Como transplantar uma orquídea: instruções passo a passo em casa

Pin
Send
Share
Send

A prima das lojas de flores, orquídeas phalaenopsis, cymbidium ou dendrobium conquistou firmemente os corações e as janelas dos cultivadores de plantas. No entanto, ao entrar em uma casa ou apartamento da cidade, uma planta com flores sem transplante oportuno pode murchar. Mas como transplantar uma orquídea corretamente? Afinal, flores perturbadas podem ficar doentes por muito tempo e até morrer.

As principais razões para o transplante de orquídeas

Uma orquídea nem sempre é transplantada. Para isso, são necessárias certas condições e razões:

  • mistura apodrecida e deteriorada do solo;
  • o vaso ficou muito apertado para as raízes germinadas;
  • um bebê se desenvolveu na planta mãe;
  • deterioração das raízes da orquídea devido à rega excessiva;
  • infecção do substrato por doenças fúngicas ou pragas.

Orquídea na natureza

Um transplante de orquídea é um assunto sério. Você não pode perturbar a planta com esse processo, simplesmente porque você queria. Isso pode causar sérios danos à flor.

Quando transplantar

As plantas de interior devem ser transplantadas de acordo com o ciclo natural. Com o advento da primavera, eles terminam um período de descanso. As orquídeas estão gradualmente entrando na fase de crescimento ativo - a vegetação. Esse processo torna possível realocar as flores de interior sem dor, sem medo de perder ou atrasar a floração de luxo.

Como ressuscitar uma orquídea: opções para restauração e ressuscitação de uma flor

A necessidade de orquídeas phalaenopsis e arboreto na substituição do solo, em média, é uma vez a cada 2-3 anos. Depende da qualidade da mistura do solo. O substrato, que consiste principalmente de musgo, esgota-se mais rapidamente. Nesse caso, a orquídea é transplantada em 1,5 a 2 anos. A casca contém significativamente mais nutrientes, portanto, o prazo de validade desse solo pode ser estendido para 3 anos.

O sinal para a mudança de "local de residência" são as raízes aéreas, que procuram apoio, elevando-se acima do tanque. As raízes, amontoadas em um recipiente apertado de orquídeas, não recebem a quantidade necessária de nutrientes.

Preste atenção! Tal planta parece oprimida: as folhas ficam flácidas, manchas escuras aparecem nelas. É improvável que essa planta floresça.

Transplante de inverno

Com a redução do horário de verão, os processos metabólicos em qualquer planta diminuem gradualmente. A flor entra em uma fase de descanso. Não é aconselhável perturbar a planta durante esse período. É necessário transplantá-lo de novembro a março apenas em casos de emergência.

A cor das raízes de uma orquídea saudável é verde claro. Se a cor mudou, ficou cinza ou marrom, a secagem em algumas raízes é perceptível, isso significa que a planta precisa ser examinada pelas raízes e, possivelmente, tratada.

Existem casos freqüentes em que pragas de plantas de interior se instalam em um vaso ou esporos de uma doença fúngica. Para tratar com o medicamento, apenas a parte aérea da planta não é suficiente. Para se livrar de pragas, você precisa fazer o seguinte:

  1. A flor é removida da capacidade de plantio.
  2. Inspecione as raízes, podadas, podres e secas.
  3. A planta é tratada com um fungicida ou inseticida, dependendo da lesão.
  4. As seções são desinfetadas (fitosporina, fundaçãoazol), as seções são pulverizadas com carvão moído.
  5. O vaso de flores é desinfetado, se necessário, a drenagem é alterada.
  6. O solo para aterrissagem é substituído por um novo.

Dendrobium de orquídea

Transplante após a compra

Pela primeira vez, uma flor é transplantada após a compra. Os contêineres de transporte para as fábricas são muito compactos, foram projetados para manutenção a curto prazo. As raízes nos recipientes deslocam rapidamente o solo e crescem através dos orifícios de drenagem.

