 20 anos de experiência V.V. Zagorulko Seus "pais" são duas variedades dessa cultura que são muito populares no espaço pós-soviético - Arkady e Zaporozhye Gift. Produzida no início do século XX, a nova variedade rapidamente ganhou popularidade entre os viticultores amadores devido ao seu cuidado despretensioso, aparência apresentável de cachos e sabor de frutas. Eles até lhe deram o apelido de "Milagre Branco".

Bazhena - uvas produzidas por um criador amador

Bazhena - uvas de mesa. As bagas podem ser consumidas frescas, elas também são usadas na produção de vinho e na fabricação de conservas em casa. A variedade tem um aroma característico, graças ao qual compotas, compotas, conservas, vinhos adquirem um sabor que lembra uma maçã ou uma cereja. Depende de quão maduras as bagas estavam. Presente no sabor e acidez picante leve.

As uvas caseiras Bazhene preservam o sabor característico inerente às bagas

Os pincéis de Bazhen são bastante grandes. O peso médio do cluster é de cerca de 0,7 kg. Com tecnologia agrícola adequada e bom clima no verão, esse número pode chegar a 1,5-2 kg e até mais. A prática mostra que quanto maior o pincel, mais bagas nele. Esta é uma carga bastante significativa na videira, por isso é recomendável amarrar os cachos. Em cada sessão, recomenda-se deixar um, no máximo 2-3 pincéis. A videira também é capaz de "retirar" uma grande carga, mas em detrimento da qualidade das bagas. Eles enrugam e encolhem.

A forma do cluster é alongada, semelhante a um cone ou cilindro. Na maioria das vezes, é bastante solto, de modo que as bagas são mais ou menos uniformemente iluminadas pelo sol. As uvas não racham, mesmo se o verão estiver chuvoso, amadurecendo, pode ficar pendurado na videira sem estragar por 2-3 semanas. As mudanças de temperatura não as afetam negativamente.

As escovas das uvas Bazhen são grandes, com o devido cuidado, sua massa ainda está aumentando

O peso médio da baga é de 10 g, as amostras individuais têm entre 15 e 20 G. A forma é ovóide ou cilíndrica (comprimento - 4 cm ou um pouco mais, largura - 2,2-2,5 cm). A pele é fina, de cor verde-leitosa, à medida que amadurece e muda para uma salada amarelada. Externamente, Bazhena é muito semelhante ao Arcadia, mas suas bagas são quase duas vezes maiores. A polpa é muito macia, suculenta, doce. Tem um sabor e aroma inerentes apenas a este híbrido. As qualidades de sabor das uvas pelos profissionais são classificadas como bastante altas - em 4,5 pontos em cinco possíveis.

As bagas das uvas Bazhen parecem bastante apresentáveis, as qualidades de sabor também são altamente cotadas pelos profissionais

A videira é muito alta. Os brotos são poderosos, mas ainda precisam da "ajuda" do jardineiro para segurar as mãos pesadas. As folhas são verdes brilhantes, médias. As flores são bissexuais, a polinização ocorre independentemente. O nível de maturação das videiras é de aproximadamente 80-85%. Para as uvas, este é um excelente indicador. Como regra, não há problemas com a reprodução; as estacas híbridas criam raízes facilmente.

As uvas Bazhen são muito altas, uma videira poderosa deve ser apoiada

Bazhena é uma uva precoce. Demora 100-110 dias para amadurecer as bagas. Na terra natal da variedade (Ucrânia), a colheita é colhida na primeira década de agosto, em regiões com clima mais severo - no final deste mês ou no início de setembro. Apesar de a casca das bagas ser fina, elas toleram bem o transporte e são armazenadas. A primeira frutificação pode ser esperada três anos após o plantio da videira em local permanente.

Bagas de uvas Bazhen toleram bem o transporte, não sofrem condições climáticas adversas

O híbrido tem boa imunidade. Ele não sofre de uma doença tão comum e muito perigosa para a cultura como a podridão cinzenta. A resistência ao oídio e ao oídio também não é ruim - 3,5 pontos em cinco possíveis. Para prevenir a infecção por esses fungos, tratamentos profiláticos são suficientes. Os Bazhena não está particularmente interessado - eles ficam assustados com um sabor específico inerente às bagas. Teremos que lutar principalmente com pássaros. Também uma desvantagem significativa é a tendência de derrotar a filoxera. Não se recomenda que as estacas de Bazheny sejam plantadas em áreas onde o aparecimento desta praga foi observado se menos de 4-5 anos se passaram.

