Trachicarpus Fortuna - cuidados e reprodução em casa, foto

Pin
Send
Share
Send

Trachycarpus fortunei é uma pequena palmeira doméstica, uma aquisição bem-vinda para todos os amantes de plantas exóticas. A planta termofílica tolera o inverno com uma temperatura baixa e decorará o interior com uma coroa incomum por 10 a 15 anos.

O berço do trachicarpus Fortune são os subtropicais e os trópicos, o sudoeste da Ásia, a Índia e a China, e na costa do Mar Negro parece um verdadeiro nativo. A planta é resistente ao gelo, suporta uma temperatura de cerca de -10 graus por um curto período de tempo, mas se desenvolve bem a 20 graus de calor.

Na natureza, uma árvore com grande leque deixa vidas por mais de 100 anos, cresce de 18 a 19 metros. A versão da sala da planta atinge 1-2,5 metros de altura. Uma palmeira é chamada de leque por causa das folhas dissecadas coletadas em pincéis, parecendo um leque. Em uma árvore adulta de interior, essa escova pode atingir um diâmetro de 60 a 80 cm. Em casa, as palmeiras não crescem de folhas largas como na natureza, mas com bom cuidado, sua coroa parece volumosa e saudável. Inflorescências carregam grandes bagas pretas.

A taxa de crescimento é baixa.
Trachicarpus Fortune floresce no verão.
A planta é fácil de cultivar.
Planta perene.

Propriedades úteis de traquicarpo

Trachicarpus Fortune. Foto

A planta não é apenas bonita - é conhecida como um purificador de ar ativo. A Palm o filtra, liberando do formaldeído. O verniz, aplicado aos móveis, emite fumaça prejudicial mesmo em temperatura ambiente. Trachicarpus Fortune neutraliza com sucesso não apenas eles, mas também compostos de tricloroetileno e benzeno.

As bordas afiadas das folhas ionizam o ar e agem como um gerador de oxigênio.

Para um bom microclima, os especialistas recomendam a colocação de uma palmeira em uma sala de estar, e a sala será continuamente preenchida com oxigênio durante o dia.

Trachicarpus fortuna cuidar em casa. Brevemente

A palma é uma planta subtropical termofílica e, para cultivar Fortune trachicarpus em casa, você precisa criar um habitat o mais próximo possível da natural:

Modo de temperaturaPara o desenvolvimento da madeira, as variações de temperatura entre 12 e 22 graus de calor são ideais.
Humidade do arA planta não tolera rega abundante, mas o ar não deve estar seco. Durante a estação de aquecimento, o espaço é pulverizado diariamente com uma pistola, mantendo uma umidade de 45-50%.
IluminaçãoÉ necessário fornecer a máxima iluminação a maior parte do dia, mas a árvore deve ser protegida da luz solar direta.
RegaA umidade do solo depende da estação. No calor do verão, a árvore é regada a cada 3 dias, no inverno - 2 vezes por mês.
SoloAs mesmas proporções misturam turfa, húmus e derain. Para que o solo não fique grudado, é adicionada migalha de pérola.
Fertilizantes e fertilizantesNo inverno, a cobertura não é necessária; no período restante, fertilizantes de magnésio são aplicados todos os meses.
TransplanteBrotos jovens são transplantados anualmente na primavera, e os transplantes subsequentes são realizados a cada 4 anos.
ReproduçãoA palmeira é propagada por sementes e mudas. Apenas sementes frescas são tomadas para o plantio.
Recursos crescentesNo verão, a planta é transferida para o ar fresco, para que o sol e a chuva a encham de energia. As folhas são limpas do pó, secas e removidas. Se não chover por muito tempo - pulverize a planta do pulverizador.

Na palma da inflorescência masculina - amarela, feminina - com um tom verde, houve casos de autopolinização.

Trachicarpus fortuna cuidar em casa. Em detalhe

É muito importante organizar o cuidado adequado do Fortune trachicarpus em casa, criar condições favoráveis ​​ao seu desenvolvimento e atender a todos os requisitos de tecnologia agrícola.

Floração

O florescimento da fortuna trachicarpus começa em maio e dura até o final de junho. Inflorescências delicadas e amarelas pálidas com um odor agradável enchem toda a área com um aroma doce.

O ponto culminante da floração é o aparecimento de frutos pretos, com 10 mm de tamanho.

A planta interna praticamente não floresce e não dá frutos.

Modo de temperatura

A planta trachicarpus é geneticamente predisposta a um clima moderadamente quente. Em condições de calor intenso, começa a doer, as folhas escurecem e param de crescer. No verão, 20 a 25 graus de calor são suficientes para uma palmeira. O palmito traquicarpo da Fortune em casa pode suportar facilmente o aparecimento do clima frio do outono nas ruas, mas com as primeiras geadas a planta é trazida para a sala.