Para grandes plantas adultas, os recipientes descartáveis ​​são perigosos por sua instabilidade. Eles podem rolar facilmente, quebrar um pedúnculo ou danificar uma saída de folhas.

Preste atenção! No caso de comprar uma orquídea, vale a pena adquirir simultaneamente uma capacidade de acordo com o tamanho do sistema radicular. O transplante, se possível, é realizado na primavera ou na primeira metade do verão.

Transplantando uma orquídea florescendo

Transplantar uma beleza florida sem uma boa razão não deveria ser. No momento da floração, todas as forças da planta vão para a nutrição das flores; portanto, traumas descuidados do sistema radicular podem resultar em uma longa doença e até na morte da flor.

O transplante de uma planta com flores é justificado apenas nos casos:

  • lesões de doenças (filosticose, deformação foliar);
  • pragas (carrapatos, tripes, cochonilhas, nematóides, insetos)
  • apodrecimento das raízes devido à estagnação da umidade.

Em caso de transplante de emergência:

  1. Pedúnculos encurtam em 2-3 cm.
  2. Para ferir menos as raízes, a planta e a panela são embebidas em água morna por meia hora. Você pode usar um balde ou uma bacia alta, a água deve cobrir o recipiente com raízes a 2/3 da sua altura.
  3. Se as raízes encherem uma panela de plástico, ela será quebrada e removida suavemente, tomando cuidado para não danificá-las.
  4. As raízes são inspecionadas, se necessário, cortadas e desinfetadas.
  5. Se a causa do transplante for uma doença ou pragas, o rizoma pode ser mantido em um banho com uma solução da preparação necessária e as folhas e pedúnculos podem ser tratados com um frasco de spray.

Você precisa plantar a planta em solo limpo, tendo processado previamente a capacidade de plantio.

Poda sanitária

Transplante em casa

Recomenda-se que os cultivadores amadores inexperientes plantem orquídeas em vasos de plástico transparentes. Neles, é mais fácil monitorar a condição das raízes e a necessidade de regar as plantas.

Seleção do pote

É possível transplantar uma orquídea que floresce: o número de vezes e a necessidade de um procedimento

É interessante que eles morem melhor em recipientes de plástico. Os potes de vidro são pouco ventilados e podem aquecer rapidamente. Potes de cerâmica para raízes de orquídeas são traumáticos. Ao extrair uma flor de um recipiente de argila, você pode encontrar raízes aderidas às paredes.

Um vaso ideal para uma orquídea deve ser bem ventilado e evitar o superaquecimento das raízes. Os orifícios de drenagem são obrigatórios, porque a orquídea não tolera roer as raízes.

Para remover o excesso de umidade, o fundo da panela é disposto com uma camada de drenagem de 5 a 7 cm e, para isso, seixos finos, areia e espuma triturada.

Seleção do solo

O solo usual para o cultivo de orquídeas não é bom.

Preste atenção! A mistura pronta para plantio pode ser comprada em uma loja especializada ou preparada de forma independente. A composição do substrato para orquídeas é dominada por 2 ingredientes: casca e musgo esfagno.

Uma mistura de qualidade para orquídeas consiste em:

  • casca de pinheiro esmagada (abeto, carvalho);
  • turfa (esfagno);
  • turfa;
  • carvão vegetal;
  • raízes de samambaia, seu húmus foliar;
  • espuma triturada

Você pode preparar casca de pinheiro para as orquídeas:

  1. Descasque a casca de pinheiro de uma árvore caída. Molhado, com sinais de podridão, neste caso, não funcionará.
  2. A casca colhida é limpa de partículas estranhas, trituradas. A fração ideal tem um tamanho de 1,5 a 2 cm Para plantas grandes, o tamanho das peças pode ser dobrado.
  3. Desinfecte a casca com uma solução inseticida. Isso é necessário para não transferir patógenos de doenças fúngicas ou larvas de pragas da árvore morta. A casca é derramada com uma solução diluída de acordo com as instruções e aquecida.
  4. Em seguida, a casca é fervida em fogo baixo por uma hora sob um pouco de opressão, para não emergir. Para ferver, você pode usar um balde galvanizado.
  5. A casca fervida é deixada esfriar completamente, após o que a água é drenada.
  6. A matéria-prima resultante é deixada para secar.

