Se você estiver procurando por uma planta exuberante e florida, é improvável que a grama fuso "chame a atenção", mas para os conhecedores de plantas perenes é exatamente o que você precisa. Suas flores são pequenas e sutis, mas ele ainda pode ser um excelente complemento para sua estufa de jardim ou apartamento. Apenas a última opção que gostaria de discutir com mais detalhes. Como cuidar de grama fuso, como plantar e reproduzi-lo corretamente, você vai aprender lendo este artigo até o fim.
- Tipos de fusos de sala
- Regras de cuidado para o fuso em condições de sala
- Modo de iluminação e temperatura
- Requisitos para composição do solo e fertilizantes
- Regularidade de rega e humidade
- Poda e moldando a coroa
- Veneno envenenado
- Transplante de arbustos
- Reprodução do fuso em casa
- Divisão do mato
- Corte
- Sementes
- Doenças e pragas do fuso da sala, como lidar com eles
Tipos de fusos de sala
A maioria das espécies desta planta (e existem cerca de 140 delas) são destinadas ao cultivo ao ar livre, e apenas duas delas são adequadas para reprodução em ambientes fechados. Claro, agora nós queremos dizer fuso japonês e enraizamento do fuso, que são mais frequentemente encontrados em nossas casas.
A primeira variante distingue-se pelas folhas cor de couro verde escuro de uma forma elíptica estreita com bordas finamente dentadas. Seu comprimento varia de 3 a 8 cm, e as flores correspondem a 1 cm (em cada inflorescência de 10 a 30 peças). A cor das flores é amarelo-esverdeada, e as caixas laranja ou rosa atuam como frutas.
A raiz do enraizamento do fuso (outro nome é fuso da fortuna) é um arbusto que atinge uma altura de 30-60 cm, com ramos que crescem até três metros de comprimento. Nos nós do ramo pode criar raízes. As folhas são coriáceas, pequenas, têm uma cor verde escura e uma forma ovóide. Seu tamanho varia de 2 a 6 cm.
Regras de cuidado para o fuso em condições de sala
A mesma planta, crescendo em diferentes condições, requer atenção diferente. Portanto, cuidado de quarto para broto de bétula é diferente de cuidar de uma flor de jardim.
Modo de iluminação e temperatura
Na questão da iluminação da planta bastante despretensiosa e cresce bem em luz, bem como na sombra parcial, embora mais preferido a primeira opção. Muitas vezes, fusos de sala exigem boa iluminação durante todo o ano, por causa de que nem todos os tipos podem se sentir bem no lado norte do apartamento ou casa.
A luz solar direta beneficia o fuso, mas é melhor que caiam nas folhas da planta apenas pela manhã ou à noite. No entanto, espécies com folhas variadas crescendo no lado norte, pelo contrário, podem perder sua cor natural, o que é altamente indesejável do ponto de vista estético.
No inverno, você não pode esconder o fuso da luz solar, porque a luz direta do sol não tem o mesmo efeito que no verão.
Outro aspecto importante do cuidado da planta é a temperatura na sala. No verão, é um pouco mais fácil criar condições de temperatura adequadas (a temperatura não deve subir acima de + 24-25 ° C), enquanto no inverno as temperaturas são reduzidas para 8-10 ° C. Invernada a temperaturas mais altas ameaça a perda de folhas em fuso.
Neste momento, você pode levar a planta para uma varanda aquecida, embora você não deva permitir temperaturas muito baixas. A invernada do jovem fuso (até 3 anos) nas condições do jardim prevê o abrigamento de plantas com lapnika ou folhagem seca, e para evitar o congelamento das raízes de plantas adultas,em seus troncos circulam, trazem serragem ou folhas.
Requisitos para composição do solo e fertilizantes
Não é segredo que o quarto de fuso é diferente da opção de jardim em termos de plantio e cuidado, mas quanto ao solo, ambas as espécies têm preferências semelhantes. Para um crescimento pleno e desenvolvimento desta planta, uma mistura de areia e terra de flor ordinária em uma proporção de 1: 3 é perfeita. Idealmente, o nível de pH não deve estar acima ou abaixo de 6, e a acidez deve permanecer neutra.
É especialmente importante fertilizar o fuso na primavera, quando os botões florais estão se formando ativamente. Neste caso, uma excelente opção para alimentação é o esterco, previamente diluído em água na proporção de 1:10. Como alternativa, os excrementos das aves podem ser usados, mas somente a concentração da infusão deve ser reduzida pela metade.
Para uma planta de casa, os fertilizantes minerais complexos serão suficientes, que se vendem na forma pronta. Eles são introduzidos aproximadamente uma vez por mês, e se o solo na panela é altamente ácido, então ele pode ser polvilhado com cal. No inverno, a planta não fertiliza, pois está em repouso e não necessita de alimentação regular.
Regularidade de rega e humidade
Provavelmente, um dos aspectos mais importantes de cuidar de uma determinada planta é a correção de sua rega.No caso de um fuso transportado em sala, este procedimento é realizado com o uso de água parada com uma quantidade mínima de sais dissolvidos nele. Durante o período de primavera-verão, a rega deve ser abundante o suficiente, mas Não permita a estagnação da umidade no sistema radicular.
No outono e no inverno, as folhas do fuso não são tão higiênicas, e a quantidade de rega pode ser reduzida. Plantas que estão em uma varanda aquecida a uma temperatura de 5 a 10 ° C, você quase não pode regar. Embora eles não se separem das folhas, eles estão em completo estado de repouso.
