O Eonium ataca com uma aparência incrível e sobrenatural. Parece mais uma antena disfarçada de naves alienígenas do que um representante medíocre da flora. Folhas carnudas incomuns de qualquer forma se reúnem em rosetas arredondadas em hastes longas. A planta pertence à família Crassulaceae e vive no Mediterrâneo, bem como na Península Arábica e na Etiópia. Não é difícil cuidar de Eonium em casa, e é por isso que os cultivadores de flores começam com prazer esta planta incrível.
Características botânicas
Eonium é uma planta de vida longa, é assim que seu nome é decifrado. A altura do arbusto pode variar de 5 a 60 cm. Em brotos longos e carnudos, existem alvéolos de folhas com um diâmetro de até 60 cm. A cada ano, várias folhas novas são adicionadas a eles. Nesse caso, as folhas inferiores morrem gradualmente e o caule aumenta. A planta possui um rizoma ramificado. Além disso, raízes filiformes aéreas são formadas nos locais de fixação das folhas ao caule.
Como qualquer planta suculenta, o aeonium se distingue por uma parte carnuda do solo. As folhas sedentárias têm uma forma romboide ou oval. Sua base é significativamente reduzida em comparação com a borda. A pele da placa foliar é densa, lisa ou ligeiramente pubescente. Evita a evaporação da umidade. A folhagem pode ser pintada em todos os tons de verde, além de vermelho, marrom ou roxo.
No final da sessão, um pedúnculo carnoso na vertical com ramos laterais floresce. A inflorescência piramidal é pintada em amarelo brilhante ou rosa. Às vezes, a inflorescência se assemelha a uma pequena árvore de cores incomuns, localizada no centro de um prato incrível. O eônio é uma planta monocarpica. Ou seja, depois da floração, ele morre. Instâncias com vários brotos conseguem sobreviver secando apenas o broto que floresceu.
As sementes amadurecem em pequenas caixas de sementes. Muitas pequenas sementes arredondadas de cor marrom são divididas por partições.
Variedades e variedades populares
No gênero Eonium, existem cerca de 70 espécies e variedades decorativas. Muitos deles são adequados para o cultivo em casa. Cada instância é muito diferente das anteriores, que podem ser vistas na foto do Eonium. Essa variedade permite não apenas escolher uma única variedade, mas também criar uma composição completa.
Eonium é como uma árvore. Um arbusto ramificado com até 1 m de altura e caules grossos com seção transversal circular são cobertos com casca marrom clara. Seu topo é coroado com uma roseta de folhas arredondadas de folhas obovadas planas. Uma inflorescência piramidal com flores amarelas brilhantes floresce no centro da roseta das folhas.
O eônio é estratificado. Esta planta perene de tamanho inferior a um prato grande. Em uma haste curta, paralela ao chão, há uma roseta densa de folhas com um diâmetro de até 50 cm, e pequenas folhas carnudas se encaixam firmemente, sem deixar brechas. Uma inflorescência estreita e frouxa atinge 30 cm de comprimento.
Eonium Virginia. A espécie quase não tem caule e as rosetas das folhas estão localizadas na superfície do solo. Folhas grandes e planas em forma de diamante, com uma base rosa e uma borda ondulada, são afastadas. Um pedúnculo longo (de até 1 m) é coberto de flores amarelas, com a parte superior murcha levemente com o próprio peso.
Eonium Schwarzkopf. Em longas hastes marrons claras, existem grandes rosetas em forma de incríveis flores marrom-pretas. Lâminas de folhas com uma base verde se expandem em direção à borda.
Eonium é nobre. Em uma haste curta, há folhas bastante grandes em forma de coração. Eles são pintados de uma cor verde clara e têm uma superfície lisa. O pedúnculo longo é coberto de flores amarelas com um aroma agradável intenso.
Eonium Burchard. A variedade bastante compacta possui hastes curvadas em verde escuro. São coroadas com uma roseta de folhas com um diâmetro de cerca de 10 cm.A base da folha é pintada em verde brilhante e, na borda pontiaguda, muda para marrom-laranja.
Métodos de criação
A reprodução de Eonium é realizada por sementes e métodos vegetativos. As sementes são semeadas na superfície da areia úmida e do solo de turfa e cobertas com um filme. É melhor fazer isso no início da primavera. Para acelerar o processo de germinação, a estufa é mantida a uma temperatura de + 20 ... + 22 ° C. As sessões aparecem dentro de 10 a 14 dias. As mudas cultivadas são cuidadosamente transplantadas em vasos individuais sem mergulho.
