Tomates Ampel estão ganhando cada vez mais popularidade a cada ano. As variedades em miniatura de tomate têm excelente sabor, distinguem-se pela bela folhagem exuberante e são semelhantes em propriedades à cereja.
A maioria das variedades traz frutas pequenas e limpas, ótimas para saladas e uma variedade de lanches.
O que são tomates ampelous e suas características?
As variedades de ampolas incluem as variedades de tomate criadas para cultivo em condições ambiente. Esses tomates são adequados para pessoas que não possuem uma horta, mas que desejam ter legumes frescos e de alta qualidade em casa. Suas propriedades gustativas não são inferiores às grandes variedades de estufa, e um arbusto pode trazer vários quilos de frutas.
Além disso, tomates em miniatura são usados para fins decorativos. Tais arbustos decoram efetivamente varandas. Na maioria das vezes eles são plantados em vasos pendurados. Também cultivada em áreas de jardim - ramos luxuriantes de tomates sebes maravilhosamente trançadas, adequadas para a formação de projetos paisagísticos.
Variedades de tomates ampel
Iniciantes geralmente escolhem espécies despretensiosas. Na escolha, a aparência dos arbustos também é importante, uma vez que os tomates são usados para decorar janelas. Cada uma das variedades tem suas próprias características. As seguintes variedades são as mais procuradas.
Talismã
Este tipo de tomate ampeloso é popular por causa de suas qualidades decorativas - arbustos ramificados e frutas pequenas (até 20 gramas) servem como uma decoração interessante e incomum das instalações.
Pertence ao precoce. Adequado para cultivo em estufas, em campo aberto.
Citizen F1
Os frutos desta variedade são maiores do que outros tomates ampelous, pesam 30-50 gramas. O arbusto cresce para 0,8 m, portanto, é necessária uma grande capacidade para o plantio.
Difere em alta produtividade. Precisa de enteado regular. Tomates de framboesa suculentos amadurecem em 100 dias.
Cascade F1
Uma planta em miniatura elegante, com altura não superior a 0,5 m, despretensiosa, adequada para iniciantes.
Existem variedades com tomates vermelhos e amarelos.
Pérola de jardim
Um arbusto baixo e amante da luz, projetado para crescer em peitoris de janelas.
Traz pequenos tomates pequenos vermelhos pesando até 20 gramas. Não requer manutenção complicada.
Abundância vermelha
Os frutos desse tipo de tomate ampeloso são semelhantes em sabor e aparência aos tomates cereja.
Não precisa de enteado e é caracterizado por um crescimento rápido.
Brindle
Amadurecimento, variedade em miniatura (altura do tronco de apenas 15 a 20 cm), apresentando frutos listrados incomuns e com ótimo sabor.
Este tipo de tomate tem uma folhagem bonita e exuberante, que fica pendurada em vasos pendurados, criando o efeito de uma cachoeira verde.
Os amadores geralmente adquirem uma mistura de ampelos de tomates amarelos e vermelhos.
Regras para o plantio de tomates ampelos
Para cultivar plantas saudáveis e obter uma colheita rica, os jardineiros preparam sementes e solo com antecedência. O tratamento do solo contra pragas permite evitar muitas doenças às quais o tomate interior é suscetível. São utilizados meios especiais para desinfetar o solo ou borrifá-lo com uma solução de permanganato de potássio.
Plantando sementes e mudas
Os tomates Ampel são cultivados de duas maneiras. O primeiro envolve um plantio preliminar de mudas, que são posteriormente transplantadas em grandes recipientes. Mas algumas pessoas preferem plantar sementes em vasos imediatamente. Ambos os métodos têm suas vantagens e desvantagens.
O momento adequado para a semeadura é o início de março. Embora em condições ambientes uma posterior seja também permitida, a semeadura no início da primavera contribui para o amadurecimento precoce da colheita. Antes do plantio, as sementes são derramadas com suco de aloe ou uma solução de permanganato de potássio e deixadas por uma hora. Turfa ou húmus são adequados como solo. O solo deve ser leve, capaz de passar o ar para as raízes.
Para obter uma colheita rica, as plantas são plantadas em recipientes, cujo volume é de pelo menos 5 litros. O fundo é coberto com drenagem, uma vez que a estagnação da umidade leva ao desenvolvimento de doenças e ao aparecimento de fungos.
Quando o solo é preparado, são feitos pequenos orifícios para sementes (1,5-2 cm). Cada semente é cuidadosamente colocada em um buraco e polvilhada com uma pequena quantidade de terra.
