Variedades de ameixa cereja Tsarskaya - descrição e cultivo

Pin
Send
Share
Send

A ameixa de cereja é uma árvore frutífera popular. É cultivada por jardineiros e agricultores por causa das deliciosas frutas suculentas que os consumidores adoram. Alycha Tsarskaya é uma digna representante de sua cultura.

Descrição da variedade de ameixa cereja Tsarskaya

A variedade foi obtida pelos criadores da Academia Agrícola de Moscou, não inscrita no Registro Estadual. Portanto, você deve confiar nas descrições de várias fontes, viveiros e críticas de jardineiros.

A árvore não é alta, tem até 2,5 m de altura e a copa é achatada, de espessura média. A árvore tem tendência a formar brotos basais. A resistência ao gelo das raízes é baixa, a madeira é boa (de acordo com os comentários, suporta geadas até -35 ° C), os botões de flores são médios. Alguns jardineiros afirmam que as raízes da ameixa de Tsarskaya já podem congelar quando a temperatura do solo cai para -9 ° C. A maturidade precoce da variedade é alta - as mudas enxertadas entram em frutificação no 2º ao 3º ano. A produtividade é alta e regular. A variedade tem amadurecimento tardio - a colheita é colhida em agosto - setembro. Os jardineiros observam uma alta resistência às principais doenças. A tolerância à seca é média.

O período de floração é tardio, o que protege as flores das geadas de retorno.

Alycha Tsarskaya floresce tarde

O czar de ameixa é auto-infértil, ou seja, sem polinizadores, os frutos não dão frutos. Os melhores polinizadores são essas variedades de ameixa de cereja:

  • Cometa Kuban;
  • Encontrado;
  • Viajante
  • Cleópatra
  • Pramen;
  • Presente de São Petersburgo;
  • Mara.

As bagas são amarelas, redondas, de tamanho médio. O peso de uma fruta é 23 g. A pele é fina, lisa, de cor amarela com um ligeiro revestimento de cera. A polpa amarela é densa, suculenta, saborosa, doce e com uma leve acidez.

Bagas de ameixa de cereja Tsarskaya arredondado, amarelo

Frutos de propósito universal. Prateleiras e portabilidade são boas.

Aterragem de ameixa de cereja

É fácil plantar a ameixa de cereja do czar, mas para obter um bom resultado, você precisa seguir rigorosamente as regras. Escolher o melhor local para plantar é o estágio fundamental do qual depende a vida futura da árvore. Como as raízes da ameixa de cereja, Tsarskaya, tendem a congelar e derreter, mesmo uma leve estagnação da água no círculo próximo ao tronco pode se tornar fatal. A árvore crescerá melhor na encosta sul ou sudoeste com águas subterrâneas profundas. Do norte ou nordeste, é necessária proteção contra ventos frios. Pode ser árvores grossas, uma parede de um prédio ou uma cerca. A árvore deve receber muita luz solar e ser bem ventilada, mas protegida de correntes de ar. A composição do solo não é crítica - o principal é que ele tem uma reação neutra ou levemente alcalina. Mas em termos de estrutura, os requisitos são mais altos - a ameixa precisa de terra bem drenada e solta.

Se as mudas de ameixa-cereja tiverem um sistema radicular fechado, as datas de plantio poderão ser de abril a outubro.

Mais frequentemente, o jardineiro lida com um sistema de raiz aberta - essas mudas devem ser plantadas no estado de sono. O melhor momento para isso é o início da primavera, antes do início do fluxo de seiva.

Instruções de pouso passo a passo

Regras de desembarque e sequência de ações:

  1. No outono, os viveiros começam uma escavação maciça de mudas e foi nessa época que a futura ameixeira deveria ser adquirida. Você não deve adiar a compra até a primavera - as melhores cópias já estarão esgotadas, portanto, você deve se contentar com o que resta.
  2. Escolha uma muda de acordo com critérios simples:
    • Idade - 1 ou 2 anos. Em um estado mais maduro, a árvore tolera um transplante pior, leva mais tempo para se enraizar e depois entra em frutificação.
    • O sistema radicular é bem desenvolvido, com raízes fibrosas, sem crescimentos e cones estranhos.

      O sistema radicular das mudas deve ser bem desenvolvido

    • A casca é lisa, sem rachaduras e danos.
  3. Coloque uma muda para armazenamento de uma das duas maneiras:
    • Enterrado no chão. Para fazer isso:
      1. Cavar um poço raso (30-40 cm), cujo comprimento deve ser ligeiramente menor que a altura da muda.
      2. Uma pequena camada de areia (10-12 cm) é derramada no fundo.
      3. As raízes de uma muda são mergulhadas em uma mistura de argila vermelha e verbasco.
      4. Coloque as mudas em um poço obliquamente.
      5. Encha as raízes com uma camada de areia e água.
      6. Encha a cova com terra até o topo, deixando apenas a parte superior das mudas na superfície.

