O mandarim veio para a Europa há apenas 170 anos graças ao italiano Michel Tecor. Seu nome é devido aos chineses. Eles só podiam ser comidos por ricos dignitários da China - tangerinas.
Para plantas de interior, as tangerinas de espécies anãs e variedades de baixo crescimento são adequadas. Considere espécies, variedades de mandarinas, suas variedades e defina as principais características e características.
- Variedade Ivyhlistny
- Grupo Wase
- Tipo de Kovano-vaso
- Tipo de Miagawa-vaso
- Clementine Group
- Variedade de Marisol (C. Clementina)
- Variedade de Noules (C. Clementina)
- Grau Rubino (C. Clementina)
- Nobres da Variedade
- Variedade Pioneer No. 80
- Variedade Sochi № 23
- Variedade Abkhazian cedo
- Tipo de Agudzer
- Nova variedade
- Grau Unshiu
- Shiva-Mikan
- Variedade Murcott (Mel)
Variedade Ivyhlistny
Uma árvore baixa com uma coroa arredondada sem espinhos. Pode ser cultivado tanto em terreno aberto como em planta de casa. Na panela cresce até 2 m de altura e tem folhas verdes escuras densas de forma alongada. A planta floresce na primavera com flores brancas perfumadas, um pouco menores que o limão. Para obter os frutos, a polinização não é necessária. Os frutos crescem até 70 gramas, quase sem sementes. A colheita é realizada em novembro. A árvore é fruto da idade de três anos.
Grupo Wase
Este grupo inclui as variedades Miho-Vase, Miagawa-vaso, Okottsu-Vasa, Novano-Vase, Kovano-Vasa.
Tipo de Kovano-vaso
A variedade é considerada o ancestral das variedades anãs japonesas de mandarinas. Foi importado do Japão em 1930. Esta é uma árvore perene de caule curto, que cresce nas condições do quarto não mais que 40-50 cm. Tem uma coroa compacta com folhagem abundante sem espinhos, que não precisa de formação. A casca é áspera, de cor marrom. Os tiros são primeiro verde claro e depois adquirem uma tonalidade marrom. As folhas são verdes, largamente lanceoladas. As flores são brancas, têm cinco pétalas e podem ser dispostas isoladamente ou em pequenas inflorescências. O tamanho refere-se a grandes a 4,3 cm de diâmetro. O pilão olha para fora dos estames que estão fundidos na base. Pólen é estéril. As frutas da cor laranja-viva da forma achatada arredondada amadurecem no início de outubro e têm um gosto doce e azedo. A carne é dividida em 9-13 lóbulos, contém 30,3 mg de vitamina C em 100 g de produto e não contém sementes. A casca é lisa, quebradiça, com 0,3 cm de espessura, separada do poço da polpa. A árvore frutifica no primeiro segundo ano de vida e é distinguida pelo alto rendimento. A resistência ao congelamento da variedade é alta. A planta reproduz-se por enxertia e camadas de ar.
Tipo de Miagawa-vaso
A cultivar foi retirada em 1923 pelo Dr. Tiuzebur Tanaka. A árvore em altura é a mais alta de todas as variedades de Wase, distinguida pela sua alta produtividade. É o mais comum e conhecido das variedades de Wase. Os frutos de mandarina são relativamente grandes, sem caroço, têm uma pele fina e lisa. A polpa é suculenta, de excelente qualidade. Maturação grau refere-se ao início. Amadurecimento ocorre no final de setembro. As frutas estão bem preservadas.
Clementine Group
A planta é um híbrido de tangerina e laranja-rei das subespécies de laranjas. Foi criado em 1902 por um padre francês, o criador Clement Rode (1839-1904). Em geral, as árvores Clementine são altas, mas às vezes são usadas para o cultivo em casa e em estufas internas. Considere as principais variedades.
Variedade de Marisol (C. Clementina)
A variedade inicial que ocorreu como resultado da mutação Clementine Oral e é ideal para crescer em ambientes fechados. É uma árvore bastante alta, com ramos curtos e folhagem espessa. A fruta amadurece a partir do final de setembro. Os frutos são grandes o suficiente com uma massa de 70-130 ge um diâmetro de 5,5-7 cm.A pele é laranja fina, contém muitos óleos essenciais. A polpa é macia, muito suculenta, ligeiramente ácida, contém 2 sementes. Quando a colheita do fruto deve ser cortado, para que o copo não fique no caule.
