Prevenção, meios e formas de controlar a framboesa

Pin
Send
Share
Send

Framboesa - a safra favorita de muitos jardineiros. Bagas suculentas são valorizadas não apenas pelo excelente sabor, mas também por suas propriedades úteis. Os frutos da planta têm efeito anti-inflamatório, antipirético, aumentam o tom do corpo e dão energia, ajudam a combater o stress. No entanto, para um crescimento bem sucedido, é necessário saber como combater eficazmente as framboesas de pragas.

  • Galerias
    • Frangos esofágicos
    • Galho de framboesa em talo
  • Gorgulho morango-framboesa
  • Carrapatos
    • Ácaro aranha
    • Ácaro de framboesa
  • O besouro de framboesa
  • Toupeira de framboesa
  • Noz de framboesa
  • Mosca de framboesa
  • Jarro de framboesa
  • Pulgão folha framboesa
  • Profilaxia de pragas

Voce sabe Na cidade americana de Enterprise, um monumento foi erguido para uma das pragas das framboesas e outras plantas - um besouro de gorgulho. O fato é que, depois de destruir todo o algodão em 1915, ele forçou os agricultores a plantar novas culturas. Assim, desenvolveu-se uma economia multifacetada.

Galerias

Frangos esofágicos

Escaped gall mosquitos (framboesa mosquito) - a praga mais perigosa desta cultura. Na primavera, os insetos depositam seus ovos em fendas na casca da planta. Destes, as larvas desenvolvem branco. Alimentando, as larvas liberam substâncias tóxicas que causam a formação de galhas - inchadas, e o córtex está altamente rachado.

O crescimento das framboesas é retardado devido a danos, os brotos murcham e quebram com fortes rajadas de vento. Com o tempo, as larvas caem no chão, se transformam em casulos e se transformam em insetos adultos. Em uma temporada, três ciclos de desenvolvimento de pragas podem ocorrer.

Para combater é necessário no verão, quando a maioria das larvas, destruir os brotos infectados. Também é recomendado pulverizar o solo sob os arbustos com uma solução de clorofos de 0,15-0,3% duas vezes. A primeira vez que é feito quando o solo é aquecido a +13 ° C, antes do vôo dos insetos, repetidamente - 10 dias após a primeira pulverização.

Galho de framboesa em talo

Uma pequena mosca em maio-junho põe ovos perto dos botões de framboesa. Larvas de eclosão começam a se alimentar do suco da planta, interrompendo seu desenvolvimento normal. Gauleses se formam em lugares onde as larvas se aglomeram. Onde esses selos aparecem, a crosta vai se quebrar e se separar do galho. As larvas pupatam diretamente na galha e o ciclo continua.

O controle de mosquitos de galhas de caule em framboesas ocorre com a ajuda de:

  • seleção escrupulosa de material de plantio, sem sinais de infecção;
  • destruição completa de todos os ramos danificados;
  • pulverizar framboesas com preparações químicas duas vezes por ano (na primavera, antes da postura dos ovos e no outono, após a colheita e desenterrar o solo). Para fazer isso, use 1% de fluido Bordeaux ou emulsão de carbofos (0,1-0,2%).

Gorgulho morango-framboesa

Com a chegada do primeiro calor da primavera, besouros imaturos começam a comer folhas de framboesa jovens, e com o aparecimento de brotos - anteras de flores. Em seguida, a fêmea deposita os ovos na raiz, morde e desenvolve ainda mais a praga na inflorescência caída.

Voce sabe Um gorgulho fêmea coloca até 50 ovos.

A larva se alimenta do botão, torna-se pupa e, eventualmente, se transforma em um inseto adulto. O ciclo se repete. A infecção com o gorgulho da morangueiro-framboesa pode ser identificada por pequenos buracos nas folhas jovens de framboesas, gotejamento e presença de larvas nelas.

Jardineiros experientes aconselham os seguintes métodos de proteção de framboesas desta praga:

  • agrotécnica: escavação ou aração de outono de solo sob arbustos;
  • mecânica: destruição de folhas caídas e gemas, besouros de agitação de uma planta;
  • biológica: (. alho, cebola, tansy, celandine, mostarda, pimenta e outros) pouso cheiro forte entre arbustos de plantas de framboesa;
  • Química: pulverização das plantas antes e depois de droga florescência "Fufafon" (15 mL substância foi dissolvido em 5 litros de água; taxa de fluxo - 5 litros por solução 10m²) "Kemifos" (10 ml de formulação é adicionada a 10 L de água; taxa de fluxo - 1,5 litros de solução de 10 m²), "Alatar" (5 ml fármaco é dissolvido em 4 litros de água, taxa de fluxo - 4 litros por 100 m² solução).

Importante! Para evitar a infecção com o gorgulho, não é recomendado o plantio de framboesas e morangos próximos uns dos outros.

