Precoce da Sibéria - variedade de tomate precoce resistente ao frio

Pin
Send
Share
Send

O tomate precoce da Sibéria terá em breve 60 anos. E, apesar da idade da aposentadoria, esse centenário ainda está em serviço. Embora o número de variedades e híbridos esteja crescendo rapidamente, este tomate atende plenamente aos requisitos modernos para a simplicidade da tecnologia agrícola, a qualidade dos frutos e a prevalência em várias zonas climáticas.

Descrição da variedade de tomate precoce da Sibéria: características e regiões de cultivo

As variedades de tomate precoces da Sibéria estão incluídas no Registro Estadual da Federação Russa em 1959. A lista de áreas onde o cultivo é oficialmente recomendado é impressionante: estas são as regiões Norte, Noroeste, Central, Volga-Vyatka, Médio Volga, Sibéria Ocidental, Ural, Sibéria Ocidental, Sibéria Oriental e Extremo Oriente. Como podemos ver, faltam apenas bordas e áreas quentes da lista, o que pode parecer estranho: afinal, o tomate adora calor. Mas precoce da Sibéria é um tomate criado especialmente para um clima frio e se sente desconfortável em condições de calor excessivo.

Seu objetivo é universal - a variedade pode ser cultivada em solo não protegido e usando abrigos de filmes. Nos dois casos, o rendimento da variedade é aproximadamente o mesmo, portanto, a escolha das condições de cultivo é determinada pelo clima da região, pelo desejo de obter a colheita no horário habitual ou mais cedo, bem como pelas preferências do jardineiro. A atitude em relação às doenças é inconsistente: se a imunidade ao mosaico e à mancha do tabaco é alta, outras doenças afetam a variedade, assim como os tomates conhecidos mais antigos.

Precoce da Sibéria pertence à categoria de tomate determinante, ou seja, a força de crescimento de sua vegetação é limitada. É relativamente pequeno, com uma altura não superior a 80 cm, a folhagem é fraca a média. As folhas são de tamanho médio e verde claro. Apenas algumas inflorescências são formadas no caule principal, de modo que preferem cultivar a variedade em várias hastes, na maioria das vezes em três. Em cada inflorescência há 3-5 flores e, consequentemente, com polinização normal, o mesmo número de frutos é formado.

Nos arbustos, as frutas parecem da maneira usual: há várias peças no pincel

A variedade precoce da Sibéria é de maturação precoce: os primeiros frutos podem ser colhidos aproximadamente 3,5 meses após a emergência. A inflorescência mais baixa, da qual os frutos aparecerão, é formada acima da sexta folha ou um pouco mais alta e todas as seguintes - após 1 ou 2 folhas. Os frutos são perfeitamente redondos ou levemente achatados, as nervuras são quase imperceptíveis, um tanto grandes: cada tomate pesa de 60 a 120 g.A cor dos tomates totalmente maduros é de um vermelho vivo, mas até o último momento o pedúnculo permanece uma cor verde escura. Ninhos de sementes em frutos - a partir de quatro ou mais.

O tomate não pode ser chamado de muito saboroso, mesmo entre as primeiras variedades o sabor da fruta está longe de ser o melhor. Como o aroma, é bastante tradicional, sem frescuras. Eles são usados ​​principalmente frescos, mas a conserva é bem possível. A colheita é armazenada por um longo tempo e é transportada por longas distâncias quase sem perda. A produtividade em condições de estufa não é ruim: de 6 a 9 kg / m2, em solo desprotegido um pouco mais baixo, com mais da metade da colheita amadurecendo no primeiro mês de frutificação.

Vídeo: variedades características precoce siberiano

Aparência de Tomates

A forma dos frutos do precoce da Sibéria é o tomate clássico, sua cor é antologia. Estes são tomates arredondados vermelhos brilhantes, como são representados pela maioria das pessoas desde a primeira infância.

Forma clássica, cor vermelha - nada incomum, tomate bem cedo

Os arbustos dessa variedade não podem ser considerados duráveis, eles precisam ser amarrados, para que os tomates não pareçam tão elegantes quanto algumas variedades determinantes modernas: eles não se assemelham a uma árvore de Natal, mas é exatamente isso que parece com a maioria das variedades antigas.

Nos arbustos, ao mesmo tempo, há frutos com diferentes graus de maturação, embora não pareçam muito festivos.

