Morning Glory - uma classe de plantas com flores, que é o maior membro da família de classe convolvuláceas.
- Aterramento correto da ipoméia
- Cuidado da planta durante o período de floração
- Rega e afrouxamento do solo
- Fertilidade e cobertura da glória da manhã
- Aparar
- Recolha e armazenamento de sementes
- A combinação da ipoméia com outras plantas
- O uso da glória da manhã no design da paisagem
- Doenças e pragas da corriola
Aterramento correto da ipoméia
Propagação de Ipomoea ocorre com a ajuda de camadas ou sementes. Plantar a planta requer o cumprimento das regras. As mudas de Ipomee, por exemplo, devem inicialmente crescer em uma estufa ou outra sala quente. Depois que a glória da manhã floresceu, ela deve ser transplantada para o solo.
A semeadura de Ipomeyu nas mudas é necessária em março, pois suas sementes germinam rapidamente. Antes de semear, eles devem ser embebidos em uma solução de "Kornevina" ou "Heteroauxine", isso irá acelerar o seu crescimento. Graças a esse procedimento, as sementes logo darão brotos que crescerão mais rapidamente.
Desde que as sementes da glória da manhã são grandes, podem ser plantadas em 2-3 partes em um recipiente com um substrato. O solo deve ser friável, nutritivo e homogêneo. O crescimento e a floração da corriola dependem diretamente da qualidade do solo.
Após a semeadura, a planta deve ser bem regada com água morna. Não over-moisten, isso vai estragar a planta. Uma semana depois, você notará os primeiros brotos. Coloque os recipientes em um local iluminado com uma temperatura de + 18-23 ° C.
Os brotos maduros da ipoméia transplantam-se no começo do verão. A essa altura, o solo já estará quente o suficiente, e a flor não será ameaçada pelas geadas noturnas, que são desastrosas para uma planta jovem.
Quando chega a hora de plantar Ipomeyu em campo aberto, os brotos jovens são transplantados pelo método de transbordo. Normalmente, para transplante, os brotos estão prontos em duas semanas. A distância entre os ramos deve ser de cerca de 20 cm um do outro. Depois da transplantação para eles é necessário estabelecer um suporte na forma de uma linha de pesca esticada ou uma grade de varas.
Para pular o processo de cultivo de mudas, a glória da manhã pode ser semeada imediatamente no solo. Para fazer isso, mergulhe as sementes por um dia em água morna ou uma solução de "Heteroauxin" e solte-os no solo no final de maio, cavando-os 1 cm.
O local deve estar ensolarado e protegido dos ventos. Dentro de uma semana você verá os primeiros brotos.Depois disso, os brotos começarão a crescer muito rapidamente, então você precisa instalar imediatamente um suporte para eles.
Cuidado da planta durante o período de floração
Ipomoe, como qualquer outra planta, precisa de cuidados constantes. No período de floração, esta flor necessita especialmente de supervisão.
Rega e afrouxamento do solo
O solo sob as mudas deve ser constantemente umedecido. Estas flores não toleram a seca, mas também não aceitam a estagnação da água no solo. Devido ao frequente aquecimento excessivo do solo, as raízes caem na podridão da manhã, de modo que a flor morre.
A planta adulta deve ser regada constantemente durante todo o verão, para que a flor não seque. Desde setembro, a rega é necessária somente após a secagem do solo.
O solo onde a flor cresce muitas vezes deve ser solto. Isso é feito para garantir que as raízes sejam supridas com oxigênio e substâncias úteis do fertilizante, que você alimenta a flor. Para soltar, cave no solo alguns centímetros de profundidade.
Fertilidade e cobertura da glória da manhã
A iodização deve ser realizada durante o crescimento ativo da planta a cada 3 semanas. Como cobertura, é melhor usar fertilizantes especiais para cactos ou plantas com flores ornamentais.
É importante entender que um grande número de fertilizantes, especialmente aqueles contendo nitrogênio, levará à formação de folhagem ativa, mas tal flor não florescerá.
Portanto, se você tem uma pergunta, por que a glória da manhã não floresce, saiba: talvez a razão esteja no fertilizante. A dosagem ideal é a concentração para plantas de interior.