Variedade de Noules (C. Clementina)
A variedade foi obtida como resultado de mutações da variedade Fina. É muito popular na Espanha. A árvore tem um tamanho médio e uma coroa esférica. Ramos não contêm espinhos. Chapas de folhas estreitas, flores brancas, pequenas, simples ou em pequenas inflorescências. Frutas de tamanhos grandes, pesando entre 80 e 130 g, casca laranja brilhante com um tom rosa, macio e esburacado. A carne é muito suculenta, doce, contém pequenas sementes. Para aumentar o rendimento, recomenda-se a remoção de pequenos ovários, não deixando mais do que três no grupo. A fruta amadurece a partir do final de novembro a dezembro.A variedade não tolera uma redução na temperatura, por isso, mais muitas vezes é divorciada em premissas.
Grau Rubino (C. Clementina)
A árvore de tamanho médio foi criada na Itália e pertence a variedades tardias. Tem uma coroa esférica densa sem espinhos e rendimento muito alto. Frutas de tamanhos pequenos, pesando até 80 g, com uma fina pele vermelho-alaranjada. Carne de boa qualidade, suculenta, laranja. O amadurecimento dos frutos ocorre de janeiro a fevereiro. Mandarins podem pendurar na árvore até o início de junho sem perda de sabor.
Nobres da Variedade
A variedade pertence ao grupo dos "nobres" e é freqüentemente chamada de real. Ocorre de um grupo de mandarins indo-chineses ou cambojanos. Algumas características desta planta nos permitem dizer que ela se refere aos híbridos naturais de tangerina e laranja. As frutas são a maior de todas as variedades conhecidas de mandarinas. A casca é muito grossa para tangerina, esburacada, firme contra a carne, mas é bem limpa e tem uma cor amarelo-laranja.
Variedade Pioneer No. 80
Selecionado por V. M. Zorin nos anos 50 do século XX. As árvores têm uma forma piramidal com uma densidade média de folhas. A casca é áspera, de cor marrom e tem uma cor marrom nos galhos.Os brotos são verde-claros, com uma pequena presença de espinhos. A lâmina foliar tem 12 a 14 cm de comprimento e 5 a 6 cm de largura, com cor verde escuro e bordas pontiagudas. As flores têm 5 pétalas, localizadas isoladamente ou em pequenas inflorescências, com 4 cm de diâmetro, no meio dos estames flor 19-22, fundidas na base, acima das quais sobe um pilão amarelo claro. As frutas são redondas, pesando 60-80 g, medindo 4,5-5,8 cm. Os mandarins têm uma base arredondada e plana, em alguns casos com um pequeno crescimento papilado. A pele tem 0,2-0,4 cm de espessura, ligeiramente áspera, bem atrás da polpa. A polpa da fruta é laranja, suculenta, tem um sabor agridoce. É dividido em 9-12 lóbulos com filmes grossos e não contém sementes. O conteúdo de vitamina C é de 29 mg por 100 g de produto. A colheita é realizada na segunda quinzena de novembro. A resistência ao congelamento da variedade é alta.
Variedade Sochi № 23
Selecionado após cruzar as mudas de tangerina Unshiu FM Zorin na década de 50 do século XX na Estação Experimental de Sochi. A árvore tem uma forma larga-piramidal da copa com abundante folhagem e um pequeno número de espinhos. A casca é áspera e tem uma cor marrom.Os rebentos na parte superior das nervuras têm uma cor verde clara. As folhas são alongadas de forma oval, tamanho grande de 12 x 5 cm, corrugadas e formam um barco ao longo da veia principal. Flores consistem em 5 pétalas de cor branca com um tom creme e fundidos 19-21 estames com um pilão arredondado que se eleva acima deles. Flores podem ser colocadas isoladamente ou várias em pequenas inflorescências, seu tamanho - até 3 cm de diâmetro. Pólen é estéril. As frutas são arredondadas - achatadas ou levemente em forma de pêra. A sua massa é de cerca de 70 g, o tamanho médio é de cerca de 6 cm de diâmetro e 5 cm de altura, a casca é laranja, ligeiramente áspera, com 0,2-0,5 cm de espessura, separa-se bem da polpa. A polpa é agridoce ao gosto, suculenta, dividida em 9-12 lóbulos e não contém sementes. O conteúdo de vitamina C é de 29 mg por 100 g de produto. A resistência ao congelamento da variedade é alta.
