A spirea japonesa é a espécie mais popular. Floresce profusamente durante todo o verão, enquanto mantém uma aparência agradável no outono, é despretensioso nos cuidados. A Spirea japonesa não prejudica seus "vizinhos" e é frequentemente usada em projetos paisagísticos.
Descrição de variedades populares
Entre os cultivadores de flores, as seguintes variedades são muito populares:
Princesas douradas japonesas de Spirea
Arbusto compacto de até meio metro de altura. Tem muitas folhas pequenas de cor amarela brilhante. As folhas mantêm seu tom durante a estação de crescimento: do meio da primavera ao outono. Floração na segunda metade do verão. Spirea Golden Princess cresce lentamente e adora a luz do sol.
Spirea japonesa
Princesas japonesas de Spiraea
A princesinha é um arbusto arredondado de pequena altura (cerca de 50 cm). De maio a agosto, o arbusto é coberto com pequenas flores rosa coletadas em inflorescências. No outono, as folhas verdes mudam de cor para escarlate brilhante.
Spirea japonesa Goldflame
Do inglês traduz como "chama dourada". A variedade foi nomeada por sua semelhança com as línguas de fogo, pois os brotos são coloridos com um gradiente: do amarelo brilhante ao vermelho. Ao florescer, as folhas têm uma cor laranja-bronze. No outono da spirea, Goldflame ganha um tom vermelho brilhante. Em brotos jovens, flores rosa profundo são formadas. A altura de uma planta adulta é de cerca de 70 cm, visualmente semelhante à variedade de spirea Magic Carpet, tem uma cor semelhante, mas folhas maiores.
Para informação! A planta cresce rapidamente e é despretensiosa com a umidade do solo e a quantidade de cor ensolarada.
Chama de ouro
Spirea japonesa Shirobana
Grau relativamente alto de spirea. Em altura, o arbusto cresce de 80 a 90 cm e as flores vermelhas, lilás, brancas e rosa florescem em um arbusto. As folhas são pequenas, verde escuro. Floração na primeira metade do verão.
Spirea Crispa Japonesa
Possui folhas pontiagudas e afiadas e grandes inflorescências fúcsia. As inflorescências estão a uma grande distância uma da outra. No outono, as folhas do arbusto mudam de cor para vermelho-lilás. A altura do mato é de 60 a 75 cm e floresce na segunda metade do verão. Crispa prefere um lugar sombreado. A umidade do solo deve ser moderada, pois o excesso de água afeta adversamente o crescimento e a floração.
Decorando uma trama pessoal com plantações de spirea japonesas
Outras plantas, como coníferas minimalistas e arbustos com flores exuberantes, complementam bem a spirea. As espirais brilhantes atraem a atenção, pois podem ocultar partes desprovidas de folhas e árvores.
Arbustos compactos, complementados por pedras texturizadas, encaixam-se perfeitamente na colina alpina. Além disso, pequenas amostras podem ser plantadas ao longo do meio-fio. Para isso, variedades com floração densa são adequadas, deve haver uma pequena distância entre as inflorescências.
Preste atenção! Em jardins ornamentais e jardins de rochas, é melhor plantar pequenos arbustos com uma coroa densa. Eles podem ser complementados com pequenos abetos, thuja.
Os arbustos alongados podem ser usados como sebes ou plantados individualmente, por exemplo, perto de um mirante, lago, área infantil.
Ao lado do lilás, você pode plantar uma variedade de espíritos Goldmound. Suas suculentas folhas verdes e suaves flores roxas são semelhantes a ela em cores. Goldmound floresce no verão e, depois que as flores lilás perfumadas caírem, o substituirá na composição da paisagem.
Spirea no jardim de rochas
Grey Spirea Grefsheim (Grefsheim)
A principal diferença dessa variedade é a abundante floração da primavera. O arbusto está crescendo rápido, despretensioso nos cuidados. Para flores delicadas e exuberantes, as pessoas chamam de "pode nevar" ou "noiva".
Grefshame
A origem e aparência da planta
Arbusto de folha caduca grande com galhos longos fluindo, dobrando-se para o fundo. Possui uma coroa esférica larga. Pequenas folhas estreitas têm uma ponta pontuda e dentículos ao longo das bordas. No início da temporada de verão, as folhas têm um tom verde empoeirado. No outono, eles ficam amarelos.
Para informação! Ash Spirea foi criado na Noruega na década de 1950. Para a hibridação, foram tomadas spirea cinza esbranquiçado e erva de São João.
Descrição da flor
Possui flores brancas de terry (semelhantes às flores de cerejeira) que circundam firmemente os galhos. Flores de pequeno diâmetro de até 1 cm são agrupadas em inflorescências de guarda-chuva. A floração dura de 7 a 8 semanas, de maio a junho. Flores secas caem facilmente.
