Pear Veles - uma variedade única à disposição dos jardineiros

Pin
Send
Share
Send

Uma variedade de pêras relativamente jovem Veles foi criada em Moscou para moscovitas. A julgar pelas críticas dos jardineiros, a atitude em relação a ele é ambígua. É necessário entender com mais detalhes as características e características desta pêra para ajudar o jardineiro a escolher uma variedade para o plantio.

Descrição da variedade e suas características completas

Variedade de seleção VSTISP (Instituto Russo de Horticultura e Creche). Incluído no Registro Estadual em 2001 e zoneado na região Central. Distribuído nos jardins da região de Moscou e áreas vizinhas.

Possui uma árvore de crescimento médio com uma coroa piramidal caída de densidade média. Em dez anos, a altura da árvore atinge quatro metros. Frutificando com luvas bastante grandes, distribuídas uniformemente sobre os rebentos arqueados de cor marrom-cereja. A variedade apresenta alta resistência à madeira no inverno; os ovários toleram geadas de até -2 ° C. Alguns jardineiros afirmam que a avaliação da resistência do inverno da variedade está superestimada. Tolerância insuficiente à seca. A resistência a doenças fúngicas é alta. A taxa de maturidade é de 5 a 7 anos a partir do ano de crescimento no berçário. Os frutos amadurecem no outono quase simultaneamente. Eles geralmente são coletados em duas etapas. No começo, eles quebram os maiores, em poucos dias - o resto. A produtividade é alta, anual. O rendimento médio em jardins industriais é de 126 c / ha. A desvantagem da variedade é a tendência de cortar frutas com colheitas abundantes.

Aos dez anos, a altura da pereira Veles atinge quatro metros

Os frutos têm uma forma regular e larga em forma de pêra. O peso médio é de 120 G. A pele do feto é lisa. Cor - amarelo esverdeado, em uma parte menor da superfície do feto há um bronzeado laranja claro. Os pontos subcutâneos são pequenos, quase imperceptíveis. A polpa cremosa possui uma estrutura suculenta, semi-oleosa e delicada. O sabor é excelente, agridoce. Pontuação de degustação - 4,6 pontos. Frutas de sobremesa, possuem alta qualidade comercial. A geladeira é armazenada até meados de novembro.

A fruta da pera Veles é regular, em forma de pêra larga

Variedade Veles é parcialmente auto-fértil. Possíveis polinizadores: Voskresenskaya grande, Just Maria, Chizhovskaya, Rogneda e outros.

Vídeo: Veles pear

Plantando peras Veles

Para cultivar com sucesso uma pêra, é necessário criar um microclima favorável para ela. Portanto, a primeira tarefa do jardineiro é escolher o melhor local para o plantio. Um local assim não deve ser pantanoso, inundado pelas águas subterrâneas próximas. Além de fatores adversos, são correntes de ar e ventos frios do norte. A melhor opção é a encosta sul ou sudoeste, que possui uma barreira contra o vento na forma de árvores espessas, uma cerca ou uma parede da estrutura do lado norte ou nordeste. Na ausência deles, você pode proteger o local de pouso pela primeira vez com escudos de madeira feitos especialmente. É aconselhável pintá-los de branco com argamassa de limão - isso criará um efeito reflexivo da luz solar, proporcionando iluminação e aquecimento adicionais. Não plante a pêra muito perto das árvores ou da cerca - uma sombra densa delas não permitirá que a árvore floresça e dê frutos. Ao plantar em grupo árvores de pera Veles, você deve observar uma distância entre as plantas de pelo menos quatro metros.

Ao plantar árvores de pera de Veles em grupos, a distância entre as plantas deve ser de pelo menos quatro metros

Pear ama solo solto, leve e drenado. A reação deve ser neutra ou levemente ácida. Em solos alcalinos, as peras estão doentes e pouco desenvolvidas. O pH deve estar na faixa de 5,5 a 6,0, 4,2 a 4,4 é permitido.

A pêra deve ser plantada no início da primavera, quando a neve já derreteu e o solo começou a esquentar. Nesse caso, os rins ainda não devem inchar, não deve haver fluxo de seiva. Nesse caso, a árvore jovem terá tempo para se enraizar bem, ganhar força e crescer mais forte antes do inverno. Nesse estado, será muito mais fácil para ele mudar o primeiro inverno.

