Uma deliciosa fruta doce e azeda veio da América e se espalhou para muitos países do mundo. No processo de expansão conseguiu se adaptar a diferentes condições climáticas, e agora é usado em várias partes do mundo. O uso não se limita apenas a comer. Blackberry tem um efeito terapêutico no corpo humano.
- Conteúdo calórico e composição química da amora-preta
- Os benefícios das amoras para a saúde
- Propriedades úteis de folhas de amora
- Como na medicina popular, use a raiz da amora-preta
- Obtenção de matérias-primas medicinais de amora-preta
- O uso de amora-preta na gravidez e amamentação
- Amoras e Apicultura
- Possíveis contra-indicações de amora
Conteúdo calórico e composição química da amora-preta
Liste a composição inteira de bagas de nutrientes difícil no âmbito de um artigo, mas especialmente premiado bagas para um grande número vitaminas P, C, A, B, bioflavonóides, taninos, ferro, ácidos orgânicos: málico, nicotina, cítrico e outros.
Devido ao baixo conteúdo calórico (em 100 g de produto contém 34 kcal), as amoras são consideradas bagas alimentares. Contém 4,4 g de carboidratos, 0, 5 g de gorduras e 1,5 g de proteínas.
Quanto à outra composição das bagas, encontrou tais substâncias: cinzas, mono- e dissacáridos, água, ácidos orgânicos, fibras dietéticas, vitaminas (PP, E, C, B2, B1, A, beta-caroteno), macronutrientes (fósforo, potássio, sódio, magnésio, cálcio), elementos vestigiais (selio , cobre, zinco, ferro, manganês, ferro).
Os benefícios das amoras para a saúde
Primeiro de tudo Os benefícios da amora-preta estão em suas bagas, que mantêm suas propriedades medicinais na forma seca e congelada. Comer sua comida, é possível normalizar o metabolismo e função do corpo, fortalecer o sistema imunológico, retardar o processo de envelhecimento do corpo.
Substâncias contidas em bagas, ainda têm um efeito preventivo no campo do câncer.O efeito é alcançado através de compostos polifenólicos, que em sua ação são semelhantes aos antioxidantes - protegem o corpo dos radicais livres.
O que mais é útil para uma amora? Este é o mais antigo conhecido agente antipirético e anti-inflamatório. Os principais ingredientes ativos, neste caso, são flavonas, que trabalham em conjunto com o ácido salicílico - uma aspirina natural conhecida.
As catequinas, que fazem parte dos flavonóides, fornecem absorção de colesterol, utilização de metais pesados, destruição de bactérias nocivas e diminuição dos níveis de açúcar no sangue.
Externamente folhas frescas são usadas para o tratamento de várias doenças de pele. Para fazer isso, eles são esmagados em mingau e aplicado a áreas afetadas por privação, eczema, úlceras tróficas, contusões, feridas, abscessos.
Propriedades úteis de folhas de amora
Folhas de amora são ricas mirtilina - uma substância frequentemente chamada "insulina natural".A maior concentração é observada nas folhas antes do amadurecimento das bagas. Portanto, as folhas são coletadas na decocção antes do tempo de plantas jovens. Decocção deles diminui o nível de açúcar no sangue.
Caldo e chá das folhas de amoras também são tomadas para o tratamento de gastrite, disenteria, má digestão, úlceras do duodeno e estômago. Tem um bom efeito em todos os tipos de sangramento: uterino, abundante menstrual, pulmonar, gastrointestinal.
Uma bebida semelhante ajuda no caso de adesões após cirurgia, tem um efeito sudorífico e diurético, alivia a inflamação nas vias respiratórias superiores.
Com estomatite e outras doenças, as gengivas são preparadas infusão de enxaguar as folhas. Para esta 4 colheres de sopa. l amora folha moída pour 2 chávenas de água a ferver e infundida durante meia hora.
Se você preparar uma decocção das folhas é não só, mas também dos ramos da planta, é muito bom para neuroses coração, menopausa e outras neuroses em geral, fortalece o sistema nervoso.
Como na medicina popular, use a raiz da amora-preta
Desde os tempos antigos, propriedades medicinais a raiz do amora-preta, que também é amplamente utilizado na medicina popular. Sua decocção são usados em hidropisia como agente carminativo, com ascite para remoção do líquido.
Decocção bem comprovada da raiz da amora no tratamento de faringite, amigdalite e angina. Para sua preparação Tome 20 g de rizoma esmagado e deixe ferver em um copo de água por cerca de 20 minutos. O caldo deve ser insistido por 3 horas e coe.
