Tamarix é uma árvore baixa e muito elegante ou um arbusto da família Tamarix. Os galhos mais finos são cobertos com muitas minúsculas flores multicoloridas que dão a coroa da leveza da planta. Para um jardim quente e ensolarado, o tamarix será a melhor solução. Encherá o ar com um aroma agradável, encantará os olhos com uma vegetação rasteira e suportará perfeitamente até uma seca severa. Esta planta também pode ser encontrada sob os nomes "pente", "cordão", "lilás Astracã" e "jengil". É muito resistente, cresce nos desertos e estepes da Ásia Menor, Sul da Europa e África. Tamarix não tem medo de solos arenosos salgados.
Características botânicas
Tamarix é uma planta perene perene ou decídua com raízes poderosas. Como uma videira espessa, eles correm para o subsolo em diferentes direções em busca de água e nutrientes. A altura média da planta é de 3-5 m, às vezes existem árvores com até 12 m de altura. A forma da vegetação é semelhante a uma árvore ou arbustiva. O diâmetro do tronco não excede 50 cm Muitos processos finos são formados a partir do rebento principal e dos ramos esqueléticos laterais.
Folhetos semelhantes a balanças pequenas têm de 1 a 7 mm de comprimento. Eles são pintados em verde escuro, verde esmeralda ou verde azulado e se encaixam perfeitamente no caule. Glândulas salinas estão presentes na folhagem.
O período de floração em várias espécies de tamarix ocorre em momentos diferentes. As primeiras flores aparecem em maio no tamarix de quatro estames. Tamarix solta floresce em agosto-setembro. As flores em pedicelos muito curtos são coletadas em inflorescências paniculadas ou racemose nos brotos de 1 a 2 anos de vida. Mesmo botões ininterruptos são altamente decorativos. Como se as menores contas de cores pastel, grudassem nos galhos.
As flores bissexuais com 1,5 a 5 mm de comprimento consistem em brácteas ovóides ou lineares com uma borda contundente. Abaixo deles, há 4-7 pétalas arredondadas, pintadas em rosa, roxo, escarlate ou branco. No centro estão 4-6 filiformes, espessadas na base dos estames com anteras em forma de coração e um ovário oblongo com uma coluna triédrica.
Após a polinização, os galhos são cobertos com pequenos frutos - caixas piramidais poliédricas com muitas sementes. Cada semente tem uma crista. Após o amadurecimento, as cápsulas se abrem e o vento carrega as menores sementes por longas distâncias.
Tipos de tamarix
O gênero tamarix possui cerca de 60 espécies de plantas. Aqui estão alguns deles:
Tamarix é ramificado. Os arbustos com uma altura não superior a 2 m têm uma coroa delgada e vertical. Os galhos terminam com brotos verdes finos cobertos com folhas estreitas em forma de furador com até 1,5 mm de comprimento. Entre junho e setembro, as flores rosa florescem, colhidas em racemose. Variedades:
- Rubra - coberta com flores vermelho-púrpura brilhantes;
- Cascata Rosa - arvoredos exuberantes densamente pontilhados com flores rosa claro;
- Brilho de verão - com inflorescências densas de framboesa.
Tamarix é elegante. Um grande arbusto de até 4 m de altura consiste em galhos grossos e caídos. Eles são cobertos com casca lisa de castanha com manchas marrons claras. Folhetos lanceolados ou subulados diferem em comprimento, mesmo em uma planta. Eles se encaixam confortavelmente nos galhos. Floresce em maio, dissolvendo inflorescências racemose de 5 a 7 cm de comprimento e flores rosa-claras persistentes durante o verão.
Tamarix é de quatro caudas. Um arbusto grande, que se parece com uma árvore com vários troncos, cresce de 5 a 10 m, e os brotos lignificados são cobertos com casca vermelho-marrom. Em abril-maio, abrem-se volumosas borlas de flores rosa-claras com pétalas redondas e estames longos em forma de taco. Folhetos são finos, mas bastante longos. Eles são pintados de verde brilhante.
Tamarix Meyer. Esta espécie absolutamente não tolera geadas, portanto, é adequada para o cultivo apenas nas regiões sul. É um arbusto com uma casca avermelhada, que cresce de 3 a 4 m de altura. Folhas escamosas são adjacentes aos galhos. Eles são pintados de cor verde azulada. Em maio, inflorescências densas e alongadas florescem na forma de pincéis de até 10 cm de comprimento e consistem em pequenas flores exuberantes de cor rosa.
Propagação de plantas
Tamarix é propagado por sementes e métodos vegetativos. Cultivar uma muda saudável e forte a partir de sementes é bastante difícil, requer muito esforço, condições de estufa e um longo período de tempo. As sementes perdem a germinação dentro de 4 meses após o amadurecimento, e precisam ser semeadas o mais rápido possível. Para fazer isso, prepare recipientes com solo fértil e solto, misturado com muita areia. As plantas são cultivadas em temperatura ambiente e umidade moderada nos primeiros dois anos. Na primavera e no verão, as panelas são retiradas para a rua e, durante o inverno, devem ser aquecidas. Tamarixes foram plantados em terreno aberto com um pedaço de terra desde o terceiro ano.
