Cultivar um jardim saudável, frutuoso sem o processamento de plantações culturais por várias preparações de doenças e pragas é impossível. Apesar do fato de que o mercado moderno oferece uma ampla gama de ferramentas para combater pragas de árvores frutíferas, nem todas são eficazes, e algumas muito caro.
Portanto, muitos jardineiros experientes recomendam o uso de fundos orçamentários e comprovados há muito tempo, um deles - o ferro vitríolo. Na jardinagem, o vitriol de ferro é usado amplamente, é usado tanto para prevenção como para eliminar muitas doenças de plantas, especialmente as de fungos, e também como proteção contra pragas.
- O que é sulfato de ferro: composição e propriedades
- Quando o sulfato de ferro é usado
- Compatibilidade com outras drogas
- Instruções de uso: concentração e taxas de consumo de sulfato ferroso
- Combate às doenças fúngicas
- Contra a clorose
- Contra musgos e líquenes
- Desinfecção de árvores com sulfato de ferro
- Polvilhar de culturas de bagas
- Vitriol de ferro para pulverização de uvas
- Precauções ao trabalhar com a droga
O que é sulfato de ferro: composição e propriedades
Ferro vitríolo, sulfato de ferro ou sulfato ferroso é um sal que é obtido por reação de ácido sulfúrico e ferro ferroso.
Na temperatura do ar ambiente normal, a substância tem a forma de cristais finos turquesa ou amarelo esverdeado (penta-hidratado). O número de substâncias ativas em tais cristais é de 53%.
Quando o sulfato de ferro é usado
A solução de sulfato de ferro é caracterizada por alta acidez, por causa do que pode causar queimaduras em caso de pulverização em folhas verdes. Portanto, o tratamento do jardim com sulfato de ferro deve ser realizado no início da primavera ou após a queda das folhas, no outono.
Tanto na primavera como no outono, a principal causa de infecção por doenças fúngicas são os restos de folhas e galhos na superfície do solo. Portanto, na primavera, não apenas o processamento de árvores é realizado, mas também a superfície da terra ao redor deles.
No outono, será muito mais eficaz coletar e queimar as folhas caídas e restos de plantas, e também cavar os troncos antes de pulverizar as árvores.
Na jardinagem, o vitríolo é tradicionalmente usado em tais casos:
- para o tratamento preventivo de paredes de adega e áreas de armazenamento de legumes;
- para o tratamento de feridas e o tratamento de fatias em árvores;
- para o processamento de árvores e culturas de bagas contra musgos, líquenes, crostas, etc .;
- para o tratamento de rosas de manchas;
- para o processamento de uvas;
- para o controle de pragas de insetos;
- para o tratamento de mofo real e fofo, bem como antracnose, coccomicose, podridão cinzenta.
Compatibilidade com outras drogas
Sulfato de ferro não pode ser misturado em uma solução com inseticidas organofosforados ("Carbofos", etc), bem como com outras drogas que se decompõem em um ambiente alcalino. Você não pode misturar sulfato de ferro com cal.
Instruções de uso: concentração e taxas de consumo de sulfato ferroso
Vale lembrar que em árvores jovens a casca é muito mais fina do que em adultos, então só podem ser tratadas uma vez, na primavera. Plantas adultas são tratadas duas vezes: na primavera e no outono.
Para vários fins, existem certas dosagens que precisam ser respeitadas para o efeito máximo.
Combate às doenças fúngicas
Para o tratamento de doenças fúngicas, é utilizada uma solução mais fraca de sulfato ferroso, a uma taxa de 30 g por 10 litros de água. A pulverização deve ser feita 2-3 vezes, a cada 7 dias.
Contra a clorose
O tratamento com sulfato de ferro ajuda a combater a clorose, que pode ocorrer em plantas devido à falta de fertilizantes ou falta de ferro. Para preparar uma solução para o controle da clorose, 50 g de sulfato ferroso devem ser dissolvidos em 10 litros de água.
Pulverize a cada 4-5 dias até que a cor verde das folhas seja restaurada. Para efeitos de pulverização preventiva, é necessária uma concentração mais baixa: 10 gramas de sulfato ferroso por 10 litros de água.
Contra musgos e líquenes
Para se livrar dos líquenes e musgos, que muitas vezes danificam as árvores antigas, o sulfato de ferro também ajuda. Dosagem para o tratamento de árvores frutíferas de musgos e líquenes: 300 g de sulfato ferroso por 10 litros de água. Para as árvores de romã, é necessária uma concentração mais forte - 500 g de sulfato de ferro por 10 litros de água.
Desinfecção de árvores com sulfato de ferro
Para tratar feridas, rachaduras e seções de galhos, 100 g de ferro vitríolo devem ser diluídos em 10 litros de água e tratados com tecido de argamassa danificado.
Polvilhar de culturas de bagas
O ferro vitríolo para a proteção de culturas de bagas - framboesas, groselhas, morangos, groselhas, etc., usa-se em uma dosagem de 3%. Uma solução, obtida a partir do cálculo de 300 g de sulfato de ferro por 10 litros de água, é pulverizada antes do início da estação de crescimento.
Vitriol de ferro para pulverização de uvas
O ferro vitríolo é o principal protector das uvas, já que tem uma característica: atrasa a brotação dos botões durante cerca de uma semana.
Portanto, se você tratar a cultura com 3-4% de solução de sulfato ferroso antes do início da vegetação, ela ajudará a sobreviver ao período de geadas da primavera e mudanças de temperatura. Isto é é especialmente importante para as uvas, se for processado após 5-7 dias após a remoção do abrigo de inverno.
Para o tratamento de uvas com sulfato de ferro, as seguintes dosagens são recomendadas:
- Para o processamento de primavera após a remoção do abrigo de inverno - 0,5-1%
- Para destruir microorganismos e pragas, como mofo, oídio, pastilhas de uva, etc, - 4-5%
- De musgos e líquens - 3%.
- Para combater a clorose - 0,05%.
- Para processamento no outono, antes de se esconder para o inverno - 3-5%.
Precauções ao trabalhar com a droga
Vitriol de ferro é uma substância bastante perigosa, de modo que não prejudique pessoas e plantas, é necessário respeitar as regras e precauções quando se trabalha com ele.
Primeiro de tudo, é necessário seguir as instruções e recomendações para dosagens. Essas altas concentrações, como 5-7%, podem ser usadas estritamente antes do período vegetativo ou após a queda das folhas, no outono. Se for necessário usar sulfato ferroso durante a estação de crescimento, uma concentração de não mais que 1% deve ser usada.
Pode ser criado apenas em recipientes de vidro ou plástico, sempre calçando luvas e não permitindo o contato da substância com a pele e mucosas.
Em geral, não é tão tóxico, ao contrário do cobre, pelo que a sua aplicação adequada pode ser uma boa protecção para o jardim.