Hipotermia ou hipotermia de aves: sinais, diagnóstico e tratamento

Pin
Send
Share
Send

Criação de galinhas domésticas é uma tarefa bastante incômoda e demorada. As aves, assim como as pessoas, são propensas a várias doenças, cuja causa geralmente é o tratamento inadequado.

Uma das doenças mais comuns das aves de capoeira é a hipotermia, isto é, hipotermia.

Quando a hipotermia, a temperatura do corpo cai abaixo dos índices que são necessários para o metabolismo normal e funcionamento do corpo.

Em animais de sangue quente, incluindo aves de capoeira, a temperatura do corpo mantém-se a um nível constante, ligeiramente desviando. A temperatura corporal das aves varia de 40 a 42 graus.

Qual é a hipotermia de um pássaro?

Quando exposto ao vento frio e forte, o corpo nem sempre pode repor as reservas de calor. Como resultado da hipotermia, a necessidade do corpo por oxigênio diminui, o que pode levar a doenças respiratórias, distúrbios intestinais, doenças catarrais e infecciosas, etc.

Atualmente, existem 3 graus de super-resfriamento:

  • baixa gravidade - a temperatura do corpo cai para 30-35 graus;
  • grau intermediário - a temperatura consegue 28-25 graus;
  • um grau profundo - a temperatura do corpo é de 20-15 graus.
A hipotermia afeta todos os tipos de aves: frangos, patos, gansos, codornas, perus, faisões e avestruzes. Porém, com mais frequência, a hipotermia pode ocorrer em pintos, já que no primeiro mês de vida praticamente não há termorregulação.

Grau de perigo e dano

Para frangos pequenos, a hipotermia pode resultar em morte. Para se aquecer, os filhotes se juntam, mais perto da fonte de calor. Eles tentam escalar uns aos outros, como resultado do qual o filhote de baixo pode ser pisoteado.

O resultado da hipotermia é a morte de aves de capoeira, e aqueles que não morrem podem murchar por meses.

Causas da doença

Em animais jovens, a hipotermia surge da incapacidade de manter constante a mesma temperatura corporal.

Nos primeiros 30 dias de vida, as galinhas precisam de aquecimento artificial. Sob condições adversas, o super-resfriamento, muitas vezes levando à morte de um pássaro, pode ocorrer muito rapidamente.

Além disso, as causas de hipotermia de aves podem ser:

  • Alta umidade no quarto.
  • Presença de rascunhos.
  • Umectante fluff em pintinhos.
  • Pastando pássaros no orvalho.

A ave adulta é mais resistente a resfriados, mas se baixas temperaturas são combinadas com alta umidade e cama úmida, então o risco de hipotermia ainda existe.

Além disso, a causa da hipotermia granizo, durante o qual a plumagem é molhada e subsequentemente coberta com gelo. No verão, aves de capoeira são propensas a hipotermia, se depois do banho cai sob um vento frio.

Curso e sintomas

Sinais externos de hipotermia são:

  • Diarréia.
  • Falta de apetite.
  • Letargia e sonolência.
  • Descarga da abertura nasal.

Para estes sintomas, podem ser adicionados tumores hepáticos e inflamação dos rins. Contra o fundo de hipotermia em aves de criatório, existem doenças como aspergilose, puxorose e coccirose.

Se, como resultado da hipotermia, a ave tiver um resfriado, sintomas pode ser o seguinte:

  • Pálpebras e passagens nasais adquirem uma tonalidade avermelhada, incham. Das vias nasais, o muco é liberado, eles podem estar entupidos. As pálpebras estão cobertas com uma crosta, os cantos dos olhos grudados.
  • O bico de um pássaro é frequentemente aberto. Há respiração rápida, falta de ar. Você pode ouvir um som parecido com uma tosse.
  • Inchaço e avermelhamento do bico mucoso, estreitando-se da traqueia, crostas cinza-brancas e filmes observam-se.
  • Os filhotes são retardados pelo crescimento e desenvolvimento, a plumagem da plumagem é perdida, ela se desvanece.

Diagnóstico

Os principais sinais em que é possível diagnosticar hipotermia em aves e pintos adultos:

  1. A galinha tenta encontrar uma fonte de calor para se aquecer.
  2. Há um tremor muscular.
  3. A pele e as membranas mucosas ficam frias ao toque.

Você também pode medir a temperatura interna do corpo do pássaro. Este procedimento é realizado através do ânus (cloaca) usando um mercúrio ou termômetro eletrônico, cuja ponta é manchada com vaselina. Se a temperatura do corpo cair abaixo de 36 graus, você poderá diagnosticar a hipotermia.

Tratamento

O tratamento depende do grau de hipotermia do corpo da ave.

Primeiros Socorros:

  1. O pássaro precisa ser colocado em uma sala quente. Você pode colocar uma garrafa de água quente ao lado dela.
  2. Ofereça ao pássaro uma bebida quente.
  3. A principal ajuda na hipotermia deve ser direcionada ao aquecimento ativo gradual e à prevenção de um resfriamento adicional.

Durante o tratamento, a temperatura corporal deve ser constantemente monitorada. O desfecho da doença depende de vários fatores: a gravidade da hipotermia, suas causas e a quantidade de tempo decorrido desde o início da doença até o seu tratamento.

Se a temperatura do corpo atingiu a marca de 36 graus e continua a cair, é melhor procurar a ajuda de um especialista qualificado. Após o aquecimento, se não houver congelamento e a condição estiver estabilizada, a ave pode ser devolvida de volta ao recinto.

Uma raça de briga de galinhas de Azil é apresentada em nosso local. Depois de ler um artigo, você aprenderá tudo sobre ele.

Para aprender a fazer banhos com blocos de espuma com as próprias mãos, clique aqui: //selo.guru/stroitelstvo/sovetu/proekty-iz-penoblokov.html.

Mas neste artigo, descobrir como o cuidado certo para as orquídeas no inverno acaba por ser.

Se, no fundo da hipotermia, a ave tiver constipações, é necessário tomar o seguinte conjunto de medidas:

  • Quando a membrana mucosa é danificada e as crostas são causadas, dê comida macia e líquida para evitar irritação.
  • Adicione uma pequena quantidade de suco de limão ao bebedor.
  • Excluir natação.
  • Certifique-se de aquecer a sala onde está o pássaro.

Um resfriado que não é curado a tempo pode se transformar em pneumonia.

Se a doença é causada por vírus, o tratamento pode ser prescrito apenas por um especialista de acordo com os resultados dos testes. Geralmente, antibióticos, bacteriófagos e drogas são usados ​​para fortalecer o sistema imunológico.

Prevenção

Para evitar a hipotermia, as galinhas devem ser mantidas em condições de calor e adequadamente organizadas no local do inverno.

As instalações devem ser espaçosas para que não haja problemas com o sistema respiratório. É importante que não haja rascunhos no local onde a ave é mantida.

Para jovens à noite, é melhor fornecer aquecimento adicional. Isto é especialmente verdadeiro para a estação fria.

Para a prevenção, você pode lubrificar a pele exposta do pássaro com vaselina, óleo de girassol ou outra gordura animal. É melhor para este propósito usar gordura de ganso, misturada com terebintina - 10 partes de gordura: 1 parte de terebintina.

Aves de resfriamento insuficiente podem evitar ou lidar com a doença em um estágio inicial, se você prestar a devida atenção ao conteúdo, organizar a caminhada correta e cuidados cuidadosos para os jovens. Os criadores devem lembrar que qualquer doença das aves é muito mais fácil de prevenir do que combater suas conseqüências.

Pin
Send
Share
Send