Os proprietários de grandes lotes geralmente observam atentamente a "menor mecanização". Essa técnica é excelente para casos em que o processamento manual já é pesado e o trator no site ainda está apertado. Claro, eu quero esses dispositivos para cobrir muitos tipos de trabalho. Vamos aprender mais sobre como escolher um cultivador adequado para uma grande dacha.
- Tipos de cultivadores
- Manual
- Motocultivadores
- O que procurar ao escolher um cultivador motor
- O motor
- Redutor
- Embreagem
- Largura e profundidade de aragem
- Operação reversa
- Girando o punho
- Anexos
- Bocais para cultivador motor
- Fabricantes populares
Tipos de cultivadores
O mercado oferece um grande número de modelos de marcas diferentes. Escolher rapidamente a partir de uma variedade de unidades adequadas nem sempre é obtido, então considere os principais tipos de tais mecanismos. Vamos começar com o mais simples.
Manual
Estes são os produtos mais acessíveis que qualquer um pode lidar. Eles têm um design muito simples que facilita o reparo. Explicit plus - pequenas dimensões que permitem que você trabalhe praticamente em qualquer lugar no jardim (onde a tecnologia do motor simplesmente não passa). Eles são usados em colinas alpinas, canteiros de flores, perto de uma cerca.
Os dispositivos manuais são de dois tipos:
- Rotacional (eles são a mesma estrela). Na verdade, é um eixo com os discos. Devido a extremidades agudas e forma irregular, o cultivador entra no solo bem, levanta e vira. No conjunto completo, muitas vezes há uma faca para capinar (ao mesmo tempo, as ervas daninhas também são limpas). Excelente opção para solos macios e plantações com camas altas - pepinos, batatas e outras culturas. Trabalhe com eles convenientemente à custa de um cabo longo.
- Rippers. Ferramenta para terra argilosa e pesada, que um simples asterisco já "não leva". O princípio é simples - o mesmo identificador, mas com 3-5 dentes afiados curvos. No trabalho é necessário fazer um grande balanço e com força para abaixar este dispositivo em um terreno, não esquecendo de puxar na festa. Eles são produzidos tanto na versão de jardim (cabo longo, 5 dentes), quanto no peso leve, que é mais adequado para estufas - tem três dentículos pequenos e um "suporte" curto.
Motocultivadores
Todos os projetos fabricados deste tipo são divididos em classes de acordo com peso e potência.
Os proprietários de parcelas pequenas, mas "densamente", geralmente procuram veículos leves manobráveis. Eles têm motores com potência de 2,5 a 4,5 cv e o peso varia entre 20 e 40 kg.
O "terreno" ideal para essa técnica é uma dacha de cerca de 10 hectares, com um solo leve e bem tratado. Como opção, muitas vezes é oferecido um cortador de encosta compacto, cortando os furos de plantio.
Das deficiências notadas a necessidade de quebras freqüentes e robôs poupadores - "martelo" sem pausa, o motor perde a sua vida.
O reverso é facilitado por esta tarefa. O conjunto de equipamentos também é impressionante - além do hiller usual, pode incluir um cortador, grade e arado.
O "topo" da gama de modelos de qualquer marca é de unidades pesadas (até 9 cv). A seu favor, argumentos como grande poder e profundidade de aragem, a possibilidade de usar como arado e uma bomba de irrigação, bem como para o transporte de mercadorias podem ser apresentados. Alguns modelos deste segmento após a conexão ao reboque podem retirar com segurança 500 a 700 kg de carga.
Existe outra classificação - o tipo de motor e potência. Com base nisso, todos os mecanismos desse tipo podem ser divididos nos seguintes grupos:
- Recarregável Para os nossos territórios é uma raridade. A bateria tem que ser completamente recarregada, e qualquer mau funcionamento com "maquiagem" pode reduzir significativamente o recurso.
- Elétrico Boas máquinas, mas o "raio de ação" é limitado pelo comprimento do cordão. Trabalhar com o jardim na casa é adequado, enquanto no espaço aberto há pouco sentido (a menos que haja um gerador forte à mão).