De todas as variedades de palmeiras, o trachicarpus da Fortune é o mais resistente à geada. No final do século passado, um fato histórico foi registrado - a palma sofreu um resfriamento de -27 graus.

Importante! Até que uma árvore forme um tronco, é criado um regime de temperatura de pelo menos 15 graus de calor.

Pulverização

A umidade na sala é mantida em 60%, este é o microclima mais confortável para as palmeiras. Muitas vezes, é impossível pulverizar a planta, basta 2 vezes por mês para pulverizar levemente os galhos. Nos dias restantes, limpe as folhas com um pano úmido. Se houver aparelhos de aquecimento na sala, um umidificador é colocado ao lado da planta.

Iluminação

Palmeira trachicarpus fortuna em uma panela. Foto

Os raios ultravioleta diretos inibem a planta, especialmente em climas quentes. Se você colocar uma palmeira na sombra, seu crescimento diminuirá. A melhor solução é colocar a palma do traquicarpo em sombra parcial ou providenciar luz solar difusa.

Nos dias de inverno, a falta de luz natural é compensada por uma luz de fundo.

As folhas da árvore são sempre atraídas pelo calor e pela luz, para que a coroa não cresça de um lado e se desenvolva simetricamente, a árvore é girada em torno de seu eixo a cada 10 dias.

A melhor opção é colocar uma palmeira perto de uma janela localizada a leste ou oeste.. Se o vaso com a planta for colocado na janela sul, a luz do sol será obscurecida por uma cortina.

Trachicarpus Fortune em casa está gradualmente acostumado à luz solar, retirando-a por 2-3 horas por dia. Após uma semana, a palmeira é deixada ao ar livre durante todo o período de verão.

Rega

A planta é uma espécie tolerante à seca e não tolera rega pesada. A terra sob a planta está levemente umedecida, impedindo a estagnação da umidade.

Regado com água:

  • defendido;
  • sem cloro;
  • macio;
  • não mais frio que a temperatura do ar.

Hidratar a terra ao redor do tronco, tentando não cair na coroa. No verão, a planta é regada pouco a pouco a cada 2-3 dias, no inverno - ocasionalmente, impedindo que a terra seque.

Requisitos do pote

Escolha um vaso estável, cujos lados não interfiram na recepção da luz e no crescimento da raiz.

Para uma sessão jovem, é necessário um contêiner de pelo menos 10 cm de diâmetro. A cada ano, ao replantar, eles mudam o pote para um mais amplo. No fundo, deve haver um orifício de drenagem para a saída do excesso de umidade.

Solo

Compre solo especial para plantas de palma. Se não for esse o caso, a mistura do solo é feita por si só, ela deve ter boa permeabilidade à água e ao ar, portanto, eles fazem essa seleção dos componentes necessários:

  • derain, composto, húmus - 1 parte cada;
  • migalhas de areia grossa ou perlita - 0,5 partes.

Antes do plantio, as plantas verificam a composição. Para fazer isso, encha a panela com uma mistura e regue-a. Se a água sair rapidamente do orifício inferior, o solo será selecionado corretamente. Se a umidade estagnar, adicione areia.

Fertilizantes e fertilizantes

O palmito Trachicarpus Fortuna em casa exige fertilização com fertilizantes com alto teor de magnésio, que é aplicado por três estações, exceto no inverno.

Você pode aplicar este fertilizante:

  • universal - para plantas de interior;
  • em grânulos - com ação prolongada.

A palmeira é alimentada a cada 3 semanas, adicionando solução sob a raiz.

Transplante de Trachicarpus Fortune

Uma palmeira desta espécie possui um sistema radicular, fácil e profundamente enraizado em tenra idade. Portanto, eles são plantados em um local permanente quando atingem a idade adulta e, antes disso, são cultivados e transplantados em recipientes.

Até que o tronco se forme na parte aérea, ele é transplantado anualmente no meio da primavera por transbordo. Demora 3 anos para formar o tronco. Para não danificar as raízes, umedecer o solo antes do transplante, a árvore jovem é removida juntamente com um pedaço de solo. A cada transplante, aumente o diâmetro do vaso.

Quando a árvore cresce, ela é replantada a cada 3-4 anos, formando uma nova composição da terra ou misturando a mistura antiga com a nova, preparada de acordo com o esquema anterior.

Como cultivar trachicarpus da sorte

Crohn não precisa ser cortado, é formado pela direção da iluminação. Novos brotos que aparecem na árvore são aparados para que eles não colham nutrientes da planta principal. As partes doentes das folhas também são removidas e as amareladas não podem ser removidas, pois a árvore transfere substâncias de escória para elas.

