Limão em vaso: segredos de cultivo

Pin
Send
Share
Send

Limões amarelos brilhantes e perfumados contra um fundo de folhas verdes escuras irão decorar o espaço mais simples de casa ou escritório. É geralmente aceito que os limões crescem apenas no jardim. No entanto, muitas variedades de cultura interna deste citros são conhecidas hoje. Cultivar um limão em casa não é muito fácil. Mas, como resultado, a árvore, cercada de atenção e cuidado, trará alegria à beleza das flores brancas como a neve e trará deliciosos frutos aromáticos.

Crescendo limão em casa

O limão é uma cultura do sul, temperamental, adora a abundância de luz solar e calor. Como a maioria das frutas cítricas, cresce principalmente nos subtrópicos da costa do Mar Negro, no Cáucaso, nos países do Mediterrâneo e do Sudeste Asiático. E os habitantes das regiões mais setentrionais só sonham em cultivar frutas brilhantes e perfumadas em seus jardins. Felizmente, resolver esse problema não é tão difícil no momento. Variedades de limões projetadas para cultivo em estufas e estufas aquecidas foram desenvolvidas. Eles podem ser cultivados com sucesso em condições internas.

Galeria de fotos: variedades de limão da cultura da casa

Obviamente, você terá que fazer alguns esforços, ser paciente e obter conhecimentos relevantes. Afinal, o limão exige a criação de condições confortáveis ​​e, por si só, sem satisfazer suas necessidades imediatas, não cresce. Mas o resultado de esforços e trabalhos será uma árvore de férias, perfumada e lindamente florescente, surpreendente e agradável com seus frutos.

As tentativas de cultivar uma planta de casa, sem o apoio de conhecimentos e cuidados, estão fadadas ao fracasso! E, pelo contrário, os limões caseiros respondem com gratidão aos cuidados adequados com boa floração e frutificação.

V.V. Dadykin, engenheiro agrônomo, Moscou

Gardens of Russia Magazine, Edição 1, Janeiro de 2011

Um quarto de limão pode florescer e dar frutos de uma a quatro vezes por ano, preenchendo o espaço circundante com um aroma delicado e encantando os olhos com delicadas flores brancas

Características do cultivo de limão a partir de sementes

Se você pretende cultivar uma casa de limão, a maneira mais fácil de obter uma árvore adulta em uma loja de flores. Mas deve-se ter em mente que foi cultivada em estufa, o que nem sempre é possível fornecer a planta em um apartamento na cidade ou em uma casa particular. É muito mais interessante cultivar limão você mesmo. A árvore frutífera corresponderá aos seus gostos e condições de sua casa e, depois de um certo tempo, florescerá e dará frutos maravilhosos.

Do seu limão caseiro, você pode obter as frutas mais frescas, deliciosas e perfumadas.

Existem várias opções para o cultivo de mudas de limão em casa: de sementes, de estacas e também de raízes. O método mais eficaz e de curto prazo é cultivar uma muda de uma haste semilignificada retirada de citros adultos. Nesse caso, a primeira colheita pode ser obtida já no terceiro ano de vida da planta, ou seja, 2 anos antes do que seu irmão, que cresceu fora da pedra. No entanto, nem sempre é possível encontrar ou comprar mudas de uma variedade adequada. Nesse caso, eles escolhem a maneira mais simples e acessível - cultivar limão a partir de sementes, quando após um ano e meio ou dois você pode obter uma árvore muito atraente com folhas de couro verde-escuras e brilhantes. A única desvantagem, porém muito grande, ao cultivar limão a partir da semente é que essa árvore não começará a dar frutos naturalmente em 8 a 12 anos. Existem muitas maneiras de fazer uma colheita de limão mais cedo. Uma delas é aumentar o estoque de um osso e depois ser vacinada com um broto por um olho ou um corte em uma fenda de uma planta frutífera.

O período mais favorável para o plantio de sementes é o final da primavera - o início do verão (abril-junho). Neste momento, as horas de luz do dia já duram de 15 a 18 horas (os limões precisam dela por pelo menos 12 horas) e mantêm uma temperatura positiva do ar estável, ou seja, não há necessidade de iluminação adicional de mudas e o ar seco na sala devido ao funcionamento do aquecimento central é excluído.

Preparando sementes de limão para plantio

Tendo decidido a variedade de limão para o cultivo, eles escolhem a fruta mais madura, grande e saudável. Dependendo da variedade inicial de citros, as sementes podem variar de 6 a 20 peças. Para o plantio, é preciso levar duas dúzias de sementes, levando em consideração o fato de que algumas delas não brotam. Acredita-se que é melhor colher sementes de uma fruta recém-cortada para o plantio. Eles devem ser grandes, ovais regulares, sem danos. Os ossos secos também podem ser utilizados, mas sua germinação não é garantida. Para acelerar o processo de germinação adicional, recomenda-se pré-embeber os ossos secos por 10 a 12 horas em uma solução nutritiva de preparações de Kornevin ou Zircon.