- Com motores de combustão interna. As espécies mais massivas. Há em toda parte - desde uma pequena área suburbana até os campos. Para essas unidades, vale a pena dar uma olhada mais de perto, porque elas são mais frequentemente compradas por elas.
O que procurar ao escolher um cultivador motor
Cultivadores com ICE serão preferidos por aqueles que precisam de processamento rápido de grandes áreas. Mas antes de comprar vale a pena lembrar as características do seu dispositivo, porque é nesses momentos que terá que prestar atenção ao escolher "moto".
O motor
O "coração" da unidade pode ser de 2 ou 4 tempos. Cada um desses tipos tem suas próprias características. Por exemplo, motores de dois tempos:
- Mais acessível.
- Mais poderoso "quatro tempos" das mesmas dimensões.
- Confiável e sustentável.
- Custos baratos para manutenção normal.
Quatro barras - este é o destino das unidades médias e pesadas. Eles são:
- Tenha um ótimo recurso.
- Trabalhe mais silenciosamente e por mais tempo.
- Não requer longas paradas para resfriamento. Chega e alguns minutos.
- Melhor aprofundar os cortadores (afeta muito peso).
- Não requer enchimento regular da mistura.
Redutor
Igualmente importante é a transferência de torque do motor para as rodas ou mecanismos de trabalho através da embreagem.Uma função especial é atribuída ao redutor, que depende muito dele na confiabilidade de toda a unidade e seu layout em geral. Muita controvérsia é causada pelo problema, que tipo de caixa de câmbio é melhor, a cadeia popular ou pequeno worm. Vamos tentar esclarecer, não esquecendo outras opções.
Características da cadeia de transmissão:
- É colocado em motores com um virabrequim deitado horizontalmente.
- Tem um ótimo recurso.
- Pode ser sólido ou desmontável. No segundo caso, é muito mais fácil manter esse nó (você pode eliminar a quebra por conta própria).
- Ela sofre de problemas "familiares", como alongamento e arrancamento do apego. As rodas dentadas podem estar danificadas e, em alguns casos, a chave sai do eixo de transmissão. Embora todos esses defeitos sejam facilmente eliminados.
- Tem peso leve e pequenas dimensões.
- Usado apenas em modelos leves.
Aconselhar que esta opção só é possível para aqueles que lidam com solo leve bem preparado.
Os cultivadores mais poderosos estão equipados com um redutor de engrenagens. Eles não são um exemplo mais caro, mas eles também têm um recurso muito mais longo. Eles trabalham com quase qualquer carga. O "híbrido" original, mas bastante raro, é mais barato. Este é um tipo de compromisso entre a confiabilidade de um equipamento robusto e a simplicidade da corrente. Conveniente, mas a manutenção deste pacote sem a habilidade é por vezes difícil.
Embreagem
Sem isso, não existe tal mecanismo. Tais esquemas são usados:
- Automação centrífuga, similar à utilizada por motosserras nãoUsado em unidades de luz, é fácil mudar em condições de garagem;
- Correia com rolo de tensão é encontrada nos modelos do segmento médio.
- O sistema com uma embreagem do tipo "automotivo". Isso é típico para os espécimes mais poderosos. As cargas lá são grandes, e os tambores com correias não podem lidar. A desvantagem é a complexidade de reparo e montagem.
Largura e profundidade de aragem
Esses parâmetros são imediatamente atraídos para a atenção dos futuros proprietários. Estes números serão diferentes dependendo da classe do cultivador:
- Pequenos produtos "capturam" um máximo de meio metro a uma profundidade de 15-18 cm. Os micro-modelos não excedem 30 cm, ocupando até 7-8 cm.
- Os dispositivos do segmento médio podem ser ajustados para uma largura no intervalo de 40-80 cm (em alguns, é aumentado para 85). Uplink a profundidades de 23-28 cm.
- Versões pesadas são projetadas para penetração em 0,9-1 me uma profundidade de pelo menos 30 cm.
