Quais são as variedades determinantes e indeterminadas de tomates

Pin
Send
Share
Send

O plantio de hortaliças deve sempre ser abordado em detalhes. Antes de plantar uma planta, é sempre necessário descobrir mais informações sobre ela, mesmo que seja um vegetal simples e comum para um jardineiro, como um tomate. A escolha de sementes e mudas dessa cultura é fantasticamente diversa. Estudando os produtos oferecidos, parece que cada um deles é o melhor. Na descrição, muitas vezes é denotado que as variedades são determinantes e indeterminadas, vamos esclarecer o que isso significa.

  • Determinante
  • Indeterminado
  • Características e diferenças de cultivo

Determinante

Determinantes são chamados de variedades de tomate, que param de crescer após a formação de escovas de frutas. Estes tomates deixam de crescer após o início de 3-5 escovas - isto deve-se ao facto de os botões estarem fixados no topo. Na maioria das vezes, o crescimento pára em um ponto não superior a 110 cm com 4-5 inflorescências. As primeiras inflorescências colocam-se sobre 5-6 folhas do arbusto, e o seguinte - por 2-4 folhas.

Voce sabe Na tradução do italiano "pomo d'oro" significa "maçã dourada". Surpreendentemente, esses frutos saborosos e valiosos por um longo tempo foram considerados não comestíveis e até mesmo considerados venenosos.

Os especialistas notam a conveniência de cultivar variedades como no campo aberto e em pequenas estufas.

As variedades determinantes são subdivididas em curtas e médias. Arbustos baixos, ou, como são chamados, stam, os frutos da primeira safra amadurece com o 80-90 dias após o plantio. tomates médios altura amadurecer um pouco mais tarde, em cerca de 100-110 dias, mas trazer mais frutos de 5-8 mãos.

Indeterminado

Variedades de tomate indeterminado têm uma característica completamente diferente. Este conceito significa que as plantas não são limitadas em crescimento e pode alcançar uma altura incrível. Esta característica distintiva prevê cuidados específicos, que vamos discutir separadamente.

Saiba mais informações úteis sobre o cultivo de tomates como: "De Barão", "caqui", "Auriya" "Kate", "explosão", "Budenovka", "Heart of Gold", "Príncipe Negro", "Cardeal", " Verlioka "" Enigma "" Siberian precoce "" Yamal "" Marina bosque "" Rookie ".

Estas plantas dar frutos muito mais tarde, e cultivá-las no campo aberto nas regiões do sul é recomendado, pois eles são ainda e calor amoroso.

Características e diferenças de cultivo

Portanto, variedades diferentes exigem abordagens diferentes. A fim de obter uma colheita decente, você deve levar em consideração as recomendações para plantar e cultivar tomates, e então uma boa colheita é certa, com certeza.

Importante! Se os tomates forem cultivados em casa de vegetação, as mudas devem estar prontas para serem transplantadas do contêiner no início de maio.

Tomates são primeiro semeados em recipientes para mudas, e após o período necessário é plantado no campo aberto. O mais importante é adivinhar a época da semeadura, porque, devido ao plantio precoce, as mudas podem se levantar. Neste caso, você deve confiar em sua própria experiência ou aconselhamento especializado em sua região, uma vez que em diferentes condições climáticas, o pouso é realizado em momentos diferentes. A idade das plântulas é de grande importância, assim, as variedades determinantes são plantadas 55-60 dias após a semeadura em um recipiente, e as indeterminadas estarão prontas para o plantio no solo após 65-75 dias.

Identifique o tipo de mata futura possível pela mudaAssim, no tomate determinante a escova ficará amarrada após a quinta e sexta folha, e na indeterminada após a oitava décima.A diferença entre adultos tomates é que a distância entre o determinante ovários é menos do que três folhas e na parte superior da haste é sempre uma escova, enquanto a distância entre os botões de tomate indeterminados é sempre três folhas.

Importante! Ele pode ser facilmente confundido com um arbusto que prischipnuli, e pensam erradamente que esta planta pertence às variedades determinantes de tomates, mas, a fim de evitar isso, há um método de rastreio - contando as folhas entre os ovários.

Vamos olhar para os prós e contras de variedades determinantes. Vantagens desse tipo são:

  • maturação precoce;
  • maior e mais harmonioso rendimento devido a mais ovários;
  • Tomates amadurecem quase simultaneamente em todo o mato.

Suas desvantagens incluem o seguinte:

  • maior suscetibilidade a doenças devido a sobrecarregar os arbustos e planta baixa imunidade que muitas vezes fica doente e requer uma atenção especial;
  • mais caprichosa nos cuidados requer inúmeros suplementos minerais, bem como a necessidade de formar regularmente um arbusto, que prischipyvaya, geralmente uma vez por semana;
  • um rendimento menor para a estação, porque depois de parar o crescimento, as escovas deixam de se formar e, consequentemente, a fruta é amarrada.

Devido ao fato de que variedades indeterminadas são caracterizadas por alto crescimento e posterior maturação, elas são freqüentemente cultivadas em estufas. Vantagens deste tipo de tomate:

  • O arbusto se torna um tomateiro com o devido cuidado;
  • alta resistência a doenças;
  • A planta não requer condições especiais de temperatura e reage calmamente às mudanças de temperatura;
  • em condições de estufa, os frutos amadurecem o ano todo, devido a isso, são observados altos rendimentos.

Minuses de tomates indeterminados:

  • amadurecer muito mais tarde, por isso é desejável plantá-las nas regiões do sul ou em estufas;
  • é necessário formar regularmente arbustos;
  • Crescer irrestrito no crescimento de tomates arbustos envolve a presença de suporte e ligas do tronco, ou seja, tempo e trabalho adicional.

Voce sabe Os cientistas não tomaram uma decisão, o que é mais correto para se referir a tomates - a vegetais ou frutas. Do ponto de vista da botânica, geralmente é uma baga. Nos EUA, a decisão do tribunal registrou que o tomate é um vegetal, e na UE é considerado um fruto. Mais importante ainda, a falta de consenso não afeta os benefícios e o sabor do tomate.

Que tipo de tomate para dar preferência? depende principalmente das condições climáticasEm que estão a ser cultivada, e os objetivos que você definiu. Se você precisa de uma colheita precoce, variedades determinadas deve ser escolhido se o tempo não é tão importante para você como estabilidade, deve ser claramente plantou tomates indeterminados.

Assista ao vídeo: El Artículo: Determinado e Indeterminado L2E/Determinante/Lengua 2 ESO/AulaFacil.com

Pin
Send
Share
Send