Colha a couve-flor suculenta das sementes: fácil e rápido!

Pin
Send
Share
Send

A couve-flor é uma cultura vegetal bastante popular que pode ser cultivada em condições de estufa e semeadura direta em campo aberto. Independentemente do método escolhido, um dos pontos importantes de sucesso no cultivo dessa variedade de repolho é o preparo adequado das sementes e sua semeadura. Seguindo as recomendações passo a passo, cultivar couve-flor não será difícil, mesmo para um jardineiro iniciante.

Seleção e preparação de canteiros para couve-flor

A seleção do local e a preparação dos canteiros para o plantio e o cultivo de couve-flor devem ser realizadas no outono. Para esse tipo de cultura crucífera, é selecionado um local ensolarado e quente no jardim, pois um grande número de folhas cresce à sombra e o ovário, como tal, não se forma.

Solos densos, pesados ​​e argilosos com alta acidez não são adequados para couve-flor. O nível ótimo de pH para a cultura é de 6,5 a 7,5. Você pode verificar a acidez com um dispositivo especial ou tiras indicadoras. Se o solo for ácido, você precisará adicionar farinha de cal ou dolomita para sua desoxidação. Na maioria das vezes, o cal é usado na taxa de 250-600 g por 1 m² (dependendo do grau de acidez).

Em solos ácidos, o repolho é mais suscetível a uma doença como a quilha.

Para preparar adequadamente o solo para o plantio de couve-flor, você precisa conhecer sua acidez

Além de regular a acidez do solo, prestam atenção à fertilização, graças à qual é possível melhorar a composição do solo. Todos os tipos de repolho amam matéria orgânica e couve-flor não é excepção. Portanto, durante a preparação das camas, é introduzido húmus ou composto. A quantidade de fertilizante depende das condições do solo, seu tipo e fertilidade. Para garantir uma troca normal de água e ar, adicione 1-3 baldes de orgânicos por 1 m².

A couve-flor responde bem aos fertilizantes orgânicos, portanto, ao preparar o local, faça adubo ou húmus

Brotos jovens de couve-flor são bastante sensíveis à falta de nutrientes básicos (nitrogênio, fósforo, potássio). Portanto, no outono, juntamente com a matéria orgânica, o solo pode ser preenchido com nitrofos (2 colheres de sopa por 1 m²) e, na primavera antes do plantio, fazer Kemira (60-70 g por 1 m²).

Não faça camas muito largas para a colheita, pois isso pode levar a um excesso de umidade, mas, ao mesmo tempo, devido às camas estreitas, pode ser insuficiente. A largura ideal é de 1 m.

Preparação de sementes

Para melhorar a germinação e a germinação das sementes, elas devem ser processadas antes da semeadura. Para fazer isso, execute uma série de procedimentos, nos quais abordamos mais detalhadamente.

Calibração

Primeiro, a semente é calibrada: as sementes são colocadas em solução salina (3%) e incubadas por cerca de 5 minutos. Como resultado, grãos mais leves permanecem na superfície, enquanto grãos pesados ​​afundam no fundo. Apenas sementes assentadas e adequadas para a semeadura.

Para selecionar sementes de alta qualidade para o plantio, é necessário calibrar em solução salina a 3%

Após a solução, as sementes são lavadas em água e secas um pouco para evitar a germinação prematura.

Recomenda-se deixar apenas sementes grandes para o plantio, mas as médias também podem ser usadas.

Teste de germinação

Para avaliar como as sementes serão usadas, é necessário realizar um teste de germinação:

  1. As sementes são colocadas em um pano úmido (gaze) em uma quantidade de 100 peças, para que seja mais fácil calcular a porcentagem de germinação.
  2. A germinação ocorre a uma temperatura de + 20-25 ˚С. Ao mesmo tempo, eles constantemente verificam se o tecido está molhado.
  3. As sementes são inspecionadas diariamente, os brotos são contados e removidos.

As sementes que brotaram durante os primeiros três dias determinam a energia da germinação e a germinação das mudas. As sementes germinadas durante a semana indicam germinação em geral.

