Pragas e controle de uvas

Pin
Send
Share
Send

Pragas de uvas são um problema sério para os jardineiros. Eles danificam todas as partes dos arbustos. Com uma derrota severa, os insetos enfraquecem a planta, por isso várias infecções se desenvolvem, levando à morte da cultura. Para preservar a colheita, você precisa saber quais parasitas representam a maior ameaça, como impedir sua aparência ou como exterminar.

Filoxera

Com a distribuição em larga escala, eles criam zonas de quarentena, porque eles podem destruir hectares de terra. Tem um segundo nome - pulgão de uva, porque se assemelha a esse inseto.

Todas as formas biológicas de filoxera são uma ameaça à cultura: larvas (carrinhos de criança), ninfas, adultos alados e que não voam.

É problemático detectar pulgões em uma árvore a olho nu.

Um inseto translúcido amarelo-limão ou esverdeado tem um tamanho de 1-2,5 mm.

Existem 2 variedades:

  • As larvas das folhas perfuram com uma placa de probóscide e sugam o suco. Devido ao segredo especial na saliva dos parasitas, os verdes são deformados, galhas (inchaço e tubérculos) aparecem nele, cercados por pelos. Os vagabundos vivem dentro dessas formações, se transformam em adultos, deixam a prole e morrem. Novas larvas infectam folhas vizinhas. Esse tipo de filoxera aguarda o inverno nos foles e nas mangas perenes no estágio do ovo.
  • Raiz - afeta o sistema subterrâneo. Ele enfraquece, infecções fúngicas, virais e bacterianas ocorrem nele. As raízes doentes param no desenvolvimento, a árvore morre com o tempo.

Os insetos são difíceis de exterminar, mas ainda são possíveis. A luta contra eles inclui:

  • Ajuste profundo, corte as raízes superiores.
  • Processamento antes do desembarque: Bi-58, Karbofos, Fufanon. As mudas são colocadas em uma solução de medicamentos e, em seguida, são mantidas 24 horas em sacos plásticos.
  • Processando Fastak, Actellik (2 vezes durante a estação de crescimento). A primeira manipulação é realizada com a abertura dos rins no estágio de 2-3 folhas. Em julho, o procedimento é repetido.

O processamento é realizado de acordo com o esquema descrito na anotação do medicamento.

A praga entra com vento, água, em animais e pássaros, através de ferramentas de jardim, com mudas infectadas.

Carrapatos

Existem vários tipos de carrapatos que afetam a árvore frutífera, sua descrição:

  • Uva-aranha - um inseto artrópode de cor amarelada-gramada, tamanho 0,4-0,6 mm. Desenvolve-se ativamente a temperaturas acima de + 15 °, que não caem por vários dias. Uma semana depois, começa a destruir os verdes. É quase impossível notar ácaros. A derrota dos arbustos é determinada por um revestimento de canário esbranquiçado e pontos brilhantes na vegetação. Os pratos secam, a planta morre.
  • Feltro - 0,2 mm. Manchas ocas, cobertas com cotão branco como a neve, formam-se na vegetação. Eles se tornam marrons, acidentados. Isso leva a um atraso no desenvolvimento de aglomerados, hortaliças, brotos e antenas. Logo as uvas morrem. O zoot entra através de mudas e arbustos adjacentes.
  • Folha de uva - não superior a 0,15 mm. No inverno, ele se alimenta dos rins, o que leva a danos. Brotos enfraquecidos e torcidos aparecem a partir deles, que muitas vezes são confundidos com os efeitos da geada. Devido a danos, as folhas ficam enrugadas e deformadas, parece que são cortadas por uma lâmina.

O que pode ser tratado, as maneiras mais eficazes:

  • Antes do inchaço dos rins, trate com solução de enxofre-cal a 5% estritamente de acordo com a anotação.
  • Se forem encontrados sintomas, pulverize a folhagem de Bi-58, Actellik, Neoron, Omayt. O processamento é repetido duas ou três vezes com um intervalo de 1,5 a 2 semanas.
  • Durante todo o período de crescimento, pulverize árvores com uma solução a 2% de Fozalon e Karate.

Para prevenção, eliminar ervas daninhas, queimar detritos de plantas no outono e material de plantio doente.

Folheto

As uvas são afetadas por três variedades desta praga:

Folheto de uva - uma mariposa de tamanho médio com envergadura de 2-3 cm, um tom marrom escuro com um tom de cobre, duas listras chanfradas e quase pretas. Lagartas mudam de cor de verde para marrom. Eles começam a viver durante o período de inchaço nos rins, primeiro os comem e depois passam para o resto. O inimigo natural é o calor intenso.

Folheto de dois anos - 12-15 mm de comprimento. As asas são de limão claro com uma faixa trapezoidal marrom escura. As lagartas têm uma cabeça negra, o corpo muda de cor, de macia e gramada para escarlate. Os ovários e as flores são comidos e depois passam para os frutos. Este tipo de folheto pode destruir até 80% da colheita durante o verão.