Aplicação de desenho paisagístico
É razoável plantar um arbusto relativamente grande sozinho, complementando-o com pequenas plantações de tulipas ou narcisos. Para que, depois de concluída a floração, o local não fique vazio, você também pode plantar Wangutta spirea, que também possui flores brancas como a neve. Mais elegantemente, Grefshame parece um hedge.
Spirea Bumalda
Bumalda Spirea (em latim "Spiraea Bumalda") é um híbrido de espíritos japoneses e de flores brancas. É amplamente utilizado devido à sua despretensão e aparência vibrante. Caracteriza-se por flores de pequena altura (até 70 cm), formato esférico, framboesa ou rosa brilhante (fúcsia).
Bumalda é menor que as variedades japonesas. Tem folhas ovóides, inflorescências na forma de panículas.
Nas lojas de flores, eles oferecem principalmente:
Spirea Bumald Anthony Waterrer
Tem uma agradável combinação de tons. No verão, durante a floração, as flores de framboesa saturadas são combinadas com folhas verdes esmeralda. Folhas de outono ficam roxas. Nas condições da Rússia Central, atinge 50 cm de altura e floresce de julho ao início do outono.
Spirea Bumalda Frobely
Arbusto com cerca de 50 cm de altura.Algumas amostras crescem até um metro. O diâmetro é aproximadamente duas vezes a altura. Na primavera e no outono, as folhas têm uma tonalidade roxa vermelha, no verão - verde saturado. No início da floração (maio-junho), as flores têm uma cor carmesim; no final (setembro) - lilás delicado.
Spirea Bumald Crisp
A altura do arbusto é de cerca de 50 cm e os brotos pubescentes são marrons. Floração na segunda metade do verão. No início da temporada, as folhas têm uma cor de vinho, ficam verdes no verão e vermelhas no outono. As flores são roxas escuras.
Preste atenção! É possível repetir a floração em setembro em dias quentes.
Spirea Bumalda Darts Red
Brotos retos. As inflorescências da forma do corimbal têm uma cor rosa suculenta; no final da floração, elas não mudam de cor. Folhas durante a floração com veias rosa, no verão - verde escuro, no outono - escarlate. Floração de meados de julho a outubro. Spirea Darts Red prefere a luz do sol sem sombra. Molhar requer moderado. Durante o plantio, recomenda-se uma camada de drenagem.
A variedade é semelhante à Macrophilus spirea. Suas flores também têm uma cor rosa profundo, e as folhas adquirem um tom escarlate brilhante no outono.
Dardos vermelho
Spirea Bumalda em design de jardim
Spirea Bumalda é adequado para qualquer estilo de paisagem. As inflorescências são combinadas com as flores do jardim em amarelo e roxo. Particularmente elegante é a cobertura baixa de arbustos rosas simples.
Importante! Bumalda com flores ricas e brilhantes de framboesa pode ser plantada sozinha. Variedades com flores de uma tonalidade discreta são mais bem combinadas com outras plantas.
Características da tecnologia agrícola
Cuidar do arbusto não requer muito tempo e esforço. Spirea é despretensiosa o suficiente para sujar e iluminar, quase nunca precisa ser fertilizada. Se o arbusto foi plantado nos meses de outono, recomenda-se abrigá-lo, para que ele sobreviva mais facilmente às geadas.
O arbusto plantado na primavera precisa de rega abundante durante o verão. Se o solo for infértil, você pode alimentar a planta no início e meados de março.
A planta não tolera o frio do inverno, por isso precisa de cuidados adicionais:
- poda
- aplicação de fertilizantes;
- abrigo.
Preste atenção! A rega não é a parte mais importante da preparação para o inverno. Spirea tolera a falta de umidade. Antes do frio, o arbusto deve ser alimentado com fertilizante fósforo-potássio.
Todo ano, o mato é podado. Com o início do calor, isso afetará positivamente sua floração e aparência. Brotos secos e doentes são removidos no outono. Saudável diminua em 1/3. Tais procedimentos devem ser realizados com uma planta com mais de quatro anos.
Como organizar um abrigo:
- Os brotos são coletados juntos e amarrados.
- A área ao redor da mesa é coberta com turfa de 10 cm ou folhas caídas.
- Spirea é dobrada no chão, fixada com ganchos de metal e novamente coberta com uma camada de folhagem seca.
Métodos de criação
Como a maioria das plantas artesanais, a spirea pode ser propagada de várias maneiras:
- estacas;
- estratificação;
- por sementes;
- dividindo o mato.
Para informação! A divisão do mato e a propagação por estacas são opções complexas que levam mais de um ano e meio. É mais rápido e conveniente obter uma nova planta usando sementes, camadas ou mudas jovens.
Propagação de sementes
Você precisará de recipientes de grande diâmetro com lados baixos. Eles adicionam mistura de turfa (turfa e terra das folhas na proporção de 1: 1). Neles, numa posição arbitrária, as sementes adormecem. Após a semeadura, as sementes são cobertas com turfa. Espessura da camada 1 cm.
