Graus de uvas, produzidos pela luz devido à seleção hábil de cientistas, há muito tempo se tornaram comuns.
Essas variedades geralmente têm não apenas excelentes qualidades de frutas, elas são boas e regulares, mas também têm boa resistência.
Afinal, é para esse propósito que os criadores trabalham neles.
Neste artigo, queremos familiarizar você, nossos leitores, com uma dessas uvas, que se tornou amplamente conhecida tanto na viticultura amadora quanto na industrial.
Eles são uma espécie de "Talismã", todos os segredos dos quais tentaremos divulgar abaixo, e também contar como cultivar essas uvas no seu próprio site.
"Talismã" - uma variedade que vai agradar você com suas qualidades
Esta variedade foi obtida como resultado de seleção bem pensada de cientistas russos que usavam para esse propósito formas parentais como "Frumoasa Albe" e um "Delight" bastante famoso.
Assim, foram obtidas uvas de mesa, que ganharam popularidade não apenas como uma cultura frutífera, mas também como uma forma parental para obter novas formas híbridas. Na seleção, "Talisman" é um doador de sustentabilidade e bom rendimento, especialmente usado para este fim por produtores amadores.
É muito importante notar que a popularidade desta uva, por vezes, joga uma piada cruel com ele: entre as pessoas e entre os profissionais "Talismã" tem um número muito grande de nomes e, portanto, suas mudas podem ser muito difíceis de encontrar.
Em particular, nomes como "Kesha-1", "Kesh-2", "Kesha Muscat", "Super Kesha" e, finalmente, "FV-6-6", denotam o mesmo "Talisman". O fato é que ele quase idêntico a "Kesha", tem qualidades semelhantes e pais idênticos, mas é mais frutífero e tem melhores qualidades de sabor.
As uvas "Talisman" são amplamente distribuídas, uma vez que tem tempo de amadurecer mesmo em condições com um período de verão relativamente curto, e é bastante resistente ao clima instável. Os arbustos destas uvas mostraram-se bem nas regiões do sul e na zona climática do norte.
Uvas "talismã": uma descrição das principais características, bem como características das bagas
Os pincéis destas uvas são muito grandes em tamanho, que é o que os produtores de uva são atraídos. O peso médio de um grupo pode variar de um índice de 0,8 a 1,2 kg.
Uma boa agrotecnia e cuidados cuidadosos com o mato podem aumentar significativamente esses indicadores.Quanto às outras características do cluster, deve-se notar que eles têm uma estrutura de densidade média e muito raramente ocorrem soltos. A forma das escovas deste tipo de uvas é geralmente cónica, em anos raros com fraca polinização eles podem ser sem forma.
Yagodam também grandes dimensões, que pode ser entendido a partir dos seguintes parâmetros: o comprimento médio da baga é de 3,5 centímetros, e a largura é de cerca de 3,1. A partir disso, também se pode concluir que a forma que eles têm é mais oval que alongada.
O peso de uma baga pode ser de 12 a 16 gramas e mais se você fornecer um arbusto durante o processo de frutificação com a quantidade necessária de nutrientes. Estas bagas diferem da cor branca da cor da pele e do sabor excepcionalmente bom e harmonioso. Na hora da maturação cheia de uvas "talismã" adquire noz-moscada, que difere de "Kesha".
Mas, além de um aroma agradável, as bagas também têm uma boa capacidade de acumular açúcar, o que dá à sua polpa uma doçura muito boa. Em particular, o nível deste indicador na carne de bagas da variedade descrita pode flutuar de 17 para 23%. Ao mesmo tempo, sua acidez não ultrapassa 8 g / l.
Discutir a questão da frutificação da cultivar de uva "Talismã"
Quanto ao rendimento - a variedade descrita pode até agradar-lhe muito, porque pode dar frutos a um nível muito alto. Primeiro de tudo, graças ao arbusto de crescimento forte e um grande número de brotos frutíferos.
Falando sobre o último, vale a pena notar que entre o número total de brotos do mato o seu número é de cerca de 75-90%. Não é de surpreender que a taxa de fertilidade desta variedade é bastante alta 1.4-1.8. Esta figura é um testamento ao fato de que um não costuma escapar formada menos de 2 inflorescências, às vezes é três (mas, neste caso, é melhor fazer um rendimento de valorização).
Um arbusto sem medo pode ser carregado com olhos de 24 a 32 olhos. especialistas experientes dizem que, com bons cuidados pode ser alcançado volumes recordes de culturas e uvas do tamanho, não só para a classe, mas também em comparação com os outros.
Além disso, arbustos de frutas, "Talisman" começar muito rapidamente, em apenas o segundo ano após o plantio em um constante crescimento das mudas de dois anos.
