Oxigênio ou oxalis: descrição, características do cuidado

Pin
Send
Share
Send

Oxalis (oxalis) é uma planta herbácea que faz parte da família Acidic. A área de distribuição são as regiões sul da América e África, México.

Descrição de Oxalis

Perene, de 15 a 35 cm de altura, em vez de um tronco, existe um rizoma rastejante. Externamente, assemelha-se ao trevo, porque a folhagem também é pequena e com uma forma tripla.

Os frutos têm a forma de uma caixa de cinco ninhos, marrom claro, comprimento - 1 cm, largura - 50 mm. As flores são únicas, a cor é branca e rosa claro, o centro é amarelo.

Tipos de acidez e características de cuidar deles

Em casa, você pode cultivar essas variedades de ácido azedo:

VerDescrição do produtoFloresRecursos de Cuidados
Indoor
TriangularAs folhas compostas ternárias e com formato reduzido caem e aumentam levando em consideração a hora do dia (as vibrações das placas são semelhantes à envergadura da borboleta). Cor - roxo escuro.Pequeno, roxo.Exigente no atendimento, não há período adormecido. Não permita a secagem do solo ou a estagnação da água. Para ganho de peso, no outono-inverno, forneça invernada forçada. Para fazer isso, reduza a frequência da rega, corte os troncos e mova a flor para uma sala fria.
Regnella (mariposa triangular)Folha verde saturada de 3 camadas.Pequeno branco.Aparência despretensiosa, pode ficar sem rega por cerca de 10 dias. Realize beliscar regularmente as folhas para dar esplendor à planta.
Jardim
GlandularA espécie de jardim mais popular cresce até 10 cm Em forma - um arbusto compacto com folhagem verde-azulada decorativa.Lilás rosado com estrias de framboesa.Forneça rega moderada e beliscar regularmente.
DeppExistem 4 placas verdes na alça, na base elas têm um padrão escuro. Eles crescem até 35 cm.Rosa saturado, coletado em inflorescências.No inverno, eles criam abrigo, porque a planta não tolera temperaturas abaixo de zero. A rega é moderada.
VariegadaNa forma de uma vela, a cor é branca com uma borda escarlate.Realize poda regular. Eles se sentem confortáveis ​​em áreas áridas.Perene com folhagem de agulha.
AlfarrobaFolhas de cereja marrom.Pequeno, amarelo.Refere-se a ervas daninhas, portanto, não é necessário cuidado. Os jardineiros controlam apenas o crescimento da planta para impedir seu crescimento total.

Oxalis home care

Ao cuidar de ácido, você deve se concentrar na estação do ano:

FatorPrimavera verãoInverno de outono
Iluminação e localizaçãoUma janela localizada no lado oeste ou leste do edifício, oxalis jardim é colocada em sombra parcial. A luz é suave e difusa, a exposição à luz direta do sol causa queimaduras.Sombra parcial. Não há necessidade de iluminação adicional.
Temperatura+ 20 ... +25 ° C.+14 ... +18 ° C.
UmidadePulverizado de manhã e à noite.O nível de umidade é de 45 a 50%. Não pulverize.
RegaAbundante, imediatamente após a secagem da camada superior da terra. 1 vez em 2-3 dias.Uma vez a cada 14 dias.
Top vestirUma vez a cada 2-3 semanas. Aplique fertilizantes universais.Não contribua.

Período de descanso

A duração do inverno é de 1 a 1,5 meses. As flores suspendem seu crescimento, mas a folhagem não cai. Nesta fase, a rega é reduzida ou completamente interrompida (você precisa observar o estado da planta). As variedades de interior são transportadas para uma sala fresca e seca.

Floração

A floração, se for garantido que o ácido é de alta qualidade, pode começar em qualquer época do ano. Para isso, após o término do período habitual de aparecimento das gemas, é criado um inverno artificial. Após um mês, o ácido é transplantado para um novo solo, regado abundantemente e colocado em um local bem iluminado. A floração ocorre após 30-40 dias.