Vantagens e desvantagens do precoce siberiano

O fato de o precoce da Sibéria ter crescido por quase 60 anos nos faz pensar por que é tão bom. De fato, de acordo com a descrição dada em documentos oficiais, o sabor desses tomates é apenas satisfatório. Aparentemente, a razão está no nome: a Sibéria não é um lugar completamente tradicional para o cultivo de tomates, e essa variedade é boa em condições adversas. Os aspectos positivos mais importantes da variedade são considerados:

  • boa produtividade em solo protegido e não protegido;
  • segurança das culturas a longo prazo e sua capacidade de transporte;
  • a capacidade do tomate amadurecer completamente durante o transporte, sendo escolhido marrom;
  • pouco exigente para as condições de crescimento;
  • aumento da resistência ao resfriamento e outros caprichos do clima;
  • universalidade do uso de frutas;
  • amadurecimento amigável da primeira metade da colheita e maturação prolongada dos frutos restantes;
  • imunidade ao mosaico do tabaco e manchas marrons.

As desvantagens óbvias da variedade são:

  • gosto medíocre de tomate;
  • tamanho desigual da fruta;
  • um nítido atraso das variedades modernas e híbridos na flexibilidade das condições de cultivo, resistência a um complexo de doenças e na qualidade dos frutos.

Note-se que o sabor dos tomates cultivados ao ar livre é significativamente melhor do que o obtido em casa de vegetação. Na verdade, essa tendência é observada para a maioria dos vegetais.

No entanto, a característica mais importante da variedade, permitindo que ela permaneça entre os tomates bem conhecidos por um longo tempo, é sua alta resistência às condições de regiões severas, embora não se possa deixar de admitir que, em estações especialmente frias, a qualidade e a quantidade da colheita diminuem significativamente.

Em relação aos caprichos do clima, o precoce da Sibéria ultrapassa muitas variedades novas de amadurecimento precoce e bem merecidas, como, por exemplo, o White Bulk. No entanto, difere para melhor de muitos tomates precoces pelo tamanho grande da fruta (embora, em um arbusto, sejam encontrados tomates de tamanhos significativamente diferentes). Mas, em termos de sabor, é significativamente inferior ao Betta, e Shuttle, e até ao mesmo volume branco. Aparentemente, não muito longe é o momento em que novos desenvolvimentos substituirão essa variedade, mesmo nas regiões climáticas nativas.

Características do plantio e cultivo

A Sibéria precoce é cultivada em terreno aberto e fechado, mas se houver essa oportunidade, é melhor dar preferência ao ar fresco: não tem medo do tempo frio e os tomates são mais deliciosos. Sua tecnologia agrícola difere pouco daquela da maioria das variedades de tomate maduro: quase todo o país, o tomate é cultivado no estágio de mudas.

O momento da semeadura das mudas depende tanto do clima da região quanto se as mudas cultivadas ou no canteiro serão plantadas em casa de vegetação. De qualquer forma, o tempo deve ser calculado de forma que, durante o plantio das mudas de dois meses de idade, seja quente no ar e no solo: lá e ali, a temperatura diária deve ser de pelo menos 15 sobreC. Portanto, é necessário semear sementes para o cultivo de tomate no solo na faixa do meio na segunda quinzena de março, e na Sibéria e regiões equivalentes no início de abril. Para o cultivo em estufa - dependendo da qualidade da estufa: no caso de estufas de filmes comuns, as mudas começam algumas semanas antes.

A tecnologia para o cultivo de mudas não difere da de outras variedades. Na maioria das vezes, as sementes preparadas são semeadas em uma caixa comum e depois, no estágio de 1-3 folhetos reais, mergulham em xícaras individuais ou em uma residência comum mais espaçosa, com uma distância de 6 cm entre as plantas.

Mudas de plantas precoces da Sibéria raramente superam: obter plantas de alta qualidade é relativamente fácil

No processo de cuidados com as mudas, o principal é a temperatura e as condições de luz. No primeiro dia após o surgimento das mudas, a temperatura deve ser bastante reduzida (para 16-18 ° C) e a iluminação fornecida o mais alto possível. Após 4-5 dias, a temperatura é aumentada para a temperatura ambiente e deixada como tal pelos dois meses. As mudas são raramente e moderadamente regadas. Sob a condição de solo fértil, você pode fazer sem fertilizar. De 10 a 15 dias antes do plantio no jardim, eles gradualmente se acostumam a condições adversas, levando-os para a varanda.

Os canteiros de tomate são preparados com antecedência, sem esquecer que eles não precisam de muito estrume, especialmente frescos, mas os fertilizantes com fósforo devem ser fornecidos em abundância. Em 1 m2 faça um balde de húmus, meio litro de cinza de madeira e cerca de 40 g de superfosfato. O precoce da Sibéria é plantado relativamente densamente: após 40-50 cm um do outro. Tecnologia de aterrissagem usual:

  1. Faça pequenos orifícios nos locais designados, adicione um pouco de fertilizante adicional a cada orifício: meio copo de cinzas ou uma colher de chá de nitroammofos. Depois de misturar o fertilizante e o solo, o poço é regado.

