Pushkinia ou jacinto anão é uma planta perene decorativa da família dos espargos. Originalmente dos prados caucasianos das montanhas, esta prímula agora é amplamente cultivada em chalés de verão e usada no projeto paisagístico.
Descrição do produto
As flores em forma de sino de Pushkinia são coletadas em inflorescências racemose em um caule de 15 a 20 cm de altura e variam em azul pálido a branco, com uma faixa azul ou ciano brilhante ao longo de cada uma das seis pétalas. Eles cheiram fraco, mas agradável. Perto do chão, há duas ou três folhas xifóides escuras e brilhantes. O rizoma tem a aparência de uma lâmpada escamosa.
Espécies e variedades
Na jardinagem, três tipos principais desta planta são usados:
- O escafoide de Pushkinia (Puschkinia scilloides var. Scilloides) tem flores pequenas, com cerca de 2 cm de tamanho. Floresce no final de abril e de 15 a 20 de maio.
- O Pushkin ou Libanotica libanês (Puschkinia scilloides var. Libanotica), uma subespécie de subespécie, distingue-se por flores maiores e uma coroa de seis dentes formada por lobos fundidos. A variedade Alba popular pertence a ela, destaca-se com flores bastante grandes (até 8 cm) de cor branca pura.
- O tipo jacinto de Pushkinia (Puschkinia scilloides var. Hyacinthoides) é um pouco menor em altura (10-15 cm), mas é capaz de produzir até quatro pedúnculos, cravejados de flores menores, em forma semelhante a jacintos. Esta espécie geralmente floresce uma semana depois do pré-adolescente.
Aterragem ao ar livre
Pushkinia é uma planta perene e, com 4-5 anos de idade, forma-se um ninho de várias cebolas jovens ao redor do bulbo da mãe. Eles devem ser escavados no início do outono, antes de serem separados do ninho.
Preparando o material de plantio
As lâmpadas prontas para o plantio devem ser separadas, limpas do solo e do excesso de escamas e bem secas. Mas você precisa considerar que eles não podem ser armazenados por um longo tempo - eles devem ser plantados em campo aberto o mais rápido possível.
Tempo de pouso
O horário ideal para o pouso é de 15 de setembro a 15 de outubro.
Localização e solo
Pushkinia prefere crescer ao sol, portanto o local para plantio deve ser selecionado sem sombra, mas ao mesmo tempo protegido do vento. Além disso, não plante uma flor perto das águas subterrâneas - elas são perigosas para o sistema radicular.
A planta é exigente quanto à qualidade do solo; portanto, se o solo no local não for nutritivo o suficiente para cultivar Pushkin, não será supérfluo comprar uma mistura de enriquecimento pronta para uso para o plantio.
As lâmpadas adequadamente plantadas criam raízes em cerca de duas semanas.
Padrão de aterrissagem
Depois que o solo estiver preparado - bem umedecido e solto, você pode começar a plantar:
- Cavar um buraco com 15 cm de profundidade - o tamanho dependerá do número de lâmpadas preparadas.
- Polvilhe o fundo com areia, cubra com composto e adicione cascalho ou drenagem de argila expandida por cima.
- Distribua as lâmpadas a uma distância de 5 a 10 cm uma da outra.
- Polvilhe as mudas com a terra, levando em consideração que elas não devem ficar muito profundas.
- Aperte e regue a terra.
Cuidados com o jardim
Apesar dos crescentes requisitos de plantio e solo, os cuidados de Pushkin são bastante despretensiosos.
Rega
Não é necessário regar a planta com muita frequência, apenas em clima seco, embora durante a floração você precise fazer isso com mais frequência. O solo regado deve ser completamente afrouxado a cada vez.
Top vestir
A fim de garantir um bom crescimento no início da primavera, os fertilizantes de nitrogênio e potássio são distribuídos diretamente na neve, onde o Pushkinia subirá. A segunda etapa da alimentação é realizada após a formação dos gomos - para esse fim, são utilizados complexos minerais.