Obtenção de matérias-primas medicinais de amora-preta
Qualquer parte da planta é útil, mas você deve preparar cada uma de acordo com suas próprias regras. Por exemplo, bagas eles são coletados apenas no período de maturidade total. É neste momento que eles são maximamente ricos em substâncias úteis.
Eles podem ser usados frescos, colhidos na forma de geléia, sucos, geléias. A maioria de suas propriedades benéficas mantém a fruta após congelamento ou secagem. Neste último caso, recomenda-se a utilização de calor artificial. Seja qual for a forma como você colhe as bagas, elas mantêm suas propriedades úteis por não mais que 2 anos.
Raiz da amora-preta colhida no final do outono. É cavado, lavado do chão, cortado as partes danificadas ou secas, seco ao ar livre, mas não sob luz solar direta. Em seguida, as raízes são embrulhadas em tecido ou papel natural e armazenadas em local seco, fresco e escuro.
Folhas do arbusto removido durante toda a temporada, mas os mais valiosos são considerados folhas jovens, totalmente formadas, tomadas antes das bagas amadurecerem na sarça. Eles são secos em fornos imediatamente após a coleta a uma temperatura de até 40 ° C.
Ao preparar as folhas para o chá de amora, elas são submetidas a fermentação. Após a colheita, empurre levemente um rolo de madeira em uma tábua de madeira até que eles deixem o suco entrar. Em seguida, firmemente dobrado em uma panela e coberto com uma tampa sob uma prensa.Dentro de 2-3 dias a massa deve escurecer. Assim que isso acontece, é imediatamente enviado para secar.
O uso de amora-preta na gravidez e amamentação
O que é útil para uma amora para as mulheres, por isso é propriedades hemostáticas e calmantes. Mas nem sempre uma mulher pode usar para comida tudo o que ela precisa ou quer.
A mesma regra se aplica às amoras. Por um lado, sua composição rica deve ajudar uma mulher durante a gravidez e lactação. Por outro lado, isso é repleto de muitos perigos, em particular, perigosas reacções alérgicas ao fruto.
Portanto, a questão de saber se é possível para as mulheres grávidas comerem amoras é difícil de responder inequivocamente. Se uma mulher não tiver reações alérgicas, distúrbio intestinal, cistite, dor ou sensação de peso nos rins, a baga pode ser consumida com segurança.
Se houver pelo menos um sintoma dessa lista, deve ser imediatamente abandonado e consultar um médico. No que diz respeito às mães que amamentam, então, neste caso, há uma outra regra - há uma amora-preta só pode depois de a criança completar 3 meses de idade.
O resto da planta tem um efeito benéfico sobre o corpo de uma mulher que amamenta e uma mulher grávida.Todo o conjunto de vitaminas, micro e macro elementos contribui para a normalização do metabolismo, aumento dos níveis de hemoglobina, cicatrização de feridas.
Caldo de folhas de amora na gravidez contribui para a eliminação da inflamação, estagnação do corpo e, em geral, a recuperação do corpo após o parto.
Amoras e Apicultura
Blackberry é considerado um excelente mel. De um hectare da planta, você pode remover até 40 kg de mel. As primeiras flores no mato aparecem em junho, e as últimas florescem em setembro. Cada flor é muito rica em néctar, então as amoras são amadas pelas abelhas.
Dele resulta transparente, claro, mel às vezes com sombra mal amarelada.
Infelizmente, a baga raramente é cultivada, crescendo principalmente na natureza, mas as plantações especialmente plantadas produzem rendimento por uma década.
Possíveis contra-indicações de amora
Falando sobre os benefícios da planta, devemos mencionar o mal que as amoras podem fazer pela saúde.Mais uma vez quero anotar alta alergenicidade das bagas. Reação a ele pode ser muito violenta, por isso é aconselhável usar um alergista antes de usar.
Uma vez que a baga contém uma enorme quantidade de ácidos orgânicos, ela deve ser usada com cautela para pessoas diagnosticadas com gastrite ou estômago ou úlcera duodenal - pode haver exacerbações.
Como uma medida da intolerância individual, a náusea e a diarreia observam-se. Mas em qualquer caso, se você quiser usar bagas ou outras matérias-primas de amora como um medicamento, é melhor consultar um médico se você tiver contra-indicações para comer amoras.
Como você pode ver, as amoras-pretas são apenas um depósito de várias vitaminas, micro e macro elementos. E as propriedades medicinais não são apenas bagas, mas também outras partes da planta, assim como o mel, obtido de suas flores. Você pode preparar matérias-primas (exceto o mel), mas deve sempre usá-lo como remédio com cautela, porque o amora-preta possui propriedades e contra-indicações úteis.