Planta Fusarium é uma doença perigosa. Tornou-se conhecido sobre a sua existência durante a Segunda Guerra Mundial. Danos significativos foram causados à indústria agrícola. Descobriu-se que após a infecção, os frutos das plantas se tornam não comestíveis. Demorou muitos anos para encontrar a causa e os métodos de tratamento. Orquídeas de interior phalaenopsis e calanthus, cilagin e paphiopedilum, brassia e cattleya, cymbidium e oncidium, quaisquer variedades, espécimes comuns e de exibição podem adoecer. O perigo é representado por duas espécies de fungos da família Fusarium - Fusarium solani e Fusarium oxysporum.
Sinais de Fusarium em orquídeas
As orquídeas Fusarium são fáceis de reconhecer. Os primeiros sinais são um turgor fraco de folhas e caules, falta de floração. Logo, um sintoma aparece como manchas de formato irregular. No início, são de cor amarela e depois escurecem. Uma cor marrom ou preta aparece, característica de infecções causadas por fungos, uma franja.
Pontos se transformam em cavidades finas. Sua área está aumentando gradualmente. Eles podem aparecer nas hastes inferiores e na parte superior, do lado externo ou interno das placas das folhas. Depende de como os esporos chegaram à planta - pelo ar ou pelo solo contaminado, durante o contato com equipamentos de jardim infectados ou de outra maneira.
Características do tratamento de orquídeas Fusarium
Até o momento, o fusarium tem sido bem estudado por cientistas. Medicamentos delicados e potentes com uma base biológica e produtos químicos foram inventados, diferentes em princípio de ação, para combatê-lo. Eles são chamados fungicidas. Mas no caso desta flor, a maioria delas não é recomendada para uso ou para agir com cautela. Eles são adequados apenas para pulverizar as peças aéreas.
Cogumelo ajudando orquídea
No sistema radicular da orquídea pode haver fungos microbianos. Eles a ajudam a sobreviver, crescer. Absorva substâncias benéficas do solo, melhorando a nutrição do sistema radicular. A relação é simbiótica, isto é, útil para ambas as espécies.
Os fungos micróticos não podem parar a doença, a propagação de Fusariums, no entanto, aumentam as chances da flor sobreviver mesmo em solo pobre e em condições difíceis. Ao tratar o solo com qualquer medicamento antifúngico, seus esporos podem morrer. Para o sistema imunológico da planta, isso se tornará um estresse adicional muito forte.
É permitido pulverizar a parte aérea da orquídea interna com meios populares como Fitosporin, Fundazol, Bactofit, Hom, Maxim, Sutomai, Dakonil, Benlat.
Merece atenção especial Fonte: mirekzotiki.com
A pasta Topujin-M é aplicada diretamente nas áreas de folhas e caules afetados pelo fungo. Eficiência e conveniência no tratamento da fusariose em orquídeas de interior foram confirmadas por muitos jardineiros.
A desvantagem é a resistência. O fungo Fusarium com uso prolongado pode parecer imune a ele. O principal ingrediente ativo é o tiofanato de metila.
Tratamento de raiz de orquídea
O processamento de folhagem e caules de áreas infectadas com uma das preparações fungicidas ajudará a retardar o desenvolvimento do fusarium. Os fungos Fusarium, patógenos, penetram nas células da planta e nos vasos sanguíneos através dos quais o suco circula.
É importante parar a propagação e tornar possível pulverizar, colar.
Se as raízes e o solo estão infectados, a situação se torna mais complicada.
Para curar uma orquídea, verifique a condição das raízes:
- extraí-lo do solo anterior;
- lavar folhagem e raízes em água à temperatura ambiente;
- remova brotos de raiz e folhas danificadas pelo fungo, se possível;
- polvilhe os locais das fatias com carvão ativado triturado;
- 3-4 horas depois disso, realize tratamento local com uma preparação fungicida;
- transplantados para um novo vaso de flores, não contaminado com fungos, ou para um recipiente com uma solução para hidroponia.
Os cogumelos Fusarium podem causar irritação na pele humana, dermatite, uma reação alérgica. Portanto, você deve usar luvas, lavar as mãos com água e sabão após concluir o procedimento.
Em uma situação de infecção grave do sistema radicular, novos processos podem ser gerados. Para fazer isso, as hastes das orquídeas são colocadas em um vaso com musgo. Periodicamente, a flor é pulverizada para fornecer nutrição, manter a vitalidade. O uso de medicamentos anti-stress acelerará o processo de recuperação.
Hidroponia e Fusarium
O método hidropônico é considerado a maneira mais harmoniosa e segura de cultivar flores. É universal, relevante no caso de orquídeas de interior. Apesar das vantagens, ele não salvará do Fusarium. Estes cogumelos são anaeróbicos. Eles se sentem bem tanto no solo quanto na água. Seus esporos podem ser transportados com o vento e com gotas de chuva.
O método hidropônico é preferido por outros motivos. Substituir a água na panela será mais fácil do que a terra. Há uma oportunidade de considerar os sintomas no sistema radicular, para controlar a situação.
Prevenção de doenças
Uma planta bem cuidada que carece de substâncias úteis, luz solar, calor, exibirá um maior grau de resistência, aceitará mais facilmente o tratamento. A prevenção aliviará as preocupações. É necessário focar em seus jardineiros, fãs de orquídeas. Além disso, existem métodos preventivos eficazes que garantem 100%.
Em um dia chuvoso
Os esporos de Fusarium são mais ativos em clima frio, após chuvas. Se no verão de repente ficou mais frio, o sol se escondeu atrás de nuvens de trovoada, é aconselhável ligar o ar condicionado, fechar as janelas, janelas. Os cogumelos Fusarium são um microrganismo comum na natureza. Em qualquer país, em qualquer região, eles podem morar.
Limpeza de peitoril da janela
É útil acender lâmpadas ultravioletas de tempos em tempos, para desinfetar a sala com elas. Esse tratamento é importante para a prevenção do fusarium e eliminação das consequências. As disputas podem voar para as flores vizinhas ou entrar no peitoril da janela, papel de parede, livros, lata de lixo. Isso ocorre com mais frequência quando a população de fungos começa a dominar. Mas, nos estágios iniciais, é provável que ocorra tal mudança de eventos. O uso de lâmpadas ultravioletas, produtos de limpeza e um limpador a vapor ao limpar no peitoril da janela reduz o risco de infecção primária ou secundária.
Tratamento do solo com sulfato de cobre durante o transplante
Na prática agrícola, o sulfato de cobre é usado como fertilizante e como profilático, para eliminar o fusário. Será útil ao preparar o solo para um transplante de flores.
As orquídeas precisam de cobre; essa é uma parte importante da nutrição.
O sulfato de cobre é uma de suas fontes. Deve ser usado com cuidado, atento a microorganismos. Eles transformam o cobre, que já está contido no solo em uma forma inacessível à planta, em facilmente digerível.
O fungicida pode prejudicá-los. O solo deve ser tratado com uma solução alguns dias antes de um transplante de flores ou germinação de sementes. Não haverá mais disputa nele e um ambiente desfavorável para o seu desenvolvimento será formado.
Iodização do ar
Entre os jardineiros, é popular um método de prevenção do fusário, como a iodização do ar nas estufas. Será útil para jardineiros, fãs de orquídeas de interior. Em tempo chuvoso, frascos abertos de iodo devem ser colocados perto das plantas. Seus pares têm uma propriedade desinfetante. Eles não darão ao fungo a oportunidade de se instalar na planta.