Portulacaria - pequenas árvores de bonsai

Pin
Send
Share
Send

Portulacaria é uma planta perene e suculenta que forma um arbusto atraente ou uma pequena árvore. Como é fácil aparar e formar uma coroa, a portulacaria é frequentemente representada na forma de um bonsai na foto. Os floristas adoram esta planta despretensiosa por sua natureza pouco exigente e formato elegante. Ele vive nas pradarias áridas da África do Sul.

Descrição botânica

Portulacaria pertence à família Portulacov, em seu gênero há apenas uma espécie de planta. É uma planta perene suculenta e perene. O rizoma de Porulacaria é bastante poderoso, pode nutri-lo mesmo em condições extremas. Brotos carnudos e ramificados, cobertos com casca densa e lisa, estão localizados acima do solo. Nas plantas jovens, a casca é de cor marrom claro ou cinza, mas gradualmente escurece. O crescimento anual de brotações é insignificante; portanto, a portulacaria interna permanece um arbusto compacto por um longo tempo, embora no ambiente natural possa atingir uma altura de 2-3 m.

As folhas estão localizadas apenas em galhos jovens. Folhagem arbórea arredondada ou oblonga tem bordas lisas. Os folhetos têm 2-3 cm de comprimento e 1-2 cm de largura e as folhas são espessadas e cobertas por uma pele densa e cerosa de cor verde brilhante.








A floração ocorre em fevereiro e abril. Nos ramos jovens, aparecem inflorescências axilares em forma de espigão. Eles consistem em muitas flores brancas e rosa de cinco pétalas semelhantes a pequenas estrelas. O diâmetro da flor é de 2,5 cm e o comprimento de toda a inflorescência não excede de 7 a 8 cm No lugar das flores, frutos suculentos com pele rosada amadurecem mais tarde. Na natureza, eles, juntamente com as folhas, servem como alimento para elefantes e outros animais. A floração pode ser regular apenas em plantas adultas in vivo. Portulacaria interna raramente delicia os anfitriões com flores.

Variedades conhecidas

Segundo os nerds, apenas uma espécie está presente no gênero de portulakaria - portulacaria africano ou afra. Na natureza, é um arbusto alto ou uma árvore suculenta com uma coroa que se espalha. Sua altura pode atingir 3,5 m. As folhas são em forma de lágrima e pintadas em verde claro. A superfície das folhas carnudas é lisa, coberta com pele brilhante. As hastes acinzentadas lisas ficam cobertas com casca enrugada de cor marrom escura com a idade.

Portulacaria africana ou Afra

Para diversificar a oferta e permitir que os jardineiros comprassem portulacaria com uma aparência mais interessante, os botânicos produziram as seguintes variedades:

  • Portulacaria variada. A planta não tem mais de 1 m de altura e os panfletos oblongos no centro são pintados em verde-claro e com uma faixa prateada na borda. Muitos traços finos e perpendiculares são desenhados da borda até o núcleo.
  • Portulacaria variegate
  • Portulacaria variada tricolor. Nas cores da planta, além de branco e verde, estão presentes tons de rosa. Os folhetos têm um meio esbranquiçado e bordas esverdeadas e escuras. As hastes e a borda da folhagem são pintadas de rosa brilhante.
  • Portulacaria variegada tricolor

Métodos de criação

A reprodução da portulacária é feita por métodos vegetativos e de sementes. Para enraizar as estacas, caules grossos de 12 a 15 cm de comprimento são cortados; pelo menos quatro folhas devem estar sobre elas. A fatia é feita em ângulo com uma lâmina afiada. O local do corte é polvilhado com carvão picado e deixado secar ao ar por 7-14 dias. Quando o corte é apertado com uma película fina com manchas esbranquiçadas, o caule pode ser plantado em uma mistura de turfa-areia umedecida.

Durante o enraizamento, as mudas devem ser mantidas em uma sala iluminada, com uma temperatura do ar de + 25 ° C. Normalmente, esse processo leva cerca de um mês. O transplante de mudas para um local permanente é possível apenas 2 meses após o plantio no solo.

Você pode acelerar e simplificar o processo de enraizamento por camadas. Sem separar o caule da planta mãe, ele é pressionado no chão. Após o surgimento de raízes jovens, você pode cortar a parte aérea e transplantar em um recipiente separado.

O cultivo de mudas a partir de sementes também é bastante simples. Este método permite obter imediatamente um grande número de plantas. Basta plantar as sementes em uma mistura de areia com turfa e cobrir com um filme. A estufa deve ser arejada e umedecida enquanto seca. Após 2-3 semanas, os primeiros brotos aparecem e após outro mês, as mudas podem crescer de forma independente e sem abrigo.

Regras de cuidados

Cuidar da portulacaria não é difícil. Ela está acostumada com as difíceis condições das pradarias quentes, por isso é uma planta muito pouco exigente. Portulacaria precisa de iluminação brilhante, luz solar direta é simplesmente necessária para as folhas. A casca dura é resistente a queimaduras, então você não precisa se preocupar com a condição delas. Você pode colocar vasos com segurança nos peitoris das janelas dos quartos ao sul. Para que a coroa se desenvolva uniformemente, é recomendável rotacionar periodicamente a planta.

Portulacaria normalmente percebe o calor do verão. Recomenda-se uma sala abafada para ventilar com mais frequência. Você pode tirar uma panela com uma planta no jardim ou na varanda durante o verão. No inverno, é permitida uma ligeira queda de temperatura, mas o resfriamento abaixo de + 10 ° C leva à morte das folhas e à morte da árvore.

Portulacaria de água com cuidado. Para irrigação, use água morna sem cloro. A rigidez não desempenha um papel especial. Entre a rega, a terra deve secar quase completamente. As hastes suculentas armazenam água suficiente para impedir que a planta morra, mesmo em secas severas.

Umidade para portulacaria não importa. Normalmente existe perto de baterias e perto de um aquário. Com alta umidade, as raízes do ar podem aparecer nas hastes. De vez em quando, você pode enxaguar os brotos no chuveiro para se livrar da poeira.

Na primavera e no verão, é útil fertilizar a portulacaria. Para isso, é utilizado o curativo para suculentas com baixo teor de nitrogênio. O fertilizante é adicionado à água para irrigação, caso contrário, você pode queimar as raízes.

O transplante é bastante raro, pois a portulacaria lentamente acumula sua massa radicular. Quando o rizoma ocupa espaço livre, o pedaço de terra é cuidadosamente transferido para uma nova panela. Você não pode tomar uma banheira grande de uma só vez, pois isso provocará a deterioração do rizoma. Uma camada espessa de drenagem é colocada no fundo do recipiente. O plantio do solo deve conter os seguintes componentes:

  • areia de rio;
  • solo do jardim;
  • solo foliar;
  • carvão.

Você pode comprar terra pronta para cactos na loja e adicionar um pouco de areia. A reação do solo deve ser neutra ou levemente ácida.

Possíveis dificuldades

Portulacaria tem forte imunidade, dificuldades raras podem ser associadas a cuidados inadequados:

  • ocorre perda de coloração heterogênea ou amarelecimento das folhas devido à falta de luz;
  • as hastes são muito alongadas com um excesso de fertilizantes nitrogenados;
  • a base enegrecida do caule, juntamente com as folhas caídas, indica o desenvolvimento de podridão devido à rega inadequada.

Às vezes, traços de parasitas podem ser encontrados em uma folhagem exuberante. Especialmente isso acontece com plantas ao ar livre. Se forem encontradas crostas, cochonilhas ou ácaros, recomenda-se tratar os brotos com um inseticida.

Pin
Send
Share
Send