Para limpar os ossos de limão da polpa e do suco, eles devem ser lavados em uma pequena quantidade de água fervida quente e levemente secos em um guardanapo.

Plantando sementes de limão

Antes de plantar as sementes, você deve primeiro preparar os recipientes para o plantio e o solo. Para germinar sementes, você pode usar qualquer recipiente de tamanho pequeno adequado (copos plásticos, recipientes para alimentos com tampa, pratos ou pequenos potes de cerâmica). Cada tanque usado deve ter aberturas no fundo para drenar a água da irrigação. É aconselhável comprar solo preparado para futuras mudas (limão, para cítricos, etc.), pois contém todos os componentes necessários para os cítricos jovens em uma proporção ideal. Se não for possível usar o solo acabado, você pode fazer isso sozinho, absorvendo quantidades iguais de solo e húmus do jardim e adicionando areia do rio em uma quantidade de cerca de 1/3 da massa total do solo. A mistura pronta do solo deve estar solta, leve e porosa. Para um afrouxamento adicional, dependendo da densidade do solo original, um pouco de vermiculita pode ser adicionado ao solo (de acordo com as instruções).

No fundo do vaso de flores, você precisa drenar seixos, cascalho fino ou argila expandida, preenchê-lo com solo preparado a partir do topo, sem atingir as bordas de 2-3 cm

O plantio de sementes de limão é o seguinte:

  1. Umedeça o solo em uma panela, pulverizando com água morna de um frasco de spray.
  2. Espalhe os ossos preparados sobre a superfície, aprofundando-os em 1-1,5 cm.

    Em solo úmido, faça recuos e coloque sementes de limão neles

  3. Polvilhe os poços com 1 cm de solo seco.
  4. Após o plantio, umedeça levemente o solo com spray e coloque a panela em um local quente e iluminado.
  5. A melhor temperatura para germinação de sementes + 18-22C. Para manter a umidade e a temperatura constantes na superfície do solo, o vaso deve ser bem coberto com filme plástico, polietileno ou tampa transparente.
  6. As culturas precisam ser exibidas diariamente, abrindo um filme ou uma capa por 1-2 minutos. Com o advento dos primeiros brotos, o tempo de arejamento é aumentado gradualmente para 10 minutos.

    As primeiras mudas de mudas de limão aparecem cerca de um mês após o plantio das sementes no solo

  7. Uma vez a cada dois ou três dias, as mudas devem ser pulverizadas com água morna e morna; é recomendável fazer isso durante a ventilação.

Com as primeiras folhas aparecendo em pequenas mudas de limão, o filme pode ser removido da panela

Uma das principais condições para o desenvolvimento normal das culturas cítricas é a luz. Os limões precisam de doze horas de luz do dia. Portanto, os recipientes com mudas devem ser colocados em uma janela com a melhor iluminação, com orientação ideal para o sul ou sudoeste. No verão, a partir do sol, as plantas precisam ser sombreadas com uma cortina de luz ou rede. E no outono-inverno, do final de outubro a fevereiro, recomenda-se ligar lâmpadas fluorescentes poderosas ou phytolamps com um espectro especial (tipo Reflex) diariamente nas imediações de limões. Iluminação adicional deve ser realizada por pelo menos 6 horas.

Com muita luz do dia e ar, o limão cresce saudável e forte, de modo que a panela deve ser colocada perto do copo

Lemon reage negativamente ao movimento e mudança de orientação em relação à janela. Você não deve torcer e mover o vaso com uma árvore, especialmente quando ela floresce e está prestes a dar frutos, porque limão pode perder frutas.