No caso de plantio de mudas com sistema radicular fechado, as datas de plantio não são importantes. Você pode plantar a qualquer momento, de abril a outubro.

Em outubro, os viveiros começam a cavar mudas e colocá-las à venda. Foi nessa época que era aconselhável comprar uma muda de pera para um futuro plantio de primavera. Escolha uma árvore com raízes boas e bem desenvolvidas, nas quais não haja crescimentos e cones. A casca do tronco deve ter uma superfície plana e lisa, sem rachaduras e danos. A melhor idade para uma muda é de um ou dois anos. Nesse caso, a taxa de sobrevivência é alta, a entrada em rolamento ocorre mais cedo.

Escolha uma árvore com raízes bem desenvolvidas, nas quais não haja crescimentos e cones

Para que as mudas sejam preservadas com segurança até a primavera, devem ser enterradas no chão. Para fazer isso, mergulhe suas raízes em uma mistura de verbasco e argila com a adição de água. Essa proteção impedirá que as raízes sequem. Então, em um local adequado, eles cavam um pequeno buraco com uma profundidade de 25 a 35 centímetros. Seu comprimento deve ser ligeiramente menor que a altura da muda. Uma camada de areia é derramada no fundo do poço. Eles colocam as raízes das mudas na areia e o topo na beira do poço. Eles enchem as raízes com areia e a regam. Quando o frio chega, o poço está cheio de terra até o topo. Somente o topo da árvore permanece na superfície.

Mudas toleram inverno bem cavado no jardim

Se houver um porão com uma temperatura do ar de 0 a 5 ° C - você poderá salvar as mudas nele. Só é necessário fornecer um ambiente úmido para as raízes, por exemplo, colocá-las na areia ou serragem e umedecer.

Depois disso, prepare o poço de aterrissagem. Isso é feito na seguinte sequência:

  1. No local escolhido para o plantio, você precisa cavar um buraco com profundidade e diâmetro de 70 a 80 centímetros. Para solos pobres em húmus, o tamanho do poço aumenta. Em solos arenosos, seu volume deve ser de pelo menos um metro cúbico.
  2. Se o solo for argiloso e pesado, é necessário colocar uma camada de drenagem de 10 a 15 centímetros de espessura no fundo. Pode consistir em pedra britada, argila expandida ou tijolo quebrado. Em solos arenosos, uma camada de argila deve ser colocada no fundo para reter a água.
  3. O próximo passo será a preparação da mistura de nutrientes e seu preenchimento no poço. Se o poço for pequeno - você pode preparar a mistura diretamente nele. No caso de um grande volume, será mais fácil fazer isso na superfície em uma calha ou em um misturador. A mistura consiste em chernozem, turfa, húmus e areia, tomados em proporções iguais. Além disso, são derramados 2-3 litros de cinza de madeira, 300-400 gramas de superfosfato e misturados. O poço precisa ser preenchido até o topo.

    A mistura de nutrientes pode ser preparada diretamente no poço

  4. Para a preservação de nutrientes, o poço é coberto com um material impermeável.

Instruções passo a passo para plantar uma pêra

Na primavera a tempo, eles começam a pousar. Para fazer isso:

  1. Uma muda é retirada e convencida de sua segurança.
  2. As raízes são embebidas em um balde de água, ao qual são adicionados estimulantes de crescimento e formação de raízes (Epin, Heteroauxin, Kornevin, etc.).
  3. Uma parte do solo é removida no centro da cova de plantio, para que as raízes das mudas possam se encaixar livremente na cova formada.
  4. Um pequeno monte é derramado e uma estaca de madeira de 1 a 1,3 metros acima do nível do solo é martelada a 10 a 15 centímetros do centro.
  5. Uma muda é colocada no monte, espalhando cuidadosamente as raízes.

    Uma muda é colocada no monte, espalhando cuidadosamente as raízes

  6. Eles enchem a cova com terra, socando camada por camada.
  7. O tronco da árvore é amarrado a um pino usando um material elástico. É impossível ao mesmo tempo esmagar a casca, pois isso impedirá o fluxo de seiva.