A terra natal de Bazheny é a Ucrânia. A resistência do inverno até -21-24ºС é suficiente para o clima local. Mas a prática mostra que o híbrido sobrevive com sucesso e produz frutos regularmente na maior parte do território da Rússia. Só é necessário fornecer-lhe um abrigo confiável para o inverno. Isto é especialmente verdade para videiras jovens com menos de cinco anos de idade. Outra opção é plantar o caule de Bazheny no estoque de uvas mais resistentes ao gelo. Mas esse procedimento exige que o jardineiro tenha alguma experiência. Também neste caso, o tempo de amadurecimento das bagas pode aumentar.

O alto rendimento das uvas Bazhen torna a variedade interessante não apenas para jardineiros amadores, mas também para quem cultiva em escala industrial

Vídeo: descrição da forma híbrida das uvas Bazhen

Aterragem e preparação para isso

Bazhena, como qualquer outra uva, é uma planta leve e que adora calor. Para a cultura, parcelas bem iluminadas pelo sol são escolhidas. É aconselhável colocá-lo na encosta sul de uma colina suave, mais perto do topo. Categoricamente, qualquer planície não é adequada, onde a água derretida permanece por um longo período na primavera e o restante do tempo o ar frio permanece. Ainda assim, a videira não gosta de rascunhos. Idealmente, a uma certa distância (2-2,5 m) da vinha, deve ser localizada uma barreira natural ou artificial que a proteja das rajadas de vento sem obscurecê-la. É bom se for feito de pedra ou tijolo. O aquecimento durante o dia dará calor à planta à noite.

O local da vinha é escolhido para que o local seja bem aquecido pelo sol e as plantas tenham espaço suficiente para a alimentação

Não há requisitos especiais para a qualidade do solo Bazhen. A terra negra é ideal para as uvas, mas também pode amadurecer em solos relativamente pobres. Ao mesmo tempo, é desejável que o substrato seja leve, passe bem água e ar. O saldo ácido-base é de 5,5 a 7,0. O sistema radicular da planta é poderoso, portanto as águas subterrâneas devem estar localizadas a pelo menos 4-5 m da superfície do solo. Caso contrário, o desenvolvimento de podridão radicular é muito provável.

As videiras de Bazhena são muito altas, portanto deixam pelo menos 5 m entre as plantas durante o plantio. A mesma distância é mantida entre as fileiras de plantios. É ainda melhor aumentá-lo para 6-7 m, se a área do site permitir. As árvores frutíferas mais próximas devem ter pelo menos 5 m de arbustos - cerca de 2 m.

Ao mesmo tempo, deve ser fornecido um local para a instalação da treliça. Caso contrário, as videiras não suportarão a carga. A opção mais simples são tubos de metal ou plástico de pequeno diâmetro enterrados no chão com um fio esticado sobre eles em várias linhas paralelas. O inferior está localizado a uma distância de 50-70 cm da superfície da terra, então - 120-140 cm e 180-220 cm.A altura da treliça permite ajustar a altura do arbusto de uvas, o que facilita muito o cuidado com ela.

Bazhenu pode ser plantado na primavera e no outono. A primeira opção é a única possível para regiões com clima continental. É impossível prever quando as geadas chegarão. E durante o verão, a planta definitivamente terá tempo para se adaptar às novas condições de vida. O momento ideal para o procedimento é a primeira quinzena de maio. Nesse ponto, o ar deve aquecer até um mínimo de 15 ° C e o solo a uma profundidade de cerca de 10 cm - a 10-12 ° C.

O plantio de outono é praticado principalmente na terra natal do híbrido. Passe do início de setembro até meados de outubro. Você precisa ter certeza de que restam pelo menos dois meses antes do frio. Como mostra a prática, a videira plantada na primavera se desenvolve mais rapidamente, mas no outono há uma variedade maior de variedades.

Mudas de uva de dois anos criam melhor as raízes. O material de plantio de qualidade possui raízes cortadas ou brancas, brotos são alface, casca lisa, elástica, de cor uniforme, sem casca e sem rugas, sem manchas que se assemelham a mofo ou podridão. Certifique-se de ter vários brotos de crescimento que não devem cair quando tocados. As mudas são compradas exclusivamente em lojas especializadas, viveiros e outros locais confiáveis. Somente neste caso a qualidade do material de plantio pode ser garantida.

As mudas de uva são compradas apenas de fornecedores confiáveis

Um poço de aterrissagem é preparado pelo menos 3-4 semanas antes do procedimento planejado. E com o plantio da primavera - em geral a partir do outono. O sistema radicular de Bazheny é poderoso, a profundidade ideal é de 80 a 90 cm. O diâmetro é aproximadamente o mesmo. Às vezes, jardineiros amadores plantam uvas em trincheiras com cerca de 50 cm de profundidade, mas essa opção raramente é praticada.