Variedade Abkhazian cedo
Tangerina da Abkházia refere-se às variedades mais comuns e precoces. Na sala, a árvore cresce em tamanho pequeno com grandes folhas verdes. A planta floresce em maio e frutifica em outubro. Os frutos são de tamanho médio, redondos, têm uma pele espessa, montanhosa e de cor amarelo-laranja.A polpa é suculenta, doce com um pouco azedo, contém um grande número de sementes. Frutas são limpas facilmente. A planta tem medo do excesso de umidade, portanto, recomenda-se regá-la à medida que o teor de umidade do coma terra diminui.
Tipo de Agudzer
A variedade vem da costa do Mar Negro, no Cáucaso. Refere-se a variedades precoces. A coroa da árvore tem crescimento vertical com um pequeno número de espinhos ou pode ficar sem eles. Tangerinas amarelo-laranja, relativamente grandes, com uma pele espessa. A polpa é suculenta, tem um sabor agridoce.
Nova variedade
A variedade híbrida inicial, criada em 1942 na Flórida. Maciçamente crescido em 1964 em Israel, Espanha. A variedade Nova é ideal para crescer em vasos. A árvore tem uma coroa decomposta de tamanho médio, na qual não há espinhos. As folhas são alongadas, semelhantes à variedade Clementine. Refere-se a variedades precoces. Para melhor frutificação, é necessário realizar a poda de forma a remover frutos fracos. Caso contrário, a colheita do próximo ano não será alta. As flores têm um cheiro muito perfumado.As frutas são de tamanho médio, com uma pele fina que adere bem à polpa e é mal limpa. A polpa é suculenta, laranja escuro, doce, dividida em 10-11 segmentos e contém até 30 sementes. Frutas amadurecem em dezembro. A colheita deve ser removida imediatamente após a maturação, caso contrário, sua qualidade se deteriorará.
Grau Unshiu
A variedade Unsiu pertence a um grupo de variedades japonesas de Satsuma, embora venha da China. Cultivo ocorreu no Japão, após o qual se espalhou por todo o mundo. Tem uma alta resistência ao congelamento em comparação com outras variedades de mandarinas. Outra vantagem da planta é a rápida maturação de frutos com baixa atividade solar. Por causa do pequeno tamanho da coroa, a variedade é cultivada tanto em terreno aberto como em planta de casa. Em casa, uma árvore perene tem uma coroa de até 1,5 m de altura com densas folhas verdes escuras. A forma da lâmina foliar é alongada, com veias fortemente salientes. O período de renovação da folhagem é de 2 a 4 anos. A floração ocorre em maio. As flores são brancas, numerosas, coletadas em inflorescências de 4-6 pcs. Pólen é estéril. Os frutos têm uma forma achatada arredondada, pesando até 70 g.A cor laranja da casca é bem removida da polpa.
A polpa é suculenta, não contém sementes. As árvores dão frutos a partir dos três anos de idade. A colheita é realizada no final de outubro. A planta reproduz inoculações em outras plantas cítricas ou estacas. O enraizamento de estacas é um processo muito trabalhoso, portanto os horticultores preferem a vacinação.
Shiva-Mikan
Variedade precoce com rendimento médio. A árvore é compacta, cresce rapidamente, com abundante folhagem de cor verde escura. Os frutos são pequenos, pesam até 30 g, têm um sabor agridoce. A variedade é utilizada como planta ornamental para seleção, pois é diferenciada pela alta resistência ao congelamento.
Variedade Murcott (Mel)
A variedade foi obtida como resultado da hibridação de tangerina e tangerina. Foi retirado em 1913 pelo Dr. VT Swingle na Flórida. Mandarim Murkot na tradução significa mel e é chamado de Tangor. Uma árvore de tamanho médio com galhos pendentes e pequenas folhas pontiagudas. Frutas crescem em grupos e têm um tamanho médio. A casca é amarelo-alaranjada, fina, lisa e firme contra a carne. A carne é dividida em 11-12 lóbulos, macia, suculenta, perfumada, muito doce, contém muitas sementes. A variedade é meio tarde. O amadurecimento dos frutos ocorre de dezembro a fevereiro. A produtividade é alta, mas propensa a alternar a frutificação. Mandarin em uma panela tem um alto valor decorativo no interior de cada apartamento, além disso, é bom comer frutas doces cultivadas por suas próprias mãos.