    O tronco da árvore é amarrado a uma estaca usando material elástico

  8. O diâmetro do poço de aterrissagem usando um helicóptero ou um ploskorez forma um círculo de tronco.
  9. Rega abundante, proporcionando um bom contato do solo com o sistema radicular.
  10. Após a secagem da camada superior, o solo é afrouxado e coberto com grama, composto, ramos de abeto, etc.
  11. O condutor central da muda é cortado a uma altura de 60 a 80 centímetros e os galhos na metade do comprimento.

Características do cultivo e sutilezas do cuidado

É suficiente dominar as técnicas básicas da tecnologia agrícola para que as fruteiras cultivem a pera Veles sem problemas.

Rega

A pêra deve ser regada regularmente, especialmente em anos secos. Com a falta de umidade ou nutrição no solo, as frutas ficam menores e podem até desmoronar. Eles começam a regar a pêra na primavera, antes do início da floração. No futuro, os intervalos de rega devem ser de 3 a 4 semanas. Árvores jovens com um sistema radicular fraco e raízes rasas podem precisar de rega mais frequente. A profundidade da umidificação deve ser controlada - após a rega, deve ser de 25 a 30 centímetros. Antes de regar, proteja o tronco da árvore com um rolo de terra do contato direto com a água. Isso evitará o possível envelhecimento.

Antes de regar, proteja o tronco da árvore com um rolo de terra do contato direto com a água

Os círculos do tronco após a secagem do solo devem ser afrouxados e cobertos com uma camada de cobertura morta com uma espessura de 5 a 10 centímetros. No futuro, você pode regar sem remover a camada de cobertura morta - para que o solo permaneça úmido por um longo período de tempo e não exija soltura adicional. De tempos em tempos, você precisa verificar as condições da cobertura morta - ela pode coletar lesmas, larvas e outras pragas. Nesse caso, eles devem ser coletados e destruídos, o solo deve ser seco e, em seguida, a cobertura vegetal deve ser devolvida ao seu lugar. No final do outono, não se deve esquecer a irrigação que antecede o carregamento de água no inverno - ela contribui para uma melhor resistência da planta no inverno.

Top vestir

A cova de plantio é a principal fonte de nutrição para a árvore jovem por 3-4 anos após o plantio. No futuro, será necessária alimentação adicional.

Tabela: tipos de fertilizantes para peras, quando e como alimentar

Tipos de fertilizantesDatas e intervalo de alimentaçãoMétodos de aplicação e dosagem
Organics
Adubo, húmus ou turfaPrimavera ou outono a cada 3-4 anosCavar no solo ao cavar. Dosagem - 5-10 kg / m2.
Fertilizante líquidoCom o início da frutificação em junho-julho anualmente. Passe 3-4 a alimentação com um intervalo de 15 a 20 dias.Uma infusão de dois litros de verbasco é preparada com antecedência (e você também pode usar um litro de fezes de pássaros ou 5-7 kg de grama recém-cortada) e dez litros de água. Insista de 5 a 7 dias em um local quente e depois filtre. Dilua a infusão concentrada em água na proporção de 1: 10 e regue a planta na proporção de um balde por metro quadrado.
Fertilizantes minerais
Contendo nitrogênio (nitroammofosk, uréia, nitrato de amônio)Primavera, anualmenteCavar no solo ao cavar. Dosagem - 20-30 g / m2.
Contendo potássio (sulfato de potássio, monofosfato de potássio)Maio - junho, anualmenteDiluir em água ao regar. Dosagem - 10-20 g / m2
Contendo fósforo (superfosfato, superfosfato duplo, supegro)Outono, anualmenteCavar no solo ao cavar. Dosagem - 20-30 g / m2.
Fertilizantes complexosAplique seguindo as instruções nas instruções anexas.

Aparar

É difícil obter uma colheita decente sem um complexo de poda.