De acordo com os termos de amadurecimento "talismã" pode ser atribuído às variedades de médio precoce.O período total de vegetação do mato desde o momento da floração dos botões e até o início da maturação absoluta da fruta leva 127-135 dias. Isso permite que o início de setembro comece a degustação e complete o corte dos frutos. Tais termos são perfeitamente possíveis para cultivar as uvas descritas, mesmo que ligeiramente ao norte da faixa intermediária.
As qualidades e características do "Talismã", que são consideradas como seu cartão de visitas
- Rendimentos muito altos e grandes tamanhos de cachos e bagas neles.
- Bom gosto de bagas.
- A colheita tem um longo período de armazenamento. Além disso, mesmo após o início da maturidade removível, eles podem preservar sua aparência comercializável e gosto por um longo período de tempo.
- As frutas também são facilmente transportadas, mantendo uma bela vista das uvas.
- O mato reage muito bem à fertilização com fertilizantes minerais (sal de potássio + superfosfatos).
- Pode gabar-se de excelente enraizamento de estacas, o que facilita muito o processo de reprodução dessa variedade.
- Com pulverização preventiva regular do arbusto de doenças fúngicas, mofo,podridão cinzenta ou oídio não são observados.
- A transportabilidade de baixas temperaturas em "Talisman" é excelente. Sua videira não tem medo de geadas a -25 ° C. Mas, apesar disso, refere-se às culturas de uvas protegidas.
- Recomenda-se a cultivar esta uva em porta-enxertos com madeira perene, porque na maioria dos casos é graças a isso que são alcançadas elevadas taxas de frutificação.
Desvantagens de uvas "Talismã": o que os vendedores de mudas não contam?
Apesar do grande número de excelentes qualidades da variedade descrita, ela tem suas desvantagens. A primeira delas é a falta de funções masculinas nas flores do Talismã. Embora, em geral, embora seja muito polinizado, ainda assim, apesar disso, um leve amargor de frutas pode ser observado. Mas, se o ano não for absolutamente favorável à polinização, é aconselhável cuidar dele sozinho, para não ficar sem uma colheita.
A segunda desvantagem é rendimentos muito altos O Talismã Você provavelmente pensou que houve um erro, mas na verdade tudo é dito corretamente.
Uma quantidade muito grande de culturas potenciais é amarrada no mato, que o mato muitas vezes não suporta.Portanto, se o seu objetivo não é apenas uma colheita, mas uma colheita bonita e de alta qualidade, então não se esqueça normalização do número de cachos de uva no mato.
Muitos recomendam quebrar também os brotos subdesenvolvidos, porque o seu crescimento também toma certa quantia de nutrimentos.
Nós crescemos uvas "talismã" em casa: como plantar um arbusto
Plantar um arbusto de uva é realmente muito simples. O principal é ter idéias teóricas sobre esse processo e muito entusiasmo. Enraizou "talismã" muito rapidamente, e suas habilidades adaptativas estão no topo.
Em que condições as uvas crescem melhor e dão frutos? Escolha um lugar para plantar
Condições externas podem ser muito refletidas no arbusto da videira, uma vez que é o ambiente externo que é a fonte de nutrientes para esta planta. Assim, é impossível ignorar este momento importante e escolher cuidadosamente um local para o plantio de uvas.
Primeiro de tudo, esta cultura é melhor plantada onde poderia receber a quantidade máxima de luz solar. Portanto, escolha um local desse tipo no seu site, que não seja obscurecido durante a maior parte do período brilhante do dia. Adequado é o seu lado sul, bem, ou pelo menos o sudoeste.
Em segundo lugar, é igualmente importante proteger as uvas dos ventos, que são muito fortes se soprarem do norte. A este respeito, os viticultores experientes recomendam fortemente o plantio de uvas atrás de casas, outras estruturas ou árvores de jardim que servirão como escudo para esta planta.
Outro ponto importante sobre a escolha de um local para as uvas é a peculiaridade do terreno. O fato é que é melhor não plantar arbustos de uva em terras baixas ou vales, já que as correntes de ar frio freqüentemente estagnam nesses locais. Sob sua influência, as uvas podem ficar doentes ou perder parcialmente a colheita. assim, uma colina baixa ou uma colina artificial é mais adequada para essa cultura.
De grande importância são também as características do solo em que as uvas devem crescer. Mesmo que sua fertilidade não seja particularmente alta, o principal é que seja fácil e fácil deixar entrar a água. A opção ideal será chernozems, mas ao crescer em loams, os arbustos de uva de talismã também mostraram resultados excelentes. Com fertilidade insuficiente, o arbusto precisará ser alimentado regularmente e muito abundantemente.
O sistema radicular das uvas desenvolve-se em escalas muito grandes, especialmente fortemente que penetra profundamente no solo. Por esta razão, é muito importante verificar o nível de águas subterrâneas com antecedência. Eles não interferirão com o arbusto se o nível de sua ocorrência for de pelo menos 2,5 metros.