Aparar
Na ipoméia é necessário remover brotos doentes ou danificados. A melhor época para a poda é setembro.
Ao remover todo o excesso da planta, você irá prepará-lo para o período de descanso de inverno.
Às vezes, a poda é realizada na primavera, mas este procedimento é feito para transplantar o mato.
Durante a poda de primavera é necessário deixar em cada talo não mais do que três tiros.
Recolha e armazenamento de sementes
Em agosto, as sementes começam a amadurecer na planta. Eles são muitos, amadurecem bem e às vezes dão uma auto-semeadura. É melhor coletar as sementes da glória da manhã até o final de setembro.
A essa altura, todas as flores florescem e em seu lugar formam-se bolas com sementes, que são bem aquecidas pelo sol.
Rasgue a bola e quebre, se as sementes são pretas, então elas estão maduras.
Recolha as sementes em um pote e deixe-as para armazenamento até o próximo ano em um armário escuro. As sementes da glória da manhã podem ser armazenadas por um longo tempo e não perdem suas propriedades.
A combinação da ipoméia com outras plantas
Ipomea é ideal para mudanças no design da paisagem. Ele trará um toque de frescor e leveza ao seu jardim. Ipomea combina perfeitamente com outras plantas que usam para a transformação vertical do território, por exemplo, uvas selvagens, lúpulo, hera ou kampsis.
No outono, a flor é perfeitamente combinada com os cones de lúpulo. Ipomea ficará muito bem no jardim com árvores de folha caduca. Especialmente essa combinação é expressiva, se a glória da manhã brotar entre os ramos. Imagine o quão lindamente suas flores floridas ficarão entre os galhos de uma árvore adulta.
O uso da glória da manhã no design da paisagem
Ipomoe é frequentemente usado em paisagismo. A planta serve como um "escudo vivo" do sol para uma varanda ou um gazebo aberto. Muito fofo esta flor é perto das lanternas, estilizada nos velhos tempos.
Muitas vezes pode ser visto que a glória da manhã é plantada perto das paredes de edifícios altos e prédios de um andar.
Ligue a fantasia, imagine como você pode plantar a glória da manhã para decorar o seu site.
Doenças e pragas da corriola
Ipomea está sujeita à influência de várias pragas e parasitas. Pragas da corriola, se não forem tomadas medidas, podem matar a planta.
A flor é propensa a doenças fúngicas: antracnose, ferrugem branca, vários tipos de podridão - moles, negros, raiz, caule, bem como doenças virais e fisiológicas, como o inchaço branco.
Na maioria das vezes, a planta é propensa a doenças fúngicas do solo, especialmente se estiver constantemente encharcada. Algumas doenças fúngicas podem ser curadas removendo-se os leitos podres e tratando-se a videira com um fungicida.
No entanto, se você tiver diagnosticado podridão radicular, mole ou do caule em sua planta, remova imediatamente as flores infectadas, pois esses fungos não são passíveis de tratamento.
É impossível curar doenças virais da ipoméia. Plantas infectadas devem ser queimadas o mais rápido possível, a fim de evitar a propagação da infecção.
O inchaço branco não é uma doença infecciosa.Acredita-se que apenas as plantas que foram cultivadas em um apartamento ou estufa possam receber esta doença. Surge da rega muito frequente e da elevada humidade do ar, bem como da baixa temperatura.
Os sintomas são bolhas e inchaços nas folhas, que gradualmente adquirem uma cor marrom. Se você não fizer nada, logo as folhas simplesmente cairão. Para evitar esta doença, é necessário cumprir as regras agrotécnicas para o cultivo da ipoméia.
As pragas mais comuns são ácaros e pulgões. Se você encontrar uma planta em sua flor, trate a planta com água e sabão. O ácaro da aranha tem medo de água fria.
Apenas pulverize a trepadeira com água e as pragas desaparecerão. Estes métodos são eficazes somente se você detectou pragas de uma vez. Se eles já dominaram, eles serão ajudados apenas por preparações especiais, como "Akarin", "Carbophos", "Fitoverm" ou "Actellik".
Agora você sabe como cultivar o Ipomoe e como cuidar dele.