Formação de coroas

Recomenda-se que as peras Veles apliquem a formação da coroa como uma tigela melhorada. Este formulário é adequado para árvores de baixo e médio crescimento. Proporciona boa ventilação e iluminação do volume interno da coroa. Além disso, cuidar de uma árvore e colher fica muito mais fácil. Essa formação é realizada facilmente. O procedimento é o seguinte:

  1. Supõe-se que o primeiro passo no corte das mudas tenha sido realizado durante o plantio.
  2. No segundo terceiro ano, no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva, é realizado o segundo estágio de formação. Nesse caso, é necessário escolher 3-4 ramos fortes que crescem em direções diferentes e localizados um do outro a uma distância de 15 a 20 centímetros. Estes são futuros ramos esqueléticos. Você deve encurtá-los em um terço e cortar todos os outros galhos "no anel".
  3. O condutor central é cortado acima da base do ramo superior.
  4. No terceiro e quarto ano após o plantio, ramos de segunda ordem são formados. Para fazer isso, nos ramos esqueléticos, dois ramos são selecionados, localizados a uma distância de 50 a 60 centímetros um do outro. Eles são encurtados em 50%. Todos os outros ramos crescidos no esqueleto são cortados "em um anel".
  5. No futuro, você precisa garantir que todas as ramificações permaneçam do mesmo tamanho. Se algum deles começar a dominar, ele assumirá o papel de condutor central, e isso não deve acontecer.

    Ao formar como uma tigela melhorada, é fornecida uma boa ventilação e iluminação do volume interno da coroa

Ajustar corte

Consiste no fato de que, quando realizado, o espessamento da coroa é regulado. Para fazer isso, corte parte dos brotos que crescem dentro da coroa, criando condições para sua boa ventilação e luz. Essa poda é necessária apenas se necessário. Se houver galhos crescendo dentro da coroa, mas eles não se sobrepõem e não obscurecem os vizinhos, não devem ser cortados. Afinal, eles também têm luvas nas quais os frutos crescem. Passe essa poda no início da primavera.

Colheita de suporte

Necessário para manter rendimentos estáveis. Uma versão simplificada está perseguindo brotos verdes, realizados no verão, encurtando-os em 5 a 10 centímetros. Isso provoca o crescimento de um anel adicional no qual os botões de flores são colocados. Jardineiros mais experientes usam o método de substituir brotos frutíferos, formando brotos de substituição de acordo com o tipo de formação de uva.

Jardineiros experientes usam o método de substituir brotos frutíferos, formando brotos de substituição de acordo com o tipo de formação de uva

Poda sanitária

A poda sanitária é realizada anualmente no final do outono, removendo galhos secos, doentes e danificados. Se necessário, também é realizado no início da primavera, se o congelamento e galhos quebrados se formarem como resultado do inverno.

Regras de corte

Certas regras devem ser seguidas ao aparar madeira. Caso contrário, em vez de benefício, a planta pode ser prejudicada. As regras são simples e diretas:

  • Não comece a aparar se a ferramenta de corte (tesouras de podar, raspadeiras, serras, facas) não estiver afiada.
  • Antes de iniciar o trabalho, é necessário tratar a ferramenta com uma solução desinfetante. Você pode aplicar:
    • Solução a 1% de sulfato de cobre;
    • Solução de peróxido de hidrogênio a 3%;
    • álcool etc.
  • Ramos de corte não deixam nós ou cânhamo. Quando secam, tornam-se um viveiro de doenças fúngicas.
  • Brotos de grande diâmetro são cortados em alguns truques.
  • Todas as seções, cujo diâmetro excede dez milímetros, devem ser limpas com uma faca e cobertas com uma camada de uma var de jardim.

Doenças e pragas - os principais tipos e métodos de controle

Lesões de várias doenças e invasões de pragas geralmente incomodam o jardineiro, que negligencia a manutenção sanitária e preventiva regular.

