Tomilho ou tomilho - erva perene planta altura de até 15 cm, seus brotos praticamente se espalham ao longo do solo, e as hastes com flores são levantadas acima do solo. O sistema raiz é essencial.
Deixa até 10 mm de comprimento, oval, pontiagudo. A parte inferior da folha é de cor clara, ligeiramente pubescente, a parte superior da folha é lisa, a folha é presa ao talo com um talo curto. Flores no verão com pequenas flores perfumadas, rosa-púrpura, que formam uma pequena inflorescência no final das hastes. O outono produz frutas na forma de uma noz em uma pequena caixa.
- É possível crescer tomilho em uma panela
- Como escolher um quarto para tomilho interior
- Iluminação para tomilho caseiro
- Temperatura e umidade
- Preparação para o plantio de tomilho (tomilho) em casa
- Escolhendo um tanque para plantio de tomilho
- Qual deve ser o solo para o plantio?
- Como plantar tomilho em casa
- Como cultivar tomilho (tomilho) a partir de sementes
- Cultivo de tomilho de estacas
- Como cuidar de tomilho em uma panela
- Tomilho (tomilho): como colher corretamente
É possível crescer tomilho em uma panela
A composição química do tomilho contém óleos essenciais, um grande número de vitaminas e minerais, taninos, timol e flavonóides. A planta tem propriedades úteis que permitem que seja usada para fins medicinais, bem como na culinária como uma especiaria perfumada. Os benefícios do tomilho são óbvios. Sobre como plantar em casa, nós lhe diremos.
Tomilho é bom para crescer em casa, porque não é muito caprichoso planta, garantir a sua plantação e cuidados subseqüentes para as forças de até mesmo um jardineiro iniciante. Na estação de outono-inverno, verduras suculentas irão encantar a aparência, nutrir o corpo com substâncias úteis quando consumidas em alimentos e também ajudar a curar muitas doenças.
Tendo plantado o tomilho em uma panela, você terá um tempero fresco e aromático, que pode variar o sabor dos seus pratos favoritos.
Como escolher um quarto para tomilho interior
O tomilho de quarto na estação quente perfeitamente cresce em um peitoril de janela iluminado com qualquer umidade. Grama resistente à seca deve ser regada à medida que a terra seca ao redor do mato. Desde o outono, a planta precisa diminuir a temperatura do ambiente, reduzir a frequência de rega e não pulverizar.É possível reorganizar o recipiente com tomilho em crescimento para uma varanda ou terraço, desde que a temperatura seja adequada.
Iluminação para tomilho caseiro
Tomilho é uma planta muito amorosa. Antes de plantar tomilho em uma panela, ele precisa escolher e soltar um peitoril da janela bem iluminado, de preferência no lado sul da casa. No inverno, em condições de um dia de pouca luz, o tomilho precisa de iluminação adicional para um bom desenvolvimento.
Tomilho, cultivado na sombra, não é tão perfumado como o que cresceu em luz suficiente.
Temperatura e umidade
No verão, como o tomilho cresce muito bem e à temperatura ambiente normal, a planta pode estar localizada em um lugar de crescimento constante, sem pensar na temperatura do ar circundante. No inverno, o tomilho precisa de um lugar fresco, a temperatura ideal é de + 5-13 graus. Pote com tomilho pode ser colocado em uma varanda de vidro e certifique-se que a temperatura não caia abaixo de +5, caso contrário, a planta pode morrer.
O tomilho não é exigente quanto às características da umidade.No entanto, se você quiser obtê-lo como uma planta decorativa adicional em casa, você precisa crescer tomilho com pulverização periódica. Isso melhorará sua aparência, o arbusto será mais ramificado. Não pulverize enquanto cresce o tomilho no frio, isso terá um efeito negativo sobre a condição da planta.
Preparação para o plantio de tomilho (tomilho) em casa
Cultivar tomilho em casa não é difícil se você primeiro fornecer a planta com boas condições de plantio, não uma panela alta e um solo adequado. O fundo do recipiente para o crescimento de tomilho deve ser coberto com uma camada de drenagem de 20-30 mm, pode ser quebrado tijolo ou panela de barro, seixos, argila expandida ou cascalho.
