Monarch das uvas - o verdadeiro rei da vinha

Pin
Send
Share
Send

As uvas adoram o clima quente. No entanto, os criadores estão desenvolvendo cada vez mais variedades adaptadas ao clima severo da Rússia. Uma delas é a uva híbrida Monarch, que se distingue pelo tamanho verdadeiramente real da baga e pelo excelente sabor.

A história do cultivo do híbrido Monarch

As uvas monarca apareceram graças ao trabalho do criador amador E.G. Pavlovsky. Ele desenvolveu uma nova variedade cruzando as castas Cardinal e Talisman. Depois de verificar os resultados, a nova variedade ganhou seu nome e rapidamente ganhou popularidade entre os jardineiros. No entanto, o monarca ainda não recebeu reconhecimento oficial - não está listado no registro estadual.

Descrição das uvas Monarch

Um híbrido de mesa de uvas Monarch tem um período de amadurecimento intermediário - a estação de crescimento é de 120 a 140 dias. As plantas são caracterizadas por um rápido crescimento. A videira amadurece aproximadamente 1/3 do tamanho inicial.

As flores monarca são bissexuais, auto-polinizadoras. Nos aglomerados de arbustos de tamanho médio e grande (0,5 - 1 kg), forma cilíndrica-cônica, densidade média é formada. As bagas são muito grandes (15-20 g, máximo até 30 g).

Bagas monarca são muito grandes, de cor esverdeada.

A forma das bagas é ovóide, a pele é densa, verde-amarelada (com maturação total de âmbar com um tom avermelhado). As sementes são pequenas, em cada baga contêm apenas 1-2 peças, às vezes até 3, com alimentos quase invisíveis. A polpa é muito suculenta, carnuda, incomumente agradável devido ao seu alto teor de açúcar. Uma característica distintiva da variedade é o delicado aroma de noz-moscada da polpa.

Uvas monarca em vídeo

Características da classe

A popularidade das uvas Monarch é devido a várias vantagens:

  • colheita precoce (20 a 25 de agosto) e abundante (até 20 kg de 1 arbusto);
  • bom enraizamento de estacas;
  • alto nível de resistência ao gelo (até -25 sobreC)
  • aumento da resistência a certas doenças;
  • apresentação de pincéis e bagas;
  • as bagas deixadas no mato não se desfazem por um longo tempo;
  • boas qualidades de sabor das bagas que não mudam com a mudança das condições climáticas;
  • resistência ao transporte graças a uma pele densa.

Nenhuma variedade pode ficar sem falhas; o monarca não está sem elas:

  • com curativos prematuros, rega e poda, o arbusto pode lançar ovário;
  • baixa resistência ao oídio.

Características do plantio e cultivo

O sucesso do cultivo de uvas depende em grande parte do plantio e cuidado corretos.

Os segredos do plantio de uvas

Uma das principais questões ao plantar uvas é a escolha certa do material de plantio. Você pode colher as mudas sozinho ou comprar mudas com raízes. Se você receber uma haste, verifique se as seções são verdes e têm pelo menos três botões.

Ao comprar uma muda acabada, preste atenção ao sistema radicular - ele deve ser desenvolvido com processos laterais de cor branca.

Para o plantio, escolha mudas com um sistema radicular desenvolvido

As estacas podem ser enxertadas em um estoque adulto ou plantadas em suas próprias raízes.

Para a vacinação, as estacas devem ser cuidadosamente aparadas e embebidas em água por 14 a 16 horas. A temperatura da água deve ser 15 sobreC - a esta temperatura, é melhor despertar estacas. Após a imersão, um corte do corte é imerso em uma solução de um estimulador de crescimento (humato de sódio, heteroauxina, Epina). Você pode usar uma solução de mel (0,5 colher de sopa por 5 litros de água) como um promotor de crescimento. As estacas preparadas são firmemente inseridas no estoque dividido do material e amarram firmemente o local de enxerto com uma tira de tecido.

Vacinação de uvas em shtamb - vídeo

Se você deseja cultivar uma muda a partir de um caule, é necessário mergulhar o chubuck em água e em um estimulador de crescimento, assim como na vacinação. Após a imersão em água, o chubuk é verificado quanto à adequação clicando no corte com uma faca: quando pressionada, gotas de água aparecem em uma haste de alta qualidade (muita umidade ou sua completa ausência indica a inadequação da haste). Chubuk preparado colocar na água ou em um recipiente com solo úmido. Geralmente eles fazem isso no meio do inverno, para que as mudas estejam prontas para o plantio da primavera.

As uvas Chubuki darão raízes se colocadas em recipientes com solo úmido

Para o cultivo de mudas, os jardineiros recomendam o seguinte método. Você pode pegar uma garrafa de plástico cortada e despejar uma camada de terra de 2 centímetros. Um copo de plástico com um fundo cortado é instalado acima, o espaço entre as paredes da garrafa e o copo é densamente preenchido com terra úmida. Areia limpa e molhada, de tamanho médio, pré-tratada com água fervente, é derramada em um copo. Depois disso, o copo é cuidadosamente retirado.