        As mudas são cavadas no jardim e armazenadas até a primavera.

    • Mergulhado no porão. Esta opção é possível se a temperatura do ar no porão for mantida em 0 ... + 5 ° C. No porão, é instalada uma caixa de madeira com areia, na qual as raízes das mudas são colocadas e umedecidas.
  4. Um poço de aterrissagem também precisa ser preparado no outono. Faça assim:
    1. Na área preparada, eles cavam um buraco com um diâmetro de 70 a 80 cm e a profundidade pode ser a mesma. Quanto maior o volume do poço, mais nutrientes serão depositados nele e melhor será a árvore futura. Isto é especialmente verdade para solos pobres e arenosos.
    2. Se o solo for pesado, argila, organize uma camada de drenagem. Para isso, uma camada de entulho, argila expandida, tijolo quebrado etc. é derramada sobre o fundo, com uma espessura de 10 a 15 cm.
    3. O restante do espaço é preenchido com uma mistura de nutrientes composta por partes iguais:
      • húmus ou composto;
      • turfa de base;
      • chernozem;
      • areia.

        Poço de plantio cheio de mistura de nutrientes

    4. São adicionados 3-4 1 de cinza de madeira e 300-400 g de superfosfato. Misture bem com uma pá ou forcado.
    5. Eles a cobrem com materiais improvisados ​​(filme, material de cobertura, ardósia) para que a água derretida não lave os nutrientes.
  5. Quando chega a hora do plantio, eles tiram uma muda do abrigo e a examinam. Se raízes danificadas são encontradas, elas são cortadas.
  6. Mergulhe as raízes na água por 2-3 horas. Vai ser bom se você adicionar estimulantes de crescimento e formação de raízes à água. Estes são medicamentos como:
    • Kornevin;
    • Epin;
    • Heteroauxina e outros.
  7. Eles retiram parte do solo do poço para que o sistema radicular das mudas possa se encaixar livremente.
  8. Um pequeno monte é derramado, sobre o qual uma muda é colocada, e as raízes são espalhadas nas encostas.

    Raízes de mudas precisam ser espalhadas nas encostas.

  9. Eles adormecem com a mistura de nutrientes extraídos em 3-4 doses. Cada camada é compactada. Eles garantem que, como resultado, o colo da raiz esteja no mesmo nível do solo ou alguns centímetros mais alto.
  10. Usando um helicóptero ou um ploskorez, forma um círculo próximo ao tronco.
  11. Molhe a árvore com água em abundância, para que todo o volume do poço seja umedecido. Isso é necessário para que o solo fique bem adjacente às raízes e não haja sinusite ao redor delas.

    Regue a árvore com água em abundância, para que todo o volume do poço seja umedecido

  12. Após 1-2 dias, o solo é afrouxado e coberto com uma camada de cobertura morta. Para fazer isso, você pode usar feno, ramos de abeto, húmus etc.
  13. Eles começam a formar a coroa - cortam a árvore a uma altura de 60 a 80 cm Se os galhos já cresceram no tronco, devem ser cortados ao meio.

Características do cultivo e sutilezas do cuidado

No processo de cultivo da ameixa cereja, Tsarskaya usa os métodos e técnicas agrícolas usuais.

Rega

A tolerância à seca na ameixa cereja é baixa, por isso é necessário regá-la regularmente. Eles geralmente começam a regar durante a floração e depois os repetem todos os meses. Árvores jovens, cujo sistema radicular ainda está subdesenvolvido, podem precisar de procedimentos mais frequentes, especialmente em verões quentes e secos. A rega é concluída no outono - em outubro - novembro, é realizada a chamada irrigação por carregamento de água. Durante a irrigação, a profundidade da umidade do solo é controlada - ela deve estar entre 25 a 30 cm. Cada vez após a secagem do solo, ele deve ser afrouxado e coberto com mulches.

Top vestir

Os fertilizantes depositados na cova de plantio são suficientes para a árvore nos primeiros anos de vida. Sua introdução adicional será necessária após a entrada na frutificação, quando os nutrientes serão gastos ativamente na formação de bagas.