O esquema de pouso de enseadas: como não engrossar a vinha
Como os arbustos das uvas Talisman têm uma forte força de crescimento, eles devem ser plantados amplamente. Ótimo para fazer a distância entre dois arbustos de uma fileira de 4 metros. Assim, haverá espaço suficiente para o crescimento da parte aérea e o crescimento das raízes.
Com solo não muito fértil, também é possível aumentar ligeiramente esta distância, devido a que a área de alimentação do arbusto também aumentará. Se você plantar arbustos em várias linhas, é melhor deixar uma distância de 5 a 6 metros entre eles.
Quais são as melhores datas de plantio para as uvas?
O tempo de plantio de uvas pode ser muito prolongado e, muito dependerá do método de reprodução.
Em primeiro lugar, é possível plantar arbustos dessa cultura na primavera e no outono. Não existem diferenças e vantagens fundamentais neste ou naquele plantio, tudo dependerá de quando exatamente você comprou a muda.
No início da primavera, por volta do final de março, você pode começar a plantar mudas "adormecidas", enxertando mudas e cultivando uvas com torneiras. Em um período mais recente e, ao mesmo tempo, mais quente, é possível plantar mudas verdes, para inocular as mudas de "verde para verde".
A vantagem do plantio de primavera é a capacidade do jovem arbusto de se adaptar bem a um novo local de crescimento e crescer melhor, a fim de sobreviver ao inverno mais fácil e estável.
O plantio de outono é menos esticado no espaço de tempo e é mais adequado para a reprodução de uvas por materiais "adormecidos". Isso se aplica a mudas e estacas, que, entre outras coisas, são no outono e colhidas.
Em conexão com o último fator, é neste momento e mais lógico plantar as uvas. O momento ideal é meados de outubro, ou um pouco antes / depois, dependendo das condições climáticas e climáticas da sua região. A única desvantagem é o grande risco de danos às mudas por geada, embora com bom abrigo para o inverno, eles toleram as geadas perfeitamente.
Nós enxertamos estacas das uvas "Talisman" ao porta-enxerto: quais são as características e truques?
Em relação ao cultivar Talisman, este tipo de reprodução é o mais aceitável, permite que o arbusto se desenvolva muito mais rápido e entre na frutificação. Para ter uma boa vacinação, é muito importante preparar cortes corretamente:
- Cortes longos não são necessários, o suficiente 2-3 olhos.
- Recomenda-se que a parte inferior do corte seja cortada de dois lados. Colocar desta maneira no caule da raiz terá mais contato próximo com ele e pode rapidamente criar raízes.
- Para permitir que o talo retenha a umidade por mais tempo, ele pode ser parafinado.
- Antes da inoculação imediata, a parte inferior cortada das estacas é colocada em água. Você também pode mergulhá-lo em uma solução com um estimulante de raiz, que é preparado com base na droga "Humate".
Ao preparar o porta-enxerto, o mais importante é remover o mato velho. O corte depois disso deve permanecer uniforme, a altura do cânhamo - cerca de 10 centímetros. Depois disso, a superfície do corte deve estar perfeitamente nivelada, e também limpe com um pano molhado da sujeira.
Dividir para o corte deve ser feito exatamente no meio do porta-enxerto. Não o divida com força e força, pois isso pode danificar o estoque.Você também pode enxertar vários cortes, se permitir o estoque e você quiser obter um grande arbusto.
A essência do enxerto é que apenas a parte cortada do corte é abaixada na divisão, de modo que todos os seus olhos estejam acima do estoque. Depois disso, a inoculação deve ser bem apertada, a fim de fortalecer o contato entre o estoque e o cabo.
Além disso, é muito importante lubrificá-lo com argila úmida, o que ajudará a reter a umidade e proteger contra os efeitos de condições desfavoráveis. O enxerto com o porta-enxerto e a cobertura morta do solo é concluído.
Como garantir um arbusto de uvas perfeito?
- É muito importante manter um nível uniforme de umidade do solo ao redor do aglutinante de uva. Por esta razão, durante as secas, deve ser regada. A rega é importante na primavera. Não se esqueça de cobrir a superfície do solo depois disso. Use musgo ou serragem como cobertura morta.
- O subcórtex deve ser regular e incluir húmus, nitrogênio, fosfatos e potássio.
- Média de colheita - 5-8 olhos. É realizado apenas no outono ou início da primavera, imediatamente após o derretimento da neve.
- Cobrir arbustos do inverno é necessário, especialmente para jovens plântulas.
- Pulverização preventiva regular ajudará a proteger o arbusto de doenças e pragas. Eles precisam ser realizados antes do florescimento do arbusto da uva e no momento em que as bagas estão apenas começando a se formar.