Prevenção

É muito mais fácil concluir um trabalho simples para prevenir doenças e ataques de insetos no devido tempo do que lidar com suas conseqüências. A lista de tais trabalhos é pequena:

  1. Todo outono, jardineiros arrumam o local. Nesse caso, você precisa coletar todas as folhas caídas, ervas daninhas, galhos, etc. Em todo esse lixo, várias pragas provavelmente se escondem no inverno, por isso precisam ser queimadas. Esse lixo não deve ser usado para compostagem.
  2. Um ponto importante é o monitoramento do estado da casca de árvores. Ela precisa ser examinada. Se forem encontradas rachaduras, os danos devem ser reparados. Para fazer isso, corte rachaduras em uma casca saudável e (ou) madeira, trate com solução a 1% de sulfato de cobre e cubra com uma camada de var de jardim.
  3. Em seguida, lave os troncos e ramos esqueléticos com uma solução de cal com a adição de 1% de sulfato de cobre. E você também pode aplicar tintas especiais de jardim para isso.Isso é feito para evitar possíveis queimaduras solares na casca, bem como para criar obstáculos ao movimento de pragas de insetos nela.
  4. Antes do início da geada, eles cavam profundamente o solo dos círculos próximos ao caule. Ao mesmo tempo, as pragas invernadas serão levantadas para a superfície e afetadas pelo início do gelo.
  5. Após a escavação, o solo e as copas das árvores são pulverizados com uma solução a 3% de sulfato de cobre ou fluido de Bordeaux. No início da primavera, o tratamento é repetido. Talvez o uso de uma solução a 5% de sulfato de ferro.
  6. No início da primavera, também é aconselhável tratar a coroa e o tronco com DNOC para evitar todas as doenças e pragas conhecidas. Esse tratamento é realizado uma vez a cada três anos e, nos demais, Nitrafen é usado.
  7. Para evitar o rastreamento de pragas de insetos na coroa no início da primavera, um cinto de caça deve ser instalado no tronco de cada árvore. Eles fazem isso com uma tira de material de cobertura, um filme grosso, estopa etc. Coloque um cinto a uma altura de 50 a 60 centímetros do chão.
  8. Após a floração, é necessário iniciar tratamentos regulares com fungicidas sistêmicos para evitar doenças fúngicas. O intervalo de processamento é de duas a três semanas. Os melhores e mais testados medicamentos são Chorus, Skor, Quadris, Strobi e outros. Cada um dos medicamentos não deve ser usado mais de três vezes por temporada. O fungo se acostuma com a droga e se torna ineficaz.

Possíveis doenças

As peras são afetadas principalmente por doenças fúngicas. Os métodos de controle, prevenção e medicamentos usados ​​são quase os mesmos. Estes são principalmente os fungicidas indicados acima.

Tabela: principais doenças da pêra

A doençaMétodo de infecçãoSinais de doençaCaracterísticas da luta
Moniliose (queimadura monilial, podridão de frutas)Durante a floração, as abelhas, juntamente com o pólen, entram nos esporos do patógenoFlores, folhas, brotos jovens desbotam, escurecem. Esse fenômeno parece uma queimadura química ou térmica.
No verão, os frutos são afetados pela podridão cinzenta.
Se forem detectados sinais da doença, todos os brotos afetados devem ser cortados imediatamente, capturando 20 a 30 centímetros de madeira saudável. Os frutos afetados são colhidos e destruídos.
Fungo de fuligemGeralmente se desenvolve após um ataque à pêra pulgão, cuja descarga açucarada é um terreno fértil para o fungoUm revestimento preto semelhante à fuligem aparece nas folhas e nos frutos.Para evitar o fungo da fuligem, eles combatem principalmente as formigas na área, pois carregam pulgões em uma árvore.
SarnaEsporos de fungos podem ser transportados pelo ventoPrimeiro, manchas de cor verde-oliva aparecem nas folhas e depois se espalham para as frutas. Nas frutas, as manchas ficam podres, a pele fica quebradiça, a carne fica dura e imprópria para alimentação.Frutas e folhas afetadas são removidas e destruídas.

Galeria de fotos: Sinais de doenças graves da pêra

Pragas prováveis

As medidas preventivas descritas acima são mais eficazes no controle de pragas. Como principal meio de processamento de insetos, são utilizados inseticidas, como Decis, Fufanon, Spark, Spark Bio e outros.

