Monarda - decoração útil e perfumada do seu jardim

Pin
Send
Share
Send

Abra e descreveu esta planta era o botânico Nicholas Monardes, em cuja honra recebeu o seu nome.

Monard é mais conhecido como menta limão, melissa americana ou bergamota.

Os nativos americanos usavam suas flores vermelhas para fazer chá, e os colonos brancos usavam esse chá como antipirético e analgésico para a dor gástrica.

Todos os representantes do gênero são perenes ou anuais, que podem crescer até um metro e meio de altura. Florescem com pequenas flores de cor branca, vermelha, amarela ou púrpura, onde são coletadas pequenas inflorescências com diferentes sabores fortes (limão, menta e outros).

Hoje, a planta é conhecida por muitos não apenas por causa de suas propriedades decorativas, mas também por outras: para o tratamento de resfriados, para experimentos culinários, simplesmente sob a forma de chá ou apiários crescidos próximos.

As espécies mais populares em nosso país são a mônada dupla, arqueada e limão. Dos anuários, muitas vezes você pode encontrar um híbrido, ponto e limão, a partir de plantas perenes - dvuhchatnuyu, tubular e seus híbridos.

Cultivo do monarca e cuidado dela

A planta é amante da luz e resistente ao frio, cresce bem em áreas onde há muito sol, embora tolere a penumbra normalmente.É melhor não plantar um monarca onde haja um esboço, pois isso pode levar ao fato de seus galhos se enrolarem e enrolarem.

É estritamente recomendado não plantar a planta em solos ácidos (tais formas de solo onde as árvores coníferas, buttercup, cavalinha crescem) e encharcado durante a irrigação, caso contrário, o monarca vai morrer.

Ao pousar mônadas, você precisa deixar entre os arbustos uma distância de pelo menos 40 centímetros.

Adicione ao solo fertilizante de fósforo e potássio, bem como húmus.

Para que a mônada cresça bem, deve ser regada e alimentada regularmente, e o solo ao redor - solta e mata.

Primeira vez alimentado no início da primavera. O fertilizante de nitrogênio é adequado para isso, no verão você pode usar fertilizante complexo uma vez por mês.

Pelo menos uma vez a cada cinco anos, o mato monástico precisa ser transplantado para um novo local. Caso contrário, a decoração do arbusto é reduzida devido ao fato de que em seus ramos médios morrem, formando um "patch careca". Para evitar isso, o mato precisa ser dividido e transplantado.

A planta é resistente ao frio, então é quase verde até meados de novembro. Pela mesma razão, o monarca não precisa ser embrulhado para o inverno.A poda pode ser feita apenas ocasionalmente.

Doenças e destruidores de flores monarca

Por causa de seu aroma rico, que mônada dar óleos essenciais, não é o suficiente para que ela raramente atacadas por pragas, por isso, também não permite-los para atacar plantas vizinhas.

Das doenças mais frequentemente monarca é propenso a oídio e ferrugem. Se a umidade é muito maior, e excessiva rega, você pode começar a apodrecer brotos.

Para evitar esses problemas, seria bom para processar o início da primavera atira preparações que contenham cobre, ou aqueles que irão aumentar a resistência à doença.

Se Monarda é cultivado para o consumo humano, é melhor para tratar a infusão de alho, cebola, tansy ou tomate folhagem.

Propriedades úteis das cores monarcas

Mesmo os índios chamou a atenção para o anti-séptico, bactericida, laxante, anti-inflamatória, anti-oxidante, imunomodulador, anti-escleróticos, anti-stress, anti-helmíntico e propriedades estimulantes da planta, de modo que começou a ser utilizado em medicina para o tratamento de várias doenças.

Aplicação do monarca

As flores monarcas são uma excelente ferramenta para combater a tosse.Algumas folhas substituem o chá preto, além disso, essa infusão é boa para várias lesões (fraturas, lesões).

Graças aos seus óleos essenciais, o monarca é capaz de combater o bolor negro, vários fungos, microorganismos, vírus, micoplasmas.

Os índios usavam para tratar infecções da pele, feridas, queimaduras, seborréia, febre, dor de cabeça, tosse (incluindo bronquite, asma brônquica), enxaguados na boca e garganta.

Além disso, a mônada é capaz de despertar o apetite, por isso é usada na culinária como tempero. Ele pode ser adicionado a uma grande variedade de pratos: okroshka, borsch, sopas, sopa de repolho, pratos de peixe, geléia (especialmente pêras e maçãs), geléia, kissels, compotas, marinadas.

É bem combinado no sabor com laranja, melissa, hortelã, canela, anis, cravo, baden, salsa, erva-doce, estragão, manjericão, orégano, louro e aipo.

Assim, tendo plantado um monarca em seu site, você não apenas aumentará sua decoração, mas também obterá um excelente tempero e remédio para muitas doenças.

Pin
Send
Share
Send