Como propagar uma spiraea e raiz de um galho

Pin
Send
Share
Send

Um arbusto chamado spirea é uma planta universal adequada para o cultivo único no jardim e para o design de sebes. Sua aparência espetacular e a ausência de dificuldades no processo de atendimento foram apreciadas por muitos jardineiros, além de paisagistas. A propagação de Spiraea está disponível mesmo para iniciantes, pode ser cultivada a partir de sementes, usando estacas, estratificação ou divisão. Para esse fim, a primavera ou o outono é ideal, mas o processo de crescimento é realizado no verão, durante o tempo nublado.

Planejar o trabalho de reprodução de espíritos japoneses ou comuns na primavera é melhor para o período em que os botões das árvores incham. Normalmente, isso é em meados de março, mas em outras regiões, o tempo pode mudar dependendo do clima. Se o jardineiro falhar na hora certa, ele precisará esperar até o final do crescimento aprimorado das folhas no final da primavera, quando a planta começar a florescer.

Spirea de florescência

Importante! Como a perda de umidade é prejudicial para os arbustos jovens, a planta pode ser propagada no verão em dias nublados. Devido ao calor e à falta de água, os arbustos podem não se enraizar e morrer nos estágios iniciais do crescimento.

A melhor época para o verão é do começo ao meio de junho, mas antes de cortar as plantas, você deve esperar até que parem de florescer. A propagação de qualquer tipo de spirea por estacas pode ser realizada no verão. Se o jardineiro não quiser gastar muito tempo, ele deve adiar o trabalho para o outono, eles devem ser concluídos rigorosamente antes do início da geada.

O intervalo ideal é meados de setembro, mas você pode plantar plantas até o início de outubro, inclusive. Sobre como propagar a spirea corretamente no outono, vale a pena conhecer com antecedência. Nessa época do ano, as novas plantas não precisarão de cuidados cuidadosos; elas serão suficientemente isoladas para protegê-las do frio no inverno. Isso economiza tempo, porque no verão e outono os arbustos devem ser frequentemente regados e pulverizados, para que o material de plantio se enraíza mais rapidamente.

Como enraizar um crisântemo em um buquê em casa

A reprodução com sementes está disponível apenas para espécies de spirea, por exemplo, japoneses ou com folhas de carvalho. É melhor não usar híbridos para esse fim, pois suas sementes têm um baixo nível de germinação e, após a germinação, elas são capazes de alterar as propriedades das espécies originais. Você pode cultivar um arbusto a partir de sementes com facilidade e rapidez, esse método permite obter muitas plantas ao mesmo tempo. As sementes não precisam de preparação; se você as colecionar no verão, poderão esperar a semeadura antes do outono ou da primavera.

Importante! Cada ramo com uma caixa de sementes deve ser cortado até julho ou agosto. Neste momento, eles estão em um estado fechado com sementes dentro. As caixas são reservadas para o amadurecimento e as sementes são retiradas e colhidas antes da semeadura.

O tempo ideal para semear no outono é outubro ou novembro, na primavera é melhor gastá-lo em abril. As sementes podem ser plantadas de acordo com o esquema padrão no solo a partir de uma parte de vermiculita misturada com quatro partes de turfa. As sementes são dispostas na superfície do solo e polvilhadas com terra por cima; na primavera, são adicionalmente umedecidas e cobertas com um filme. Os recipientes de sementes são removidos para um local escuro e retornados à luz após a germinação. Quando os brotos aumentam para 2 cm após dois meses, eles são arrancados em cachos e separados para preservar um número maior, mergulhando em recipientes individuais.

Arbustos de Spirea

Aperte um terço do comprimento de cada raiz. Os brotos são plantados a uma distância de 5-7 cm um do outro. Uma caixa com brotos é melhor colocada na sombra do verão, onde as plantas precisam ser regadas com frequência. No outono, eles são plantados em um jardim temporário e depois transplantados para um local permanente no próximo ano.

Para informação! Os arbustos jovens cultivados a partir de sementes só florescem após três anos.