Recursos de Cuidados
Quanto mais as condições climáticas diferirem das usuais para Pushkinia, mais cuidados são necessários:
- Em junho-julho, as plantas murchas murcham. A parte morta acima do solo deve ser removida imediatamente, mas a área com as lâmpadas deve ser mantida em ordem pelo resto do tempo: afrouxe o solo, as ervas daninhas e, ocasionalmente, a água. Por conveniência, a localização da lâmpada pode ser indicada.
- Dada a reduzida resistência ao gelo, em setembro-outubro, o local de pouso é preparado para o inverno usando cobertura morta.
- Nas plantas que atingiram a idade de cinco anos, é necessário cavar e separar os "ninhos" formados para transplante.
Reprodução
Pushkinia é capaz de se reproduzir de duas maneiras:
- As lâmpadas são a maneira mais conveniente para os jardineiros. Qualquer planta que atingiu a idade de 4-5 anos está pronta para isso.
- As sementes são menos confiáveis. Em primeiro lugar, as substâncias secretadas pelas sementes maduras atraem formigas. Isso leva ao desaparecimento de um grande número de mudas. Em segundo lugar, os brotos germinados a partir de sementes são muito sensíveis a fatores ambientais negativos, requerem mais cuidado e proteção e começam a florescer apenas no quarto ano após a germinação.
Armazenamento de lâmpadas
A extração de bulbos maduros pode ser feita apenas quando todas as folhas desaparecerem completamente, mas não seja tarde demais. O ninho cavado da terra é dividido, seco em um local sombreado e depois limpo da terra.
Em seguida, as lâmpadas são classificadas para armazenamento em duas categorias:
- Grandes, com escamas, podem ser armazenados em uma sala seca a uma temperatura abaixo da temperatura ambiente, mas não por muito tempo - sua camada protetora é muito fina e deve ser plantada o mais rápido possível.
- As lâmpadas jovens e lisas devem amadurecer sob certas condições - para isso, podem ser colocadas em aparas de madeira moderadamente umedecidas ou em um travesseiro de turfa.
Pragas e doenças
Existem três perigos principais na área da planta.
O problema | Descrição do produto | Solução |
Roedores | Ratos de campo e outros pequenos roedores comem bulbos e brotos jovens. | Instalação no local de iscas com venenos especiais. |
Carrapatos | Os ácaros danificam a lâmpada. | Preparo do solo antes do plantio com substâncias especializadas e sua subsequente dissolução em água para irrigação. |
Infecções fúngicas | Manchas escuras nas folhas, amarelecimento e murcha prematura. | Processar os bulbos antes de plantar com uma solução fraca de permanganato de potássio e folhas e caules com preparações de cobre. Destruição imediata de plantas infectadas, juntamente com o solo, para impedir a propagação da infecção. |
Destilação
Pushkinia passível de destilação em casa. Para fazer isso, você precisa de um vaso de flores regular preenchido com uma mistura de grama, areia e húmus em uma proporção aproximada de 2: 1: 1. 3-4 lâmpadas são colocadas na mistura preparada em novembro e mantêm a panela por alguns meses em um local escuro, fresco e úmido.
Depois disso, eles são movidos para uma sala iluminada e fresca e regados regularmente. Como resultado dessa imitação da primavera, a planta emerge e floresce, agradável aos olhos no inverno.
O residente do Sr. Summer recomenda: uso em paisagismo
As folhas verde-escuras se harmonizam bem com as culturas de coníferas.
Os designers recomendam usá-lo não apenas em canteiros, mas também para decorar slides alpinos e caminhos de jardim.
Como Pushkinia desaparece rapidamente, é aconselhável combiná-lo com plantas perenes que florescem no verão. Tal movimento permitirá observar a transformação sazonal completa do jardim: os suaves placers azul-celeste nos canteiros de flores que acabaram de ser libertados da neve serão substituídos por uma profusão de cores de verão que mascaravam prímulas murchas.