Além de regar, um papel significativo é desempenhado pelo nível de umidade na sala. Alguns produtores argumentam que este indicador realmente não importa, e apenas os sprinkles são úteis. No entanto, se o ar da sala estiver muito seco e a temperatura for alta o suficiente, pode causar a perda das folhas do fuso.
São folhas finas responsáveis pela evaporação de uma pequena quantidade de umidade pela planta, de modo que tolera bem o ar seco em espaços fechados. Para remover a poeira do fuso, os especialistas aconselham, de tempos em tempos, a banhá-lo.
Poda e moldando a coroa
Não só espécies de jardim, mas também plantas de interior japonesas precisam de poda periódica de brotos. Portanto, para que o fuso seja ramificado, ele deve ser cortado a cada primavera, durante toda a estação de crescimento. As hastes de plantas são relativamente macios e flexíveis, de modo que eles podem ser dada qualquer forma (por exemplo, para formar um bonsai).
Ao longo do ano, você pode realizar a limpeza da cultura (como secagem euonymus brotos). Além disso, ramos frágeis estão sujeitos a remoção, que tomam força da planta.
Você também pode crescer a planta e como stam pequena árvore: o tronco de um fundo nua e superior complementado copa densa, que é obtida como resultado da poda correcta e atempada e cobertura regular, despertando gemas dormentes.Se você tentar, você pode até crescer bonsai a partir do fuso.
Veneno envenenado
Para jardineiros experientes nenhum segredo que EUONYMUS tóxico e, portanto, você deve observar certas precauções em seu cultivo. Na verdade, o perigo é apenas o fruto, e mesmo assim só para as crianças e animais, como um adulto para o envenenamento sério precisa comer um monte de bagas.
Transplante de arbustos
As plantas jovens (3-4 anos de idade) precisa replantar a cada ano, mas o euonymus adulto tem o suficiente crescimento espaço uma vez a cada dois ou três anos (se não houver necessidade expressa, pode ser até menos).
procedimento de transplante é realizado na seguinte ordem: a parte inferior do vaso novo preparado de antemão (que não deve ser muito maior do que o anterior) vertida camada de drenagem e, em seguida, é preenchido e o próprio chão. O melhor é a transplantar numa mistura de turfa e solo folha, misturado com húmus e areia grossa (numa proporção de 1: 2: 1: 1).
Não devemos esquecer que o solo para o fuso deve ser leve e saturado com micronutrientes. Se você decidir transplantar uma planta em um terreno aberto, é melhor realizar um transplante na primavera.
Reprodução do fuso em casa
Muitas vezes a reprodução de folhas de fuso ocorre vegetativamente (estacas verdes ou fissão de um arbusto), mas no caso de plantas de interior a reprodução de sementes é freqüentemente encontrada.
Divisão do mato
Na maioria dos casos, a divisão de um arbusto é propagada por variedades anãs de fuso. Isso é facilitado pela superficialidade e horizontalidade do leito do sistema radicular, que dá um novo crescimento a cada ano. Tudo o que é exigido de você é separar cuidadosamente os rebentos jovens (juntamente com parte do rizoma) do arbusto da mãe, e depois cortá-los 2/3 do comprimento e plantá-los em outro pote. Este procedimento é absolutamente indolor para escova de fuso.
Corte
Quando os cortes são cortes, você precisa selecionar cortes com dina não mais que 6-10 com um interstício. Depois disso, o corte deve ser mergulhado em um pó especial de fito-hormônio e colocado cortes em uma mistura de turfa e areia.Regar os brotos e cobri-los com um filme, você tem que esperar 2-2,5 meses, e depois de terem raízes, eles podem ser transplantados para um lugar permanente.
Sementes
Muitas vezes, o fuso do fuso também é propagado por sementes que se formam nas caixas de frutas depois que a planta se desvaneceu. Dentro de 3 meses eles são estratificados a uma temperatura de cerca de +3 ° C. Desta vez é suficiente que a maioria das sementes rebentem a casca das sementes. Depois disso, eles são limpos da muda e colocados em uma solução de permanganato de potássio (0,5%).
Semear as sementes devem ser em sulcos rasos (cerca de 2 cm), e depois de 2-3 semanas, você verá os primeiros brotos.
Doenças e pragas do fuso da sala, como lidar com eles
Na maioria das vezes, o ácaro do fuso, pulgões e sarna ameaçam o fuso da sala. Os ácaros da aranha são quase invisíveis nas folhas, e só são encontrados quando as folhas ficam amarelas e caem. Além disso, uma característica da presença de carrapatos é a curvatura das folhas jovens.
Sabendo da possibilidade de tal desastre, é necessário manter a umidade alta no quarto (especialmente em dias quentes), lavar ocasionalmente as folhas abaixo de uma chuva quente, pode até com o xampu ou o sabão.Em casos extremos, teremos que recorrer à ajuda de acaricidas, mas eventualmente os ácaros se tornam resistentes a eles.
Dá muita dificuldade e uma bainha (há até um tipo separado - um escudo de bétula). Depois de "sugar" para a folha, deixa uma mancha amarela, que eventualmente aumenta e estraga a aparência da planta. Na luta contra ele ajudará inseticidas sistêmicos - Aktara ou Confidor, bem como remover as pragas das folhas usando uma esponja ou cotonete.
Como uma medida preventiva na planta, aplique uma espuma de sabão doméstico e deixe por uma hora. Depois disso, você deve lavar cuidadosamente as folhas debaixo de um banho quente.