Como enraizar uma rosa de um buquê em casa

Sabendo como a spirea se propaga no verão, é melhor escolher mudas como cultivo. Assim, o mato é propagado usando estacas verdes ou lenhosas, dependendo da época do ano. Vale a pena tomar brotos anuais ou do ano passado, cuja casca permaneceu leve no crescimento. Mudas dessa spirea são realizadas no verão, mas os brotos são cozidos em tempo nublado.

Importante! Os materiais de plantio são cortados apenas de arbustos saudáveis; se houver pragas, você precisará processar a planta principal.

Mudas de spirea

Para enraizar bem as estacas, a spiraea é aparada, brotos verdes são escolhidos para este procedimento. Seus topos precisam ser cortados para evitar a deterioração; nesse caso, até os jardineiros iniciantes poderão plantar. No cabo preparado não deve haver folhas na parte inferior, basta deixar apenas as quatro superiores. A própria chapa de chapa é reduzida em um terço.

Fatias de estacas do fundo são umedecidas em uma solução de permanganato de potássio, depois as brotações são plantadas em um substrato com a adição de um concentrado de nutrientes. Cada ramo deve estar a uma profundidade de pelo menos 1,5 a 2 cm, entre os quais resta um espaço de 3 cm. Para enraizar, é adequado um local à sombra bem ventilado. Além disso, os brotos são cobertos com um saco ou vidro para criar um efeito estufa. Eles são plantados em um local permanente após o enraizamento completo.

Propagação de Spirea

Apresenta cortes de spirea no verão japonês

A spirea japonesa, ou a noiva, cujo cuidado e reprodução completos devem ser realizados de acordo com as regras, tem suas próprias diferenças. É necessário plantar mudas com um comprimento de pelo menos 7 a 15 cm, levando em consideração o tamanho da planta principal. Seus brotos são cortados com uma navalha ou uma faca afiada logo abaixo do nó, as folhas na parte inferior são removidas. Em seguida, as extremidades das estacas são abaixadas para a solução com fito-hormônio. Quando eles ficam ali por várias horas, podem ser plantados em recantos pré-preparados no solo.

Como enraizar uma spirea branca a partir de um galho

Enraizar uma espira branca ou um arbusto da variedade Wangutta a partir de um galho pode ser facilmente feito em casa. É importante plantar brotos em um substrato para que eles rapidamente formem o sistema radicular. Para prepará-lo, misture areia e turfa. As estacas são mantidas em solução com antecedência, depois mergulhadas em um estimulador de crescimento e depois transplantadas para o solo. Para desinfetar o plantio, você pode pulverizar com solução de alho adicionando 1 colher de chá da pasta resultante a 1 litro de água.

Orquídeas de bebê em um pedúnculo: exemplos de como crescer e enraizar

Como método de cultivo, você também pode escolher a divisão do mato. É adequado para arbustos que já têm 3-4 anos de idade.

Importante! É melhor que as plantas adultas não se separem dessa maneira, pois existe o risco de danos ao sistema radicular.

É necessário desenterrar o arbusto, colocá-lo em um balde de água, segurar por várias horas e depois dividi-lo em 2-3 partes usando uma tesoura de poda. Antes de plantar, é importante podar as raízes. Depois, a spirea precisa ser abundantemente regada após o plantio, especialmente em climas quentes.

A obtenção de camadas é adequada para quem precisa de vários processos de um arbusto de uma só vez. Este método de cultivo é melhor realizado no início da primavera, escolhendo brotos de baixo que precisam ser levemente quebrados, fixados no chão e polvilhados com o solo. No mato principal, você precisa cortar as inflorescências para que gaste sua energia no surgimento de raízes nos brotos. O solo sob ele deve estar levemente úmido o tempo todo. No final da temporada, as camadas terão seu próprio sistema radicular, mas só poderão ser transplantadas na próxima primavera.

Spirea não causa problemas no processo de cultivo, não é uma planta muito exigente, e até mesmo um iniciante pode lidar com isso. Para que os arbustos cresçam bem, eles precisam de mais luz, bom solo e rega regular. No inverno, eles precisam de abrigo adicional, mas apenas nas regiões norte. Os arbustos precisam ser cortados e fertilizados, se necessário. Um corte de cabelo permite dar a eles uma forma bonita, útil se eles fazem parte da paisagem. Para fertilizantes, vale a pena usar fertilização mineral com nitrogênio na primavera e aditivos com fósforo e potássio no inverno.