Para determinar a germinação das sementes, elas são primeiro embebidas e depois germinadas

Desinfecção

No estágio seguinte, as sementes de couve-flor são preparadas para a semeadura. Para evitar o desenvolvimento de doenças fúngicas e bacterianas, o material da semente é tratado em uma solução a 1-2% de permanganato de potássio por 20 minutos e depois lavado em água limpa.

Apesar de a desinfecção ser a mais comum, o melhor efeito pode ser obtido com o tratamento térmico. Nesse caso, a semente é colocada em um saco de gaze ou tecido e colocada em água a uma temperatura de + 48-50 ° C por 20 minutos. Os valores de temperatura indicados não devem ser excedidos, pois as sementes perderão sua capacidade de germinação e, a taxas mais baixas de tal tratamento, praticamente não haverá resultado.

Para desinfetar sementes de couve-flor, elas são tratadas em uma solução de manganês

Aceleração de brotação

Para acelerar a germinação das sementes da cultura em questão, elas são embebidas em água à temperatura ambiente e colocadas no calor, onde ficam por 12 horas. Ao mesmo tempo, a água é trocada a cada 4 horas. O nível da água deve ser tal que as sementes não flutuem, mas apenas cubram. O principal objetivo do procedimento é fazer com que as sementes inchem. Se a semeadura for realizada mais tarde, então, embrulhadas em um pano úmido, são colocadas na geladeira na prateleira inferior.

Para acelerar a germinação, as sementes são embebidas até inchar e depois colocadas na geladeira

É bastante comum embeber as sementes na infusão de cinzas de madeira, para a preparação das quais 2 colheres de sopa de cinzas são despejadas em 1 litro de água morna e insistidas por um dia e filtradas antes do uso. As sementes dessa solução nutritiva são colocadas por 3 horas, após as quais são lavadas em água limpa.

Endurecimento de sementes

O estágio final da preparação das sementes para a semeadura é o endurecimento. Após a imersão, a semente é colocada na prateleira inferior da geladeira por um dia. A temperatura deve ser de + 1-2 ° C. Isso permite aumentar a resistência das plantas a baixas temperaturas e contribui para uma melhor germinação. No final do processo de endurecimento, as sementes são levemente secas e depois passam a semear.

Vídeo: preparando sementes de couve para semear

Como obter sementes de couve-flor

Se você cultiva couve-flor em seu site todos os anos, a compra de sementes é opcional, porque você pode colhê-las. O cultivo de repolho para obter material de plantio difere do cultivo convencional. Passe desta maneira:

  1. Das plantas plantadas com sementes ou mudas, as mais fortes são escolhidas: são chamadas de licores-mãe.
  2. As plantações selecionadas são alimentadas com fertilizantes complexos, solta, água e batata.
  3. Para acelerar o processo de floração, as folhas são dobradas e fixadas em uma posição que proporcione melhor acesso da luz às inflorescências.
  4. Quando a cabeça do repolho ficar menos densa, remova a parte central e deixe brotos laterais bem desenvolvidos. O número deles não deve ser superior a cinco.
  5. Em seguida, a seção é polvilhada com cinzas, o que evitará apodrecer.
  6. Após cerca de um mês, as plantas uterinas se transformam em testículos, ou seja, quando a cultura está florescendo ativamente. Neste momento, o repolho é abundantemente regado.
  7. Durante o período de aparecimento das primeiras flores, elas são alimentadas com superfosfato e o abate é realizado.
  8. No final da floração, os topos dos brotos são cortados para formar uma semente melhor.
  9. Para acelerar o amadurecimento, o sistema radicular das plantas é cortado com uma pá ou ligeiramente levantado com um forcado, espiando a própria planta, de modo que pequenas raízes se rompam.
  10. Neste momento, a rega para completamente.
  11. As sementes são colhidas após o amadurecimento, que podem ser julgadas pelas folhas e caules amarelados, além de vagens secas. Para fazer isso, eles são cortados com galhos inteiros, colocando um filme sob as plantas.

