Hortênsia pecíolo também é chamado de cacheado ou rastejando. Esta flor tem certas características. É capaz de atingir uma altura de 10 me tem um agradável aroma a mel. A cultura parece ótima no jardim. Para que a planta cresça completamente, é necessário cuidar adequadamente, levando em consideração as características da variedade.
Descrição da hortênsia pecíolo
Hortênsia encaracolada peciolada é muito popular entre os jardineiros. Esta flor é frequentemente usada para decorar parcelas.
Origem
Na natureza, a cultura geralmente cresce em florestas de coníferas ou caducifólias. A flor pode ser encontrada na Coréia, Japão, em Sakhalin. Como planta cultivada, começou a ser cultivada em 1865 - desde então, tornou-se difundida.
A hortênsia de pecíolo parece muito atraente e é usada ativamente para decorar hortas
Funcionalidades
O arbusto é caracterizado por folhas verdes escuras bastante grandes. Eles têm uma base afiada. Com o advento do outono, a folhagem fica amarela e em novembro se desfaz. A hortênsia rasteira é capaz de assumir qualquer forma, envolvendo-se com objetos diferentes.
Nesse caso, a planta não possui tronco ramificado. Esse recurso é frequentemente usado por paisagistas. Eles costumam combinar a planta com outras flores no local. Hortênsia tem folhas densas que podem obscurecer as janelas da casa e protegê-las do calor do verão.
As flores do arbusto têm uma cor branca, rosa pálida ou roxa. Eles formam inflorescências da tireóide, que atingem um diâmetro de 20 cm, e a floração dura mais de 2 meses. Ao mesmo tempo, começa em meados de junho.
Importante!A planta tem um aroma pronunciado, porque atrai abelhas e é uma planta de mel maravilhosa.
Uma planta pode ter lindas flores brancas
Prós e contras
As principais vantagens da escalada da hortênsia são as seguintes:
- excelentes propriedades decorativas;
- a possibilidade de aplicação em paisagismo;
- boa resistência do inverno.
Ao mesmo tempo, uma desvantagem significativa também é característica da flor. A planta é capaz de atingir um tamanho impressionante, portanto, deve estar ligada a um suporte.
Resistência do inverno
A cultura é resistente ao gelo. Além disso, em um clima severo, existe o risco de congelamento dos brotos. As plantas jovens são muito lentas. Nos primeiros anos, eles gastam energia na construção de raízes. Esses arbustos são menos resistentes à geada do que as plantas adultas.
A partir dos 5-6 anos de idade, a hortênsia em forma de videira produz crescimentos impressionantes e é caracterizada por florescimento abundante. Nos primeiros 2 anos após o plantio, é recomendável abaixar a planta e cobri-la completamente. Em uma idade avançada, vale a pena esconder apenas as raízes.
Variedades e variedades de hortênsias trepadeiras
Planta de jardim rastejante tem muitas espécies e variedades. Eles diferem em descrição e características.
- Petiolaris
Esta planta é usada ativamente para decorar o local. É a variedade mais alta de hortênsias de escalada. A cultura pode atingir uma altura de 25 m e pode se espalhar pelo chão ou trançar árvores.
- Miranda
Esta cultura é caracterizada por um agradável aroma doce. Hortênsia encaracolada Miranda tem uma folhagem escura pontiaguda coberta com veias brancas.
- Cordifolia
Esta é uma variedade anã de cultura. A planta não excede 1,5 m de altura e Cordifolia é caracterizada por uma cor incomum das folhas. Abaixo eles têm uma cor branco-esverdeada. As flores têm uma cor cremosa delicada.
- Surpresa de Inverno
A cultivar Winter Surprise pertence a um grupo de culturas atrofiadas. Um arbusto adulto cresce até um máximo de 2 m. As flores têm uma tonalidade branca. A planta costuma ter folhas verdes. No entanto, dependendo das condições de cultivo, eles podem ficar vermelhos ou cereja.
- Take e Chance
Uma característica da variedade Take e Chance é considerada uma borda branca nas placas de folhas. Às vezes eles têm uma cor completamente branca. Devido a isso, as características decorativas da cultura são aprimoradas.
Para ajuda! A planta parece muito impressionante mesmo fora do período de floração.