Spirea branco

Tudo sobre Poda Spirea

A poda da spirea comum ou cinza é realizada após a floração, é feita de maneira diferente, levando em consideração o tipo de arbusto que floresce na primavera e no verão.

É necessário aparar arbustos após a floração para remover todos os galhos com inflorescências murchas das plantas que floresceram em maio ou no início de junho. Isso é especialmente necessário para os arbustos do tipo panícula que florescem na primavera, pois são podados para fins decorativos. Os brotos de flores em tais espíritos surgem ao longo do comprimento dos galhos no período de outono e, durante o verão, brotos de adultos se formam sobre eles, nos quais brotarão na próxima primavera. Os arbustos que florescem no verão são podados no início da primavera.

Muitos jardineiros iniciantes estão interessados ​​na questão de quando você pode cortar a spirea cinza. Esta espécie é considerada a mais popular, é despretensiosa e requer poda no início do verão após a floração. Em cada um dos arbustos, os botões se formam no outono, para que não possam ser cortados em março ou abril. Durante esses períodos, somente a poda do tipo antienvelhecimento é permitida quando os arbustos são cortados ao nível do solo. Você também pode realizar a poda sanitária padrão.

Preste atenção! Aparar spirea cinza geralmente é realizado após a floração, esta é a melhor opção.

Como cortar uma spirea

Os arbustos domésticos que crescem no jardim podem ser mais bonitos com a ajuda de cortes de cabelo sanitários e decorativos. Este processo começa na primavera imediatamente após a neve derreter. Durante a poda para fins sanitários, os rebentos e rebentos danificados dentro dos arbustos são removidos. Os arbustos que florescem no verão devem ser libertados das inflorescências secas do ano passado, galhos fracos e velhos. Ao encurtar os brotos, você precisa observar para que as fatias fiquem acima dos brotos que crescem para fora. A poda para a formação de arbustos é realizada no mesmo nível, com a doação gradual da bucha em forma redonda.

A planta é muito resistente às doenças mais perigosas, mas às vezes mofo ou manchas cinzas podem aparecer nos arbustos. São infecções fúngicas, na luta com a qual são necessários agentes fungicidas, por exemplo, foundationazol ou fitosporina-M. Também existem pragas que podem danificar os arbustos se medidas não forem tomadas a tempo. Sua lista inclui:

  • folheto de rosa. Pode aparecer em arbustos no final da primavera e danificar as folhas. Para a eliminação de lagartas é necessário aplicar pirimor;
  • ácaro. Na presença de carrapatos, as folhas da spirea começam a ficar amarelas e uma teia fina aparece na parte de baixo. De pragas, as plantas devem ser tratadas com karbofos, acrex ou tintura de poeira de tabaco;
  • pulgões. Esta praga pode ser encontrada no verão, os pulgões podem danificar as folhas e as flores. Para eliminá-lo, você precisará tratar os arbustos com tintura de pó de tabaco ou pirimor.

Arbustos danificados tratados com medicamentos devem permanecer pelo menos um dia, cobertos com celofane. Se necessário, o procedimento deve ser repetido várias vezes e abrir os arbustos somente após a eliminação completa das pragas.

Para dar aos arbustos uma aparência atraente, os jardineiros experientes recomendam não esquecer a poda e dar ao arbusto uma aparência atraente na forma de uma bola ou uma pirâmide. Todos os galhos fracos e secos são removidos para o tronco, e o melhor corte é feito na primavera antes que as primeiras folhas apareçam. Após o procedimento, você precisará regar a terra com esterco diluído em água.

Importante! Será necessário trocar várias águas para tornar a solução mais nutritiva.

Sob a forma de fertilizante, o superfosfato ou um vagão Kemir também é usado. Em geral, a spirea comum, cujo cuidado e cultivo total não causam problemas, pode ser uma excelente opção para iniciantes.

Spirea é uma planta muito bonita que pode transformar a paisagem de um jardim ou casa de verão. Com os devidos cuidados, os arbustos se deliciarão por um longo tempo com sua aparência magnífica, especialmente durante os períodos de floração.

Pin
Send
Share
Send