Quero compartilhar minha própria experiência com a germinação de sementes de limão. Na primavera passada, depois de assistir a um vídeo sobre o método de plantar limão com sementes nuas (sem casca), decidi realizar meu experimento. Eu havia coletado várias sementes de limão para plantar. Plantei uma parte das sementes (10 peças) da maneira geralmente aceita - em uma casca. E com outras dez sementes, tirei a casca, depois de umedecê-las com água e cortar cuidadosamente a superfície. Dobrei várias camadas de gaze na forma de um sanduíche, umedecido em uma solução de Kornevin e coloquei as sementes nuas resultantes no interior. Gaze com sementes colocadas em um recipiente de plástico plano e identificadas no peitoril da janela sul. Para germinar as sementes na casca, eu não usei recipientes, mas comprimidos de turfa. Coloquei um osso em cada comprimido encharcado de água, coloquei os comprimidos em uma caixa transparente bem fechada e coloquei no mesmo peitoril da janela ensolarada. O calor recebido do sol por 6-7 horas foi suficiente para aquecer as plantações, e o fechamento apertado das caixas lhes proporcionava umidade constante. Após 5 dias, pequenos brotos brancos eclodem em seis em cada dez sementes nuas e, nos próximos dois a três dias, todos tiveram brotos. Plantei as sementes germinadas, uma de cada vez, em pequenas xícaras descartáveis ​​cheias de limão. As sementes nas pastilhas de turfa brotaram por três semanas; depois, juntamente com as pastilhas, transplantei as mudas em copos plásticos com solo nutritivo. No futuro, ela cuidava de todas as mudas da maneira usual. Como resultado, após um mês e meio, todas as dez mudas cultivadas a partir de sementes nuas tinham em média 15 cm de altura, tinham 3-4 folhas verdes brilhantes reais e pareciam completamente felizes. Seis mudas sobreviveram do segundo lote, as demais murcham gradualmente. No desenvolvimento, eles ficaram atrás de seus colegas por cerca de duas semanas, embora o cuidado com todas as plantas fosse o mesmo. Ao longo do ano, as mudas se estabilizaram um pouco no desenvolvimento e agora são maravilhosas e jovens capim-limão que estão esperando - elas não esperam que as vacinas se tornem verdadeiros limões frutíferos.

Vídeo: cultivo de limão a partir de sementes

Transplante e transbordo de limão para ambiente interno

No processo de crescimento e desenvolvimento, as mudas e, mais tarde, as mudas de limão requerem cada vez mais espaço para o sistema radicular. Quando as raízes da planta preenchem completamente todo o recipiente em que é cultivada, ela deve ser transplantada para louças com diâmetro de 3-5 cm a mais que o anterior. O sinal de que o limão precisa de um transplante são as raízes da planta que se projetam dos orifícios de drenagem da panela. Você também pode empurrar cuidadosamente o taco para longe das paredes da panela e ver se as raízes tocam as paredes da panela. Se o sistema radicular da planta se estende além do coma de terra, isso significa que a panela ficou apertada e é hora de mudá-la.

Quando as raízes do limão estão completamente cobertas com um pedaço de terra, é chegado o momento de transplantá-lo para uma panela maior

Durante o inverno, de novembro a fevereiro, o limoeiro encontra-se em estado de repouso orgânico e praticamente não cresce. Com o início do calor da primavera, se o crescimento dos citros não retomar, uma das possíveis razões para isso é um transplante analfabeto de plantas. É aconselhável transplantar (ou transbordar) um limão no final do inverno (fevereiro a março), conforme necessário. Os citros jovens são transplantados com bastante frequência - duas a três vezes por ano, geralmente na primavera e no outono, e também no verão entre duas ondas de crescimento. A partir de 5 a 6 anos, o limão é transplantado com menos frequência, uma vez a cada três a quatro anos. Há transplante e transbordo de plantas. Ao transplantar, o solo na panela é completamente substituído e a panela apertada é alterada para uma mais espaçosa. Durante o transbordo, o pedaço de terra da raiz é completamente preservado, o vaso é deixado o mesmo ou substituído por um vaso maior.

Transplante de limão

O motivo do transplante pode ser:

  1. A fábrica foi comprada em uma loja e está localizada na chamada maconha de "transporte". Por via de regra, tal vaso tem um tamanho pequeno e destina-se à estadia temporária de uma muda nele.
  2. As folhas de limão murcham e ficam amarelas, e o cheiro de podridão é sentido na panela. Isso significa que, como resultado de rega excessiva, a água no vaso estagna e as raízes da planta apodrecem.
  3. Dano no pote devido à queda ou divisão. As raízes quebradas da árvore devem ser cuidadosamente cortadas e tentar manter o solo máximo ao seu redor.