- Forro de prata
Esta cultura tem um aroma delicado e delicado. É coberto com lindas flores decorativas e folhas exuberantes. A hortênsia encaracolada é capaz de crescer até 7 m. A planta está perfeitamente formada - isso permite que você dê formas interessantes ao arbusto.
Essa variedade é frequentemente cultivada como uma cultura de cobertura do solo. Ela é capaz de envolver suportes e grades. A flor é uma bela planta de mel.
Existem muitas variedades de hortênsia pecíolo
Plantio em hortênsia lianóide de terreno aberto
O plantio e o cuidado de escalar hortênsias em campo aberto têm certas características que devem ser levadas em consideração por iniciantes e proprietários de plantas experientes.
Seleção do local e preparação do solo
Para alcançar o sucesso no cultivo, vale a pena escolher áreas abertas. Obter flor exuberante terá sucesso apenas na presença de iluminação suficiente. Ao plantar em um local sombreado, o arbusto cresce lentamente. Nesse caso, pequenas inflorescências se formarão nele.
Recomenda-se que a planta seja plantada em solo úmido e drenado. Ao mesmo tempo, é proibido permitir alagamentos constantes do solo.
Importante! Para indicadores de acidez, a planta não é muito exigente, mas a turfa deve estar na composição do solo. Em solo calcário, a cultura se desenvolve muito mal.
Quais plantas são melhor plantadas ao lado de
Na maioria das vezes, as hortênsias são plantadas individualmente. Eles também podem ser combinados com arbustos baixos, hospedeiros, plantas de cereais ou ervas ornamentais. Além disso, é possível uma combinação com as culturas anuais de floração.
Como plantar
Em solo aberto, é melhor plantar plantas com 2-3 anos de idade. Ao mesmo tempo, deve-se observar um intervalo entre as mudas de 1 m.
Ao plantar uma planta, vale a pena observar a seguinte sequência de ações:
- Prepare um buraco para o plantio. Suas dimensões devem ser 40 cm e, quando plantadas em solo argiloso, o tamanho deve ser aumentado.
- Faça uma camada de drenagem. No fundo do poço, você precisa colocar 10 cm de drenagem e despejar o solo nutriente por cima. Sua espessura deve ser de 12 a 15 cm, sendo obrigatório o uso de uma camada de drenagem. Caso contrário, existe o risco de podridão da raiz.
- Espalhe cuidadosamente as raízes e polvilhe com o solo. Vale a pena garantir que o colo da raiz esteja localizado no mesmo nível da superfície do solo.
- Regue abundantemente a plantação. Será necessário pelo menos 1 litro de água por arbusto.
- Adicione uma camada de cobertura morta ao círculo do tronco. Pode ser turfa ou serragem. A cobertura morta ajuda a reter a umidade na estrutura do solo e fornece proteção às raízes.
Ao realizar o plantio, é necessário considerar muitos recursos
Cuidado para escalar hortênsia (liana)
A escalada da hortênsia precisa de cuidados adequados e oportunos, que devem ser abrangentes.
Rega
O cultivo da hortênsia é simples. Nesse caso, a planta requer uma quantidade suficiente de umidade. Na seca, a cultura é pulverizada com água três vezes por semana. Umedeça o mato uma vez por semana. No entanto, isso deve ser feito com abundância. Para 1 arbusto vale a pena usar 20 litros de água.
Importante! É recomendável regar a planta com um regador grande. Isso ajudará a obter uma hidratação uniforme das raízes.
Fertilizantes e adubação
Você precisa alimentar a planta várias vezes durante a temporada:
- No início do verão ou no final de maio, vale a pena adicionar uma solução de esterco. Para isso, o produto é misturado com água na proporção de 1:10. Também vale a pena usar produtos minerais. Durante a estação de crescimento, esses fundos contribuem de 3 a 4 vezes. Você pode usar superfosfato ou nitrofos.
- No outono, você precisa alimentar a hortênsia com cinzas de madeira. Para 1 metro quadrado, vale a pena usar 100 g de substância.
Mulching e cultivo
Após cada rega, recomenda-se afrouxar o solo. O procedimento ajuda a saturar as raízes com umidade e nutrientes. Ao mesmo tempo, deve ser realizado com muito cuidado para evitar danos ao sistema radicular.
Importante!Em seguida, o solo deve ser coberto com uma camada de cobertura morta, o que impede a evaporação da umidade. Serragem, turfa, folhas devem ser usadas como cobertura morta.
