Helios é uma uva protegida pelo sol. Como são os amantes de uvas Helios?

Pin
Send
Share
Send

Todo jardineiro quer cultivar uvas requintadas, tanto na aparência quanto no sabor. É exatamente isso que Helios, um híbrido de seleção amadora de V. N. Krainov, está na coleção de variedades de cada produtor de vinho.

A história do cultivo de uvas Helios

O famoso originador amador russo de variedades de uvas V.N. Krainov, inspirado no sucesso do trabalho de seleção de I.A. Kostrikin e levado por suas direções, em 1995 realizou seus primeiros experimentos no cruzamento de videiras de diferentes espécies para obter híbridos com bagas sem sementes ou de cor rosa. O novo híbrido deveria ser de alta qualidade para atender aos critérios mais exigentes do mercado de videiras.

Graças ao trabalho meticuloso do criador, que selecionou apenas cerca de 50 híbridos promissores de centenas de mudas, a uva de mesa Helios foi criada. O par de mesa híbrido Arkady e kishmish Nakhodka serviu como par par, daí o segundo nome da variedade - Arkady rosa.

Helios, como outros híbridos de V.N. Krainov, já conseguiu conquistar o amor de muitos viticultores e se registrar nas regiões sul e central da antiga União, substituindo as variedades tradicionais de seus antecessores.

Descrição da nota

Helios é chamada de uma das melhores variedades de uva de amadurecimento (110-120 dias). As flores bissexuais são capazes de polinizar mesmo nos dias frios da primavera. Em um arbusto de crescimento forte, brotos marrons com nódulos bordô são lançados em ouro, como as flechas do deus solar Helios.

Entre grandes folhas verdes escuras, pirâmides de grandes aglomerados, atingindo um peso de 1,5 kg, ostentam. As bagas alongadas e ovais brilham em rosa, depois em framboesa pálida ou dourada. Cada baga com peso de até 15 g contém 1-2 sementes. Atrai uma polpa suculenta e bastante doce com sabor a noz-moscada, consistência líquida. A pele das bagas de densidade média não é propensa a rachaduras e atacar vespas. Com os devidos cuidados, o rendimento de um arbusto atinge 7 kg.

Escovas grandes As uvas Helios atingem um peso de 1,5 kg

Características da classe

Os rebentos jovens têm tempo para amadurecer antes do inverno, de modo que o arbusto não tem medo de esfriar a -23 ° C. Em áreas com invernos mais frios, Helios requer abrigo. O nome do híbrido corresponde à sua tendência ao calor e à luz. Em temperaturas abaixo de 23-24 ° C, as bagas não têm tempo para amadurecer completamente e ganhar conteúdo de açúcar.

Helios é moderadamente resistente a danos causados ​​por oídio, bolor e filoxera. O híbrido não será distinguido pela frutificação estável e abundante sem a poda de formação adequada, a rega e o adubo necessários e outras medidas de cuidado agrícola.

Os produtores de uva apreciam a variedade por sua facilidade na propagação por estacas e enxertia em qualquer estoque. Devido ao seu alto desempenho de armazenamento e excelente aparência do cluster, o Helios é desenvolvido para fins industriais.

Vídeo: Uvas Helios amadurecem

Características do plantio e cultivo de uvas Helios

Para ter sucesso no cultivo do Helios, é necessário levar em consideração algumas das nuances do plantio e os requisitos da cultura para o cuidado.

Aterragem

O desembarque é realizado no outono e na primavera. Helios bush é poderoso e alto, por isso requer muito espaço para crescimento. Geralmente entre os arbustos, deixe 3 m.

As mudas de Helios criam raízes bem em solos férteis e leves, aquecidos a 10 ° C. Para o plantio, leve mudas saudáveis, com um bom sistema radicular e uma brotação verde amadurecida com um comprimento de pelo menos 20 cm.Se houver mais de uma brotação, as mais fracas serão removidas sem piedade. É costume encurtar as raízes laterais para 15 cm e deixar 4-5 brotos fortes na videira.

