Prímula - uma planta herbácea da família Prímula (Primulaceae)cuja pátria é a China. A planta é amplamente cultivada em campo aberto e como uma cultura em vaso cultivada dentro de casa.
A espécie combina plantas baixas (25-30 cm) com uma roseta compacta de folhas enrugadas inteiras, cobertas por pequenas vilosidades. No início da primavera, imediatamente após a neve derreter, no final de brotos sem folhas de prímula, os botões se desenvolvem isolados ou coletados em inflorescências racemose ou umbellate. Cada uma é formada por 5 pétalas fundidas na base, coloridas em tons de vermelho, amarelo ou branco.
A maioria dos representantes são perenes com taxa de crescimento média. Algumas são ervas bienais ou anuais.
Taxa média de crescimento. | |
Floresce da primavera a dezembro-janeiro. | |
A planta é fácil de cultivar. | |
Planta perene. |
Propriedades úteis
Todas as partes da flor são amplamente utilizadas na medicina popular:
- decocções são preparadas a partir de folhas para o tratamento de doenças respiratórias;
- infusões das raízes - um expectorante, urina mole e diaforética, aumentando a secreção do estômago e metabolismo.
- o chá produzido a partir de inflorescências fortalece o sistema nervoso.
Folhas jovens de prímula são adicionadas a saladas e sopas e raízes secas esmagadas são usadas como tempero.
Características do atendimento domiciliar. Brevemente
A prímula em casa é exigente em condições de temperatura, iluminação, umidade e precisa de alguns cuidados.
Temperatura | 12-18 ° C, calor máximo permitido de 20 °. |
Humidade do ar | Quando mantidos no regime de temperatura ideal - moderado, a temperaturas acima de 18 ° C - aumentaram. |
Iluminação | Luz difusa brilhante no verão, iluminação adicional no inverno. |
Rega | Durante a floração 2-3 vezes por semana, após a floração 1-2 vezes. |
Solo | Nutritivo, bem permeável, com ambiente neutro ou ácido. |
Fertilizantes e fertilizantes | 1 vez em 2 semanas usando fertilizantes líquidos. |
Transplante | Na primavera, em uma panela maior. |
Reprodução | Vegetativamente ou por sementes. |
As características da prímula crescente são poucas e são determinadas pelas nuances de sua vegetação. Em particular, o conteúdo durante todo o período de crescimento em condições próximas ao natural.
Após a floração, a prímula descansa, diminuindo a velocidade da vegetação. Para que a planta fique mais forte, é melhor transplantá-la para o campo aberto. No outono, a flor é devolvida ao quarto.
Cuidando de prímula em casa. Em detalhe
Cuidar da prímula é simples e consiste na realização de eventos tradicionais para a florista: rega, fertilização, poda e transplante.
Prímula de plantio
O plantio é um procedimento fundamental para o cultivo de prímula. O desenvolvimento posterior da planta depende da correção de sua conduta.
Antes do transplante, eles preparam tudo o que você precisa:
- Pote para prímula: médio, largo e raso. Escolher uma capacidade muito grande é indesejável: a planta direcionará todos os seus esforços para o desenvolvimento do sistema radicular em detrimento da floração.
- Solo para prímula: adquirido sob a forma de uma mistura de solo pronta para plantas com flores ou preparada independentemente das mesmas quantidades de folhas e terra de estufa e areia. O solo é desinfetado derramando uma solução rosa de permanganato de potássio.
A tecnologia para o plantio é simples e consiste em executar sequencialmente várias ações simples:
- No fundo da panela, a drenagem é feita com uma camada de 1,5-2 cm.
- O solo é derramado sobre a drenagem, faltando 1-1,5 cm nas bordas do tanque.
- No centro, é feito um recesso com um tamanho proporcional ao sistema radicular da muda.
- As raízes são colocadas no recesso e são cobertas com o solo, para que o colo da raiz permaneça na superfície.
- O solo ao redor da parte aérea é ligeiramente compactado.
As plantas plantadas são abundantemente regadas e colocadas em um local fresco e iluminado.
Floração
A maioria das espécies de prímula é caracterizada por floração precoce (de abril ou maio) e longa (2-3 meses).
No entanto, existem variedades que florescem apenas no início da primavera, por exemplo, em abril.
Espécies amantes do calor florescem em junho.