Tabela: composição e frequência de cobertura de ameixa cereja

Nome do fertilizanteDatas e frequência de aplicaçãoDosagens e métodos
Orgânico (composto, turfa, húmus)Na primavera ou no outono, com uma frequência de 2-3 anosFechar no solo do círculo do tronco a uma taxa de 5-6 kg / m2
Orgânico líquidoCampo de largar flores. 2-3 vezes com uma frequência de 2-3 semanasPré-insista em um balde de água por uma semana 2 kg de verbasco. Pode ser substituído por 1 kg de fezes de pássaros ou 5 kg de grama recém cortada.
Usado para irrigação, diluindo com água na proporção de 1 a 10. Consuma um balde por 1 m2 círculo do tronco
Nitrogênio (nitrato de amônio, uréia, nitroammofosk)Na primavera de cada ano, exceto no ano de aplicação de fertilizantes orgânicosEspalhados na superfície do solo 20-30 g / m2 fertilizante e escavação
Potassa (monofosfato de potássio, sulfato de potássio)Após a floração. Se não houve floração - não contribuaDissolver em água quando regar à taxa de 10-20 g / m2
Fosfórico (superfosfato)No outono de todos os anosPolvilhe na superfície do solo 30-40 g / m2 fertilizante e escavação
IntegradoAplicar de acordo com as instruções anexas

Aparar

Alyche Tsarskaya precisa de poda regular. Eles são dos seguintes tipos:

  • A formação de poda é mais importante para criar a coroa certa. Para a árvore subdimensionada de ameixa-cereja, a formação de um tipo "tigela" aprimorado é mais apropriada, o que permite iluminar bem o interior da coroa e facilitar o cuidado e a colheita. Eles o levarão no início da primavera, nos primeiros 4-5 anos após o plantio.

    Para a árvore subdimensionada da ameixa de cereja do czar, a formação de um tipo de "tigela" aprimorado é mais apropriada

  • A poda de ajuste é aplicada quando necessário. Se a coroa estiver mais espessa, são cortados os brotos que crescem no interior, bem como os topos. Realize o procedimento no início da primavera.
  • A poda de manutenção é necessária para manter um alto nível de rendimento. É realizada no verão, encurtando brotos jovens de 10 a 15 cm. Essa técnica é chamada de perseguição.
  • A poda sanitária envolve a remoção de galhos secos, danificados e doentes. É realizado no final do outono e (ou) no início da primavera.

Vídeo: como aparar ameixa de cereja

Aquecimento das raízes

Devido à baixa resistência do sistema radicular no inverno, as ameixas precisam ser cobertas para o inverno com troncos de árvores com uma camada de cobertura vegetal de pelo menos 10 cm. Você pode aplicar palha, lapnik, casca de girassol ou trigo sarraceno, serragem podre, etc. No início do inverno, cubra o círculo do tronco com neve adicional com uma espessura de até 60 cm.No início da primavera, durante os primeiros degelos, o abrigo é removido para evitar o derramamento de raízes e caules.

Durante o inverno, o sistema radicular da ameixa-cereja Tsarskaya é isolado com uma camada de cobertura

Doenças e pragas da ameixa de cereja

A ameixa-cereja é resistente a grandes doenças e pragas, mas medidas preventivas e sanitárias que ajudam a evitar infecções por fungos e ataques de insetos não devem ser negligenciadas.

Tabela: medidas sanitárias e preventivas básicas

Nome dos eventosDatasÂmbito do trabalho
Limpeza de detritos de plantas e folhas secasOutono após queda de folhasPara destruir esporos de fungos, todos os galhos cortados, ervas daninhas e folhas secas são queimadas. A cinza resultante é armazenada para uso em cobertura.
Poda sanitária de árvoresOutono e primavera, na ausência de fluxo de seiva
Exame e tratamento de cascaPrimavera outonoSe for detectado dano na casca, as rachaduras são cortadas em tecidos saudáveis, desinfetadas com uma solução a 1% de sulfato de cobre e cobertas com uma camada de verniz de jardim
Cal de árvoresOutonoOs troncos e galhos grossos são clareados com solução de calcário com adição de 1% de sulfato de cobre
Escavação do solo de troncos de árvoresFim do outonoRealizado o mais tarde possível, de preferência com o início das primeiras geadas. Nesse caso, as pragas criadas na superfície do inverno no solo morrerão devido ao frio
Pulverização de coroa e solo com sulfato de cobreOutono, início da primaveraUse uma solução a 3% de sulfato de cobre ou fluido Bordeaux
Instalação de cintos de caçaInício da primaveraOs cintos de caça são feitos de filme espesso, feltro para telhado etc.
Pulverização com poderosos pesticidas universaisInício da primavera antes do fluxo de seivaUse DNOC uma vez a cada 2 anos e Nitrafen (anualmente)
Pulverização sistêmica de fungicidaApós a floração, em seguida, com um intervalo de 2-3 semanasMedicamentos comprovados:
  • Velocidade;
  • Refrão;
  • Quadris.

