- Tipo: banana
- Período de floração: julho, agosto, setembro
- Altura: 30-150cm
- Cor: Roxo, Rosa, Roxo
- Perene
- Winters
- Sol amoroso
- Amoroso
No pátio sombreado nos fundos, entre as árvores do jardim e ao sol no centro do canteiro de flores heterogêneo, a digital se sente ótima - uma planta de mel alta e exuberante, com grandes flores em forma de sino. O cuidado adequado com o plantio e a digitalização ajudará a crescer flores altas, de quase dois metros, com chapéus luminosos, grossos e arejados, uma decoração real e uma decoração natural original para uma área suburbana.
Digitalis purpurea e outras variedades
A espécie mais famosa é a digitalis purpurea. Não é de surpreender que a Digitalis purpurea coexista perfeitamente na faixa do meio: a Eurásia é considerada o berço dessa planta incrível, embora algumas variedades tenham um clima mais quente, semelhante ao norte da África. O digital é facilmente propagado por sementes, de modo que seus matagais selvagens podem ser encontrados ao longo de ravinas e riachos, nas margens da floresta e nas estradas.
Uma planta brilhante é atraente incomum na forma de flores semelhantes a um dedal, daí o nome mais comum. Além desse nome geralmente aceito, existem muitos outros nomes, não menos artísticos: a luva das fadas da floresta (em inglês), uma luva de raposa, luvas de bruxa, dedos sangrentos, dedal, grama de dedal, sino da floresta e um copo de vinho.
O digital de flores grandes é distinguido por flores pubescentes amarelas pálidas, cobertas com manchas marrons por dentro e um crescimento relativamente curto - até 120 cm.Perene fornece pedúnculos no segundo ano e às vezes se comporta como uma bienal.
A digital amarela é muito semelhante à variedade de flores grandes, mas é ainda um pouco mais baixa (até 100 cm) e cresce como uma planta perene de pleno direito. Ele tolera geadas, por isso é uma excelente opção para as latitudes do norte.
A forma curiosa de flores de digital enferrujadas o torna semelhante a uma orquídea. Pintado em diferentes tons de amarelo e marrom claro, serve como uma excelente decoração para decorar canteiros de várias camadas e criar matas "naturais" no jardim.
O lugar desta flor em paisagismo
A decoratividade da planta permite que ela seja usada para resolver uma ampla variedade de problemas. Espécimes altos servem como um excelente pano de fundo para canteiros lineares e cordas mistas, os inferiores decoram canteiros ao longo de paredes e cercas, os menores servem para decorar bordas, caminhos e arbustos. Os digitálicos com grandes flores expressivas podem ser plantados em um vaso e vaso de flores independentes. Uma clareira natural de flores que se propagam pela auto-semeadura no canto mais distante do jardim parece romântica e natural.
Para os digitais, você pode fazer um belo vaso de flores com suas próprias mãos, leia sobre isso: //diz-cafe.com/dekor/vazony-dlya-cvetov-svoimi-rukami.html
Os parceiros para a criação de canteiros de flores são várias plantas:
- árvores e arbustos - madressilva, viburno, rosa brava, rododendro;
- tolerante à sombra - aquilegia, prímula, hospedeiros, gerânio, prímula candelabro, dicentro;
- universal - peônias, laço decorativo, valeriana, íris, aquilegia, angélica.
Grandes caules de flores são freqüentemente usados para fazer buquês colocados em vasos altos de vidro ou cerâmica. Flores de tons de rosa pálido, creme, roxo e canário por muito tempo mantêm sua frescura na forma de corte. No início da primavera, o digital é destilado como um vaso de plantas. Isso é precedido pela preparação do outono e pelo armazenamento no inverno em uma sala fria a uma temperatura de + 12 ° C. Se a cultura transferir com sucesso o inverno, em abril você poderá ver sua magnífica floração.
Antes de plantar qualquer colheita, é necessário preparar o solo. Tradicionalmente, a camada superior é escavada - até uma profundidade de cerca de 30 cm, enriquecendo o solo com composto ou esterco (4-5 kg por metro quadrado). Não será supérfluo adicionar alguns fertilizantes minerais de origem natural, por exemplo, 1-2 copos de cinza de madeira ou duas colheres compradas na loja Nitrofoski. Usando um ancinho, é necessário nivelar a camada superior para que os fertilizantes fiquem entre 8 e 10 cm de profundidade e depois mexa um pouco. Em maio, as sementes são geralmente semeadas em campo aberto, muito antes, em março, as mudas são preparadas.
O adubo para enriquecer o solo pode ser feito de forma independente. Você pode aprender sobre como equipar um poço de compostagem a partir do material: //diz-cafe.com/postroiki/kompostnaya-kucha-svoimi-rukami.html
Recomendações para o cuidado de tais flores
A floração exuberante por dois a três meses pode ser fornecida apenas com bons cuidados, e mesmo uma planta despretensiosa, como a digital, agradece a atenção e o cuidado.