Em recipientes separados, os brotos são colocados depois que a segunda folha cresce sobre eles. O fundo dos recipientes é coberto com uma pequena camada de pequenas pedras e fragmentos de tijolos e, no topo, são cobertos com terra. Isso evita o acúmulo de umidade.
Características do plantio de mudas e cuidados com tomates ampelos
Em maio, as mudas são plantadas em um local permanente - pode ser uma panela na varanda, uma panela no quarto ou uma cama no jardim. Se os tomates crescem em casa, eles são sacudidos de vez em quando.
Mudas precisam ser alimentadas. As plantas são alimentadas com fertilizantes minerais (uma mistura de nitrogênio e potássio). Este procedimento é realizado duas vezes antes de mover os tomates para um solo permanente. O solo antes de cada transplante é saturado com fertilizantes adequados.
Muitas variedades precisam ser beliscadas. Para manter o arbusto exuberante, ele deixa duas hastes.
A rega é feita à medida que o solo seca. Solo excessivamente úmido é um perigo para as plantas, portanto os arbustos são regados com uma pequena quantidade de líquido. A água deve ser depositada, sem impurezas, levemente quente. A rega é realizada à noite. Folhas e caules não pulverizam. Duas horas após a rega, a terra é solta - isso garante o fluxo de ar para o sistema radicular.
Uma vez a cada duas semanas, o solo é fertilizado com uma mistura mineral. Fertilizantes complexos vendidos em lojas especializadas são adequados como fertilizantes. Para 1 kg de solo, tome 5 gramas da mistura. A cobertura é feita durante a rega.
Os tomates precisam de temperatura ambiente durante a floração, mas são mantidos em um local ligeiramente fresco até que os primeiros ovários apareçam. Em uma sala com tomates, eles mantêm boa iluminação e mantêm um regime de umidade para impedir o desenvolvimento de doenças fúngicas. A ventilação regular ajuda a evitar o ar excessivamente úmido e um balde de água é instalado na sala contra a secura.
Para manter a iluminação ideal, lâmpadas de sódio ou LED são colocadas próximas aos arbustos. Além disso, lojas especializadas vendem phytolamps criados especificamente para cuidar de plantas.
Os tomates cultivados em casa precisam de polinização artificial. Este procedimento é realizado de manhã com uma escova macia. O pólen é cuidadosamente coletado e transferido para os pistilos. Para arbustos que crescem em campo aberto, a polinização artificial não é necessária.
Colheita e armazenamento
Normalmente, os frutos dos tomates ampelous são colhidos até a maturidade - no estágio em que a cor é vermelha esverdeada. Os tomates são deixados para amadurecer em local seco. Se os arbustos forem usados para fins decorativos, a colheita não será colhida, mas deixada nos galhos. Nesse caso, os tomates maduros são colhidos diretamente das plantas e consumidos frescos, mas seu sabor será pior do que os colhidos antecipadamente.
Doenças e Pragas
Cuidados inadequados levam ao aparecimento de fungos e ao desenvolvimento de doenças. Além disso, algumas variedades são suscetíveis ao ataque de pragas.
Na maioria dos casos, é impossível salvar uma planta doente, mas são necessários procedimentos preventivos para salvar o restante da colheita.
Sintomas | Doença / praga | Eliminação |
Escurecimento de folhas e frutos. | Praga tardia | A doença se espalha rapidamente para os arbustos vizinhos, portanto, para salvar a colheita, a planta doente é desenterrada e queimada. Tomates verdes são arrancados dos galhos e colocados em água quente por um minuto, após o que são deixados para amadurecer. |
O aparecimento de podridão nas raízes das mudas. | Perna preta | Para fins de prevenção, o solo é tratado com Trichodermin. A causa da doença é a rega excessiva, então eles tentam proteger os recipientes com mudas da umidade excessiva. |
Rotting raízes em tomates de diferentes idades. | Podridão da raiz | As plantas afetadas são desenterradas e destruídas. Eles também jogam fora o solo em que crescem. |
Deterioração da fruta. | Podridão cinza ou marrom | Para evitar a propagação da doença, os arbustos são destruídos junto com os tomates. |
A derrota dos insetos. | Mosca branca, ácaro, pulgão | Pesticidas especiais são usados contra pragas (Aktara, Aktellik e outros). De moscas brancas são tratados com infusão de alho. |
O cultivo de tomates ampel está disponível para quase todos.
Belos arbustos com ramos podem substituir as flores em vasos de sempre, e os tomates frescos serão um ótimo complemento para saladas e culinária festiva.