No meio da camada de areia, uma depressão é feita (5-6 cm) e uma haste é colocada ali, areia é derramada em torno dela. Em seguida, polvilhe toda a superfície do recipiente com uma pequena camada de areia seca e cubra a alça com uma jarra de vidro ou uma garrafa de plástico cortada. A areia precisa ser umedecida periodicamente.

Cultivo de mudas de uva de Chubuk - vídeo

Quando os Chubuki dão suas próprias raízes, eles podem ser plantados em campo aberto. Você precisa fazer isso quando o solo aquecer até + 12 ... +15 sobreC e não haverá perigo de geadas repetidas.

Geralmente, mudas vegetativas verdes são plantadas na segunda quinzena de maio e crianças com 2 anos de idade lignificadas são plantadas no final de abril - início de maio.

Antes do plantio, as mudas precisam ser endurecidas - retiradas todos os dias por várias horas ao ar livre.

Para o bom desenvolvimento das uvas, é necessário fornecer a ele um local quente e um bom aquecimento do solo

O local para o plantio de uvas deve ser escolhido como o mais quente - no lado sul do local, protegido do vento. A distância para as árvores frutíferas deve ser de 3-5 m.

A cova de plantio deve ter um diâmetro e profundidade de cerca de 0,8 m. Se o solo estiver saturado demais com umidade, faça a cova 10-15 cm mais profunda e o tijolo batido é derramado no fundo, sobre o qual são colocadas tábuas aparadas (elas seguram a camada de solo). O poço é preenchido com uma mistura de nutrientes de 8 a 10 baldes de húmus misturados com fertilizantes minerais e do solo (0,3 kg cada de superfosfato e sulfato de potássio e um recipiente de cinzas de três litros). Uma camada fértil do solo (5-6 cm) é colocada sobre a almofada de nutrientes, para que a profundidade do poço se torne 45-50 cm.Você pode instalar tubos de corte para irrigar a planta sob a raiz com água morna no poço.

As uvas são cuidadosamente colocadas no poço, tentando não romper as raízes, polvilhadas com o solo, compactadas e regadas (2-3 baldes de água).

Plantando uvas na primavera - vídeo

Em regiões frias, é possível obter aquecimento adicional do solo cavando uma fileira de garrafas de vidro escuro ao redor da cova de plantio (colocada de cabeça para baixo, em ângulo). A superfície do solo após o plantio pode ser coberta com um filme.

Cuidado com as uvas

Pela primeira vez após o plantio, a parte mais importante dos cuidados é a rega. Regue a planta jovem a cada 14-16 dias com água de decantação e, à medida que a camada superior do solo secar, afrouxe-a a uma profundidade de 5 a 10 cm. Você pode cobrir o solo com turfa ou serragem.

As plantas adultas são regadas 2-3 vezes por estação (em clima muito seco - com mais frequência). A primeira rega é realizada no final da floração.

Formação de Bush

Recomenda-se que as uvas monarca sejam formadas em 4 brotos. As videiras devem ser amarradas a treliças.

Poda forte não é recomendada - o monarca pode soltar o ovário. A carga ideal na bucha é fornecida deixando 25-35 olhos. Geralmente, recomenda-se que as uvas sejam cortadas apenas durante a dormência, mas a experiência dos viticultores que cultivam essa variedade sugere uma maneira diferente.

Para o desenvolvimento adequado dos arbustos, é necessário amarrá-los às treliças

É melhor deixar o monarca intocado até que as bagas sejam formadas (atingindo os tamanhos de ervilha). No início da temporada, as videiras são cortadas um pouco, cuidadosamente puxadas com barbante para a treliça e deixadas nessa posição. Durante a floração, você pode remover algumas das folhas sombreadas. Depois que as escovas são formadas, você pode remover os ovários extras, cortar os brotos de engorda e amarrar as trepadeiras nos suportes.

Top vestir

As uvas respondem bem aos fertilizantes, mas a alimentação prematura pode levar a rendimentos mais baixos.

Os fertilizantes precisam ser aplicados somente após a floração, caso contrário, todos os nutrientes irão para o crescimento das mudas.

Ao escolher fertilizantes minerais, lembre-se de que as uvas não toleram compostos de cloro. Os melhores resultados nas vinhas são proporcionados por fertilizantes complexos: ammophos, nitrofhoska, argamassa, Kemira, Novofert. Os oligoelementos são muito úteis para as uvas - boro, zinco, cobre.

A cobertura é realizada 2-3 vezes por estação: após a floração, 2-3 semanas antes da colheita e no outono. No período de outono, fertilizantes orgânicos são necessariamente introduzidos - esterco de cavalo ou vaca (apodrecido) ou uma solução de verbasco.

Os fertilizantes precisam ser depositados em trincheiras com profundidade de 0,2 a 0,5 m, escavadas no círculo de uvas próximo ao caule.

Alimentação de uvas - vídeo

Proteção contra doenças e pragas

O monarca é altamente resistente a doenças. Os problemas podem surgir apenas com oídio, o que não afeta apenas a aparência e a qualidade das bagas, mas também pode levar à secagem das videiras. Para a prevenção desta doença, um bom efeito é dado pulverizando com 1% de líquido Bordeaux, que é realizado 2-3 vezes por estação.