Escolhendo um tanque para plantio de tomilho
Se você está pensando em como cultivar tomilho a partir das sementes no peitoril da janela e por onde começar, uma resposta inequívoca: inicialmente é necessário escolher a capacidade de plantar. Melhor para estes fins não é uma panela de barro grande, se você planeja plantar plantas em recipientes individuais, ou uma caixa de plástico varanda ao plantar uma pequena cama de tomilho. A profundidade do recipiente não deve exceder 15 cm para o cultivo favorável de ervas.
Qual deve ser o solo para o plantio?
O tomilho cresce bem em solos leves. Prepare a mistura de solo para tomilho pode ser misturado turfa, turfa e areia em proporções iguais. Você pode usar uma mistura de substrato para cactos e chernozem em uma proporção de 2 para 1. Tais formulações são bem adequadas para cultivar ervas aromáticas para temperos.
Como plantar tomilho em casa
Plantio de tomilho em casa pode ser como sementes e estacas, ambas as formas de plantio são boas para a criação desta grama útil. Cada jardineiro escolhe a opção mais aceitável para si mesmo. A presença de espaço livre ao redor do arbusto permitirá que os brotos enraizados se enraizem, como resultado, quase todo o solo será coberto com uma camada densa de grama perfumada e suculenta.
Como cultivar tomilho (tomilho) a partir de sementes
Para plantar sementes de tomilho em um recipiente preparado com drenagem, uma mistura de solo é adicionada à qual perlita ou vermiculita pode ser adicionada para reter melhor a umidade no solo. Em seguida, o substrato é umedecido, as sementes são semeadas, recomenda-se que eles sejam misturados com areia para facilitar o plantio, após o qual as sementes são cobertas com uma camada de solo não superior a 10 mm.
Em seguida, o solo é regularmente umedecido a partir da pistola de pulverização. Antes do surgimento de mudas fortes, um recipiente com sementes de tomilho deve ser um pouco sombreado para evitar a secagem dos brotos sob luz solar direta. Após o surgimento de mudas de mudas são adelgaçadas para a presença de espaço para o crescimento do arbusto de tomilho.
Cultivo de tomilho de estacas
O novo arbusto de tomilho pode ser obtido multiplicando-o e crescendo-o com estacas. Para fazer isso, depois que o tomilho é desbotado, uma tesoura corta os brotos, a parte inferior é removida das folhas - e o talo fica pronto. Em seguida, estacas de tomilho são plantadas em uma mistura de solo úmido preparado, polvilhado sobre a drenagem, polvilhado com terra e regada. A rega deve ser realizada um dia ou dois antes do aparecimento de folhas novas, após as quais a frequência de rega é reduzida.
Como cuidar de tomilho em uma panela
Depois que a emergência das sementes apareceu ou as mudas de rastejamento de tomilho criaram raízes, podemos supor que o plantio foi bem sucedido e agora é necessário prover a planta com cuidado suficiente.O cuidado do tomilho está em rega rara, soltando a superfície do solo e observando as condições de temperatura e luz.
Se desejado, é possível fertilizar o tomilho com fertilizantes orgânicos-minerais, mas a planta não precisa de fertilizante adicional para o solo e pode crescer bem sem ela.
Periodicamente, o arbusto de tomilho deve ser cortado com uma tesoura afiada para formar a densidade da planta. Corte brotos no início da primavera e após a floração, deixando cerca de um terço dos brotos lignificados de tomilho.
Tomilho (tomilho): como colher corretamente
Folhas e brotos de plantas para consumo em forma fresca podem ser cortados em qualquer época do ano. O corte deve ser feito com cuidado, se o sistema radicular estiver danificado, toda a planta pode morrer.
A matéria-prima medicinal do tomilho são todos os verdes terrestres, que são melhor cortados até o meio do verão, durante o período em que as primeiras flores apareceram. Recolhida neste momento, a colheita é mais perfumada. Os rebentos cortados são colocados numa camada fina em papel ou suspensos por um feixe num local ventilado e escuro. Matérias-primas secas podem ser esmagadas e debulhadas removendo-se grandes hastes.O tomilho seco é armazenado em recipientes selados por não mais de dois anos sem acesso à luz solar direta.