Preparando o poço de aterrissagem da seguinte maneira. Uma camada de drenagem de pelo menos 10 cm de espessura é necessária na parte inferior.O material adequado é argila expandida, fragmentos de argila, seixos, tijolos quebrados e assim por diante. Você também precisa se lembrar de cavar um tubo de plástico de pequeno diâmetro - através dele a planta receberá água. Este é o método ideal para regar as uvas. O comprimento do tubo deve ser tal que, depois de encher o poço, sobressaia 10-15 cm acima da superfície do solo.

Uma camada de drenagem é obrigatória no fundo do poço de aterrissagem das uvas, para que a água não fique estagnada nas raízes

Cerca de 10 cm de solo fértil e encharcado são derramados no fundo do poço, de cima - aproximadamente a mesma mistura de húmus e migalhas de turfa (1: 1) com a adição de 120-150 g de superfosfato simples, 80-100 g de fertilizante de potássio sem cloro e 150-200 g de dolomita farinha. Isso precisa ser repetido novamente e encha o "bolo de camadas" resultante com solo comum. Em seguida, 50-70 litros de água morna são despejados no poço e deixados, cobertos com qualquer material à prova d'água. A fertilização mineral pode ser substituída por cinzas de madeira (aproximadamente 0,5 l). Um substrato arenoso muito leve é ​​misturado com argila em pó; areia grossa é adicionada ao solo pesado.

Húmus - um remédio natural para aumentar a fertilidade do solo

O procedimento para plantar mudas de uva no próprio solo não difere em complexidade:

  1. Um dia antes do procedimento, as mudas são removidas dos recipientes, examinadas e as raízes saudáveis ​​são encurtadas em cerca de 3-4 cm. Seu comprimento não deve exceder 15 a 18 cm, secos e enegrecidos cortados completamente. Em seguida, são embebidos em uma solução de qualquer bioestimulante com a adição de vários cristais de permanganato de potássio. Você pode usar os preparados comprados na loja (Epin, humato de potássio, zircão) e remédios populares (suco de aloe, mel, ácido succínico). Isso é necessário para fortalecer a imunidade da planta, desinfecção e prevenção de doenças fúngicas.
  2. 3-4 horas antes do plantio, as raízes são mergulhadas em polpa de argila em pó diluída em água com a adição de qualquer fertilizante à base de vermicomposto (5-7 ml por litro). Por consistência, essa massa deve se parecer com um creme azedo não muito grosso. Eles lhe dão tempo para secar.
  3. Cerca de uma hora antes do plantio, o solo no poço é abundantemente regado. Quando a umidade é absorvida, um pequeno monte é formado na parte inferior. A muda é colocada no topo, espalhando as raízes para que elas sejam direcionadas para baixo e não grudando nas laterais. Deve ser inclinado em um ângulo de 40-45º. Uma exceção são estacas de até 25 cm de comprimento, colocadas verticalmente. O "calcanhar" da raiz é orientado para o sul, os botões de crescimento são orientados para o norte.
  4. O poço é gradualmente preenchido com o solo, preenchendo-o com pequenas porções. As mudas devem ser sacudidas periodicamente e a terra - compactada cuidadosamente com as mãos para evitar a formação de "bolsas" de ar. No processo, certifique-se de não adormecer no pescoço da raiz. Ele deve estar localizado 5-7 cm acima do solo.
  5. Depois de adormecer até o fim, o solo volta a ser bem compactado. Uvas abundantemente (30-40 l) regadas. Quando a água é absorvida, o círculo próximo ao tronco com um diâmetro de cerca de 60 cm é coberto com lascas de turfa, serragem fina, húmus e grama recém-cortada. Você também pode apertá-lo com filme plástico preto. Os rebentos existentes são encurtados, deixando 3-4 botões de crescimento. Até a muda começar a crescer, é coberta com uma garrafa de plástico cortada.

O plantio de uvas no solo difere pouco de um procedimento semelhante para outras mudas

Vídeo: como plantar mudas de uva

Recomendações sobre cuidados com as culturas

As uvas Bazhen são relativamente despretensiosas. Esta é uma das suas vantagens indubitáveis. No entanto, é impossível obter uma colheita abundante sem os devidos cuidados. Não há nada de particularmente complicado na tecnologia agrícola das uvas, mas você precisa primeiro estudar as recomendações para o cultivo.