    Você não pode regar os poços com antecedência, mas essa opção é preferível: ao plantar na lama, é melhor criar raízes

  2. Remova delicadamente os tomates de uma caixa ou xícaras com um pedaço de terra e coloque-os nos buracos, enquanto as mudas são enterradas nas folhas mais cotiledonares.

    Aperte delicadamente as raízes das mudas com os dedos para que não haja vazios

  3. Regue as mudas com água a uma temperatura de pelo menos 25 sobreC e triture o solo com qualquer material solto.

    Após o transplante de mudas, o solo deve ser umedecido com alta qualidade, mas você não deve regá-lo por uma semana

O cuidado usual dos arbustos (rega, cobertura, cultivo) é complementado por mais algumas atividades. Apesar do determinismo da variedade, o precoce da Sibéria precisa ser amarrado: seus caules são frágeis. Portanto, os pinos se organizam imediatamente após o plantio de mudas. As hastes são amarradas com uma fita macia em vários lugares e, à medida que crescem, são repetidas.

O arbusto é formado em três hastes, os enteados mais poderosos atuam como hastes adicionais, mas o restante é necessariamente removido. A remoção dos enteados é realizada semanalmente, interrompendo-os antes que eles atinjam 5 cm ou mais. Além disso, em estufas, é aconselhável ajudar os tomates e polinizar agitando levemente os pincéis com flores a cada poucos dias.

Quanto mais enteados começam, mais força permanece no mato

Em sites pessoais, não vale a pena recomendar a pulverização preventiva de tomates contra doenças e pragas com o uso de produtos químicos, mas os remédios populares às vezes devem ser usados. Infestações de cebola ou alho, bem como calêndula ou calêndula semeadas nas proximidades, repelem bem as pragas.

Comentários

Dois anos atrás, plantei uma precoce siberiana, esperando uma colheita precoce. A variedade não era muito cedo, mas não era tarde demais - no meio da temporada. Algumas variedades, a mesma Sanka, amadureceram muito antes. Eu não gostei do sabor - frutas frescas, levemente azedas.

Katerina

//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=4453.0

Eu quero defender essa variedade. A variedade é antiga, comprovada, adequada para as condições da Sibéria, precoce, produtiva, despretensiosa. Sim, ele tem gosto de um tomate comum; é claro, estes não são exóticos. Mas não posso dizer que é azedo. Por consistência - frutas de propósito de salada, suculento. Eles fazem uma salada muito saborosa quando o suco de tomate é misturado com creme de leite. Eles irão para suco e processamento. Não tentei salgar, mas é improvável que a casca esteja macia. Menos - eles não mentem por muito tempo, mas não se deitam aqui. Eu não semeio antes de meados de março, não faz sentido, tudo chegará a tempo mais cedo.

Galina

//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=4453.0

Comprei o nome, pensei que, se fosse prematuro para a Sibéria, ainda mais para nós - eu o colecionaria em junho. Sim, bem. A semeadura no início de março, no solo - de 15 a 20 de abril, floresceu no final de junho, a primeira colheita - após 15 de julho. Floresceu violentamente - pelo menos cortou os buquês, os ovários - não contava, e então começou a cair, o caule secou, ​​as folhas secaram, manchas marrons nas hastes (ainda não sei qual era a infecção) coletei um quilograma de 20 arbustos 5 Todo o resto está no lixo, e as sementes também estão lá.

Eugene

//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=54276

Uma das variedades favoritas, realmente madura, saborosa e bem adaptada para saladas e picles. Cresce rapidamente, as mudas são sempre fortes e resistentes a doenças, bastante produtivas e fáceis de cultivar.

Tanya

//www.bolshoyvopros.ru/questions/1426458-pogovorim-o-pomidorah-kak-vam-sort-sibirskij-skorospelyj-otzyvy.html

Atualmente, a Sibéria precoce não é a melhor variedade de tomate, mas, graças a muitas propriedades, ainda é cultivada com sucesso em regiões com climas rigorosos. Ao mesmo tempo, altos rendimentos são obtidos com igual sucesso, tanto em estufas quanto ao ar livre. Trata-se de uma variedade de culturas resistentes ao frio e de amadurecimento precoce, que produz frutos em tomates bastante grandes, de forma e cor clássicas. Sua despretensão permite recomendar uma variedade a jardineiros inexperientes.

Pin
Send
Share
Send