Se as folhas de limão ficarem amarelas e caírem, verifique seu sistema radicular e descubra a causa do fenômeno

O processo de transplante é o seguinte:

  1. Para liberar o limão da panela, você deve molhá-lo completamente, molhando-o abundantemente com água. Então, você precisa beliscar o tronco da árvore entre o anel e os dedos médios da mão e, pressionando a palma da mão no chão e segurando a coroa, vire cuidadosamente a panela.
  2. Bata suavemente na panela, sacuda-a com um pedaço de terra. A sala deve ter boa iluminação para poder examinar cuidadosamente as raízes do limão. Se a planta precisa de um transplante, é necessário produzi-lo o mais rápido possível.
  3. Como as raízes do limão praticamente não têm pêlos de sucção e, portanto, são muito vulneráveis, é altamente indesejável lavá-las e tentar endireitá-las durante o transplante.
  4. A bola de terra deve ser cuidadosamente afrouxada com uma vara de madeira afiada. Se durante o exame do sistema radicular foram detectadas raízes doentes, danificadas e secas, elas são removidas. Isso deve ser feito com muito cuidado para não ferir as partes saudáveis ​​da planta. Para a rápida restauração das raízes, é permitido espaná-las levemente com o estimulante radicular Kornevin ou Zircon.

    Durante a inspeção das raízes, se necessário, remova os doentes e danificados

  5. É necessário transplantar o limão em uma nova panela (ou recipiente), cujas dimensões não excedem as dimensões da anterior. A drenagem na forma de argila expandida, cascalho fino ou seixos, cacos quebrados, areia e a mistura de solo correspondente a esta planta (substrato) deve ser preparada com antecedência.

    O vaso deve ser tomado 3-5 cm maior que o anterior

  6. O solo pré-fabricado é vendido para plantas cítricas e, se tiver uma boa composição, é aconselhável usá-lo. O solo para os limões deve consistir de uma mistura de terra de relva, húmus, solo de folhas e areia. Se apenas a turfa for indicada no saco de terra, ela deverá ser misturada com a areia do rio ou lago e com a folha de solo (por exemplo, de bétula).

    Solo preparado para limão cítrico ou turfa, recomenda-se o uso para limões jovens; para plantas adultas (a partir dos 5 anos), o solo pode ser preparado independentemente dos seguintes componentes: solo do jardim, areia, estrume podre na proporção de 5: 1: 1

  7. O novo vaso de transplante deve ter aberturas na parte inferior para drenar o excesso de água de irrigação e saliências, para que o ar possa passar entre o vaso e a panela.

    No fundo da panela, deve haver vários orifícios para drenar a água e as pernas, para que a panela seja levantada acima do palete

  8. Uma camada de cacos quebrados e argila expandida (ou seixos) é colocada no fundo da panela para a drenagem, para que a água não fique estagnada na região das raízes. Areia e um pouco de substrato preparado são derramados sobre ela.

    O fundo da panela deve ser coberto com uma camada de drenagem de pelo menos 2-3 cm

  9. Uma planta com uma raiz tratada é colocada no centro do vaso, após o que o solo é adicionado ao vaso. É importante que não haja vazios no solo. Para fazer isso, agite levemente a panela de limão para compactar o solo e pressione cuidadosamente a superfície do solo ao redor do caule com as mãos. O solo deve estar 2-3 cm abaixo da borda superior da panela.

    O pescoço da raiz do limão é colocado ao nível das bordas da panela ou ligeiramente

  10. Após o transplante, a planta é abundantemente regada com água morna e sedimentada. Quando a água é completamente absorvida, você pode afrouxar levemente o solo para obter melhor acesso do ar às raízes. Em seguida, as folhas são pulverizadas da pistola e colocadas em um local quente e sombreado, protegido de correntes de ar. A planta transplantada não deve ser alimentada sob a raiz por um mês após o transplante.

    Para aliviar o estresse e restaurar a vitalidade após o transplante, recomenda-se pulverizar citros com água morna com a adição de estimulantes de crescimento HB-101 ou Epin-extra

Vídeo: transplantar mudas de limão

Transbordo de limão

Se durante o exame do sistema radicular do limão não foram revelados problemas, a planta é saudável e apenas é necessária a substituição do vaso por uma mais espaçosa, o transbordo de citros é realizado. Como esse processo é suave e menos traumático para as raízes, é preferível o transplante de limão em uma nova panela. As mudas jovens geralmente são transbordadas, a partir do primeiro ano de vida e até cinco anos. Isto é devido ao seu rápido crescimento e desenvolvimento de raízes.

No processo de transbordo, são executadas as seguintes operações:

  1. A preparação do vaso (recipiente), mistura do solo e drenagem para o transbordo é semelhante à de um transplante.
  2. Solte as mudas da panela velha da mesma maneira que no transplante. A diferença está no fato de que, durante o transbordo, as raízes não são limpas da terra basal, tentando preservar o caroço da terra o máximo possível e não danificar o sistema radicular.

    As mudas são libertadas da panela velha, como no transplante, mas retendo um pedaço de terra na raiz

  3. Deixando o pedaço de terra intacto, a planta é transferida para um vaso maior (2-4 cm de diâmetro), fixando-o no centro do fundo e fixado pressionando levemente o pedaço de terra no solo no fundo do vaso.