Modo de temperatura
No verão, a prímula se sente bem em casa à temperatura ambiente comum, mas no inverno, durante um período de descanso relativo, precisa de frescor. Caso contrário, a planta se recusará a florescer.
Pulverização
A prímula doméstica adapta-se facilmente à umidade em que é forçada a existir. No entanto, com manutenção prolongada em ar seco, há um alto risco de danos por um ácaro, portanto será melhor se o ar estiver úmido.
Para fazer isso, durante a operação dos dispositivos de aquecimento e no calor do verão, um vaso aberto com água é colocado próximo à flor ou a bandeja é preenchida com argila expandida ou musgo.
Iluminação
A prímula é fotofílica, mas não tolera a luz solar direta; portanto, no verão, ela precisa escurecer. O sol de inverno não pode prejudicar a flor; além disso, precisa dela.
Dada a grande necessidade de luz difusa, ela é colocada no parapeito das janelas das janelas leste ou oeste.
Rega
Prímula flor interior precisa de rega regular. A frequência da umidade do solo é determinada pelo estágio da vegetação da planta e pela temperatura do ar interior:
- durante a floração, o solo é freqüentemente umedecido assim que sua camada superior (1-1,5 cm) estiver levemente seca;
- depois da floração - moderadamente;
- no inverno, quando a planta está em repouso - raramente, permitindo a secagem completa do solo a uma profundidade de 3 cm;
- quando mantidos em uma sala quente (20 ° C), são regados com mais frequência e mais abundância, mas não permitem a estagnação da água não apenas na panela, mas também na panela.
O solo é umedecido com água macia (bem assentada ou filtrada), evitando o contato com folhas e brotos.
Fertilizantes e fertilizantes
Você não pode alimentar durante um período de crescimento ativo. Os fertilizantes começam a ser aplicados no final da floração, a cada 7 a 10 dias, dando preferência a soluções de preparações complexas que contenham pelo menos 0,1% de nitrato de amônio.
Com uma reação negativa da flor ao curativo, por exemplo, murcha, a concentração da droga é reduzida em 1/3.
Transplante
Cuidar de prímula envolve um transplante. A regularidade deste procedimento depende da idade da flor:
- espécimes jovens são transplantados anualmente na primavera, mudando completamente o solo para fresco e escolhendo um vaso maior;
- plantas com mais de 3 anos são transplantadas uma vez a cada 2-3 anos. A capacidade está sujeita a substituição somente se a prímula tiver crescido significativamente.
Acontece que uma flor precisa de um transplante não planejado. As indicações para sua implementação são:
- raiz brotando através de orifícios de drenagem;
- estagnação ou salga do solo;
- murcha da planta devido ao apodrecimento das raízes.
Após o transplante, a flor é regada e escurecida por 3-5 dias. A retomada do turgor de folhas e sua tonalidade verde são evidências de um enraizamento bem-sucedido.
Poda
A prímula não precisa ser aparada no sentido tradicional do termo. No entanto, folhas e brotos murchas devem ser removidos em tempo hábil, o que economizará a força das flores e é uma boa prevenção do desenvolvimento de doenças e pragas.
Reprodução
Facilmente propagado vegetativamente, com a ajuda de estacas. Este método é notável por sua simplicidade e bom desempenho.
Propagação de prímula por estacas
As estacas são realizadas em maio, após a conclusão da floração, separando a folha axilar com uma parte da parte aérea e um broto na base da roseta das folhas. Este é o talo. Está enraizado em recipientes rasos cheios de um substrato de duas camadas:
- abaixo - 2-2,5 cm de turfa ou terreno foliar;
- acima - 2 cm de areia grossa do rio.
As estacas são plantadas obliquamente, com os rins voltados para cima, a uma profundidade de 1 cm. O recipiente é colocado em um local fresco e leve (16-18 ° C), mantendo a areia em um estado moderadamente úmido.
Após 3 meses, os rebentos se desenvolvem a partir dos rins. Após o crescimento de 3-4 novas folhas, as plantas jovens são transplantadas para recipientes individuais com um diâmetro de 7-9 m, preenchidos com uma mistura de terra de terra decídua, húmus e areia (4: 2: 1).
A primeira floração da prímula, cultivada a partir das mudas, ocorrerá em cerca de meio ano.
Prímula crescente a partir de sementes
A prímula pode ser cultivada a partir de sementes que são coletadas independentemente ou compradas em uma loja.