Rega

Bazhena, como qualquer outra uva, adora umidade. Especialmente na rega regular, são necessárias videiras jovens que não suportam. A melhor maneira é através de tubos de plástico cavados no solo. A rega por gota não permite que o solo seja molhado o suficiente, a aspersão deve ser evitada devido ao fato de que gotas que caem nas folhas podem provocar o desenvolvimento de podridão. Na falta de viabilidade técnica, a água é derramada nas ranhuras anulares, a mais próxima delas localizada a pelo menos 50 cm da base da broca.

Pela primeira vez em uma estação, as uvas são regadas assim que o abrigo de inverno é finalmente removido. 40-50 l de água são consumidos por planta. Você pode adicionar cerca de 0,5 l de cinza de madeira peneirada. Em seguida, o procedimento é realizado 10 a 12 dias antes da floração e imediatamente após.

Se você usar água fria pela primeira vez, isso desacelerará um pouco o "despertar" das uvas da "hibernação" do inverno; consequentemente, o risco de que a planta caia sob as geadas de retorno da primavera diminuirá. A água morna, ao contrário, estimula os brotos de crescimento a florescer mais rapidamente.

Assim que as bagas começam a adquirir um tom típico para a variedade, a rega é interrompida. A última vez que as uvas são regadas é apenas uma semana antes do abrigo para o inverno, se o outono estiver seco e quente. É realizada a chamada irrigação que carrega a umidade, gastando 70-80 litros de água por planta.

As videiras jovens são regadas de uma maneira diferente. Nas primeiras 2 ou 3 estações do ano após o plantio, o solo é umedecido semanalmente, gastando de 5 a 20 litros de água por planta, dependendo da temperatura externa. A melhor hora para isso é a noite após o pôr do sol. Você pode se concentrar na grama no círculo do tronco. Se começar a secar, é hora de molhar as uvas.

Molhe as uvas para molhar o solo a uma profundidade suficiente, o sistema radicular da planta é poderoso e desenvolvido

Após 1-1,5 meses, em meados do verão, os intervalos entre a rega são dobrados. Até o final de agosto, eles são parados por completo, a planta é dispensada com precipitação natural. Para realizar a irrigação com carga de água ou não, o jardineiro decide por conta própria, concentrando-se em como o outono estava chuvoso.

Qualquer uva possui um poderoso sistema radicular desenvolvido. As raízes entram no solo pelo menos 5 a 6 m, portanto, a planta tolera a seca muito melhor do que o excesso de umidade. O solo azedo que não tem tempo para secar pode muito bem provocar o desenvolvimento da podridão das raízes. A pior coisa que um jardineiro pode fazer é regar as videiras de uma mangueira ou regador, com moderação, mas com muita frequência.

Cada vez após a rega, o solo é afrouxado. Se necessário, renove a camada de cobertura. É estritamente proibido regar as uvas imediatamente antes e durante a floração. Os botões disso são muito chuvosos. Além disso, não é realizado logo antes da colheita planejada. As bagas podem rachar, a carne ficará aquosa e o sabor não será tão pronunciado. A água para irrigação deve ser aquecida, mas com moderação. Muito frio inibe o crescimento de videiras, quente - estimula a planta a formar ativamente uma massa verde.

Aplicação de fertilizantes

Fertilizantes introduzidos no poço durante o plantio, a videira será suficiente para as próximas 3-4 temporadas. No futuro, quatro suplementos por ano são suficientes para a planta. A variedade Bazhena responde positivamente aos fertilizantes minerais e orgânicos naturais, para que possam ser alternados.

Os fertilizantes são aplicados pela primeira vez na forma seca. Uma mistura de 40-50 g de superfosfato simples, 30-40 g de uréia e 20-30 g de sulfato de potássio é incorporada em sulcos de 25 a 30 cm de profundidade, feitos a uma distância de cerca de 0,5 m da base dos brotos. Então eles precisam ser polvilhados com húmus ou apenas solo fértil.

O segundo curativo é uma infusão de esterco fresco, fezes de frango, folhas de urtiga ou dente de leão. Prepare por 3-4 dias em um recipiente sob uma tampa fechada. Antes de usar, filtre e dilua com água na proporção de 1:10 ou 1:15, se houver excremento. 10 l são suficientes para uma planta. Execute o procedimento 7-10 dias antes da floração. Depois disso, os fertilizantes contendo nitrogênio não contribuem mais. Seu excesso estimula a videira a formar uma massa verde em detrimento do amadurecimento da fruta.

A infusão de urtiga contém nitrogênio e outros macroelementos necessários para o desenvolvimento de cinzas de uva

Assim que os frutos atingem o tamanho de uma ervilha, o penúltimo molho é realizado. Os fertilizantes potassa (20-30 g) e fosfórico (40-50 g) são distribuídos sob plantas na forma seca ou diluídos em 10 l de água. É repetido 15-20 dias antes da colheita.