    No centro da panela preparada com drenagem e nutrientes do solo no fundo, uma árvore é instalada junto com um pedaço de terra

  4. Os vazios na panela são preenchidos com solo cítrico fresco e compactados, como em um transplante. Então a árvore é bem regada e pulverizada com água morna e macia. Você não deve manter o pote de limão sob o sol brilhante por vários dias após o transbordo e também precisa protegê-lo de correntes de ar. Os citros devem ser alimentados não antes de 10 a 15 dias após o transbordo.

    Após o transbordo, as mudas têm novas forças para o crescimento e um poderoso incentivo para o desenvolvimento do sistema radicular e da copa.

Em necessidade urgente, o transbordo de limão pode ser feito durante a floração. Se tudo for feito com cuidado e corretamente, as raízes da planta não são danificadas e isso não atrasa seu desenvolvimento.

Vídeo: transbordo de uma muda jovem

Inoculação de mudas de limão cultivadas a partir de sementes

Uma muda de limão cultivada a partir de sementes é chamada raiz. Tal limão, se começar a dar frutos, somente após 8 a 12 anos. Uma solução para esse problema foi encontrada. Para produzir frutas cítricas, é inoculado com um broto (olho mágico) ou em uma fenda. Para a vacinação, as mudas (estoque) devem ter de dois a três anos de idade e ter um caule com espessura de pelo menos 8 a 10 mm. O melhor período para vacinação é considerado o final da primavera (abril) e o verão inteiro (que termina em agosto), ou seja, o momento em que o fluxo ativo de seiva ocorre na planta. Para a vacinação, o enxerto (olho mágico ou caule de frutas cítricas) deve ser cortado imediatamente antes dele. No caso em que a operação será realizada após um certo tempo, a fim de evitar a secagem, o descendente é colocado em um tecido úmido e mantido nele até o momento da vacinação. Todas as ferramentas para vacinação (tesouras de podar e uma faca de jardim) são cuidadosamente tratadas com álcool. Você também deve preparar com antecedência a fita FUM para vestir o local da vacinação e uma var de jardim para cobrir a superfície da casca.
A oculação consiste em colocar um olho (rim) do rebento de um limão frutífero em uma seção em forma de T na casca do porta-enxerto (plântula de um osso).

A tecnologia de vacinação fica assim:

  1. O olho mágico é cortado diretamente com o escudo (um pedaço de casca).
  2. Escolha um local para brotar - em um galho de 5 a 10 cm da superfície do solo.
  3. Faça uma incisão transversalmente (± 1 cm) e depois ao longo (± 2–3 cm). O corte é feito por duas incisões: 1 cm acima do olho e 1,5 cm abaixo do olho.
  4. Com cuidado, retire a casca com uma faca e afaste-a levemente.
  5. Retorne rapidamente a casca para o seu lugar, deixando um pequeno buraco no topo. Você precisará inserir um olho mágico aqui.
  6. O olho cortado, segurando-o pela haste da folha, é rapidamente inserido na incisão feita no material.
  7. Amarre o local da vacinação com fita adesiva.

O pecíolo da placa de folha cortada servirá como um indicador: se o pecíolo desaparecer após 2-3 dias, a vacinação é obtida; se secar, a vacina falhou e precisa ser repetida

A vacinação dividida é um tipo de vacinação mais preferido, pois o impacto na árvore não é tão traumático para ele e mais fácil de ser desempenhado por um jardineiro pouco experiente.

  1. Do caule colhido de limão com variedades de frutas (parte da parte aérea com os olhos).
  2. O topo (ou parte do ramo esquelético) é cortado no porta-enxerto. O caule restante é dividido.
  3. O fim da alça é afiado com uma "cunha". A haste com a parte afiada é colocada na fenda do caule e enrolada firmemente com a inoculação da fita FUM.
  4. 2-4 rins são deixados no enxerto, e o restante é removido.
  5. Para acelerar a fusão, o pedúnculo, juntamente com o local da vacinação, é coberto com um saco plástico, que é removido após a fusão da vacina.

Após a inoculação no rim dividido, deixado no rebento (broto frutífero) rapidamente dá novos brotos

Todos os tipos de vacinação são recomendados em dias nublados ou chuvosos ou à noite após o pôr do sol.

Vídeo: enxerto de limão para ambiente interno

Tendo informações suficientes sobre o cultivo de limões em condições ambiente, você pode cultivar facilmente esse maravilhoso cítrico. Um só tem que ser paciente e amoroso para o seu animal de estimação.

Pin
Send
Share
Send