As mudas Helios podem deixar até 5 botões

É melhor criar raízes e crescer mais rápido no crescimento de mudas de uvas embebidas no dia anterior ao plantio de estimulantes de crescimento Gumat potássio, Kornevin, Heteroauksin, de acordo com as instruções. Uma solução de mel (1 colher de sopa. L / 1 l de água) serve como agente de enraizamento natural e seguro.

Depois de preparar as mudas, prossiga diretamente para o plantio. O procedimento mais difícil e demorado é cavar um buraco profundo.

  1. Cavar um buraco com uma profundidade de 80 cm e com o mesmo diâmetro. Ao mesmo tempo, o solo é disposto em dois montões: das camadas superior e inferior. Se o poço for quadrado, use um padrão de 70x70x70. A forma do poço não é significativa.
  2. Faça a drenagem, despejando 10 cm de cascalho no fundo do poço. Um tubo com cerca de 1 m de altura e 5-6 cm de diâmetro para irrigação é instalado a 10 cm da cova no lado sul (10 cm deve estar acima da superfície). A camada de drenagem é compactada.

    A água do tubo de irrigação vai diretamente para as raízes e o excesso de umidade entra na camada de drenagem

  3. Prepare a mistura do solo, misturando bem os componentes:
    • solo fértil (camada superior);
    • 2 baldes de húmus;
    • 200 g de superfosfato;
    • 150 g de sal de potássio;
    • 1 litro de cinza de madeira.
  4. O poço de aterrissagem é preenchido até a metade com a mistura de solo preparada, compactada.
  5. No meio do poço, eles cavam um pino e fazem um monte, despejam 2 litros de água. Uma muda é colocada em uma elevação, de modo que os botões da parte aérea fiquem voltados para o norte e a raiz do calcanhar para o sul.
  6. A raiz é polvilhada com terra a partir da camada inferior. Ao redor do poço, um buraco imperturbável fica 10 a 15 cm abaixo da superfície do solo e um raio de 30 a 40 cm.

    Ao redor da muda deixe um buraco com uma profundidade de 10-15 cm e um raio de 30-40 cm

  7. A muda está amarrada a um pino.
  8. Imediatamente após o plantio, é aconselhável cobrir o tronco com cerca de 5 cm. Mudas plantadas no abrigo de outono.

Alguns iniciantes reclamam da grande profundidade do poço e facilitam muito o pouso sem seguir as recomendações. Mas é precisamente um poço profundo com conteúdo nutritivo que, com o tempo, se tornará uma proteção confiável do sistema radicular das uvas contra fortes geadas, e os fertilizantes nutrirão o mato por muitos mais anos. Se a aterrissagem for realizada sem um tubo de drenagem, não será feito um travesseiro de pedra britada.

Rega

Na primavera, recomenda-se fazer 2 regas:

  1. A primeira vez que a irrigação da primavera é realizada quando as folhas ainda não floresceram e a temperatura noturna é superior a 0 ° C. Nesse caso, use água morna (5 baldes embaixo da planta), o que contribui para o despertar de um arbusto adormecido.
  2. A segunda vez que você bebe as uvas com umidade deve ser imediatamente após a poda.

No futuro, Helios é regado com moderação, mas regularmente. O excesso de umidade afeta adversamente a qualidade do cacho. No tempo seco, uma vez por semana, 2 baldes em um tubo de drenagem são suficientes para um híbrido.

A rega em um tubo de drenagem é combinada com cobertura líquida

Especialmente as uvas requerem umidade nas fases vegetativas ativas do crescimento:

  1. Antes da floração.
  2. No período de fixação de bagas.
  3. Ao amadurecer cachos.

No final do outono, o solo em círculos próximos ao caule deve ser carregado com umidade, introduzindo 2-3 vezes mais água do que com a irrigação comum. Com o umedecimento recarregável por umidade no outono, recomenda-se adicionar até 300 g de cinza para cada bucha.

Top vestir

Helios responde positivamente ao acabamento, como qualquer variedade de uva. Como o solo é nutritivo no poço de plantio, será suficiente alimentar o mato com soluções de fertilizantes líquidos.