Carrapatos

Ácaro aranha

Esta praga pode atacar framboesas em climas áridos e quentes. Ele vive na parte de baixo das folhas e as envolve em teias de aranha. Alimenta-se do suco da planta. Como resultado da infecção, manchas brancas aparecem nas folhas e, finalmente, secam completamente. Com um carrapato em framboesas, você pode lutar de várias maneiras:

  • aplicação de irrigação de arbustos e solos sob eles em climas abafados;
  • pulverizar a planta de acordo com as instruções com a ajuda de preparações tais como enxofre coloidal, carbofos, cidial, fosfamida, metafos. Se necessário, o tratamento com produtos químicos é repetido várias vezes, com um intervalo de 10 dias.

Importante! Você deve regar framboesas ao amanhecer ou à noite, após o pôr do sol, para evitar a rápida evaporação da umidade.

Ácaro de framboesa

As fêmeas pragas de inverno sob a membrana superior do rim. Durante a abertura das folhas, os ácaros saem do abrigo e começam a se alimentar do suco da planta. As folhas são dobradas e brilhantes, os arbustos crescem mal.

Para prevenir a infecção e combater os ácaros da framboesa, após a floração e a colheita, recomenda-se pulverizar a planta com carbofos. Os inseticidas "Aktellik", "Foufafon", "Iskra M" são aplicados.

O besouro de framboesa

Os invernos de insetos a uma profundidade de 5-10 cm no solo. Na primavera, ele sobe nas florescentes flores de framboesa, põe ovos, dos quais as larvas se desenvolvem e come gomos. As larvas retornam ao solo para pupar e a próxima primavera se transformará em insetos adultos. O ciclo se repete.

Na guerra com o besouro framboesa, tais métodos de luta são usados:

  • escavação do solo sob as plantas e no espaçamento entre linhas durante a formação de pupas de insetos;
  • pulverização com decis, confidor, carbofos.

Toupeira de framboesa

Danos especiais causam variedades precoces de framboesas. As lagartas hibernam em fendas na casca da parte aérea ou sob plantas em folhas caídas. Na primavera eles roem os brotos da planta e pupa lá.Das pupas, aparecem borboletas de cor marrom-escura e põem ovos em flores. As lagartas chocadas comem frutos maduros

Para livrar-se da traça de broto de framboesa é necessário:

  • ao podar galhos antigos, certifique-se de que não restem tocos;
  • Assim que os rins começarem a inchar, trate a framboesa "Iskra", "Confidor", "Decis" ou "Carbophos".

Noz de framboesa

As larvas da praga, alimentando-se de suco das hastes da framboesa, causam rachaduras e inchaço da casca. Ramos danificados desvanecem-se fracamente, quebram-se e murcham. Difere dos mosquitos da galha-caule apenas no tamanho dos selos, que podem atingir até 10 cm de comprimento. Aplique as mesmas medidas de controle que as pragas anteriores.

Mosca de framboesa

LInsetos de insetos roem os buracos espirais no interior do caule, o que faz com que os topos da framboesa desbotem e enegrecem rapidamente, e então se decompõem. No início da floração, as larvas entram no solo para o inverno, onde se transformam em borboletas, que põem ovos. As lagartas eclodidas começam a estragar os ramos a partir do interior novamente.

No caso de uma mosca-da-framboesa, são utilizados os seguintes métodos de luta:

  • cavando o solo no outono e limpando as folhas caídas;
  • processamento de cultura no início da primavera (assim que aparecerem novos brotos), com a ajuda de "Carbofos" ou "Actelliki".

Jarro de framboesa

No meio do verão, borboletas depositam ovos no solo na base dos brotos de framboesa. As lagartas brancas que aparecem delas começam a morder os galhos, o que causa inchaço. Eles hibernam e pupam diretamente nas hastes da planta. No ano seguinte, as pupas se transformam em borboletas e o ciclo se repete. Infectado com uma jarra de vidro framboesa rapidamente murcha e seca.

Para evitar que a praga se multiplique, você precisa destruir os brotos danificados o mais rápido possível e remover galhos velhos sem deixar um cânhamo.

Pulgão folha framboesa

O inseto vive na parte inferior das folhas de framboesa em pequenas colônias. Come o suco das hastes da planta e pode tolerar doenças virais. Por causa da derrota dos pulgões, as framboesas crescem mal e eventualmente murcham. A principal maneira de controlar a praga é o tratamento com "Aktellikom" ou "Karbofos" durante o florescimento dos botões.

Profilaxia de pragas

Antes de obter uma boa colheita, você precisa pulverizar as framboesas na primavera contra pragas. Para isso, recomenda-se o uso de drogas modernas (por exemplo, o mesmo "Actellik" ou "Karbofos") . O tratamento com preparações químicas, se necessário, é repetido várias vezes durante a estação. Se você combinar este processo com uma inspeção periódica dos arbustos e destruir os brotos destruídos a tempo, então você pode contar com uma abundância de bagas. Também será supérfluo cavar o solo após a colheita.

Assista ao vídeo: Como acabar com Lesmas e caracois na sua Horta

Pin
Send
Share
Send