Recursos de transplante

O oxigênio é uma planta de rápido crescimento e, portanto, precisa de um transplante anual. O horário ideal é o final de fevereiro ou o início de março.

Ao mesmo tempo, eles substituem o solo e tentam manusear as lâmpadas o mais cuidadosamente possível. Oxalis é completamente limpo de detritos e folhagem seca.

O oxigênio requer os substratos mais leves. Com a criação independente de misturas de solo, recomenda-se na proporção de 1: 1: 1: 2: 1 a utilização dos seguintes componentes:

  • solo de folha, turfa, húmus e turfa;
  • areia fina.

O oxigênio não pode ser cultivado em uma cebola; portanto, 8 a 10 peças são colocadas em um recipiente. O material de plantio é enterrado no solo por 1 cm.

É necessário colocar uma camada de drenagem composta por argila expandida na panela. Após o transplante, a flor é movida para uma sala fria e limitada a uma rega limpa.

Oxalis Outdoor Care

Oxalis cresce igualmente bem tanto em sombra parcial quanto em áreas abertas. O solo é selecionado fértil, solto e respirável. A acidez preferida do solo é neutra ou ligeiramente ácida. Se houver necessidade, antes de plantar uma flor, desenterre o solo e adicione turfa e adubo. As mudas são colocadas a uma profundidade de 3-4 cm, a distância entre elas deve ser de 10 a 12 cm, sendo recomendado o plantio em meados de abril, em clima quente, mas nublado.

Na maioria das vezes, oxalis tem chuvas naturais suficientes, mas se for observada seca, os arbustos serão regados pela manhã ou à noite com uma quantidade insignificante de água morna.

A cada poucos meses, a planta é fertilizada com minerais diluídos ou Korovyak.

No outono, a flor precisa estar preparada para o inverno. Para fazer isso, faça uma cobertura da terra no rizoma. Não há necessidade de se preocupar com a parte terrestre da oxalis, porque ela secará de qualquer maneira, mas os tubérculos permanecerão vivos e saudáveis ​​até a próxima primavera.

Reprodução de oxalis

Para a reprodução de ácido, esses materiais de plantio são utilizados:

  • lâmpadas;
  • tubérculos
  • estacas;
  • sementes.

A maneira mais fácil é usar lâmpadas:

  • o rizoma é removido do recipiente e lavado em água à temperatura ambiente;
  • as lâmpadas são cuidadosamente separadas umas das outras;
  • o material de plantio resultante é colocado por 15 minutos em qualquer estimulador de crescimento; Kornevin é considerado um remédio popular;
  • as cebolas em alguns pedaços são colocadas em vasos e, em seguida, os recipientes são transportados para um local quente;
  • após o aparecimento de brotos, a embarcação é movida para uma sala iluminada.

A reprodução por tubérculos é realizada de acordo com o mesmo algoritmo.

Se a escolha cair nas estacas, execute as seguintes manipulações:

  • na base, corte o caule;
  • remover o excesso de folhagem, apenas 2-3 devem permanecer nas estacas;
  • o processo é colocado na água;
  • após 2-3 semanas, os primeiros brotos aparecem; quando atingem 1,5 cm, são transplantados para o solo solto.

O método de propagação de sementes entre jardineiros não é bem-sucedido, uma vez que as variedades internas aumentam seu número vegetativamente e as plantas de jardim - semeadura automática.

Erros no tratamento de oxigênio

Durante os cuidados de oxalis, os jardineiros iniciantes podem cometer erros que, se detectados prematuramente, podem até provocar a morte de uma flor:

Efeito na folhagemRazãoEliminação
Mudança de cor.Má iluminação.Um tanque com ácido é movido para um local mais iluminado.
Murchando.Rega excessiva.Durante o transplante de oxalis, uma drenagem de alta qualidade é criada na panela para remover o excesso de umidade. Corrija o modo de rega. O oxigênio é umedecido em abundância somente após a terra secar em uma panela.
O aparecimento de manchas.QueimarA planta é movida para sombra parcial. As vistas para o jardim cobrem com tule.
Dicas de secagem.Deficiência de umidade, altas temperaturas, exposição à luz solar direta.Na estação quente, a flor é ocasionalmente pulverizada com água.
Alongamento de folhas e tronco.Déficit de luz.A folhagem alongada é aparada e o ácido é movido para uma sala bem iluminada.
Secando e morrendo.Processo natural.Toda a parte aérea da flor é cortada e o ácido é transportado para uma sala escura e fresca. Na primavera, oxalis começará a crescer.