Grozdeva - asas de tom marrom-oliva com um padrão colorido. Em uma faixa de até 1 a 1,3 cm, as lagartas são delicadamente esmeraldas, glutonosas e se movem rapidamente. Come todas as partes dos arbustos. Você pode detectar pela web pegajosa.

O processamento de uvas dessas pragas pode ser feito:

  • Tokutionm. As árvores são cultivadas 4 vezes durante a estação de crescimento. A emulsão para pulverização é diluída na proporção de 0,6-2 l / ha. Este medicamento também é perigoso para insetos benéficos (joaninhas, vespas, etc.).
  • Tsimbush. É produzido nas concentrações de 10% e 25%. Padrões: 0,7-0,9 l / ha (10%) e 0,26-0,4 l / ha (25%). Usado 3 vezes por temporada.
  • Ekomet. Fluxo de trabalho: 1,5-2 l / ha. Para a estação, é utilizado 5 vezes, nos últimos 40-45 dias antes do amadurecimento das bagas.

Qualquer droga não pode ser usada durante o período de floração.

Cheiroso amadeirado

Esta é uma borboleta noturna da família dos vermes. Uma grande mariposa cinza escuro ou marrom tem uma envergadura de 6,5 a 9 cm e possui numerosos pontos e traços pretos. Lagartas esperam o inverno nos movimentos feitos em brotos perenes. Na primavera, eles penetram profundamente na madeira, danificando-a. Nesses locais, a casca morre, e o suco com excremento de pragas flui pelos buracos. Em maio, os insetos se reproduzem; os anos de borboletas começam no início de junho. A fêmea pode colocar até 800 ovos. Lagartas são vermelho-rosadas com um cheiro específico.

Como profilaxia dos danos causados ​​por insetos, as seguintes medidas devem ser tomadas:

  • tratamento de danos ao córtex pelo jardim var;
  • revestimento de fardos a partir de uma mistura de argila com cola de caseína (200 g por balde), Karbofosa (90 g por 10 l);
  • branqueamento de furos por emulsão Proteção ou tinta à base de água antes do inverno;
  • remoção oportuna de galhos danificados e secos, casca esfoliante.

No entanto, se a praga aparecer nas árvores, as drogas ajudarão a lidar com ela:

  • Bitoxibacilina (60 g por 10 litros de água);
  • Lepidocida (25 g por balde);
  • Fitoverm (20 ml por 10 l).

Para ajudar a destruir insetos, você pode trazer o jardim de inimigos de penas naturais.

Marble Crunch

Trata-se de um grande besouro marrom com elytra de tom de mármore, com 7-8 cm de comprimento, e as larvas escavam profundamente no solo durante o inverno.

Após o aquecimento e a neve derreter, eles sobem e comem o rizoma. Eles se distinguem por um corpo branco e uma cabeça negra, mandíbulas fortemente desenvolvidas. Apenas 2 indivíduos são capazes de destruir um arbusto inteiro de uvas de um ano em uma estação.


Para reduzir a população de besouros, eles devem ser coletados manualmente. Como meios de luta comprados em lojas, os preparativos mostraram-se bem: Thunder-2, Bazudin, Diazinon.

Mealybug

Se as uvas parecem pendentes e um cotão branco apareceu nela, então este é um ataque de uma cochonilha. Quando são derrotados, as folhas e os cachos secam, perdem a apresentação.

Quando aparece, a casca velha deve ser limpa e queimada. Quando uma praga tem uma população grande, os seguintes medicamentos ajudam: Actara, Actellik, Golden Spark, Confidor. O processamento deve começar no início de maio, quando as fêmeas depositam seus ovos.

Lute contra as formigas que são portadoras dessa praga. Por exemplo, encha o formigueiro com água fervente.

Concluindo, gostaria de acrescentar que as uvas também podem ser afetadas por moscas brancas, cigarras, mas com menos frequência do que as pragas listadas. Os produtos biológicos da Aktar, Akarin, Spark ajudam a lidar com eles.

Com alta umidade, caracóis ou lesmas podem aparecer. Ajudará a coleta mecânica e a aspersão com sal.

Também vale mencionar vespas e pássaros, que, quando as uvas florescem, são ajudantes, polinizadores e, quando os frutos aparecem, pragas maliciosas. Para combater vespas, armadilhas são usadas para que os pássaros não cheguem aos cachos e usem uma rede.

Quaisquer pragas com um grande número podem destruir uma enorme quantidade da colheita. Portanto, prevenção, detecção oportuna e extermínio de insetos nocivos são muito importantes.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: DOENÇAS NA PARREIRA DE UVA, SAIBA O QUE FAZER (Novembro 2024).