Após a floração, a couve-flor produz sementes que são colhidas após o amadurecimento.

Plantando sementes no chão

O principal método de cultivo de couve-flor é a muda, mas a cultura pode ser obtida por semeadura direta em campo aberto. Este método tem várias vantagens, pois as plantas são mais resistentes ao clima seco e quente devido à formação de uma raiz forte. (Ao transplantar mudas, o sistema radicular é pelo menos um pouco, mas ainda danificado.) Além disso, ao semear repolho diretamente no local e no prazo, o desenvolvimento ocorre sem atrasos. Para plantar uma colheita por semente, você deve seguir certas regras e seguir as recomendações.

Quando plantar couve-flor: termos

O momento de plantar sementes de couve-flor em solo desprotegido depende da região e variedade do cultivo (do final de março ao início de maio), bem como das condições climáticas. A cultura considerada, em contraste com as variedades encabeçadas, é menos resistente ao frio. As sementes eclodem a uma temperatura de + 6 ° C e, quanto mais quente o ambiente, mais rapidamente as mudas aparecerão.

Mesmo no início de junho, existe a possibilidade de geadas de retorno; portanto, após a semeadura das sementes, o leito é coberto com um filme.

Padrões de aterrissagem

A couve-flor é melhor cultivada de acordo com o esquema, devido ao qual as plantas recebem uma quantidade suficiente de luz e nutrição. A localização das mudas entre si depende diretamente das variedades utilizadas. Se as cabeças de repolho pequeno são formadas no início da couve e as plantações podem ser organizadas de acordo com o padrão de 40 × 50 cm, depois para variedades posteriores com cabeças grandes - 60 × 70 cm.

Ao plantar couve-flor de variedades precoces, eles recorrem a um padrão de 40 × 50 cm, para variedades tardias - 60 × 70 cm

Semeando sementes

A semeadura de couve-flor é realizada na seguinte sequência:

  1. Na área preparada, os sulcos são feitos a uma profundidade de 1 cm, a uma distância de 40 cm um do outro.

    Em um gráfico preparado previamente, os sulcos das sementes de couve-flor são feitos a uma profundidade de 1 cm, a uma distância de 40 cm entre si.

  2. Derrame o solo com água morna.

    Antes de semear sementes de couve-flor, o solo é derramado com água morna

  3. O material de semente preparado é disposto com um intervalo de 5 cm, após o que é coberto com solo e ligeiramente compactado.

    As sementes de couve-flor são semeadas com um intervalo de 5 cm, depois polvilhadas com o solo e levemente compactadas

  4. Para fins de proteção, é utilizado um filme, que é puxado sobre a cama com a ajuda de uma estrutura de arcos.

    Para proteger as colheitas de couve-flor das geadas de retorno, uma moldura é instalada e um filme é puxado

As sementes podem ser semeadas em furos separados. Para isso, são colocadas 2-3 sementes em cada cova, de acordo com o esquema de plantio. Após o desenvolvimento das mudas, até 3-4 folhas reais deixam o broto mais forte e o restante é arrancado.

Vídeo: plantando sementes de repolho em campo aberto, como no exemplo do repolho branco

Plantando sementes em uma estufa

Para o cultivo de couve-flor em casa de vegetação, o solo é preparado da mesma maneira que em campo aberto, ou seja, são adicionados matéria orgânica e substâncias minerais, a acidez é levada em consideração e a rotação de culturas é observada. Em solo fechado, as sementes da couve-flor precoce e madura são semeadas imediatamente após a neve derreter, porque o solo na estufa e na estufa aquece muito mais rapidamente. A temperatura na sala não deve ser inferior a + 15-18 ºC.

A semeadura de sementes preparadas é feita a uma profundidade não superior a 5 mm. Com uma incorporação mais profunda, as mudas aparecerão muito mais tarde. Após o plantio, o solo é coberto com areia seca e regado abundantemente com água morna. Após 10 dias, as mudas são mergulhadas. Ao transplantar plantas, eles fazem furos de acordo com o esquema de 70 x 30 cm, e um punhado de húmus, cinzas de madeira e fertilizantes complexos (por exemplo, Kemira) são introduzidos no poço de plantio.

