A beterraba é uma das plantas mais antigas e mais comuns do mundo. Existem várias espécies desta planta, diferindo não apenas externamente, mas também para o uso pretendido. Assim, tanto a forragem quanto a beterraba sacarina são culturas técnicas, no entanto, elas têm muitas diferenças, diferentes propósitos e peculiaridades de crescimento.
Especialmente importante é a importância global desta cultura para a Ucrânia, já que está no 6º lugar no mundo para a produção de açúcar.
- Um pouco de história e os benefícios das beterrabas
- Tipos de beterraba
- Beterraba: diferenças entre açúcar e forragem
- A principal diferença
- Diferenças na aparência
- Diferenças em profundidade de crescimento
- O sistema vegetativo e os requisitos para condições de crescimento
- Diferenças no valor químico
- Esfera de aplicação da cultura vegetal
Os três primeiros lugares incluíram a França, a Rússia e a Alemanha. Além disso, é este vegetal que está incluído na lista das culturas mais cultivadas no país. A razão para um crescimento tão bom dessas culturas na Ucrânia é a presença de terra preta e clima temperado.
Um pouco de história e os benefícios das beterrabas
Todos os tipos de culturas de raízes que existem hoje são descendentes de beterraba silvestre e foram melhorados pelos criadores, cada espécie para seus próprios propósitos.Ao mesmo tempo, considera-se que a terra nativa da planta é a Índia e o Extremo Oriente - é destas regiões geográficas que o uso intencional e o cultivo da fábrica começaram.
A próxima etapa no desenvolvimento desta cultura ocorreu no século XVIII - os cientistas trouxeram beterraba açucareira (cultura técnica).
Provavelmente, é por causa desta melhoria que esta cultura de raiz vermelha se tornou generalizada. Já no século XIX, começou a ser cultivado em todos os cantos do mundo, com exceção da Antártida.
Hoje em dia existem no mundo vários tipos de tubérculos, e cada vez mais fazendeiros estão imaginando o que distingue a beterraba branca da forragem. É exatamente disso que trata o nosso artigo.
Tipos de beterraba
Existem quatro tipos principais de plantas usadas pelo homem: sala de jantar, forragem, açúcar e folha (ou Mangold). Todas estas espécies têm uma origem - beterraba silvestre, cultivada por criadores. Se você está procurando a resposta para a pergunta, qual é a diferença entre açúcar e beterraba forrageira, continue a ler.
- Sala de jantar - Usado na culinária. Por causa do alto teor de betaína, a raiz é vermelha e muito útil em culinária, cosmetologia e medicina. Devido à capacidade das beterrabas para melhorar significativamente a aparência da pele devido à forte hidratação, ela é usada em muitos cremes. Devido ao ácido fólico é considerado um ingrediente necessário no menu para mulheres grávidas.
- Forragem - Usado como alimento para o gado, principalmente laticínios.Comido ativamente por animais e melhora a produção de leite, compensa a deficiência de vitaminas no inverno.
- Açucar - cultura técnica, da qual o açúcar é feito. Depois que o açúcar é espremido, resta bolo, que vai alimentar o gado.
- Folha - é usado como alimento e na culinária. O valor principal é folhas de alto teor de proteína (até 25%), e a raiz não é comestível. É simples no crescimento, mas é muito sazonal.
Em seguida, vamos falar mais detalhadamente sobre a diferença entre as espécies de açúcar e forragem.
Beterraba: diferenças entre açúcar e forragem
Como fica claro a partir dos nomes, as espécies de plantas de açúcar servem para a produção de açúcar (um substituto para o açúcar de cana) e forragem - para alimentar o gado. Mais detalhes sobre as diferenças por diferentes critérios.
A principal diferença
A principal diferença entre beterraba sacarina e forragem é o teor de açúcar e o objetivo da cultura de raízes. Enquanto a primeira espécie é conhecida por ser rica em sacarose, a variedade de animais tem um alto nível de proteína. É a composição química das culturas de raízes que está associada às esferas de seu uso.
Diferenças na aparência
Externamente, a beterraba forrageira é muito diferente da beterraba açucareira, de modo que eles não podem ser confundidos.
Forragem:
- cor: tons vermelhos e laranjas;
- forma: redonda ou oval;
- haulm: folhagem densa (35-40 folhas em uma roseta), a raiz se sobressai debaixo do solo; as folhas são ovóides, brilhantes, verdes, brilhantes.
- cor: branco, cinza, bege;
- forma: alongada;
- topos: topos verdes (50-60 folhas em uma roseta), a fruta em si está escondida sob o solo; folhas lisas, verdes, com longos pecíolos.
Diferenças em profundidade de crescimento
Difere a beterraba sacarina da popa não apenas visualmente, mas também pela peculiaridade de plantar e crescer. O açúcar tem uma fruta estreita alongada, não mostrada na superfície. Ao contrário do açúcar, a raiz da popa olha por debaixo da terra alguns centímetros.
Diferentes profundidades e sistemas radiculares desses vegetais.Assim, as raízes brancas pode ir até 3 metros de profundidade (planta extrai água a partir das profundezas, seca-resistentes), e as raízes não vá laranja profundo abaixo da raiz.
O sistema vegetativo e os requisitos para condições de crescimento
Amadurece o açúcar por 140-170 dias. Durante este período, a planta cresce de mudas para hortaliças. Plântulas doce beterraba geada suficiente - Sprout cresce até à temperatura de -8 ° C.
período de vegetação de classe da alimentação menos - em média dura 110-150 dias, a maturação de um mês mais rápida de beterraba branco. A planta também é resistente ao frio, embora seu mínimo seja ainda maior - de -5 ° C.
Os sistemas vegetativos de ambas as espécies são quase idênticos. flores da planta inflorescências (verticilo) em pedúnculos de espessura, cada um dos quais tem 2-6 florzinhas cor amarela-verde.
Isso complica o processo de desbaste, mas há cultivares especiais de beterraba. As chamadas "variedades de brotos"que o seu perianth não cresce em conjunto, por causa do que os glomérulos não formam, e o desbaste não causa a inconveniência significante.
Diferenças no valor químico
O principal valor da beterraba açucareira - até 20% de açúcar no resíduo seco. Culturas de forragem de feixes fibrosos vasculares são várias vezes menores, e é por isso que há menos células contendo açúcar. Em ambas as espécies existem carboidratos (em particular, glicose, galactose, arabinose, frutose).
Além disso, as espécies forrageiras são muito mais produtivas que o açúcar.
Esfera de aplicação da cultura vegetal
A cultura do açúcar é técnica, o que significa que seu principal uso ainda é a produção de açúcar. O restante da fruta após o processamento é usado como alimento para animais de estimação. Mesmo a lama de defecação remanescente após o processamento da variedade de açúcar é revendida ainda mais e usada como um fertilizante calcário.
A forragem é usada como alimento para gado leiteiro, bem como porcos e cavalos. Na comida vai o fruto e os topos.
De acordo com os resultados da pesquisa da London School of Medicine, essa raiz é muito útil. Os cientistas observam um alto teor de potássio, antioxidantes, ácido fólico, vitaminas e minerais. Uma composição tão rica torna a planta uma ferramenta útil para reduzir a pressão arterial, melhorando a digestão.