Para dar à árvore uma aparência estética, as folhas que crescem assimetricamente são removidas.

A poda é feita com muito cuidado, tentando não danificar o tronco.

Período de descanso

No inverno, um "sono" biológico ocorre e a planta diminui os processos fisiológicos. Durante esses meses, é necessária uma rega mínima - ocasionalmente e em pequenas doses, mas a secagem da terra não pode ser permitida. A alimentação não é necessária, a luz deve estar dispersa, a temperatura do ar é de até 15 graus Celsius.

O traquicarpo pode ser deixado sem cuidados durante as férias?

No período de férias:

  • Mova a panela com a planta da janela, crie uma sombra parcial para ela;
  • coloque um umidificador na sala;
  • coloque esponjas na panela e despeje água;
  • embrulhe o palete em um saco plástico e amarre-o na base do tronco da palma.

Assim, a umidade não evapora rapidamente do solo e a planta espera o proprietário das férias em condições satisfatórias.

Propagação da fortuna do traquicarpo

Trachicarpus crescente a partir de sementes

Na natureza, a palma propaga a auto-semeadura. Em casa, a maneira mais confiável é a propagação de sementes, porque as palmeiras resistentes a doenças crescem a partir de sementes. Você deve saber que as sementes perdem rapidamente a germinação e, portanto, são plantadas imediatamente após a aquisição desta maneira:

  1. Desinfetar antes de plantar. Para fazer isso, mergulhe as sementes em uma solução fraca de manganês por 3-4 horas.
  2. Depois disso, as mudas são embebidas em água morna por 8 horas e a casca removida.
  3. Plantado em solo preparado em um copo de turfa uma semente.
  4. Cubra com um filme para criar um efeito estufa e manter entre 25 e 28 graus de calor.

As sementes germinarão melhor se for adicionada serragem no vapor ao solo. Após 2 meses, os primeiros brotos aparecerão, assim que 2 folhas forem formadas, a planta é transplantada para uma panela.

Propaganda Fortuna propagação por brotos

Uma palma é mais fácil do que pelas sementes se propagar pelos processos basais que aparecem no processo de crescimento. Instruções passo a passo:

  • desinfetar uma faca afiada ou calcina em chamas;
  • da base do tronco, com uma faca, separe uma raiz forte de até 10 cm de tamanho;
  • tratar o local do corte no tronco com carvão vegetal ou fitosporina;
  • remova todas as folhas da parte cortada;
  • corte a parte aérea com raiz e seque por 24 horas ao ar livre.

O broto encharcado é incubado por 5-7 horas em um estimulador de crescimento e colocado em areia úmida ou migalhas de pérola até deixar raízes. Isso acontecerá em 6-7 meses. Uma panela com um processo colocado à sombra parcial, mantendo o estado úmido da areia. Quando as primeiras folhas aparecem, a planta é transplantada para um vaso.

Doenças e Pragas

Para prevenir pragas, a planta é plantada em solo desinfetado e tratada periodicamente com medicamentos que previnem a infecção por doenças. O resto depende de cuidados adequados.

Com uma deficiência ou excesso de umidade e luz, as palmeiras são afetadas por essas pragas:

  • carrapato;
  • tripes;
  • cochonilha;
  • escudo de escala.

Os carrapatos se reproduzem especialmente no ar seco. Se forem encontradas pragas, é necessário tratar imediatamente a planta com inseticidas.

Com cuidados inadequados, a planta fica doente e murcha. Você pode perceber isso pelos seguintes sinais:

  • o traquicarpo da palma cresce lentamente - falta de oligoelementos no solo, temperatura do ar muito alta ou baixa, raízes das plantas danificadas durante o transplante;
  • folhas de traquicarpo virou amarelo - do calor ou da rega com água dura, as folhas ficam enroladas por falta de umidade;
  • folhas inferiores do trachicarpus morrem - falta de nutrientes no solo ou perda natural de folhas relacionada à idade;
  • as extremidades das folhas do traquicarpo secam - por falta de umidade e ar seco;
  • manchas marrons aparecem nas folhas - falta de manganês e ferro, possivelmente derrotados por pragas;
  • apodrecer as raízes do traquicarpo - rega abundante, estagnação de umidade no solo.

Com a falta de nutrientes, é necessário alimentar a planta com microelementos ou alterar o substrato do solo.

Se você seguir estas regras simples, a palma ficará saudável e luxuosa e decorará qualquer estufa com sua aparência exótica.

Agora lendo:

  • Chlorophytum - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
  • Limoeiro - cultivo, cuidados domiciliares, espécies fotográficas
  • Hamedorea
  • Washingtonia
  • Chamerops - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas

Pin
Send
Share
Send