Cultivar um novo eonium a partir de estacas de folhas ou caules é muito mais fácil. Os folhetos são separados da haste ou o topo é completamente cortado. A haste deve ser cortada com uma lâmina afiada em um ângulo de 45 °. O enraizamento é feito em solo arenoso ou com folhas de areia. Aprofundar a muda em 1,5-3 cm, dependendo do tamanho original. O solo deve ser umedecido regularmente gradualmente. As primeiras raízes aparecem com rapidez suficiente, mesmo sem condições de estufa. Durante o período de enraizamento, é importante manter as mudas em uma sala com luz difusa.
Seleção de lugar
Se você escolher o local certo para o eonium, o cuidado em casa com ele se tornará quase invisível.
Iluminação Ao longo do ano, a flor precisa de luz difusa intensa. Sem ele, as hastes são muito estendidas e expostas, e as folhas são menores. Se houver falta de luz natural, uma lâmpada fluorescente deve ser usada. Nos dias quentes de verão, é melhor proteger as folhas macias do sol do meio-dia.
Temperatura No verão, recomenda-se manter o Eonium em + 20 ... + 25 ° C. Em calor intenso, muitas vezes você terá que ventilar a sala ou levar uma flor para a rua. Lá ele pode estar até o início do tempo frio. Depois disso, é necessário proporcionar um inverno frio em ambientes fechados a uma temperatura de + 10 ... + 12 ° C. O arrefecimento abaixo de + 5 ° C faz com que as folhas congelem e caiam.
Umidade. O eônio não sofre com o ar seco; portanto, não há necessidade de aumentar artificialmente sua umidade. Para limpar as folhas de poeira, você pode usar uma esponja úmida ou banhar uma flor em um banho quente. É importante garantir que as gotas de água não estagnem na saída da folha.
Cultivo e cuidado
Rega. O eonium não requer rega frequente. Além disso, pode sofrer excesso de umidade. Entre a irrigação, o solo deve secar quase completamente. Mesmo em dias quentes, é hidratada não mais que uma vez por semana. No inverno, basta regar a flor uma vez por mês. É importante que o líquido não caia na folhagem ou se acumule nos brotos. O excesso da panela também deve ser derramado imediatamente.
Adubo. Na primavera e no verão é necessário alimentar o aônio com complexos especiais para suculentas. Se apenas o fertilizante universal estiver disponível, ele será tomado em meia dosagem. A solução é aplicada ao solo duas vezes por mês. No outono, a cobertura é parada completamente.
Transplante A cada 2-3 anos, é necessário transplantar Eonium. Plantas grandes apenas substituem o solo superficial. No processo de transplante, você deve examinar cuidadosamente o rizoma e remover as áreas danificadas pela podridão.
O pote deve ser largo e suficientemente estável. Uma camada de materiais de drenagem é colocada no fundo. O solo deve consistir nos seguintes componentes:
- turfa;
- terra de folha;
- areia;
- terra de relva;
- pedaços de carvão.
Doenças e Pragas
Eonium sofre de uma invasão de cochonilha. Este parasita se esconde sob as folhas dentro da saída. Você pode limpar os brotos com um pano embebido em água e sabão ou álcool, mas os inseticidas (Confidor, Actara) mostram melhor eficácia.
A planta é sensível à podridão, que se desenvolve quando os cuidados são inadequados. É permitido o tratamento preventivo com um fungicida 1-2 vezes ao ano.
O uso de eonium
O eônio é frequentemente usado para decorar casas. Em regiões quentes, onde no inverno a temperatura não cai abaixo de + 5 ° C, os aeoniums são usados no paisagismo para decorar canteiros e jardins.
Outra característica importante da planta são suas propriedades medicinais. Para isso, ele costuma ser chamado de curandeiro ou cirurgião. Folhas carnudas e suco extraído deles são usados externamente para combater inflamações, abscessos, herpes, acne. Os tecidos vegetais contêm anti-sépticos que ajudam a lidar com bactérias nocivas. Meios baseados em suco de eonium também economizam queimaduras, abrasões e aliviam a coceira causada por picadas de insetos.