Das pragas, é preciso ter cuidado com as vespas que gostam de se deliciar com bagas de uva e podem deixar apenas galhos nus de escovas. É muito difícil espantar os insetos e inseticidas que ajudam um pouco aqui (e você não deve tratar pincéis de uva com pesticidas). Para proteger a colheita, você pode amarrar cada pincel em um saco de tecido leve. Este método, é claro, consome tempo, mas garante a salvação de vespas e pássaros.

Abrigo de uvas para o inverno

A resistência do inverno do híbrido Monarch é bastante alta, mas é melhor cuidar da proteção da planta durante o inverno. Para isso, após a poda do outono, as trepadeiras são separadas da treliça, amarradas em cachos e colocadas no chão. Alguns viticultores recomendam cobrir as videiras com uma camada de terra, mas você pode amarrá-las com feno ou palha ou cobrir com um filme.

Para proteger as uvas da geada, as videiras que são abaixadas ao chão são amarradas com palha ou feno

Colheita, armazenamento e uso de culturas

O Harvest Monarch pode ser colhido na última década de agosto. As escovas são cortadas com uma tesoura e colocadas em baldes ou (mais preferencialmente) em caixas de madeira. Parte da colheita pode ser deixada nos arbustos - ela fica pendurada por um longo tempo sem desmoronar.

Graças à pele densa, o Monarch tolera bem o transporte. Você pode armazenar a colheita na geladeira. Só é necessário escolher periodicamente bagas perecíveis. Se a colheita for muito grande, é melhor guardá-la em uma sala fresca, pendurando as escovas no barbante. Para aumentar a vida útil, você pode colocar batatas pequenas nas seções dos galhos.

O monarca pertence às variedades de mesa, mas pode ser usado não apenas fresco. As bagas são muito suculentas, por isso esta uva é ideal para fazer suco e vinho.

O suco de uva não é apenas delicioso, mas também uma das bebidas mais saudáveis.

Gardeners comentários

GF Monarch, criando E. Pavlovsky Parece-me que esta é a baga mais digna, que corresponde ao seu nome: verdadeiramente real! O peso médio das bagas é de 20 g. , Eu conheci muito e por 30 gr. , embora não tenham sido utilizadas condições adicionais para a cobertura dos arbustos. O sabor é requintado: carne derretida densa com um aroma delicado de noz-moscada.

Fursa Irina Ivanovna, Território de Krasnodar

//vinforum.ru/index.php?topic=63.0

Uma muda de monarca (Pavlovsky E) enxertada em uma espiga foi comprada ao autor na primavera de 2007. Em 2008, quando em forma de leque, deu uma colheita de sinal de 5 grupos de cerca de um quilograma cada. Baga muito grande, cor âmbar, sem casca, ao contrário do SUPER EXTRA, a polpa é densa, com noz-moscada leve. Amadurecido em 20 de agosto. Dois clusters chegaram a meados de outubro e foram comidos.A videira amadureceu bem. GF vigoroso, resistente ao oídio, oídio, podridão cinzenta. Instável à antracnose.

Salchanin, Região de Rostov

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=795

Não consigo obter reciprocidade do monarca vacinado por quantos anos. Os arbustos são poderosos, a colheita é escassa - e todos os aglomerados estão sem forma, a polinização é ruim, metade das ervilhas de bagas estão no aglomerado, os aglomerados são tão grandes quanto a minha palma, no máximo 20 bagas. Devido à constante subcarga (não do meu lado, mas fisiológica), as brotações engordam, depois o inverno é muito ruim em uma cultura inculta e "está ficando molhado de cola, começa tudo de novo". E assim todos os anos em todos os 15 arbustos. Não sou particularmente notado em doenças, nunca conheci antracnose, mas não consigo colher. As ações são diferentes - Riparia, 101-14 e Kober - o resultado é o mesmo. Tops estão sozinhos. Eu belisco, belisco, para que os enteados dêem e não engordem, mas não há efeito especial, e também não há colheita nos enteados

Krasokhina, Novocherkassk

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=795

Eu li e "me acalmei" que não apenas o monarca polvilhou comigo. Dos pincéis havia apenas esqueletos. Não há bagas. E no ano passado houve a primeira frutificação e tudo foi polinizado normalmente. É uma pena. Vou ver como será no próximo ano e vou executar novamente.

natal

//forum.vinograd.info/archive/index.php?t-795-p-4.html

O monarca só tenho um arbusto para as estacas. O microfone agrícola, como todos os outros. A baga nunca desmoronou, grande, mas não a propagarei na trama. No sul, não chega ao mercado, existem outras formas com as quais É difícil para um monarca competir.

Victor Boyko

//forum.vinograd.info/archive/index.php?t-795-p-4.html

O Monarch de uvas é digno de um lugar em qualquer vinhedo. Exige uma abordagem individual de si mesma em relação à poda, cobertura e rega, mas se todos os requisitos necessários forem atendidos, produzirá uma grande colheita de bagas muito grandes e saborosas.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: UVA prepares for the Monarchs (Pode 2024).