Como vincular a um suporte
Este tipo de hortênsia é caracterizado por um crescimento rápido, por isso é necessário amarrar os arbustos ao suporte. Isso ajudará a cultura a maximizar suas propriedades decorativas.
Poda
Nesta fase, é possível dar ao arbusto uma aparência atraente. Ao aparar, você deve seguir estas regras:
- executar o procedimento em arbustos com mais de 3 anos;
- realizar uma sessão no início do outono;
- deixe 10 tiros poderosos;
- em brotos anuais deixam 3-5 pares de botões.
A flor requer poda adequada
Preparações de inverno
A planta é caracterizada por excelente resistência ao gelo. No entanto, arbustos jovens de 1 a 3 anos devem ser cobertos. Se forem esperadas geadas anormais, a hortênsia pecíolo também precisará ser isolada. Essa necessidade geralmente surge quando o cultivo é feito na Sibéria ou nos Urais.
Reprodução
Existem vários métodos de propagação da cultura. Cada um deles tem algumas vantagens e desvantagens.
Cultivo de sementes
A propagação da hortênsia pelo método das sementes é considerada um procedimento muito demorado. Pequenas sementes da cultura devem ser plantadas em caixas de plástico ou madeira com substrato nutritivo. Após o plantio, o recipiente deve ser coberto com vidro. As caixas precisam ser colocadas em um local quente com uma temperatura de + 18 ... +23 graus.
Os cuidados subsequentes envolvem rega oportuna, mantendo a temperatura e a umidade ideais. Após 1,5 meses, os primeiros brotos aparecerão.
Importante! Em abril, as folhas de cotilédone aparecem nos arbustos, o que é um sinal para um mergulho. Plantar uma planta em campo aberto é possível somente após 2 anos.
Estacas
A hortênsia pode ser propagada por estacas. Para isso, são necessários brotos de 15 cm e recomenda-se que o procedimento seja realizado no início do verão. Nesse caso, você deve selecionar um escape que contenha pelo menos 2 nós. A parte superior e as 2 folhas inferiores devem ser removidas.
Em seguida, o pedúnculo deve ser tratado com um estimulador de crescimento e colocado em uma mistura de turfa e areia. O recipiente deve ser coberto com um filme e, algumas vezes, aberto.
A planta pode ser cultivada por estacas
Divisão Bush
Para dividir o arbusto, você precisa cavá-lo. Em seguida, sacuda o solo e divida-o em vários fragmentos. Isto é recomendado com uma faca afiada.
Após este procedimento, as áreas danificadas devem ser polvilhadas com carvão ativado. Em seguida, os fragmentos de hortênsia devem ser plantados em um novo local.
Camadas
Para cultivar a cultura, dobre delicadamente a parte de baixo e fixe-a. Nesse caso, o solo deve estar úmido e solto. Na área de contato com o solo, é necessário fazer uma incisão e cobri-la com turfa.
Quando as raízes aparecem nas camadas, elas devem ser separadas do arbusto-mãe e plantadas em um local permanente. A reprodução começa em maio ou agosto.
Doenças, pragas e meios de controlá-los
A planta costuma sofrer ataques de parasitas. Portanto, ele precisa ser processado a cada estação. Isso deve ser feito duas vezes com intervalo de 1 semana.
Além disso, a planta pode sofrer de clorose. Esta patologia é acompanhada pelo aparecimento de uma cor amarela clara das folhas. Uma solução de nitrato de potássio ajudará a lidar com o problema. Você também pode usar sulfato de ferro.
Importante! Uma doença perigosa é a podridão cinzenta que afeta a folhagem. Os fungicidas permitirão lidar com isso.
O uso da hortênsia encaracolada no paisagismo
A cultura é frequentemente usada no paisagismo. Pode ser usado para decorar gazebos, sebes, edifícios de jardins. Para garantir o crescimento adequado da cultura, pode ser feito um suporte de arame.
A cultura é frequentemente usada em paisagismo
A hortênsia abundante (uma espécie de pecíolo) cresce bem em vasos pendurados - pode ser usada para decorar varandas e terraços.
A hortênsia de pecíolo é uma planta bonita que muitos cultivadores escolhem. Para que a cultura floresça bem, ela precisa oferecer cuidados de qualidade. Deve incluir rega, fertilização e poda adequadas. Igualmente importante é a proteção contra doenças e insetos nocivos.