Um mês após a frutificação, uma vez a cada 2-3 anos, húmus (cerca de 50 l) e cinzas peneiradas (jarro de três litros) são distribuídos no círculo próximo ao tronco. Imediatamente após isso, o substrato deve ser profundamente afrouxado ou desenterrado.

A cinza de madeira é uma fonte natural de fósforo e potássio

Além de nitrogênio, fósforo e potássio, Bazhena também precisa de outros oligoelementos. Você pode preparar independentemente uma solução para a pulverização, diluindo em um litro de água 1-2 g de permanganato de potássio, ácido bórico, sulfato de cobre ou sulfato de zinco. Se a videira crescer em solo arenoso, adicione uma gota de iodo.

Fertilizantes complexos também são adequados (Florovit, Novofert, Plantafol, Aquarin, Master, Argamassa, Kemira-Lux). A pulverização é realizada exclusivamente em clima calmo e sem nuvens, para que as gotas de água restantes nas folhas não causem queimaduras solares. Jardineiros experientes recomendam adicionar cerca de 50 g de açúcar granulado por litro da solução final, para que o produto seja melhor absorvido. E qualquer óleo vegetal ou glicerina (cerca de 30 ml por litro) retardará a evaporação.

Novofert, como outros fertilizantes complexos, é usado na alimentação foliar de uvas

A cobertura foliar em agosto é excluída. Provocam a formação de novos rebentos, que não têm tempo suficiente para ficarem mais fortes antes da geada e certamente morrerão assim que a temperatura cair um pouco abaixo de 0ºС.

Qualquer que seja a nutrição, é importante observar rigorosamente a dosagem do medicamento recomendado pelo fabricante. O excesso de fertilizante para as uvas é muito pior que seu déficit. Frequentemente, é isso que leva ao fato de que os clusters não se formam.

Formação de videira

Bazhen uva híbrido é muito alto, brotos amadurecem bem. Nesse caso, mais escovas são formadas nas videiras do que a planta pode "alimentar". Portanto, a carga deve ser padronizada, deixando em cada sessão um máximo de 2-3 clusters. Deve-se notar que, em enteados de segunda ordem, a colheita não é formada em princípio; portanto, elas são removidas. Mas, ao mesmo tempo, os primeiros brotos são capazes de dar frutos.

Nas uvas da variedade Bazhena, mesmo os brotos mais baixos são capazes de dar frutos

Corte quaisquer brotos de uvas não ao ponto de crescer, mas deixe "tocos" com 2-3 cm de altura.O dano não cura, mas seca. Então a videira é menos ferida. As fatias são feitas o mais uniforme possível, sem "quebrar" a madeira, em um único movimento. Oriente-os para que sejam "direcionados" para dentro do mato.

Para uvas de poda, use apenas ferramentas afiadas e higienizadas

A maior parte do trabalho de poda das uvas é adiada até o outono, quando a planta já está "hibernando", o fluxo de seiva praticamente pára. Você precisa esperar até que todas as folhas caiam, mas a temperatura durante o dia deve ser positiva. À noite, são permitidas geadas até -3-5ºС. Então os galhos se tornarão muito frágeis. Se você encurtar as mudas na primavera, muitas das chamadas mudas são liberadas, ela literalmente preenche os brotos de crescimento, que azedam e podem até apodrecer.

Portanto, na primavera, apenas os brotos que se decompõem sob o peso da neve ou congelam são removidos. Durante o verão, folhas cortadas sem sucesso são cortadas, sombreando os cachos, e enteados são cortados, o que certamente não dará frutos. Partes da planta afetada por doenças e pragas são removidas imediatamente.

Assim que os rebentos atingem o fio inferior do suporte, eles são dobrados e amarrados a ele suavemente, depositando fibra ou outro material macio para que as videiras não se desgastem. Faça o mesmo com todos os brotos novos. Ao mesmo tempo, eles não estão amarrados no final do ramo, mas o local é fixo entre o segundo e o terceiro brotos de crescimento acima.

A poda das uvas no outono é realizada em duas etapas. Imediatamente após a frutificação, eles se livram dos brotos deformados e fracos. Quando a folhagem cai completamente, nas plantas jovens será necessário deixar de 3 a 8 das videiras mais desenvolvidas e poderosas.

Nos arbustos de frutificação de adultos, as uvas são um pouco mais complicadas. Eles necessariamente removem todo o crescimento que se formou na haste abaixo do nível do primeiro fio. Nas filmagens deste ano, que já cresceram para o segundo, todos os enteados laterais são cortados. Eles também precisam ser encurtados em cerca de 10%.