Orquídea em uma panela próxima

Sequência de transplante passo a passo

Como você terá que transplantar uma orquídea em casa uma vez a cada 2-3 anos, você deve adquirir o equipamento certo, adquirir os preparativos necessários para a desinfecção e tratamento das plantas. Para trabalhar com as raízes, você precisa de uma tesoura afiada de tamanho médio ou uma poda. A ferramenta deve ser afiada, deve ser desinfetada antes do uso e, após o trabalho, é limpa das partículas da planta.

Para o tratamento de desinfecção de plantas, você pode usar preparações bioquímicas, uma solução de permanganato de potássio (permanganato de potássio) e comprimidos de carvão ativado.

Como uma das principais tarefas é transplantar uma orquídea em casa e não danificar as raízes, um recipiente de plantio macio é removido com uma tesoura.

Preste atenção! Também é possível liberar a planta se você apertar cuidadosamente o recipiente, borrifando o solo. Gradualmente, as raízes são expostas e podem ser removidas alternadamente dos orifícios.

O plantio de orquídeas é realizado da seguinte forma:

  1. O sistema radicular é limpo do solo antigo sob água corrente, realiza inspeção.
  2. As raízes secas, podres e escuras são removidas com uma ferramenta de jardim afiada.
  3. Se houver vestígios de atividade do parasita na parte da raiz, antes de plantar a raiz é imersa por 3-4 horas em água parada. Depois que a orquídea é colocada em um guardanapo, para secagem por 6-8 horas.
  4. Para evitar a propagação de possíveis pragas e infecções, a planta é tratada com medicamentos antifúngicos e inseticidas.
  5. Locais de cortes nas raízes são tratados com agentes antibacterianos.
  6. A flor preparada é colocada no centro da panela, preenchendo gradualmente o solo para que não haja espaços vazios entre as raízes, a panela é sacudida de vez em quando, mas não é compactada.
  7. Não é necessário preencher a parte superior do rizoma com um substrato, o sistema radicular deve ter acesso ao ar.

Após o plantio, é necessário fornecer bons cuidados à planta.

Cuidados com as flores

Como regar uma orquídea: em uma panela e em casa
<

Para aclimatação, a orquídea é mantida longe da luz do sol por 7 a 10 dias. O melhor lugar para colocar orquídeas são as janelas onde há luz suficiente, mas os raios diretos são perigosos para elas. Folhas de orquídeas com exposição direta ao ultravioleta recebem queimaduras.

Orquídea Phalaenopsis

<

Rega e solo

Após o plantio, você pode regá-la após 4-5 dias. A água para irrigação é mantida ou fervida. Um recipiente com uma planta é baixado em água preparada por 30-40 minutos. Assim, a planta recebe a quantidade certa de umidade a cada duas semanas.

Temperatura e umidade

Na sala onde a orquídea vive, não deve estar seca e quente, a temperatura ideal para essas flores é de 20 a 23 ° C. As folhas da orquídea são limpas suavemente com um pano úmido ou borrifadas em um frasco de spray. O principal é impedir o acúmulo de fluido na saída.

Top vestir

As orquídeas se alimentam pela primeira vez um mês após o transplante. Fertilizantes orgânicos e minerais complexos são aplicados a cada 20-25 dias.

Manter uma orquídea em casa não é nada difícil; em gratidão, a beleza tropical deliciará os buquês de flores refinados por um longo tempo. E se você sabe como transplantar orquídeas em casa, pode prolongar a vida dessas belezas.

Pin
Send
Share
Send