  1. No início da primavera, imediatamente após a remoção dos abrigos, os arbustos são fertilizados com uma solução líquida de nitrato de amônio, despejando-o no orifício de drenagem (120g / 10l).
  2. Até julho, você pode gastar 2 fertilizando com rega orgânica. Despeje em um balde uma solução de verbasco (1:10) ou fezes de frango (1:20), com infusão de uma semana.
  3. Para o melhor desenvolvimento dos cachos no futuro, são feitos 2 curativos com superfosfato e sal de potássio (2 colheres de sopa. L. superfosfato e 1 colher de sopa. L. sal de potássio em um balde de água). Uma cobertura é feita após a floração, a segunda - antes das frutas amadurecerem.

Adubação orgânica combinada com rega

Você não deve fazer molho líquido no momento de manchar as frutas.

Mulching

É aconselhável mulch as uvas imediatamente após o plantio. Para que a cobertura morta sirva como um abrigo confiável contra geadas e retenha bem a umidade, sua camada deve ter cerca de 5 cm. Uma grande vantagem do uso de cobertura morta é que ela também é uma proteção contra ervas daninhas. Além disso, em materiais orgânicos, como regra, os vermes são cultivados, afrouxando o solo, o que é muito importante para o desenvolvimento do mato Helios.

Abrigo para o inverno

Em regiões com invernos frios e sem neve, a videira Helios requer abrigo, apesar da resistência ao gelo. Brotos do arbusto, divididos em 2 partes, são conectados, aplicados em agrofibra ou polietileno, e fixados com arame flexível. Outras opções diferentes são possíveis. Tudo depende da disponibilidade de materiais de cobertura.

  • Alguns moradores de verão adicionam terra ao redor das videiras conectadas e a cobrem com uma lousa simples no topo.
  • Muitos puxam o material de cobertura nos arcos de ferro instalados para que a videira não entre em contato com o polietileno.
  • O abrigo mais simples é um aterro de 25 a 30 cm de altura, que no inverno também pode ser polvilhado com uma espessa camada de neve.

Sob o filme esticado sobre os arcos, os arbustos de videira vão inverno bem

Poda

Devido à alta produtividade, ocorre frequentemente uma sobrecarga pesada do mato. Para evitar isso, é necessária uma poda de modelagem obrigatória. Faça esse procedimento no início da primavera, quando os botões ainda não foram abertos. Helios bush pode suportar cargas de até 35 olhos. Portanto, não são deixados mais de 6 a 8 botões em cada videira frutificada.

Na poda, um elo de frutas é formado, consistindo em dois brotos: a colheita deste ano amadurece na videira frutífera e o nó de substituição produzirá videiras no próximo ano

Vídeo: que carga os Helios suportam

Medidas de proteção

Devido ao grau moderado de resistência do Helios a doenças fúngicas, a vinha precisa de medidas preventivas regulares. Os arbustos são tratados duas vezes - antes e depois da floração. Os fungicidas são utilizados para a pulverização:

  • 1% Bordeaux líquido;
  • Ridomil Gold MC;
  • Acrobat MC;
  • Tiovit Jet.

Comentários de Grade

Em suas análises, os produtores de uva observam o alto rendimento de Helios, excelentes características de mercado e resistência a doenças. E as críticas mais lisonjeiras mereciam um pincel bonito com frutos maduros.

Sim Clusters e bagas legais! Também olhei para a descrição e fiquei maravilhada.

Konstantin

// grape-valley.rf / forum / viewtopic.php? f = 6 & t = 102

Bonito e delicioso! Este ano mostrou-se positivo e em resistência a doenças em nossa região.

Elena Ivanovna

//forum.vinograd.info/showthread.php?p=30849

As bagas são densas, crocantes, embora ainda não tenham descoberto o moscatel. Espero avaliar melhor no próximo ano.

Anatoly Savran

//forum.vinograd.info/showthread.php?p=30849

Constantemente cuidando de Helios, você certamente pode apreciar o resultado de um trabalho minucioso na forma de cachos perfumados de alta qualidade. Desejo-lhe sucesso no cultivo deste promissor híbrido!

Pin
Send
Share
Send