Existem também variedades de tomate para os habitantes das regiões do norte. E eles não são piores que os do sul. Eles geralmente diferem na resistência ao congelamento e boa imunidade.
Geralmente são espécies de grande porte. Hoje apresentamos a você um interessante e bastante novo híbrido - "Domes da Sibéria".
História da criação
Esta espécie híbrida foi criada na Rússia por cientistas da Sibéria especialmente para condições adversas. O registro estadual foi recebido em 2012.
Desde então, é popular entre os agricultores que vivem longe das regiões mais quentes da Rússia e cultivam tomates em estufas.
Tomate "Domes da Sibéria F1": descrição da variedade
Este é um híbrido derivado não há muito tempo. A planta é de pêlo curto, cerca de 60 a 80 cm, e, segundo o tipo de arbusto, refere-se a tipos teimosos e deterministas. Recomendado para cultivo em estufas e abrigos de filmes. Tem resistência a insetos nocivos e à maioria das doenças.
Desde o momento da plantação das mudas até as primeiras frutas, passam 90 a 95 dias, ou seja, é uma forma precoce de tomate.
Entre as principais características é o de proporcionar a sua resistência à temperatura, especialmente a baixas temperaturas. Também vale a pena notar o sabor do tomate.
Características das frutas
- Frutos maduros têm uma cor vermelha e uma forma arredondada.
- Por peso, eles são muito pequenas em comparação com outros representantes das variedades da Sibéria, apenas 200-250 gr.
- O número de câmaras é 4-5,
- o teor de matéria seca é de cerca de 5-6%.
- Os frutos são bem tolerados no armazenamento e não perde suas propriedades durante o transporte de mercadorias prolongado.
Os frutos desta espécie são muito saborosos frescos. Deles também obter um grande suco, graças à combinação ideal de açúcares e ácidos. As frutas que são menores são ideais para a preparação de preparações de casa do inverno.
Vantagens e desvantagens:
As principais qualidades positivas de "Cúpulas da Sibéria" incluem:
- maturação precoce da cultura;
- resistência a baixas temperaturas;
- Baixa suscetibilidade à falta de iluminação;
- alta produtividade;
- resistência a doenças.
Entre os principais inconvenientes, nota-se que esta variedade não é adequada para crescer em outras regiões.
Peculiaridades do crescimento
Estes tomates não toleram muito bem o calor, desde que foram criados para as condições na Sibéria. Portanto, seu cultivo nas regiões do sul será muito problemático e trará muitos problemas, e o resultado não agradará.
As condições mais adequadas para ele serão as áreas da Sibéria do Sul ou da faixa do meio, mas não o sul quente.
Apesar do fato de que este é um arbusto curto, seus ramos precisam de uma liga, porque os frutos ainda são bastante pesados.
Este híbrido responde muito bem a fertilizantes complexos. Na fase de crescimento, os ramos são aparados, formando 2-3 hastes com uma liga e pasynkovanie para a primeira escova.
Doenças e pragas
Como a planta é de estufa, as pragas e doenças são basicamente aquelas que são características das estufas.
Entre as pragas mais malignas vale a pena notar a estufa de asas brancas, com a luta da ajuda da droga "Confidor". Este tipo de tomate também pode ser atacado por pulgão de algodão.Você pode se livrar dele com a ajuda da ferramenta "Zubr".
Entre as doenças que podem ser submetidos a secar ou manchas castanho. Para a prevenção desta doença não é necessário para derramar os arbustos e tentar manter as condições de temperatura até 25-28 graus. Se a doença atingir sua aterrissagem, deve-se usar medicamentos contendo cobre.
Conclusão
Na observância de regras absolutamente simples de partida ou cuidado, um tomate "Domes da Sibéria" não trará muito problema. É resistente a doenças e condições climáticas extremas, e isso é muito importante, especialmente se ele teve um iniciante. Para todas as grandes colheitas!