Em seguida, em cada planta no nível do primeiro fio, é necessário escolher dois brotos com um diâmetro de 1-1,5 cm, localizados aproximadamente um em frente ao outro. O que cresce mais baixo é cortado, deixando 3-4 brotos de crescimento, formando um broto de substituição. Na segunda licença 10-12 "olhos", será uma nova flecha de fruta. Na próxima temporada, mais dois brotos são escolhidos, e assim por diante, até o número chegar a 8 a 10 peças. Este é o chamado padrão de leque da formação da videira. Para manter a configuração desejada, verifique se as mangas internas são mais curtas que as externas. Os rebentos antigos, sem frutificação, são eliminados gradualmente, cortando-os para o nível de 2-3 brotos de crescimento a cada 5-8 anos.

A maneira mais fácil de formar uma videira é uma configuração de ventilador

Vídeo: recomendações para a formação de uma configuração de ventilador da vinha

Preparando a planta para o inverno

A baixa resistência ao gelo é talvez a única desvantagem significativa das uvas Bazhen. Portanto, abrigo para o inverno é obrigatório para ele.

Primeiro execute o chamado katarovka. Ao redor da base da videira, eles criam um sulco com cerca de 20 cm de profundidade.Todas as raízes finas que são capturadas são cortadas na raiz principal. As “feridas” são polvilhadas com cinzas de madeira, giz triturado ou carvão ativado, a ranhura é coberta com areia fina. No círculo próximo ao tronco, a camada de cobertura morta (melhor de turfa ou húmus) é renovada, elevando sua espessura na base do tronco para 20-25 cm.

Após a poda do outono, as trepadeiras são desagrupadas do suporte, dispostas no chão, se necessário, são presas com grampos de madeira ou arame e cobertas com folhas, folhas, serragem, aparas de madeira, lapnik. É aconselhável adicionar vários ramos de sabugueiro, seu cheiro assusta os roedores. Em seguida, as videiras são embrulhadas em várias peças com estopa, panos, lonas, lutrasil, palbond e outros materiais respiráveis. De cima, assim que cai neve suficiente, um monte de neve é ​​jogado. Durante o inverno, ele assenta, por isso precisará ser renovado 2-3 vezes, enquanto quebra a crosta dura da infusão na superfície.

A videira de Bazhene deve ser protegida do frio, mesmo que o clima na região não seja particularmente severo

Retire o abrigo não antes que o ar aqueça até 5ºС. Se houver dúvidas razoáveis ​​de que ainda sejam possíveis geadas de mola, primeiro vários furos de ventilação podem ser feitos no material. Outra maneira de proteger a videira do frio é pulverizar Epin diluído em água fria. Se você realizar o procedimento alguns dias antes das geadas esperadas, o efeito durará nos próximos 8 a 10 dias.

Não há necessidade de se apressar para remover o abrigo da videira, o ar deve aquecer o suficiente

Vídeo: como preparar adequadamente a videira para o inverno

Doenças, pragas e seu controle

As uvas Bazhen se distinguem pela boa imunidade. Portanto, raramente sofre de doenças fúngicas típicas da cultura, mas nunca de podridão cinzenta. Para evitar a infecção, tratamentos preventivos são suficientes. Você pode usar medicamentos antigos comprovadamente eficazes (líquido de Bordeaux, sulfato de cobre) e produtos modernos à base de cobre (Horus, Skor, Topaz, Kuprozan). Os fungicidas de origem biológica - Alirin-B, Baikal-EM, Bayleton, Ridomil-Gold - causam o menor dano aos desembarques. O uso de outros meios é excluído 20 a 25 dias antes da colheita e é limitado durante a floração.

Líquido de Bordeaux - um fungicida comprovado que pode ser comprado ou produzido independentemente

Pela primeira vez, as uvas e o solo do jardim são pulverizados para prevenção quando a videira aumenta em cerca de 10 cm (4-5 folhas novas). O segundo tratamento é realizado com botões não abertos, o terceiro - quando os frutos atingem o tamanho de uma ervilha. É aconselhável trocar os medicamentos regularmente.

Vespas não favorecem particularmente esta uva. Eles são desencorajados pelo sabor específico inerente à polpa das bagas. No entanto, é aconselhável destruir as colmeias que estão na horta e combater os insetos com a ajuda de feromônios especiais ou armadilhas caseiras (recipientes cheios de mel, geléia, xarope de açúcar diluído em água).