As mudas aparecem por volta do final da primeira semana. Além disso, para evitar a ocorrência de infecções fúngicas, a terra e os brotos são tratados com uma solução de permanganato de potássio ou um agente similar.
Após 2 meses, pequenos arbustos podem ser movidos para o local. Durante este período, a planta deve estar na sombra, depois pode ser movida para um local ensolarado. As mudas jovens precisam ser regadas abundantemente.
Nos primeiros anos de vida do arbusto, o solo sob ele deve ser regularmente afrouxado. No terceiro ano de cultivo, a planta começa a florescer.
Importante! Spirea jovem tem um sistema radicular frágil que é fácil danificar com um helicóptero.
Propagação por camadas
Uma das maneiras mais fáceis de se reproduzir. O procedimento deve ser realizado na primavera. No lado dos brotos utilizados, os sulcos são pré-fabricados. Os brotos localizados no fundo são pressionados contra o chão na área dos sulcos e são fixados com um forcado. O outro lado é cortado com uma faca afiada. Corte o broto completamente polvilhado com o solo.
No inverno, as camadas são cobertas com folhas caídas. Na próxima temporada, com o início do calor, as filmagens criam raízes. Ele deve ser cortado e transplantado para o local onde a spirea crescerá.
Mudas de plantas
As mudas compradas são processadas: raízes não saudáveis e muito longas são cortadas com uma poda ou uma faca. O corte deve ser uniforme, para que as raízes não se dispersem em fibras. O topo da muda é encurtado por ¼.
Se a planta possui um sistema radicular fechado, deve ser bem regada e somente então plantada.
Importante! Se o pedaço de terra nas raízes de uma muda for petrificado, deve ser embebido em água por 3-4 horas.
Para cada muda é necessário fazer um orifício separado, seu tamanho depende do sistema radicular. Como regra, é suficiente uma área de 50 × 50 cm e, idealmente, os caroços devem ser feitos com antecedência, dois dias antes do plantio, para que o solo possa ser arejado.
Uma mistura de areia, grãos e turfa é derramada no fundo na proporção de 1: 2: 1. As mudas são sem caroço, as raízes devem ser endireitadas e cobertas com o solo. De cima da terra é derramado 3-4 litros de água.
Aplicação de desenho paisagístico
Spirea é frequentemente usado em paisagismo. Uma densa cobertura de flores adorna o arbusto por vários meses. Mesmo após a floração, chama a atenção o contraste das folhas escarlate, amarela e verde. Algumas dicas para decorar o jardim com spirea japonesa:
- Para o plantio a solo, vale a pena escolher variedades com uma coroa esférica ou com brotos longos, por exemplo, Wangutta. Arbustos com cores vibrantes são colocados como um acento de cor na composição.
- As plantações de grupos de contraste têm uma aparência bonita, onde arbustos de diferentes formas, larguras e alturas são combinados.
- Combine variedades de plantas em um grupo para que pelo menos algumas delas floresçam a qualquer momento no verão.
- A spirea japonesa de alta qualidade é adequada para paisagismo de estilo asiático.
- Variedades de spirea japonesas são adequadas para criar um contraste de texturas, por exemplo, a alternância de pequenos arbustos com pedras e thuja.
- Os arbustos são combinados com qualquer estrutura de madeira: cercas, pontes, balanços, canteiros de flores.
- Os paisagistas modernos geralmente usam cordas mistas que combinam plantas de diferentes formas e tons. Os melhores vizinhos das flores do jardim: tulipas, narcisos, íris, rosas, daylilies.
- Árvores complementares: pinheiros, abetos, zimbros, vassouras, ventosas multiflorais.
Importante! Spirea é adequado para qualquer projeto paisagístico: bordas, becos, maciços, jardins de pedra, jardins ornamentais.
Doenças e Pragas
A planta não costuma sofrer de pragas e doenças. Na maioria das vezes, a spirea prejudica os pulgões, os ácaros, as moscas doces.
O ácaro produz 7-10 gerações em uma temporada de verão. É fácil reconhecê-lo: primeiro, manchas brancas aparecem nas folhas, depois as folhas perdem a cor, secam e caem. O pico dos ataques de ácaros é o início de agosto. Na luta contra isso, você pode usar fosalon, fosfamida, metafos.
Os pulgões privam um arbusto de nutrientes sugando o suco. As pragas são especialmente ativas no meio do verão. É bastante simples se livrar dos pulgões: remédios populares como suco de cebola e alho, solução com sabão e tintura de pimenta ajudarão.
Das doenças da spirea, as infecções por fungos são mais frequentemente superadas. Drogas fungicidas são usadas contra eles: enxofre coloidal, fundaçãoazol, etc.
Spirea japonês é a melhor escolha para um jardineiro amador. Você pode facilmente obter novas instâncias de plantas, cultivá-las e preservá-las por muitos anos. Spirea magnífica e brilhante se encaixa em qualquer jardim e se delicia com sua aparência na primavera, verão e outono.