Tabela: principais pragas de peras

Nome da pragaComo ele cai em uma pêraSinais de derrota e danoCaracterísticas da luta
Besouro de pêraBesouros geralmente inverno no solo de troncos de árvores. No início da primavera, quando o solo esquentar, rasteje para fora e suba na coroa.Na primavera, você pode encontrar brotos e flores amarelados, comidos por um besouro de flores. É difícil ver o besouro em si, pois é muito pequeno e tímido.Se forem encontrados sinais de ataque do besouro das flores no início da primavera, você poderá coletar insetos manualmente. No início da manhã, quando o ar ainda não aqueceu e a temperatura não subiu acima de +5 ° C, os besouros ficam imóveis nos galhos, entorpecidos. Nesse momento, eles são sacudidos em um tecido ou filme pré-espalhado sob a árvore.
Traça de pêraBorboletas botam ovos no solo dos troncos das árvores. Lagartas rastejam para fora dos ovos, que escalam o tronco até a copa de uma árvore.Escalando dentro da fruta, as lagartas se alimentam de polpa. Você pode detectar pela presença na superfície do feto de pequenos buracos escuros através dos quais a lagarta subiu para dentro.Quando a lagarta já está dentro do feto, é tarde para lutar. Somente as medidas preventivas descritas acima são eficazes.
PulgõesÉ carregado por formigas que gostam de se deliciar com as doces secreções de pulgões.Como regra, os pulgões podem ser vistos na superfície interna das folhas, bem como em brotos jovens. Depois de algum tempo, as folhas afetadas são dobradas em um tubo. Se você não combater pulgões, pode causar danos significativos ao aparato foliar da planta.Folhas embrulhadas em folhas devem ser cortadas e destruídas, se possível.

Galeria de fotos: As principais pragas das peras

Comentários de Grade

Eu tenho Veles na coroa, ela estava com muito frio depois do inverno de 2005-2006 (naquele inverno todas as peras da região de Moscou conseguiram), mas agora tudo está em ordem (restaurado).

AndreyV, Moscou

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=6273&start=1095

Minha árvore Velesa congelou em 2005-6. Depois de 2010, começou a cair em partes. Em 1012, ela foi arrancada, como ela

Alina, região de Moscou

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=6273&start=1095

No final dos anos 90 e início dos anos 2000, eles plantaram Veles duas vezes. Eles congelaram. Então os invernos eram rigorosos, se você se lembra. Não foram feitas mais tentativas.

Lyudmila62, Moscou

//www.forumhouse.ru/threads/176785/page-133

Nós crescemos uma pera Veles. No verão passado, recebemos a primeira colheita. Você pode ler sobre isso em detalhes no site indicado pela Amira-12, retornando à lista na direção da seta. Gostamos da pêra - saborosa, moderadamente doce, suculenta. Ainda temos a memória de Yakovlev, mas gostei mais deste.

Lara, Moscou

//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=2061.0

Eu tenho uma pêra Veles - 6 anos. O ano passado foi repleto de peras. Neste - não muito, mas havia ... Isso é depois de tal e tal inverno. Então eu acho que Veles é muito adequado para os subúrbios, bastante resistente ao inverno.

Campanula, Bronnitsy

//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?t=181&start=30

Na Bielorrússia, ela levou uma criança de 2 anos de idade no TSHA de Susov há 3 anos e Veles - de 5 anos no ano anterior em Biryulyovo. Eles cavaram debaixo de mim, embrulharam as raízes em um jornal molhado e correram para plantá-lo ... Plantado em 1-1,5 horas ... Nesse mesmo verão, ela deu muita fruta. Você poderia dizer que nenhuma folha era visível. em algum lugar eu tinha uma foto ... Na aparência e no gosto, Veles correspondia à descrição.

Campanula, Bronnitsy

//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?t=181&start=30

Veles é uma variedade rápida, de acordo com o autor da variedade Efimova. Vi crianças de 2 anos com frutas na trama experimental, embora houvesse 4-5 peras, mas havia.

Khimki Natka-malina

//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?t=181&start=30

A Pear Veles ganhou ampla circulação e popularidade devido às qualidades comerciais da fruta, além do excelente sabor. Essa variedade gostava especialmente de moscovitas e moradores da região de Moscou. E, embora alguns jardineiros mencionem sua falta de resistência ao gelo, outras avaliações sugerem o contrário. E se o jardineiro, que decidiu plantar pera Veles, criar condições favoráveis ​​para ela - ele não falhará e obterá boas colheitas de frutas deliciosas e bonitas.

Pin
Send
Share
Send