É mais fácil cultivar couve-flor em estufa do que em campo aberto, porque você pode criar e manter um clima ideal para as plantas.

É muito mais conveniente cultivar couve-flor em solo fechado do que em desprotegido, pois é mais fácil para as plantas criar as condições necessárias

Eles continuam a fornecer os cuidados necessários para esta colheita. O principal é monitorar a temperatura do ar, que não deve exceder + 16-18 ° C, e a umidade - dentro de 70-80%. Se essas condições não forem atendidas, a cabeça do repolho ficará solta e começará a desmoronar.

Características e época do plantio de sementes de couve-flor em diferentes regiões

A couve-flor pode ser cultivada em diferentes regiões da Rússia, mas é necessário levar em consideração as características climáticas de cada uma delas e entender que a semeadura em campo aberto é mais adequada para as regiões sul do país. Se considerarmos os subúrbios como um exemplo, aqui o calor chega no início de maio, e na Sibéria e nos Urais deve ser esperado não antes de 10 de junho. Consequentemente, o momento da semeadura depende disso. Na Sibéria, a couve-flor é cultivada apenas em variedades precoces, uma vez que outras simplesmente não têm tempo para amadurecer antes do frio e apenas através de mudas. Quanto ao momento de plantar couve-flor para as mudas na Sibéria e nos Urais, elas caem de 10 a 15 de abril.

Vídeo: termos para plantar couve-flor na Sibéria e nos Urais

De variedades adequadas podem ser distinguidas:

  • Baldo,
  • Opala
  • Movir-74,
  • Globo de neve.

Galeria de fotos: variedades de couve-flor para a Sibéria e os Urais

Variedades de couve-flor na região de Moscou e na Rússia central devem ser resistentes a mudanças repentinas de temperatura e umidade, exigir pouca luz e calor e também amadurecer até meados de outubro. A couve-flor pode ser plantada com sementes nessas regiões, de meados de março (em estufa) a meados de maio (no solo), com uma frequência de 10 a 20 dias. Para o cultivo, essas variedades são adequadas como:

  • Amadurecimento precoce,
  • Gribovskaya cedo
  • Garantia

Galeria de fotos: Variedades de couve-flor para a região de Moscou

No sul do país (região de Rostov, território de Krasnodar), é possível plantar sementes em campo aberto no início de março. Como a couve-flor não gosta de calor intenso, após o surgimento das mudas, elas são obscurecidas e posteriormente regadas abundantemente à medida que o solo seca. As variedades adequadas são:

  • Inverno Adler 679,
  • Primavera Adler,
  • Sochi.

Galeria de fotos: variedades de couve-flor no sul da Rússia

Compatibilidade da couve-flor com outras culturas quando plantada

Para que a couve-flor no local se sinta confortável, siga as recomendações sobre a compatibilidade dessa cultura com outras plantas de jardim. Os vizinhos mais favoráveis ​​à couve-flor são:

  • feijões
  • beterraba
  • aipo
  • pepinos
  • sábio
  • tomilho.

Mas é melhor evitar o bairro com as seguintes plantas:

  • brócolis
  • repolho
  • morangos
  • Tomates

Para proteger o repolho de pragas, nas imediações do jardim, você pode plantar plantas perfumadas como malmequeres, malmequeres, absinto, hortelã e camomila. O plantio de endro próximo ao repolho afetará positivamente seu sabor.

Malmequeres não apenas decoram o jardim com couve-flor, mas também assustam suas pragas

Não é possível plantar couve-flor com sementes no jardim em todas as regiões do nosso país. Mas se você selecionar as variedades adequadas, levando em consideração as datas de amadurecimento, levar em conta as características e observar a tecnologia agrícola do cultivo, poderá obter uma boa colheita de vegetais saudáveis.

Pin
Send
Share
Send