A propagação vegetativa de tamarix era muito mais popular. É melhor cortar as estacas no outono. São utilizados galhos jovens com 10 a 15 cm de comprimento e, imediatamente após o corte, os estacas são colocados em um recipiente com água morna até que apareçam os primórdios das primeiras raízes. Em seguida, as plantas são plantadas em turfa arenosa em ângulo. Eles são mantidos em uma sala quente e bem iluminada. O pouso em campo aberto está planejado para maio-junho. Antes do primeiro inverno, é necessário cobrir o solo próximo ao tamarix com turfa e folhagem caída.
Boa reprodução por camadas. Para fazer isso, um galho lignificado mais forte é cavado no chão a uma profundidade de 20 cm e cuidadosamente fixado. Se você realizar esse procedimento na primavera, raízes fortes aparecerão antes do final do verão. A fuga pode ser separada e transplantada para um local permanente.
Aterragem e cuidados
Tamarix é uma planta tenaz e pouco exigente. Ele realmente ama a luz, então você precisa plantar arbustos em uma área bem iluminada e aberta. Na sombra e mesmo na sombra parcial, o crescimento diminui significativamente e a planta pode morrer.
Não tolera contas e solos pesados e úmidos. O desembarque é feito na primavera. Solo muito denso é desenterrado com turfa e areia. Terra azeda é misturada com limão. O poço de aterrissagem é profundo o suficiente para caber uma almofada de drenagem feita de seixos ou cascalho na parte inferior. Para melhor adaptação, as plantas são fertilizadas imediatamente com uma solução de cinzas e húmus imediatamente após o plantio.
Desde os primeiros dias, a rega deve ser mais abundante, mas reduza gradualmente. Um tamarix adulto não precisa de cuidados constantes, pode até causar danos. Você pode esquecer a planta e somente no longo e exaustivo calor, especialmente durante o período de floração, ocasionalmente regado. O resto do tempo, a árvore é perfeitamente dispensada da chuva natural.
Para o regime de temperatura, o tamarix também é pouco exigente. Não é coberto por queimaduras sob luz solar direta e também suporta geadas bastante severas no inverno (até -28 ° C). Um pequeno abrigo no solo e a base do tronco com ramos de abeto e folhas caídas é suficiente para ele. Mesmo se as pontas dos brotos congelarem, elas serão substituídas rapidamente por brotos jovens.
A alta umidade danifica apenas as plantas. A partir disso, aumenta a probabilidade de infecção por podridão e outras infecções por fungos. Se o tamarix cresce em solos férteis, uma cobertura no meio da primavera é suficiente para ele. É melhor usar uma mistura de cinzas com verbasco ou fezes de frango.
Para manter a planta atraente, ela precisa ser podada regularmente. É melhor podar no início da primavera, antes do fluxo de seiva. Ramos velhos são cortados em um anel. Dentro de um mês, eles serão cobertos com brotos jovens e florescerão com um magnífico chapéu esférico. Os arbustos são propensos a espessar, por isso é necessário remover parte dos ramos do meio.
As pragas de Tamarix praticamente não atacam. Somente se houver outra planta fortemente infectada por perto, os parasitas podem se mover para os galhos das contas. Mas doenças fúngicas em locais úmidos ou com inundações regulares do solo podem afetar o tamarix. A melhor prevenção é o cuidado adequado e a manutenção mais seca. Se necessário, é realizado tratamento regular com fungicidas. A vegetação afetada deve ser cruelmente cortada e queimada.
O uso de tamarix
Os fabulosos arvoredos de tamarix são ideais para paisagismo. As plantas são plantadas individualmente perto da área de recreação ou em grupos soltos. Com o tamarix, você pode criar uma excelente cobertura ou uma fonte brilhante e exuberante de galhos floridos no centro do gramado. Arbustos e árvores baixas combinam bem com zimbro e outras coníferas. Tamarix também pode ser plantado perto de bérberis, lilás ou jasmim. Ao plantar arbustos nas encostas, você pode evitar deslizamentos de terra e fortalecer o solo. Durante a floração, a planta é uma excelente planta de mel.
Tamarix também é conhecido por suas propriedades medicinais. Sua casca e folhas contêm taninos, polifenóis, taninos e pigmentos corantes. Folhas, galhos jovens e inflorescências são colhidas no verão. São feitas decocções e tinturas de álcool, que são tomadas como diurético, diaforético, analgésico, hemostático e adstringente. Eles também podem ajudar a aliviar os sintomas de inflamação do estômago, um ataque de reumatismo, diarréia e parar o sangramento.