Seleção de solo e iluminação
O solo ideal para os digitálicos é terrenos férteis soltos, moderadamente úmidos e bem fertilizados. Uma planta plantada em um local árido nunca dará pedúnculos exuberantes e brilhantes, e uma planta localizada em uma área pantanosa logo morrerá devido ao apodrecimento das raízes. É por isso que você deve monitorar regularmente a umidade do solo e, se necessário, regá-lo adicionalmente, de preferência à noite.
O material também será útil sobre como criar um cronômetro para regar: //diz-cafe.com/tech/tajmer-poliva-svoimi-rukami.html
Se as raízes da planta estão em um ambiente confortável, úmido e respirável, a iluminação solar não importa muito: a cultura ganha cores igualmente bem tanto no canteiro de flores iluminado quanto no jardim escuro. A digital é uma das plantas com floração rápida e brilhante usada em áreas sombreadas, portanto é usada ativamente para criar os chamados matagais naturais da floresta.
Além da rega regular, as flores precisam de capina, afrouxamento do solo, cobertura oportuna com fertilizantes minerais (2-3 vezes durante a estação é suficiente). Por volta do final do verão, é necessário monitorar a condição das raízes: algumas delas estão expostas, rastejando. Com o advento do clima frio do outono, as raízes devem ser definitivamente polvilhadas com uma densa camada de solo para que não congele. No outono, as sementes da planta amadurecem. Com os devidos cuidados e proteção nas plantações "selvagens", a digitalis reproduz notavelmente a auto-semeadura, de modo que não são necessárias medidas para a coleta de sementes, seu armazenamento e plantio. Se você ainda precisar coletar sementes, durante a floração, selecione as melhores amostras e marque-as.
Proteção contra doenças e pragas
Os digitálicos, selvagens ou ornamentais, às vezes sofrem de doenças comuns a plantas grandes. Alguns deles são tratados rapidamente. Por exemplo, se você vê pequenas manchas nas folhas, a planta precisa urgentemente ser alimentada com uma solução de fungicida contendo cobre. Padrões em mosaico e torção das folhas, bem como deterioração do pedúnculo ou raízes, indicam uma doença incurável; nesse caso, é melhor isolar e destruir a planta até que os indivíduos ao redor sejam infectados.
Além da podridão branca e cinza, a planta está exposta a infortúnios como oídio, nematóides, doenças virais, vários tipos de mariposas e pulgões. O medicamento Vitaros (2 ml por 1 litro de água para irrigação) é excelente no combate a doenças, e o Spark (1 comprimido por 10 litros de água) está combatendo os pulgões.
Qual método de criação é melhor escolher?
Preparando e cultivando sementes
Cada planta produz um grande número de sementes de digitálicos. Eles são colhidos no outono, quando as caixas finalmente estão maduras. As sementes mais completas estão contidas em caixas localizadas na parte inferior da planta. É necessário escolher o momento em que a fruta já pintou em um tom amarelo ou marrom escuro, mas ainda não estourou. As sementes são espalhadas suavemente em uma folha de papel na sombra para secar completamente e, em seguida, remova cuidadosamente as frutas restantes. As sementes coletadas sobrevivem perfeitamente ao inverno e, na primavera, estão completamente prontas para o plantio.
Para que as mudas sejam amigáveis e rápidas, elas pré-embebem as sementes em uma pequena quantidade de água. A segunda solução é revestir as lavouras com lutrasil ou filme. O solo deve estar solto, leve. Não há necessidade de cavar buracos ou sulcos, basta polvilhar um pouco as sementes com geada ou turfa. As filas devem estar localizadas a uma distância de 40 a 50 cm uma da outra, apenas neste caso as plantas adultas se sentirão livres. As mudas emergidas devem ser afinadas: quanto menos plantas forem plantadas, maior será o seu crescimento e maiores serão os caules das flores. O cultivo da digitalização da primavera a partir das sementes é a principal maneira de propagar a cultura das flores.
Propagação por processos raiz
Deixando os pedúnculos maiores e mais magníficos nas sementes, os pincéis de outros espécimes devem ser cortados cuidadosamente e aguardar cerca de 3 semanas. Após esse período, 6 a 8 pequenas rosetas basais são formadas perto da base, o que em breve dará 7-8 folhas pequenas. Nesse ponto, os soquetes devem ser separados da base e plantados no chão no local planejado.
Ao transplantar e regar, verifique se a água ou o solo não entra no núcleo, caso contrário a planta morrerá. No final do verão, a saída criará raízes, dará novas folhas e estará pronta para o inverno com espécimes adultos.Para fazer com que os digitálicos sobrevivam confortavelmente ao inverno, ele pode ser coberto com galhos ou folhas caídas.
Graças aos cuidados adequados, já no segundo ano a planta floresce com enormes tampões de pedúnculos brilhantes, transformando um canteiro de flores ou um jardim em um paraíso.