Uma grade com pequenas células é a única maneira confiável de impedir que os pássaros cheguem às uvas

Mas os pássaros para Bazhen não passam. Para proteger a colheita de danos, você precisa jogar uma malha fina de malha fina nas videiras. Ou você pode "empacotar" dessa maneira cada grupo separadamente. Esta é a única maneira verdadeiramente confiável de proteger as uvas. Todos os outros métodos (animais empalhados, chocalhos, fitas brilhantes, repelentes de luz e som) produzem apenas um efeito a curto prazo. Dentro de alguns dias, os pássaros percebem que objetos de aparência terrível são incapazes de causar algum dano real a eles e depois não prestam atenção a eles.

As aves são capazes de privar o jardineiro de uma parte significativa da colheita da uva

A praga mais perigosa para Bazhen é o pulgão da uva ou a filoxera. Existem duas de suas variedades - folha e raiz. No primeiro caso, pequenos insetos amarelo-esverdeados se apegam literalmente a folhas jovens, brotos, brotos, ovários de frutas. No segundo, a praga assenta na base dos brotos. Larvas e adultos se alimentam de substâncias orgânicas contidas nos tecidos. Nesse caso, o metabolismo normal é perturbado, as áreas afetadas são deformadas, inchadas, descoloram gradualmente e secam.

A filoxera foliar é fácil de identificar pelo inchaço característico nas folhas das uvas

Uma planta fortemente afetada pela filoxera foliar é imediatamente arrancada e queimada o mais rápido possível. Nos próximos 4-5 anos, as uvas não podem ser plantadas não apenas neste local, mas também dentro de um raio de 30 m. A remoção da filoxera radicular é ainda mais difícil, portanto o período de “quarentena” pode se estender por 10 a 15 anos.

Quando a filoxera da raiz é detectada, a videira é arrancada imediatamente, é muito difícil se livrar dessa praga

Isso indica que atenção especial deve ser dada à prevenção. Um remédio popular eficaz é a salsa, plantada entre fileiras e ao redor do perímetro da vinha. Os brotos e plantas não florescentes na segunda fase foliar são tratados com uma solução de Actellic, Fozalon, Kinmix, Confidor. O terceiro tratamento é realizado quando aparecem 10 a 12 novas folhas. Mas essas drogas destroem apenas adultos sem prejudicar as larvas e os ovos. Se forem detectadas pragas, é utilizado o BI-58, Zolon, seguindo cuidadosamente as recomendações do fabricante em relação à frequência de tratamentos e dosagem.

A prática mostra que o cheiro da salsa desencoraja efetivamente a filoxera do plantio de uvas

Gardeners comentários

Bazhena - forma híbrida de mesa de criação de uvas V.V. Zagorulko. Vinha vigorosa, amadurecimento precoce (110-115 dias). O cacho é grande, de 1 a 2 kg, a baga é branca, alongada, de forma bonita, pesando até 20 G. O sabor é harmonioso e agradável, possui um aroma varietal. A polpa é densa, suculenta com uma trituração. É bem polinizado. A baga pode ficar pendurada na vinha por muito tempo, sem perder o sabor. A resistência a doenças é média (3-3,5 pontos), resistência ao gelo até -21ºС. O amadurecimento dos brotos é bom, a carga puxa bem, as estacas enraízam bem. Uvas de alto rendimento e alta qualidade.

Nadezhda NV

//vinforum.ru/index.php?topic=257.0

Em nossa vinha, Bazhena amadurece uma semana e meia mais cedo que Arcádia. Os arbustos são fortes. A flor é bissexual. O cacho é grande, cônico ou cilíndrico, às vezes ramificado, de média densidade. A massa média do cacho é de 700 g, o máximo - até 1,5 kg. Bagas, amarelas, grandes. O sabor da polpa é harmonioso; com maturação completa, há leves tons de frutas, de cereja a maçã, dependendo do acúmulo de açúcar durante o amadurecimento. A polpa é suculenta, a pele das bagas não é sentida, o açúcar está aumentando, como uma variedade de Arcádia. Por tamanho de berry: Arcadia é metade do tamanho de bagas Bazheni em nossa vinha. Eu não diria que Bazhena não é capaz de puxar a carga ... Fácil! Não é inferior ao Arcadia em nada. Ela trabalhará como um cavalo, e existe potencial para esse formulário. Nosso arbusto do autor já tem 5 anos. A videira é poderosa, em brotos houve 3-4 inflorescências, restando duas no ano passado. A videira puxou a carga, mas em detrimento da polpa, fiquei muito satisfeito com o resultado. As bagas eram apenas uma visão para os olhos doloridos! E a polpa é densa com pele facilmente rasgada e comestível. Obviamente, deixarei as uvas pendurarem um pouco mais, porque o teor de açúcar da polpa é de apenas 15 a 16%, mas são muito grandes e simplesmente atraem a atenção: cada hóspede pede que corte.