- 1 hp / 20 cm de aderência para quatro tempos.
- 1 hp / 30 cm para o 2 tempos.
Operação reversa
Sua presença será apenas uma vantagem. A possibilidade de reversão é o "privilégio" de grandes cultivadores, embora muitas máquinas do segmento médio também tenham essa opção.
Em modelos leves, você pode ver alças portáteis - elas não precisam de uma carga extra da transmissão, e o movimento pode ser feito manualmente.
Girando o punho
No final dos tubos curvos estão localizados controles na forma de alças. Eles são responsáveis por engatar a embreagem, velocidade e mudanças de marchas. Requisitos para eles um pouco. Eles devem ser confortáveis (de preferência emborrachados) e estar em um estado normal. "Seizing" e o enfraquecimento de fastenings excluem-se.
Mesmo antes da compra, veja como os cabos protegidos são direcionados para a alça. Rapidamente chegar lá sujeira pode complicar o trabalho.
Ajuste importante e correto da alavanca sem deslocamento desnecessariamente livre. Por exemplo, "esticar" o cabo da embraiagem pode ser detectada apenas com uma caneta de trabalho - se é espremido para fora, e a unidade já está empurrando para a frente, terá que lidar com este problema (similar a uma motocicleta).
Anexos
Além cortadores padrão no pacote opção "copas" podem incluir tais dispositivos:
- Fresas de argamassa reforçada para áreas pesadas.
- Roda ou rodas (para modelos axiais), que facilitam o movimento e não dão "escavam-se em" no solo.
- relha em forma de V (Hiller) que romper os poços sob a aterragem e afrouxar o solo perto das plantas.
- Arados de diferentes configurações (simples ou dupla face).
- Colheitadeira de batatas. O mesmo arado, mas com seus próprios detalhes. Minando os tubérculos, puxando-os para fora. É oferecido apenas para modelos poderosos.
- Harrow.
- Moinhos e lixões para limpeza de folhas e neve.
- Gruntozatsepy e peso da roda.
- Cortadores
- Um carrinho ou um pequeno trailer.
Bocais para cultivador motor
Além da lista usual de equipamentos, o comprador também pode oferecer outros dispositivos mais "especializados". Estes incluem:
- Aerador. Um bico muito raro, perfurando o chão para acessar o ar até as raízes.
- Ancinhos fáceis para trabalhar em comprimentos iguais como um gramado.
- Tesoura em forma de tesoura.
- Facas "de canto" para trabalhar nas bordas dos gramados.
Fabricantes populares
Para não "correr para a esquerda", preste atenção aos produtos de fabricantes comprovados. A popularidade merecida é apreciada por produtos de tais marcas:
- "Mole". O design é familiar dos tempos soviéticos. Um modelo pequeno e fácil de operar, capaz de soltar até 20-25 cm sem muita dificuldade. Tamanho pequeno permite transportar o dispositivo, mesmo no porta-malas do carro.
- "Neva" A linha MK-100 irá lidar com o afrouxamento, remoção de ervas daninhas e aplicação de fertilizantes. Unidades de energia importadas têm um ótimo recurso. A rede de serviços é bem desenvolvida, portanto não há problemas com peças de reposição.
- "Tarpan". A unidade compacta é equipada com um motor americano Briggs & Stratton de 6 linhas, o que a torna adequada para trabalhar com marga pesada. Também notamos apetites moderados de "combustível".
- "Viking". O dispositivo axial universal da Áustria distingue-se pela excelente montagem de peças e materiais de maior resistência. O corpo é feito com almofadas de polímero duplo, e o "verme" é feito de aço resistente. As alavancas de controle de transmissão são equipadas com uma trava, que exclui a operação simultânea em dois modos. O modelo analógico doméstico 585 é chamado "Tarpan".
- Dinamarquês "Texas " é capaz de levar qualquer tipo de equipamento e lidar com todos os tipos de cultivo em diferentes solos. Requer cuidados competentes - alguns nós podem ser difíceis de obter.