A semeadura é realizada na primavera, em abril ou maio, usando pequenos pratos ou caixas cheias de mistura de folhas de areia.
As sementes (0,5 g por contêiner) são distribuídas uniformemente na superfície do solo previamente umedecido, cobertas com material transparente e hermético e colocadas em um local claro, por exemplo, no peitoril da janela. Após 10 a 12 dias, os primeiros brotos devem aparecer.
Os brotos são mergulhados duas vezes e depois plantados em vasos pequenos (7-9 cm) separados, preenchidos com uma mistura de nutrientes do solo decíduo de areia da estufa (2: 2: 1). Quando o recipiente fica apertado, as plantas são transferidas para vasos maiores.
A primeira floração de prímulas cultivadas a partir de sementes ocorrerá em seis meses.
Doenças e Pragas
A prímula reage às violações das condições de detenção e cuidados, alterando sua aparência e vegetação:
- as folhas ficam amarelas prímula - ar muito seco, irrigação com água dura, estagnação de umidade, cobertura com o uso de fertilizantes de alta concentração;
- deixa apodrecer - manutenção a longo prazo em condições de alta umidade do ar e do solo, molhamento freqüente de folhas durante a irrigação;
- flores desaparecem rapidamente - com ar muito seco e quente (mais de 20 ° C).
- não floresce se você passou o inverno em uma sala quente (acima de 20 ° C).
As doenças remanescentes da prímula são uma conseqüência da derrota de fungos enfraquecidos pelo cuidado inadequado das plantas.
- Manchas: o desenvolvimento da doença provoca rega excessiva e cavidades foliares pouco ventiladas com espessamento excessivo. A infecção se manifesta pela formação de manchas cinzentas nos pedúnculos e nas lâminas das folhas, que subsequentemente ficam cobertas de placa.
- A ramulariose se desenvolve quando a planta é mantida fresca e com excesso de água. É diagnosticada pela aparência nas folhas de manchas arredondadas de cor amarela clara, que posteriormente escurecem e apodrecem, o que leva à morte de toda a folha e depois da planta.
As infecções por fungos são combatidas pela remoção oportuna de peças danificadas e pelo subsequente tratamento repetido de toda a planta com soluções de Fundozol ou Topsin.
A prímula pode ser afetada por pragas: pulgões, escamas, tripes, gorgulhos, ácaros. Aos primeiros sinais de dano, as pragas de insetos são destruídas por métodos populares; em casos avançados, são usados inseticidas.
Tipos de prímula caseiros com fotos e nomes
O gênero une cerca de 500 espécies de plantas. Indoor cultivado apenas alguns deles.
Primula obconica ou cônica inversa (Primula obconica)
Uma planta perene herbácea alta (até 60 cm) com uma roseta exuberante de folhas grandes e grandes (10 cm de comprimento) ásperas em forma de coração, com uma borda ondulada. Floresce, formando inflorescências em forma de guarda-chuva a partir de botões com uma variedade de cores com 3-4 cm de diâmetro, exalando um aroma agradável e delicado.
Malacoides de prímula ou malva (Primula malacoides)
Uma erva anual de até 40-45 cm de altura com uma roseta elástica densa de oval alongada, com uma borda serrilhada, folhas. Começa a florescer no final do outono, formando até 8 pedúnculos altos em uma planta, terminando em espirais de inflorescências de flores longas, consistindo em várias dezenas (até 45) de brotos pequenos (diâmetro de até 1,5 cm) de tons de rosa, vermelho ou branco, frequentemente intercalados por traços, amarelos o núcleo.
Primula vulgaris ou comum (Primula vulgaris)
É representado por um grande número de híbridos com uma roseta densa de folhas enrugadas alongadas e ovais, na parte central da qual a venação do cirro é claramente visível. Floresce no início da primavera, 3-4 semanas, formando pedúnculos baixos, terminando em brotos grandes (2-4 cm) de tons de branco-neve, azul-púrpura, vermelho, amarelo e bordô. Esta espécie é mais frequentemente do que outras oferecidas para venda e cultivada como cultura de maconha e em campo aberto.
Agora lendo:
- Katarantus - plantio, cultivo e cuidados em casa, foto
- Jasmine - crescer e cuidar de casa, foto
- Alocasia em casa. Cultivo e cuidado
- Aspidistra - crescendo e cuidando de casa, foto
- Aglaonema - atendimento domiciliar, foto