Fursa Irina Ivanovna

//vinforum.ru/index.php?topic=257.0

Bazhena apenas me impressionou com o visual e o sabor. A baga é muito grande, densa, com uma trituração, é difícil encontrar algumas sementes pequenas em uma baga tão grande que a pele é muito fina e invisível quando consumida. Eu fiquei com muito açúcar no meu site. Claro, ainda não há carga, mas espero que seja. Minha força de crescimento é média, no momento existem duas videiras de três metros de altura e 10 cm de diâmetro e amadurecem mais da metade. É verdade que não gosto muito dessa forma de aglomerado, que me parece mais uma bola, mas o tamanho das bagas e a excelente aparência, combinadas com bom gosto, tornam os aglomerados de bazheni muito atraentes.

Vlad uva

//vinforum.ru/index.php?topic=257.0

Alguém pode não gostar de uvas Bazhen. Não sei por que, eles a criticam principalmente por seu gosto fraco. Eu gosto - é muito macio, sem aromas estranhos, e se você levar em conta o período de amadurecimento precoce e o tamanho das bagas que surpreendem a todos (talvez para este período praticamente não haja concorrentes em tamanho), essa geralmente é uma variedade única. Além disso, os aglomerados estão quase no chão e não há sinais de doenças fúngicas; no entanto, não existem.

Evgeny Polyanin

//vinforum.ru/index.php?topic=257.0

No começo, ele queria remover Bazhen por causa de seu gosto inexpressivo e depois mudou de idéia. A videira é livre de problemas, não doente. Meu crescimento não é particularmente forte, mas a carga puxa corretamente, amadurece bem. Isso ocupa um pouco de espaço e a colheita não é ruim. Eu o mantenho até que amadureça completamente, depois ele se dispersa bem entre parentes (eu não conduzo uvas para o mercado, apenas as distribuo para meus parentes e trato meus amigos e vizinhos, e deixo o excesso ir para vinho ou suco).

Vladimir

//vinforum.ru/index.php?topic=257.0

Bazhena, nas minhas condições, amadurece até 20 de agosto, corta os cachos com uma tesoura (retira parte das frutas na fase da ervilha) e encurta os cachos para amadurecer de maneira mais uniforme. Aguentou chuvas prolongadas sem bacalhau.

Tatyana Kitaeva

//lozavrn.ru/index.php?topic=297.0

A baga de Bazhena é muito grande. No site, não muito tempo atrás, mostra-se nada mal: uma baga muito grande, lindos cachos. Bom rendimento.

Pioneer 2

//lozavrn.ru/index.php?topic=297.0

Minha Bazhena não quer crescer por dois anos no mesmo estado. Apenas 50 cm de crescimento.

Vadim

//lozavrn.ru/index.php?topic=297.0

Bush Bazheny quarto ano. No segundo ano, deixei duas luzes de sinalização; no ano passado, as uvas foram severamente danificadas por duas geadas de primavera; nesse inverno, passei muito mal. Mas não houve colheita. Parece muito bonito, apesar da cor esverdeada incomum. Dizem que, se os cachos são bem iluminados pelo sol, as bagas ficam um pouco amarelas. Mas é impossível colher folhas cedo nos cachos - as bagas sofrem queimaduras solares. Ela trabalhou um pouco com uma tesoura na fase da ervilha, mas era necessário afinar os cachos mais fortes, eles se mostraram mais densos. O sabor é médio, pode ser melhor, mas você não pode chamá-lo de ruim, como costumam dizer.

Alchevsk Natalya

//www.sadiba.com.ua/forum/showthread.php?p=861202

Também estou muito satisfeito com Bazhena. Recolhe bem o açúcar, não há rachaduras de bagas, não se desfaz, pode pendurar-se em um arbusto após o amadurecimento.

Valeryf

//www.xn--7sbabggic4ag6ardffh1a8y.xn--p1ai/forum/viewtopic.php?p=6747

As uvas Bazhen apareceram em domínio público no início do século XX. Jardineiros amadores rapidamente apreciaram a novidade da seleção. O híbrido deve sua popularidade à relativa despretensão de partida, resistência a doenças, típica da cultura, produtividade e sabor das bagas. Uma desvantagem relativa não é a resistência à geada muito alta, mas esse problema pode ser resolvido através da construção de um abrigo para o inverno. Como mostra a prática, a planta sobrevive com sucesso em regiões com clima temperado.

Pin
Send
Share
Send