Doenças, pragas de oxalis e seu controle

Durante o crescimento do ácido, ele pode ser atacado por insetos e doenças:

Pragas / doençaSintomas Manifestações externas nas folhasRazãoLuta
Ácaro aranhaTorcendo, por dentro há uma teia branca sutil.Ar seco.A flor é tratada com Actellic diluído em água. Repita depois de uma semana.
PulgõesMudança de forma, no verso há um acúmulo de pequenos insetos esverdeados.Em um copo de água, adicione uma colher de sopa de sabão líquido e mexa. Na solução resultante, um cotonete é umedecido e todas as áreas afetadas da flor são lavadas.
FusariumMurcha, um revestimento branco está presente na base da haste.Hidratação excessiva, estagnação da água.O ácido ácido é removido da panela e as raízes são bem lavadas. Áreas podres são cortadas ao nível de tecidos saudáveis. A planta é tratada com Fundazole e transplantada para um novo recipiente com uma camada de drenagem de alta qualidade.

Propriedades úteis de ácido, uso, contra-indicações

Entre as propriedades benéficas do oxalis, destacam-se as seguintes ações:

  • diurético e colerético;
  • antiparasitário;
  • Purificação e cicatrização de feridas (para uso externo);
  • anti-inflamatório e hemostático (use ácido azedo comum);
  • antipirético;
  • diurético e antitóxico.

Mas, apesar de um benefício tão grande da planta, existem várias contra-indicações para seu uso:

  • doenças hepáticas e renais;
  • gota
  • problemas de coagulação;
  • urolitíase;
  • doença pancreática.

A planta possui não apenas propriedades medicinais, mas também frutas bem saborosas, de modo que o oxalis é amplamente utilizado na culinária:

  • adicione a saladas de vegetais em vez de azeda;
  • sopa de repolho é cozida em sua base;
  • grama fresca é adicionada a bebidas refrescantes, isso contribui para a rápida saciedade da sede.

O oxigênio contém os seguintes elementos:

  1. Ácido oxálico. Tem um efeito positivo no aumento das secreções do pâncreas e do estômago. Desempenha um papel importante na hematopoiese, e o corpo é saturado com magnésio, ferro e potássio.
  2. Ácido málico. Alivia a constipação, melhora os processos metabólicos, afeta positivamente a qualidade da visão.
  3. Ácido succínico. Evita a formação de colesterol, melhora a resistência do corpo aos efeitos negativos das drogas. Reduz o nível de ácido úrico, o que melhora a condição das articulações.
  4. Ácido fólico. Participa da formação do DNA, aumenta a eficiência, normaliza o funcionamento do sistema nervoso central, participa da hematopoiese.
  5. Vitamina A. Fortalece as células e o sistema imunológico. Contribui para a luta contra tumores malignos, regenera rapidamente as células da pele.
  6. Vitamina C. Ativa o sistema imunológico. Tem efeitos anti-inflamatórios, elimina vários vírus e micróbios.
  7. Amido. Está entre os carboidratos bem absorvidos, que são transformados em glicose, necessários para a síntese de energia no corpo.
  8. Rotina. Fortalece os capilares, dissolve placas ateroscleróticas, restaura o ritmo do coração.
  9. Caroteno. Evita a penetração de substâncias nocivas no organismo, combate o envelhecimento precoce.

Tem um efeito benéfico sobre o estado do sistema cardiovascular. E estes não são todos os componentes benéficos presentes na composição do ácido.

Pin
Send
Share
Send