Aplique-os alternadamente não mais que 3 vezes por estação, devido às plantas que estão se acostumando

Doenças prováveis

As principais doenças possíveis da ameixa de cereja são fúngicas. Será útil conhecer seus sinais e métodos de tratamento.

Mancha vermelha da folha (polistigmose)

A doença é expressa na aparência das folhas e depois nos frutos das manchas marrom-avermelhadas. Posteriormente, as folhas secam e caem, os frutos se tornam insalubres, seu sabor está se deteriorando. O tratamento oportuno com fungicidas ajudará a lidar com a doença.

Polistigmose provoca queda de folhas

Kleasterosporiose (manchas perfuradas)

Doença semelhante à polistigmose. A diferença é que, após o aparecimento de manchas marrom-avermelhadas nas folhas, elas aumentam de tamanho e formam buracos. Mas o resultado é o mesmo - as folhas desmoronam, as frutas são cobertas com casca. O tratamento é semelhante ao anterior.

Com a clasterosporiose, buracos se formam nas folhas

Moniliose (queimadura monilial)

A infecção por moniliose ocorre através de flores, nas quais as abelhas esporam o fungo durante a coleta do néctar. Depois deles, folhas e brotos são afetados, desbotam, enrolam e assumem a forma de carbonizados. No verão, o fungo infecta bagas com podridão de frutas (cinza). Em caso de doença dos brotos, eles devem ser imediatamente cortados com a captura de 20 a 30 cm de madeira saudável e queimados. Então o tratamento com fungicidas é necessário.

No verão, a moniliose afeta bagas com podridão de frutas.

Possíveis pragas

A maioria das lagartas da ameixa cereja surge de ovos postos por insetos na primavera. Se o jardineiro encontrar larvas dentro dos frutos maduros, é tarde demais para lutar. Tratamentos com inseticidas antes e depois da floração contribuem para a destruição de pragas antes que elas tenham tempo de pôr ovos. Aplique medicamentos:

  • Decis;
  • Fufanon;
  • Iskra-Bio, etc.

As ameixas-praga mais comuns, como:

  • Traça de ameixa. Borboleta coloca ovos em flores. As larvas comem uma polpa doce e suculenta de frutas. Pequenos orifícios com pontos de goma são visíveis na superfície da fruta.
  • Mosca de ameixa. A borboleta também põe ovos em flores e folhas de ameixa de cereja. As larvas comem bagas verdes por dentro.
  • O tórax. Um pequeno inseto preto, cujas larvas comem os grãos das sementes, após o que os frutos caem.
  • Pulgões. Alimenta-se de polpa suculenta de folhas.

Galeria de fotos: prováveis ​​pragas de ameixa de cereja

Comentários jardineiros sobre variedades de ameixa cereja Tsarskaya

Este ano eu gostei muito da ameixa de cereja Tsarskaya, o sabor é mel (para mim), o osso se separa facilmente, é bonito e saboroso, o Cometa também é bom, mas ... eu só estou esperando frutas normais de Sonya e Mary, até frutas 1-2, eu realmente não posso provar .

Michael

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=430&start=1590

A vacinação do czar na coroa da ameixa local, onde o segundo, o terceiro ano começa a produzir vacinas um ano após a vacinação, expõe a foto, aqui está outra :-) Estou muito satisfeito com essa variedade, aconselho a todos que a dureza do inverno ainda está em questão nas minhas condições, embora os últimos três invernos não eram indicativos. Amadurece no início de agosto. Os talheres foram enviados por Mich. O jardim

Michael

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?f=37&t=430&sid=5ab06a2af247ab8e9effff43d345701f&start=1605

Este ano foi o primeiro fruto de minhas ameixas. Foram principalmente algumas peças.Gostei da ameixa de cereja Tsarskaya - os frutos são de cor amarela brilhante, suculentos e saborosos, a semente é facilmente destacada, amadurecida no final de julho, provavelmente havia 10 pedaços na árvore. O czarista nas minhas condições congela todos os anos (no topo da árvore), mas na primavera cresce novamente, a colheita era nos galhos mais baixos, que estavam sob a neve. Pelo gosto, coloquei Tsarskaya em primeiro lugar.

Korneva

//www.vinograd7.ru/forum/viewtopic.php?f=47&t=407&start=125

Alycha Tsarskaya tem algumas desvantagens - baixa resistência à geada do sistema radicular, fertilidade e tendência a formar brotações basais. Porém, se for possível criar condições favoráveis ​​(abrigo para troncos de árvores de inverno, presença de plantas polinizadoras no bairro), as vantagens dessa cultura compensarão as desvantagens insignificantes. O sabor das bagas doces, suculentas e verdadeiramente reais deliciará o jardineiro que cultivou esta bela árvore no local.

Pin
Send
Share
Send